MATÉ

Vão começar a suportar GTK3? Suponho que estejam a fazer isso para o projecto sobreviver?
No entanto, qual é a utilidade do MATE agora que o Xfce está quase ao nível do Gnome 2 e o Cinnamon é um DE óptimo em GTK3?
 
GTK3 é algo que está nos planos (roadmap) do MATE desde o inicio mas não eram claros sobre o assunto.

O MATE está a ter mais sucesso do que esperava. Está a evoluir a um bom ritmo, é estavel e está a ganhar o suporte de varias distros. O Mint desde o inicio, agora o Fedora e existem distros com o MATE com base no Ubuntu, Slackware e Debian: http://distrowatch.com/search.php?o...e&desktop=MATE&architecture=All&status=Active

O Clem prefere o MATE como desktop principal para o Mint porque permite que o Mint 13 MATE LTS seja semelhante ao Mint 9 LTS, Mint 10 e Mint 11. Para quem gosta do Gnome 2 é uma boa opção porque é praticamente igual ao Gnome 2.

Com esta evolução e com os planos para continuar a evoluir o MATE pode ter um bom futuro.

Pessoalmente prefiro o Cinnamon mas o MATE também é uma boa opção e é mais familiar. O XFCE é mais leve que ambos e uma boa alternativa mas todos são ligeiramente diferentes e no final é uma questão pessoal. Pelo menos por agora não considero usar XFCE no meu desktop principal mas MATE é uma das duas opções possíveis.
 
Respondendo a algumas perguntas sobre o MATE 1.6 e o seu futuro:

1) GTK3 - Não está previsto para o ciclo 1.6 suporte para GTK3. Ainda no outro dia tive uma discussão animada com o Clement sobre isto, e começo a dar-lhe razão, não se pode basear um producto estável e robusto num branch de desenvolvimento que rebenta a cada 6 meses com incompatibilidades. Isto na realidade é grave. Penso que vai demorar muito até suportar GTK3.

2) Fedora - O Dan Marshall é um dos maintainers mais controversos do Fedora, e a entrada dele com o MATE afastou 2 developers do Fedora. O puto levou uns puxoes de orelhas e agora aprendeu a ser um pouco mais civilizado. Os utilizadores do Fedora teem sorte porque apesar de o Dan estar a aprender, é um bacano que anda sempre em cima das coisas e uma melga poderosa :) Creio que o MATE vai ser um dos DE's com mais relevo no Fedora

3) Foram introduzidos hoje na trunk/HEAD os primeiros patches para suportar systemd-login; isto significa que o MATE é o segundo DE a suportar esta feature deixando para trás outros DE's como o KDE, Cinnamon, etc...

4) Codigo: Neste momento o MATE é completamente distinto do GNOME2 e está a suportar a mesma tecnologia que o GNOME3, isto é por exemplo: GVFS, GSettings, DBus, systemd-logind, etc. Muito do codigo deprecated esta a ser removido e mais importante, temos features novas, como por exemplo a capacidade de correr o interface de 'run' (ALT+F2) via consola, entre muitas optimizações.

De uma forma simples, MATE já nao é GNOME2 :)
 
Relativamente ao MATE 1.6 fica aqui uma screenshot do Caja (mate-file-manager, fork do nautilus) na mais recente versao; existem ainda alguns pontos em implementação, no entanto actualmente considerando o GNOME3 na release 3.6, o Caja é de momento o file manager mais avançado em Linux e com mais features. Agora conta com um look mais interessante, e é o primeiro componente do MATE a suportar builds em GTK3 ou GTK2 :)

40137011.png
 
é superior ao dolphin?

Não faço a minimo, foi falha da minha parte, mas referia-me aos file managers implementados em GTK, nomeadamente, nautilus, thunar, nautilus-elementary, marlin, nemo, etc.

Nota que eu nao uso a maior parte dessas funcionalidades por usar normalmente os clientes CLI (ex: nmblookup, smbclient, ssh, scp, etc). A intenção nao era começar uma guerra sobre qual o melhor file manager, isto é uma opção de cariz pessoal, mas a maior parte das pessoas concorda com esta afirmação, incluindo o Clem e alguns developers do GNOME :)
 
Amigos, usei durante alguns anos o Gnome 2, deixei-o quando deixei o Ubuntu 10.10 por falta de suporte e os infindáveis repositórios descontinuados.
Passei então para o Gnome 3 através do Linux Mint 11 e posteriormente do 12.
Ultimamente tenho tido alguns problemas de continuidade de repositórios e alguns congelamentos gráficos.
Tenho agora uma nova esperança com o Linux Mint 14 e com o Mate.
Quero simplesmente esclarecer umas duvidas convosco.
Já vi no YouTube que o Compiz e o Emerald funcionam!
Será possível ocultar a barra inferior no Mate?
Como trabalho com electrónica e me é indispensável, o Eagle, o Pov Ray e o Gimp trabalham bem em Mate?
Posso instalar o Linux Mint 14 sem apagar dados do disco (documentos, imagens, vídeos)?

Sei que posso contar convosco.

Desde já obrigado.
 
jutexol não te preocupes que tudo funciona na perfeição no MATE! E tudo o que fazias no Gnome 2 deves (ou consegues) fazer o mesmo no MATE ou seja a barra inferior podes move-la para onde quiseres ou até mesmo apaga-la. Em relação às apps o Eagle e o Pov Ray nunca usei, mas o GIMP até vem por default no Mint e funciona a 100%.

Em relação aos dados, se tiveres uma partição / e uma Home, basta instalares o Mint 14 na / e todos os dados que tenhas na Home (documentos, imagens, vídeos) ficaram guardados!

Agora queria saber quem usa MATE quais os temas que usam e quais os que ficam com um look mais recente.

Cumps
 
Ketheriel existe alguma forma de ter as animações de maximização/colocação na lateral das janelas no MATE sem recorrer ao Compiz?

Não que eu conheça; Eu não vou prometer isto para a 1.6 porque ainda é incerto, mas estamos a pensar suportar mais alguns window managers, nomeadamente o mutter e o muffin, que já têm algumas features mais amigas do users, no entanto vamos manter o marco.

A questão é que o marco/metacity continua a ser muito mais rápido que o mutter ou o muffin, embora eu ache que alguns patches do Ubuntu que foram adicionados ao marco deverão ser removidos...

Sei que para o ciclo da 1.8 devemos trabalhar no compiz para ter um window decorator para o MATE; em principio será a Jasmine a fazer esse trabalho. É um dos objectivos, mas neste momento está fora do ciclo do 1.6. Podes sempre tentar o muffin ou o mutter, tendo em conta que de momento tens que os tweakar via dconf-editor, uma vez que o 'mate-control-center' nao os suporta.
 
Back
Topo