1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MKV para BluRay, o método fácil.

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Glorioso, 18 de Março de 2008. (Respostas: 66; Visualizações: 21772)

1. Glorioso

Glorioso Power Member

Vou tentar explicar aqui um método simples de criar um BR a partir de um ficheiro MKV HD. O resultado poderá ser para gravar em BluRay, coisa que poucos terão a oportunidade de fazer, ou mais simples e ao alcance de todos, num DVD, criando um BR-5 ou um BR-9, ou seja um AVCHD:

1 - Agarrar no TSMuxer e criar um ficheiro TS, fazer "add" e seleccionar o MKV, seleccionar a faixa de vídeo, clicar em "change level" para 4.1 e Star Muxing. Testar esse ficheiro na PS3 (por stream, disco usb, DVD-RW como quiserem) e ver se tem vídeo, se tiverem passem ao passo 4.

2 - Se no passo anterior a PS3 não ler é porque o vídeo necessita de ser recodificado, vamos usar o MeGui, também usem este método se quiserem acertar o tamanho do ficheiro final para caber no DVD5 ou 9 ou se o ficheiro não for 720p ou 1080p (atenção, tem de ser 1280*720 ou 1920*1080 que são as definições aceites pelo BluRay)

Usem de novo o TSMuxer e criem desta vez, do mesmo modo que o anterior, um ficheiro M2TS, podem usar o MKV mas pode dar problemas e aqui perdem um bocado de tempo que vos pode poupar trabalho e erros.

Primeiro usem o Mediainfo para determinar o tamanho e a duração do filme, apontem esses dados.

De seguida criem um ficheiro .avs no notepad com o seguinte texto:

Código:
    DirectShowSource("C:\video.m2ts",fps=23.9759856527702,audio=false)
    Substituem o "C:\video.m2ts pelo vosso vídeo criado no TSMuxer.

Se o ficheiro tiver o tamanho correcto basta isto, se não acrescentem a seguinte linha para fazer resize:

Código:
    Lanczos4Resize(1280,720)
    Se o ficheiro não for num formato compatível, 720p ou 1080p temos de adicionar uma moldura preta para o tornar compatível, assim em vez da linha acima vamos juntar outra, imaginem que o vídeo era 1280*528, 720-528=192, e 192/2=96, que quer dizer que temos de adicionar 96 linhas em cima e em baixo do vídeo. Cada caso é um caso e basta fazer estas contas, neste caso juntaríamos a seguinte linha:
    Código:
    addborders(0,96,0,96)
    Grave o ficheiro com o nome que entenderem com a extenção .avs.

3 - MEGui, primeiro carreguem os Profiles BluRay no Import Profiles e abaram o AVS que criaram e no file output seleccionem RAWAVC e no Video Profile o SA-Blu-ray

De seguida vamos usar o Bitrate Calculator da Bincosoft com os dados que apontaram no ponto dois coloquem a duração do filme (somem 10 minutos por segurança) e o bitrate do audio (630 para AC3 ou 1536 para DTS), se forem usar legendas adicionem 2 minutos por legenda, e se forem usar mais que uma faixa de audio somem os bitrates (ex uma faixa de AC3 e outra em DTS 630+1536=2166) e escolham que média vão usar, DVD5 ou 9 (ou então 25gb para um BluRay) e apontem o bitrate máximo que o programa determina.

Com esses dados vamos abrir o "Config" do Video Profile do MEGui e colocar esse bitrate na configuração, devem lá ter 8000, se vão usar DVD9 deverão ter um valor superior se for DVD5 terão um valor inferior.

De seguida façam enqueue e na segunda tab façam Start, dependendo da vossa máquina poderam ter um tempo de espera demorado.

4 - Com o TSMuxer de novo usem o ficheiro que criaram anteriormente (ou se não tiver sido necessário ou MKV original) e seleccionem as streams que querem, vídeio, audio(s) e legendas (as legendas vou explicar depois), se estão a usar o MKV original não esquecer de fazer o Change Level para 4.1, seleccionem o Create Blu-Ray disk (podem mudar o tamanho dos ca+itulos, de origem são 5 minutos) e start muxing. Vão ter agora criadas duas pastas, uma BDVM e uma Certificate.

5 - Com o Nero criem um disco UDF, na tab UDF escolham "Manula Settings" e File System Version 2.5 e "new".

Adicionem as pastas criadas pelo TSMuxer e gravem, deverão ter agora um disco que a PS3 (ou outro leitor blu-ray compativel) irá reconhecer como sendo um AVCHD

Legendas: Podem usar legendas mas estas devem estar em formato SUP, criadas com um programa chamado SUPRead que actualmente só cria legendas para 1080p e não reconhece caracteres Portugueses, a próxima versão já deverá ter estes problemas resolvidos e darei noticias.

Bem, parece trabalhoso mas é muito fácil, o processo do MEGui poderá ser demorado por causa do processador, mas se estiverem a usar por exemplo episódios em HD os passos 2 e 3 deverão ser desnecessários. Testem e coloquem aqui as vossas experiências.

Este tutorial é baseado em trabalhos do Jamos e do XolocoTuxmaster's que tem o seu trabalho nos fóruns do Doom9.

2. cmorais1

cmorais1 Power Member

Muito bem, sim senhor boa explicação. Bom trabalho!

Já agora uma duvida, já sei que me vão dizer que o hd-dvd acabou mas, este método tambem é possivel para criar hd-dvd's para serem lidos em qualquer hd-dvd???

3. Glorioso

Glorioso Power Member

O método não é o mesmo certamente e não sei se será assim tão fácil, não sei mesmo. Apesar de estar a pensar comprar um leitor de hd-dvd para a 360.

4. Tiago@Rosetta

Tiago@Rosetta Portugal@Home Member

Uma pergunta, já alguém testou para ver se as gráficas usam o gpu para fazer o decode depois de passarem de mkv para Blu-ray?

5. Glorioso

Glorioso Power Member

Infelizmente a minha Radeon 9600 não é aceite pelo PowerDVD para ler BluRay, portanto só consigo ver na PS3.

6. Fric

Fric Power Member

Muito bom guia!

Parabens e obrigado!

7. Tiago@Rosetta

Fric, testa ai na tua 2600 e diz se isso usa o gpu please. :)

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

porreiro isto. Se bem que só tem como interesse ler na PS3 ou um leitor blu-ray, mas como são poucos que tem isso :007:

O que tentei a uns tempos foi o contrário, mas sem sucesso :(

9. Tiago@Rosetta

Então vê a PM que te mandei Destroyer, talvez te ajude.

10. Fric

Fric Power Member

Por acaso ainda agora estava por aqui entretido a tentar converter um mkv q por aqui tinha para em casa testar o gpu tal como disseste :) Mas se isto é o "metodo fácil" nem quero imaginar como e' o dificil...

Ha por aqui algumas dúvidas... tipo o mkv q tenho tem a resolução de 852*720, mas ao abrir no media player ele tem uma imagem 16:9... é um sample do matrix... o q fazer nestas situações? resize ou addborders mas laterais?

Outra cena.. a nível de audio... os leitores de br so aceitam AC3 ou DTS? Tenho q por mesmo mais de meio megabit (630kb/s)para o audio?

Por fim, n ha nada que possa substituir o nero?

Ultima questão... Quanto tempo demora, em média a criar um BR-5 para um filme completo?

Muito obrigado!

11. Glorioso

Glorioso Power Member

Bem, esse formato é novo, o BR tem restrições rígidas de formatos, mas esse formato não é mesmo um 19:9, o média info é isso que te diz? Se assim for faz add borders mas na lateral com a mesma fórmula (continua a achar isso estranho...

Foram exemplos para os formatos mais habituais, usas o bitrate do audio que tiveres (se for daqueles estranhos estilo oggvorvis tens de converter)

Haver há, mas eu uso o nero... mas noutro com o UDF file system 2.5 deve dar o mesmo resultado.

Essa é a pergunta difícil, o passo demorado é o do MEGui, no mel Portátil Dual Core 1.8 demorou 14 horas, mas se não tiveres de usar o MEGui é coisa para demorar 15 minutos.
    Os métodos mais difíceis usam programas comerciais, Scenarist, DVDit, etc, que tem mais possibilidades mas são mais complicados de se trabalhar, além de serem caros. O novo PowerProducer da Cyberlink promete facilitar estes processo mas ainda não conheço ninguém que o tenha testado.

Façam as vossas experiências (de preferência com ficheiros "normais") e coloquem aqui os resultados.

12. Para quando gravadores BLUE ray mais baratos?

13. Joe-Fagundes

Joe-Fagundes Banido

Já tentei usar este metodo mas quando chego ao passo 4 a opção "Create Blur-Ray" não está disponinivel, paenas posso usar as duas primeiras.
    E já agora, como faço para colocar 4 eps de 1,11 gigas cada num dvd-5? Se ao menos o file .ts ficasse com o mesmo tamanho dos mkvs.

14. Fric

Fric Power Member

A resolução é esta:

852x720 @ A.R.1.775
    1280x720 (Anamorphic)

Da a ideia q ele faz um resize marado que torna o filme 16:9, pq abra eu em q player for ele tem sempre um aspect ratio 16:9...

Tenho q fazer testes...

15. Glorioso

Glorioso Power Member

Qual é a fonte? É um MKV? Que vídeo e som tens?

Fric, estou a sacar essa sample para testar

16. Joe-Fagundes

Joe-Fagundes Banido

Era o episódio mais recente de Lost, som 5.1 e imagem 1280x720. Depois de fazer a conversão inicial mudei o file .ts para a pasta de partilha do TVersity para ver se dava na PS3, esqueci-me de mudar o ficheiro meta, se calhar foi por isso.
    Como é que se converte legendas srt. para .sup e como é que se juntam ao video?

17. Glorioso

Glorioso Power Member

Jo, as legendas ainda não encontrei método para as fazer em 720p, o método com o SUPRead só exporta em 1080p e não reconhece caracteres especiais Portugueses. Em relação à tua questão inicial não podes usar o TS, nesse caso usa o MKV original ou então o m2ts. Mas para episódios o método mais fácil é o MKV2VOB, cola as legendas e tudo. Se prescindires das legendas usas o método do TSMuxer e crias um ficheiro TS, é a maneira mais rápida.

Os episódios acho que está no topo da "to do list" dos criadores do TSMuxer, criar um menu simples para poderes juntar vários vídeos.

18. Fric

Fric Power Member

Fico a aguardar noticias entao.

Obrigado!

19. maneshu

maneshu Power Member

depois da conversao nota se melhoria de imagem?
    alguiem pode postar umas pics pra se ver diferença?
    cumps

20. Fric

Fric Power Member

Melhoria nao notas, simplesmente passas a ter a possibilidade de veres um mkv num leitor blu ray.

Fica bem

Partilhar esta Página