Lojas Portuguesas vendem jogos NTSC (Norte-Americanos)

por acaso o free loader continua a funcionar.

Quanto a legalidade ou não de tal informação... não me parece que estejam dentro da lei. :P

Continua?

Mas eu li na secção da Nintendo pessoal a dizer que a ultima actualização do firmware, penso que seja a 3.2, que o FreeLoader já não funcionava... :confused:
 
Independente de ser ilegal ou não, a verdade é que imensas lojas no UK e mesmo ebay de certos países começa a estar minado de jogos americanos e PAL às vezes começa a ser difícil de encontrar. Atenção a lojas como Replay Zone ou Game e outras semelohantes, que tendem a ser semi-enganadoras e a colocar um autocolante em frente à classificação americana. Há três coisas que me irritam particularmente nessas lojas:

1- ocultar do cliente ou fazer passar despercebido que estão a vender uma edição não europeia;
2- No UK o que acontece é que muitos jogos de importação vendem-se por ficarem mais baratos pelo facto dos preços nos eua serem inferiores e haver uma diferença grande na conversão euro-dolar. Mas cá vendem tudo ao mesmo preço!
3- Jogos iguais com capas diferentes por serem versões americanas... porra alguém que desconheça vai querer se calhar ter "o outro jogo", especialmente putos com jogos do naruto e afins.

Atenção também aos jogos usados e promoções dessas lojas. Dá-lhes mais lucro vender certos jogos usados que um novo distribuido oficialmente. E certas promoções são a aldrabice do século, porque de promoção não têm NADA, às vezes são mais caros que noutros locais.
 
Atão mas isso não é nada... eu conheço uma loja que vende o Super Smash Brawl NTSC para Wii mas têm lá um papelzinho a dizer que este jogo só funciona com o FreeLoader, que também vendem na loja...

Mas agora com o novo firmware update da Wii, o FreeLoader já não funciona... e eu virei-me para o rapaz do balcão e disse-lhe isso, ao qual ele respondeu, por isso é que temos aqui outro papel a dizer: "Este FreeLoader está provado funcionar até à data X/X/X, caso deixe de funcionar mais tarde não é responsabilidade nossa"

E esta, hein? Isto deve ser ilegal... não sei... digo eu... :X

Alias o que está a acontecer nessa loja é bem mais grave que a simples fuga ao selo do IGAC.
Essa loja está a violar propriedade intelectual e industrial, neste caso da Nintendo, ao disponibilizar no espaço europeu um produto que ainda não foi lançado.
 
Pode-se pedir o livro de reclamações nessas lojas, a dizer que foste enganado. Dizer que a capa é diferente por ser uma edição especial, enquanto no fundo é a versão americana? Estou com vontade de ir armar escandalo para as lojas :lol:
 
Alias o que está a acontecer nessa loja é bem mais grave que a simples fuga ao selo do IGAC.
Essa loja está a violar propriedade intelectual e industrial, neste caso da Nintendo, ao disponibilizar no espaço europeu um produto que ainda não foi lançado.

Sabendo que tens razão naquilo que estás a dizer, e exluindo a aberração do freeloader nessa loja, eu acho que devemos ter o direito de poder adquirir jogos importados antes dos lançamentos no respectivo território, afinal de contas por vezes sabemos que as conversões dão para o torto com antecedência e preferimos a versão de outra região. Por algum motivo as consolas também se têm tornado region free. Agora, no que respeita à aldrabice da loja, acho que essa acusação que mencionas era pouco para o que eles mereciam. Acho mais grave enganarem o comprador nestas situações.


Agora é pena as políticas utilizadas nas lojas de cá. Quanto a vocês eu não sei, mas acho escandaloso venderem jogos NTSC etc a preços iguais aos PAL. Foi uma maneira que as lojas encontraram de lucrar mais com o mesmo jogo. A bela atitude de consolas sem região transforma-se claramente num jogo de interesses. Querem vender jogos de importação e tudo o mais? Okay, criem uma secção específica para o efeito e informem claramente os compradores. E já agora vendam-nos antes do lançamento oficial e a preço mais baixo. Senão a importação é só uma forma de chular mais dinheiro aproveitando-se dos que não estão mais informados (são jogos, há compradores comuns que têm mais que fazer do que estarem informados destas tangas todas).

Já agora, eu sou quase completamente contra o selo do IGAC. A partir do momento que a maioria dos jogos possuem um selo de autenticação (e todos os jogos têm isso menos os da xbox) não sei porque carga de água devem efeitar as caixas dos jogos, especialmente as de cartão e edições de coleccionador, com um autocolante que foi feito mais especificamente para VHS, colado ao calhas e no sítio errado às vezes, a tapar o próprio selo de autenticação da marca e escondendo informações do jogo como as imagens atrás. Isso irrita-me tanto como ver em grandes lojas edições caras à venda com a fita de segurança a dar cabo da caixa toda, ou guitar heroes vendidos ao pontapé e com caixas semi rasgadas e com mau aspecto.
 
na Game acho que acontece algo muito pior, que é venderem jogos NOVOS sem tarem selados...compras o jogo, levas a caixinha que está em exposiçao ao balcao, e o gajo vai buscar o dvd/BR a uma gaveta (cheio deles) que esta dentro do manual de instruçoes...ou seja, primeiro a media ja vem riscada porque a guardar aquilo dentro do manual... e alem disso ja pode ter sido usado...

é que ainda por cima os preços sao exactamente iguais aos das outras lojas, e para pagar e n ter o jogo selado, mais vale ir buscar a uma *****, Worten, Replayzone, etc
 
na Game acho que acontece algo muito pior, que é venderem jogos NOVOS sem tarem selados...compras o jogo, levas a caixinha que está em exposiçao ao balcao, e o gajo vai buscar o dvd/BR a uma gaveta (cheio deles) que esta dentro do manual de instruçoes...ou seja, primeiro a media ja vem riscada porque a guardar aquilo dentro do manual... e alem disso ja pode ter sido usado...

é que ainda por cima os preços sao exactamente iguais aos das outras lojas, e para pagar e n ter o jogo selado, mais vale ir buscar a uma *****, Worten, Replayzone, etc

Precisamente... Algumas vezes as caixas (mesmo de cartão, lembro.me do caso do Shadow Of Collosus para a PS2, onde todas as caixas da GAME tinham o selo lá colado, e quando o cliente o tentasse tirar... puff... lá se ia a caixinha toda bonitinha... no entanto, o preço era 5€ superior ao da Worten!!
Eu só comprei um jogo na GAME até hoje, foi o jogo YAKUZA, para a PS2 (Grande jogo) e apenas porque estava esgotadissimo em todo o lado... e fiquei com "butthurt" quando me disseram que não vendiam os jogos "embalados" de origem, ou seja, no invulcro da SONY...
 
Na GAME utilizam autocolantes que saem facilmente sem danificar a caixa. São feitos de propósito para isso. Antigamente não sei como era mas tive essa situação e disse que so levava aquilo se o gajo me descolasse o autocolante da caixa do jogo usado sem a estragar.

Quanto ao celofane, a maioria dos jogos em portugal não trazem celofane oficial da sony. Só mesmo os que têm a tradução atrás em portugues e mais alguns. Normalmente o distribuidor abre-os para meterem instruções em portugues (baaaah a maioria são instruções tipo: como ligar a consola) e colam a tradução e o igac atrás por cima da caixa e por ultimo forram novamente o jogo com plástico ranhoso e mau aspecto selado com máquinas de calor.
 
Última edição:
Qualquer jogo vendido no mercado nacional (ao público) tem de ter o selo IGAC. Este selo representa o imposto a que todo e qualquer item de "cultura" tem de ter para ser comercializado.
Tenho uma loja game e outra virtua game na minha zona e sinceramente ainda não reparei se vende ou não. Mas, assim que me lembrar vou lá dar um saltinho para ver.
Jogos importados podem ser vendidos desde que tenha o selo, um explo muito próximo são os dvds de filmes importados que podem ver na ***** p.e.
Importação sem esta dar a entrada devida é que é punida pela lei. Caso os jogos não tenham mesmo o selo IGAC podes recusar e reclamar tanto logo na hora (livro de reclamações) como depois para as instituições legais. De certeza que lhes fazem alguma coisa...
 
O selo agora nao vem colado no plastico? Quando comprei dois jogos (PES08 e NHL2k7) o selo vinha colado no plastico de fora. Acho que esta é a maneira ideal. Basta recortares o selo k ta no plastico e pores dentro da capa do blu ray. Nem te das conta que esta la e nao estraga a bonita caixa do jogo.
 
O selo agora nao vem colado no plastico? Quando comprei dois jogos (PES08 e NHL2k7) o selo vinha colado no plastico de fora. Acho que esta é a maneira ideal. Basta recortares o selo k ta no plastico e pores dentro da capa do blu ray. Nem te das conta que esta la e nao estraga a bonita caixa do jogo.

Não. Só nos jogos que não precisam de ser abertos para colocarem porcarias como manual de como ligar a consola e autocolante a traduzir a descrição. Normalmente, são os que estão com a tradução em português de origem...
 
Se as lojas portuguesas não podem vender jogos sem o selo do IGAC então alguém devia dizer a ASAE para ir dar uma voltinha a algumas lojas...
Meses antes do Crisis Core sair na Europa, já estava a venda na Gamestage de Almada, a 39.90 (ou 39.99, já nem sei mas whatever), sei porque o comprei lá. E se forem à secção de usados da Game / Gamestage de Almada também lá devem encontrar uns quantos jogos sem selo. Também já vi :D Atenção, não tenho qualquer motivo de queixa da Gamestage, já lá comprei e vendi vários jogos e o pessoal que lá trabalha é impecável (Já da Game não posso dizer o mesmo :P).
 
Se as lojas portuguesas não podem vender jogos sem o selo do IGAC então alguém devia dizer a ASAE para ir dar uma voltinha a algumas lojas...
Meses antes do Crisis Core sair na Europa, já estava a venda na Gamestage de Almada, a 39.90 (ou 39.99, já nem sei mas whatever), sei porque o comprei lá. E se forem à secção de usados da Game / Gamestage de Almada também lá devem encontrar uns quantos jogos sem selo. Também já vi :D Atenção, não tenho qualquer motivo de queixa da Gamestage, já lá comprei e vendi vários jogos e o pessoal que lá trabalha é impecável (Já da Game não posso dizer o mesmo :P).

Nem é a Asae acho eu, acho que é mesmo o IGAC que devia tratar disso se não me engano. E esses também são maus, é só interesseiros nesses serviços que se tão a borrifar para os interesses dos consumidores, desde que recebam o deles. Cada um de nós que fosse a essas lojinhas de jogos é que devia pedir o famoso livrinho e deixar um comentário autografado. Se cada um de nós, por cada visita, fizesse isso, veriamos se não mudavam...
 
Todos temos direito à indignação, mas realmente a unica coisa que lhes tenho a apontar é o preço a que vendem as importações e o facto de não avisarem as pessoas que os compram...

Quanto ao facto de eles estarem a ir comprar os jogos lá fora, não é mais nem menos do que a maior parte dos frequentadores do forúm... Eles enquanto empresa estão a fugir ao pagamento de impostos, assim como nós enquanto consumidores.
 
Quanto ao facto de eles estarem a ir comprar os jogos lá fora, não é mais nem menos do que a maior parte dos frequentadores do forúm... Eles enquanto empresa estão a fugir ao pagamento de impostos, assim como nós enquanto consumidores.

Lá fora são mais baratos, há jogos que não saem cá, há jogos que levam décadas a sair cá e o pessoal não quer esperar... Há muita razão que leva a importar. Acho que a maioria desconhece isso do imposto para dizer a verdade. O jogo ter selo não tem directamente a ver com o imposto. Tem mais a ver com a autenticação do artigo que por consequência está sujeito a imposto. Aberrantes como são qualquer dia começam a perseguir pessoal que compra nesses sites, que por sua vez já pagam uma taxa chamada VAT (iva no fundo, à taxa em vigor). Epah odeio mesmo esses gajos do IGAC. Jogar é a oitava arte concerteza, já que se considera actividade cultural...
 
Lá fora são mais baratos, há jogos que não saem cá, há jogos que levam décadas a sair cá e o pessoal não quer esperar... Há muita razão que leva a importar. Acho que a maioria desconhece isso do imposto para dizer a verdade. O jogo ter selo não tem directamente a ver com o imposto. Tem mais a ver com a autenticação do artigo que por consequência está sujeito a imposto. Aberrantes como são qualquer dia começam a perseguir pessoal que compra nesses sites, que por sua vez já pagam uma taxa chamada VAT (iva no fundo, à taxa em vigor). Epah odeio mesmo esses gajos do IGAC. Jogar é a oitava arte concerteza, já que se considera actividade cultural...


Não podes ser impedido de comprar o quer que seja dentro da UE. A importação fora da União Europeia é que eles podem implicar com isso, mas isso eles tem que tratar com a alfandega.
 
Back
Topo