1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MATÉ

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por nunol, 19 de Janeiro de 2012. (Respostas: 35; Visualizações: 4976)

1. nunol

nunol Power Member

O MATÉ é um fork do Gnome 2 e o objectivo para já é ser identico ao Gnome 2 mas compativel no mesmo sistema com o Gnome 3.

Está disponivel na versão DVD do Mint 12 e já foi discutido na thread do Mint 12 mas tal como o Cinnamon (fork do Gnome 3) está na hora de ter a sua propria thread.

Clem:
    Pagina principal: http://mate-desktop.org
    Suporte: http://mate-desktop.org/support/
    Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/MATE_(desktop_environment)

Instalação:
    Fonte: http://wiki.mate-desktop.org/doku.php/download

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Apesar de gostar do Gnome 2, parece-me complicado manter uma plataforma que já é passado.
    Se conseguirem migrar para o Gtk 3, pode ser que continue a evoluir. Se ficar pelo Gtk 2, não vejo como possa ter sucesso.

Não é a primeira vez que há um fork do gnome 2 (alguém se lembra do gonome?) e não é a primeira vez que um fork do gnome 2 falha.

3. nunol

nunol Power Member

4. petersaints

petersaints Power Member

Vamos ver... cá para mim entre o MATE passar para GTK 3 e o Xfce passar para GTK 3, um deles vai sucumbir :P

5. PapiMigas

PapiMigas Power Member

...ou juntam forças? ;)

6. Dogzilla

Dogzilla Power Member

Pessoal, uma pequena dúvida: os temas do GNOME 2 dão para o MATE?

7. flajeen

flajeen Power Member

We’ll port themes, applets, and applications which were developed for Gnome 2, and help developers port theirs to this new desktop.

Última edição: 26 de Janeiro de 2012
  8. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Gostava de saber se dava para transportar o Tema Mac para Gnome 2 para Mate.

9. Dogzilla

Dogzilla Power Member

Ontem tentei mas não me pareceu ter a mesma fluidez que no GNOME2. Estou agora com KDE, a tentar mudar a minha opinião sobre ele.

10. jutexol

jutexol Power Member

Amigo, tu podes usar temas que já usavas antes, basta que cries dentro da tua pasta pessoal (home) duas pastas, uma para ícones, que é .icons e outra para temas, que é .themes, não as deves misturar nas que são criadas pelo sistema (/usr/share/themes) porque será mais fácil para ti administrares essas pastas.
    Depois basta que coloques o tema de ícones que pretendes dentro da pasta .icons e o tema que queiras dentro da pasta .themes, ATENÇÃO que os temas têm que ser em GTK3 ou Metacity.
    Encontras facilmente os temas de ícones e Metacity do Mac-Lion-Theme no google.

Quanto ao Gnome 2, esqueçam-no que eu infelizmente já o esqueci.

Espero ter ajudado.

Última edição: 27 de Janeiro de 2012
  11. Dogzilla

Dogzilla Power Member

Neste momento encontro-me a experimentar KDE como alternativa ao novo GNOME. O bom disto é que podemos experimentar tudo e mais alguma coisa.

12. nunol

nunol Power Member

Mate 1.2

Fonte
    Roadmap

O MATE 1.2 é o desktop por defeito do Linux Mint MATE-Cinnamon RC (LMDE).

13. Nick Decente

Nick Decente Power Member

Eu tenho de admitir que, apesar de ainda haver coisas que não me habituei (o minimizar, o ter de gastar mais 3 cliques para ir às aplicações), outras que ainda têm de melhorar (o interface para touch e rato acho que não vai funcionar), acho que o gnome 3 está no bom caminho para ser um DE inovador, completamente diferente (para melhor) do que aquilo que existe no mercado.

Julgo que estes forks não vão ter grande longevidade, desde que a Gnome abra os olhos em vez de andar com palas a tentar forçar o pessoal em tudo.

14. nunol

nunol Power Member

O MATE vai ser o desktop principal no LMDE. Se os utilizadores gostarem e os devs conseguirem manter o MATE este vai continuar a existir independentemente de existerem ou não desktops melhores.

O Mint 13 vai ter uma edição com o MATE por isso o MATE vai durar pelo menos mais uns anos:
    http://blog.linuxmint.com/?p=1974

15. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Pensei que o Mate e o cinnamon vinham como default no Mint 13.

16. nunol

nunol Power Member

O Mint 13 vai ter uma versão com MATE e outra com Cinnamon. O Clem ainda não decidiu qual vai ser a versão principal.

17. s0ldier

s0ldier Power Member

Tenho usado o MATE das novas isos do Mint Debian e está muito engraçado! Mesmo em VM, que é onde estou a usar, sinto o sistema muito rápido e como é basicamente o Gnome 2 sei onde está tudo! Ao inicio não lhe achei grande piada, mas parece que tenho de dar alguma olhadela a isto de vez em quando..

Cumps

18. JPSartre

JPSartre Power Member

Também o usei no LMDE e está muito mais polido do que quando foi lançado pela primeira vez no LM 12. Prefiro-o em relação ao Cinnamon.

19. s0ldier

s0ldier Power Member

Sim também gostei muito mais agora do que no inicio no Mint 12, que depois de o utilizar desinstalei. Gosto muito do Cinnamon e usei pouco tempo o MATE para o conseguir comparar, mas está num bom caminho! Secalhar vou instalar o LMDE ao lado o meu Ubuntu e Win7 no portátil para ver como é que "rola" e depois logo vejo se mantenho o Ubuntu ou fico-me pelo LMDE.

20. nunol

nunol Power Member

Mate 1.4

Foi lançado o MATE 1.4:

Objectivos para o MATE 1.6:
    Parece que o desenvolvimento do MATE decorre a bom ritmo.

Não sei se o MATE 1.4 vai aparecer por defeito nos upgrades do Mint 12/13 ou se é necessário instalar apartir de uma PPA mas espero que o UP5 do LMDE já venha com esta versão.

Partilhar esta Página