[MEO IPTV] Dúvidas frequentes

tuga-x

Power Member
ATENÇÃO
O PROPÓSITO DESTE TÓPICO NÃO É PARA COLOCAR AS TUAS PERGUNTAS, MAS SIM LER OS PRIMEIROS POSTS PARA ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS.

USA O MEO IPTV - Tópico Oficial PARA COLOCAR AS TUAS PERGUNTAS. OBRIGADO.


PESQUISAR

Queres tirar dúvidas sobre o MEO IPTV e não sabes como?
Ainda assim não conseguiste tirar as tuas dúvidas? Então faz o seguinte:

- Pesquisa neste fórum pela informação que procuras. Existe um link chamado Procurar, no menu em cima. Podes até fazer pesquisas avançadas.

- Pesquisa neste fórum usando o Google, da seguinte forma, escrevendo:
site:forum.zwame.pt <palavras-chave>
(sugiro que uses a palavra "meo" como uma das palavras chave.)


FAQS
FAQ Televisão:
- Quantas televisões posso ter ligadas ao mesmo tempo?
De momento o MEO só permite a instalação até um máximo de 2 televisões.

- Posso estar a gravar um canal e a ver outro?
Sim. O MEO permite visualizar até um máximo de 3 canais, mas só em circunstâncias especiais:
Ligado a 16Mbps poderá ver até 3 canais em simultâneo
Ligado a 14Mbps poderá ver até 3 canais em simultâneo
Ligado a 12Mbps poderá ver até 2 canais em simultâneo
Ligado a 8Mbps poderá ver até 2 canais em simultâneo​
- Quem tem mais que uma box, as box's "secundarias", não dão para gravar/parar/retroceder a emissão?
Não.


FAQ Equipamentos:
- Como é que posso aceder às páginas do router?
Podes usar o IP http://192.168.1.254 ou em alternativa:
se tiveres o router Thomson TG787 podes usar http://dsldevice.lan
se tiveres o router 2WIRE 2700HGV-2 podes usar http://homeportal
- Qual o username/password para entrar no router?
Se tiveres o router Thomson TG787:
Username: Administrator
Password: 3!Play (ou 3!play)

Versão 8.4.Q

name= sumeo
password= bfd,10ng
role= SuperUser

Se tiveres o router 2WIRE 2700HGV-2:
Inicialmente não tinha password, mas agora já tem. É a mesma que a do Thomson (acima).

- Posso passar as gravações da Box para o PC?
Não.

- Como posso fazer o reset à MEOBOX?
No botão de ligar/desligar na parte da frente da box pressiona durante uns segundos sem tirar, até as horas ficarem com os símbolos --:--, dentro de segundos irá aparecer no visor da box "A iniciar...". Vai aparecer na TV a dizer MEO a preto com o background a branco, espera uns minutos, quando as horas estiverem certas na box, o soft-reset estará completo.

- Para que servem as entradas USB na MEOBOX?
Neste momento estão desactivadas.

- Qual é o router do MEO?
Neste momento é o Thomson TG787. Para mais informações ver manual. Anteriormente, costumava ser o 2WIRE 2700HGV-2. Para mais informações ver manual (em PDF).

- O router do MEO tem Wi-Fi?
Sim.

- Como abro as portas no router Thomson para jogos/p2p/etc?
Ver este post: http://forum.zwame.pt/threads/meo-iptv-duvidas-frequentes.335003/#post-3747728


FAQ Internet:
- Qual a largura de banda que posso ter?
Actualmente, a sincronização é de 8, 12, ou 16Mbps, dependendo (entre outros) de factores como a linha e a distância da casa do cliente à central.

- Qual a largura de banda máxima que posso ter para fazer downloads?
De momento a largura de banda está limitada a 8Mbps, mas tanto quanto se sabe, esta é uma questão temporária. Em breve espera-se que esteja disponível a largura de banda máxima sincronizada para fazer downloads (8, 12 ou 16Mbps).

- Quais os valores ideais de Margem de Ruído para pedir alteração de débito sincrono para 16Mbps?
Para sincronismos a:
8Mbps a Margem de Ruído (snr) tem de ser superior a 25dB
12Mbps a Margem de Ruído (snr) tem de ser superior a 20dB
14Mbps a Margem de Ruído (snr) tem de ser superior a 15dB

- Onde posso ver os detalhes do sincronismo?
Se tiveres o router 2WIRE:
http://192.168.1.254/xslt?PAGE=B02&THISPAGE=B01&NEXTPAGE=B02

Se tiveres o router Thomson:
http://192.168.1.254/cgi/b/dsl/dt/?be=0&l0=1&l1=0

- Como abro as portas no router Thomson para jogos/p2p/etc?
Ver este post http://forum.zwame.pt/threads/meo-iptv-duvidas-frequentes.335003/#post-3747728

- A TV tira largura de banda à net?
Sim, 2/3 Mbps em SD e 4/6 Mbps em HD. (o debito gasto pela TV varia mediante o tipo de imagem (muito detalhe/movimento - ocupa mais banda))

- Posso ter upload a 1Mbps?
Sim, ligando para o SAC mas só se o sincronismo for superior a 8Mbps e se a tua linha suportar. A tua linha poderá suportar 1Mbps de upload se a margem de ruído for acima de aproximadamente 25dB (assumindo que tens de momento 512Kbps de upload).

- Onde posso fazer um teste para saber a que velocidade consigo fazer downloads?
Vai a este FTP da PT (ftp://ftp.telepac.pt/ftp2/redhat/fedora/4/i386/iso/), escolhe um ficheiro .iso qualquer, deixa a velocidade estabilizar e nessa altura verifica a que velocidade estás a fazer o download.


FAQ Telefone:
- Sou cliente MEO, posso usar o VoIP?
Sim, se o username for [email protected], é só registar o nº voip na área de clientes em www.sapo.pt e seguir este tutorial.


FAQ Vários:
- Existe algum manual/guia que me ajude a usar o MEO?
Sim, vê aqui ou aqui.

- Como posso saber onde ficam as centrais da PT?
Instala o Google Earth e faz o download deste ficheiro. Este ficheiro só abre com o Google Earth. (Post original: http://www.bandalarga.org/viewtopic.php?t=5302)

- Quais os contactos da PT para o serviço MEO?
808 20 30 30 / 16200 (geral - grátis na rede fixa, clientes PT Noites grátis depois das 21h)
16208 (apoio ao serviço telefónico - grátis na rede fixa)
707 22 30 30 (apoio técnico - chamada paga)
[email protected]
 
Última edição pelo moderador:
Era uma boa ideia dividir as faq´s em 3 secções: FAQ Televisão, FAQ Internet e FAQ Telefone.



FAQ Televisão:

- Quantas boxes posso ter?
com sincronismo até 12mb - 2 box;
com sincronismo até 16mb - 3 box

- Quem tem mais que uma box, as box's "secundarias", não dão para gravar/parar/retroceder a emissão?
Não.

FAQ Internet:
- Qual a largura de banda que posso ter?
Actualmente, a sincronização é de 8, 12, ou 16mb, dependendo (entre outros) de factores como a linha e a distância da casa do cliente à central.

- Quais os valores ideais para a velocidade sincronizada?
Para sincronismos a:
8M->16M - snr > 25dB
12->16M - snr > 20dB
14->16M - snr > 15dB

- A TV tira largura de banda à net?
Sim, 2 a 3 mb em SD e 5 a 6 mb em HD.

- Posso ter upload a 1mb?
Sim, ligando para o SAC e pedir.


FAQ Telefone:
- Sou cliente MEO, posso usar o VoIP?
Sim, se o username for [email protected], é só registar o nº voip na área de clientes em www.sapo.pt e seguir este tutorial.



Vão dando sugestões ao tuga-x de modo a actualizar-se o tópico.
 
Última edição:
Se tiveres o router Thomson TG787:
Username: Administrator
Password: 3!Play (ou 3!play)

No router 2WIRE 2700HGV-2 por defeito não tem username/password, portanto poderás aceder sem problemas.

uma pequena correcção, o 2WIRE também tem esta password (não tinha de início mas depois colocaram-na remotamente)
 
Abrir portas do router Thomson da MEO

A pedido do tuga-x e com muita razão vou aqui postar os passos para a abertura das portas TCP e UDP nos routers Thomson da MEO.

1º Escrever o endereço do router no browser (192.168.1.254), o utilizador é "Administrator" e a password é "3!play", atenção que o utilizador tem de ter o "A" maiúsculo. De seguida clicar em firewall.

83386504ap3.jpg


2ª A seguir dentro do menu Firewall escolher "Atribuir jogo ou aplicativo a um dispositivo de rede local"

57728844ld9.jpg


3º Clicar no link "Novo jogo ou Aplicação"

21030006on5.jpg


4º Dar o nome e escolher qual a aplicação para a qual se quer abrir as portas e clicar em "Avançar"

43184852uy2.jpg


5º Dar o intervalo das portas TCP ou UDP e clicar em "Adicionar" e já está

23538243bo6.jpg
 
Desculpem la mas ha uma coisa q eu não entendo, qd o ppl começa a falar da abertura de portas no thomson para jogos p2p etc, pois não o tenho.

Na 3ª pic, está la inclusive picada a box em relação ao UPnP.
Então o thomson com essa box picada não deveria automaticamente fazer o foward das portas qd um jogos ou app requeresse o UPnP ?!?!?! É que q eu saiba basta ter-se o UPnP activado num router para não mais se precisar de mexer nas portas e afins, a nao ser q a aplicação tenha mal implementado o UPnP.
Para que tanto alarido em relação as portas no thomson?? É bug do thomson?
Eu no 2wire compreendo, pois infelizmente nao tem suporte para UPnP. Essa é uma das maiores vantagens do thomson em relação ao 2wire.

Estou a falhar algo??
 
[FAQ] - Meo - Perguntas Mais Frequentes - LER!

Ora bem, quem frequenta este tópico já reparou com certeza na confusão que lá se passa, e na dificuldade que os utilizadores têm em encontrar a informação que pretendem. Com isto em mente, decidi fazer algo quanto a este problema. Por sugestão do Metro , avancei com esta FAQ que é nada mais nada menos de que um projecto em curso e para o qual conto com a colaboração de todos os veteranos que todos os dias 'aturam' os 'chatos' que não se querem dar ao trabalho de pesquisar. :P

Para já, como podem ver só cá tenho meia dúzia de perguntas, mas foram apenas aquelas que me vieram à ideia. O que vos peço é que conforme vão respondendo a perguntas pertinentes, e mesmo aqueles utilizadores que tenham perguntas que possam ser do interesse público, enviem-me uma PM com a dita pergunta. Se já souberem a resposta, então enviem-na também e eu editarei este tópico para cá introduzir a pergunta.

Apenas vos peço que NÃO façam posts neste tópico. A ideia é que este seja a referência para as perguntas mais frequentes sobre o Meo, mas que co-exista com o outro tópico de forma a que as pessoas possam continuar a comentar, fazer perguntas sobre o serviço, e também para os insiders irem largando as suas informações privilegiadas. :p
1 ----
P: O meu modem está sincronizado a 16Mbps mas só consigo descarregar a 800/900Kbps. O que se passa?
R: Esta situação é "normal". O limite está a ser imposto remotamente pelo Meo, e apesar do modem sincronizar nos 16Mbps, efectivamente os downloads não irão passar dos 8Mbps (velocidade do limite). Correm rumores de que brevemente este limite será levantado mas não existe informação oficial. Nada pode ser feito quanto a isto.
------

2 ----
P: Como acedo à "zona de administração" do modem? Qual é o endereço? E o login para aceder?
R: Antes de mais avisa-se a que tenham muita cautela com o que modificam nesta zona. Teoricamente tudo se consegue resolver com um reset ao modem (feito com algo pontiagudo na parte de trás do modem) mas convém ter muito cuidado para não se meterem em problemas.
Thomson
Endereço: http://192.168.1.254.
Username: Administrator
Password: 3!Play
--
------

3 ----
P: Tenho de pagar os 49€ para ter a banda larga móvel do Meo?
R: Sim e não. A ideia é que realmente se quiserem aquela Pen, terão de pagar os 49€. Contudo, a PTC tem vindo a contactar alguns clientes de forma a 'despachar' algumas das placas 3G antigas, por 10€. De acordo com alguns utilizadores, existem também lojas da PTC que têm stock destas placas e que as vendem por um preço inferior aos 49€.

A diferença é que as "placas" de 49€ são pequenas, idênticas a pen drives, enquanto que as outras placas, são as antigas placas do tipo "cartão de crédito", que se ligam através de um cabo.
------

4 ----
P: Tenho de pagar alguma mensalidade para ter o serviço de banda larga móvel do Meo?
R: Não. Até 100Mb mensais o serviço é gratuito. A partir daí, é taxado de acordo com o estipulado aqui.

"Para consumos entre 100MB e 300MB = €12,50/mês; entre 300MB e 1GB = €25/mês; acima de 1GB = €0,025/MB."
------

5 ----
P: Como posso aceder no computador aos filmes/programas que gravei na minha MeoBox?
R: Basicamente, não é possível. Ou melhor dito, pode ser possível mas é ilegal, uma vez que existem direitos de autor a respeitar. As gravações são guardadas de forma encriptada, de tal forma que é impossível aceder ao conteudo sem quebrar a lei.

Nota: Neste fórum NÃO irão encontrar forma de o fazer.
------
 
Eu segui todos os passos, mas nada...tenho uma duvida. Tu colocas-te 4662 porque é essa a porta do teu bittorrent certo? No meu caso é 13000, logo tenho de colocar 13000 no router?

Obrigado:009:
 
Eu segui todos os passos, mas nada...tenho uma duvida. Tu colocas-te 4662 porque é essa a porta do teu bittorrent certo? No meu caso é 13000, logo tenho de colocar 13000 no router?

Obrigado:009:

Sim correcto, colocas a porta dependendo da que o programa utiliza.

Ves isso no proprio programa.

Cumprimentos
 
Deixo aqui a quem interessar:

Consumo do Router TG787:
* sem usar dispositivos USB: 12-14w.
Consumo da meobox Scientific Atlanta 160gb:
* Standby e disco desligado (led vermelho): 13 a 15w
* Standby e disco ligado (led vermelho): 18-19w
* Em funcionamento e por HDMI: 21-22w
Consumo do telefone sem fios: brevemente
 
Última edição:
Deixo aqui as alterações que se impõem visto terem sido alterados pacotes e outras condições do serviço:

Limite de box: 2 (duas)
Modo de instalação:
1ª box : Cabo - sempre
2ª box : Cabo - meio primário e preferível
Coax - Raro - utilizado apenas em casos viáveis e sem outra alternativa (muitas vezes não autorizado)
PLC - Extremamente raro - é uma solução que está a ser abandonada por provocar perdas de qualidade de serviço, e mesmo dificuldades graves no serviço. (muito raramente autorizado)

Pacotes actuais:
TvTotal (todos os canais excepto premium) + net (16 megas) + voz (PT noites)
Tv (base + 2 packs) + net (16 megas) + vozTotal (para todas as redes fixas nacionais 24H)
Tv (base + 2 packs) + net (6 megas) + voz (PT noites)
TV (base + 2 packs) + net (16 megas)
Tv (base + 2 packs) + voz (todas as redes fixas 24 H nos primeiros 12 meses, depois PT noites)

Banda Larga Móvel: preço da placa 49.90€ disponivel para todos os packs excepto tv + voz.

Para mais info sobre os packs clicar no pack, a velocidade da net é valores máximos, os reais e até os de sincronismo podem não chegar a ser os máximos por isso é usado a palavra "até" para a velocidade da net
 
Última edição:
Deixo aqui esta questão, pois nem no apoio ao cliente (telefone) nem na loja MEO
me soberam responder, e pelo email nem se dignaram a responder

Ou melhor , responderam la na loja mas com outras perguntas e respostas evasivas etc...


(como se eu precisasse justificar o porque de não querer a ligaçao feita ca em casa de certa forma )

Acabando no a contracto com a ZON sobrescrevi o MEO e vai ser instalado a 3 de Junho,

mas não me souberam responder, quanto ´a instalação e a forma como vão ser feitas as ligaçoes


Aquando da instalação, se eu não quiser wireless aqui em casa, e sim as duas box e

PC ligados por cabo cat, sou obrigado a ficar com a ligação que os instaladores determinarem?


é que tenho pessoal aqui o meu vizinho ao qual o praticamente o obrigaram a isso, a Net e

uma das box que esta por wireless (segundo ele me disse) é uma desgraça


Se pode (como já tenho lido) ser feito só por cabo,porque não o fazem a pedido do cliente
e insistem no wireless.




A desculpa que foi dada (instalador)aqui ao meu vizinho foi de que precisava de já ter uma rede com cabo montada la em casa antes da instalação do serviço ,porque assim não poderiam ligar tudo por rede,pois alem de não ser serviço deles a PT não fornece as dezenas de cabo necessário para isso,disponibilizando só os cabos que vêm no kit



Acontece que também não quero wireless cá em casa para ligar nem as 2 TVs nem o Pc tanto por motivos de segurança como pessoais…


Se houver por ai alguem que me esclareça isto por favor


Agradecia
 
O teu vizinho tem meo à mto tempo? É que já não se coloca boxes por wireless quase à 2 anos.

Se queres tudo por cabo, não é colocado nenhum constrangimento pelos técnicos, e ficas melhor servido...

Não existe valor fixo a usar de metros de cabos por instalação, inclusive já ouvi falar de alguns casos que andou perto de 100 (ponta a ponta da casa, sobre e desce ombreiras das portas, etc). Porém, demora mais tempo.
 
Back
Topo