Equipamento Nova Mirrorless

Drakegore

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Máquina + Lente Prime (+/- 50mm)
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 2000e
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? 40% viagens, 20% produto, 20% portraits, 20% video e eventualmente eventos
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? Interiores dia, exteriores dia
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Profissional
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Uma velha 80D, Sigma 18-35 EF (quero usar adaptador para esta lente depois) + Lentes de Cinema Xeen EF, sistema Blackmagic EF, mas é um pouco irrelevante
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Tudo Sony
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Indiferente

Olá! Estou à procura de uma câmara focada maioritariamente em Fotografia. Já não ando com atenção ao mercado há algum tempo e não sei o que anda para aí. Após uma breve pesquisa, estou inclinado para a Fujifilm X-S20 mais uma boa prime. Tenho a Sigma 18-35 EF para adaptar também.
Isto vai ser mais uma câmara recreativa que outra coisa, o meu foco profissional é maioritariamente video e já tenho equipamento que sobre para isso. No entanto já tive que recusar alguns trabalho onde é necessario um registo fotográfico leve e onde a minha Blackmagic não se safa de todo. Isto também é para servir as necessidades da minha namorada que precisa de uma câmara em condições para fazer uns vídeos de plano fixo de meditação e fotografias básicas de produtos para vender. Também pode servir esporadicamente para gravar alguma coisa para stock footage.
Gostava de ir para Nikon FF, mas pelo orçamento que tenho, não dá mesmo para chegar lá. Quero ir investindo sobretudo em bom vidro a longo prazo.
Profissionalmente falando, quando fotografo pela minha empresa, uso sempre a Sony, mas não sou particularmente fan do sistema.

P.S.: Postei no sítio errado, sorry!
 
Última edição:
Bom, com Nikon não poderias adaptar o que já tens em EF, em Sony sim mas acho que não tão eficazmente como indo para Canon. FF vai quase sempre rebentar o orçamento a menos que vás para material não tão recente, mas se tens a 80D (e se usas super35) também já deves saber o que esperar das focais quando convertidas (e aí não sei se o que realmente queres é 50mm ou 35mm para ficar equivalente a FF).

Olhando de forma "cega", tens neste momento a Sony A7C na Amazon DE por 1300€ e a Sony 55mm 1.8 por menos de 600€ e ainda deves conseguir pelo menos 100€ de cashback na lente com o Welcome to Alpha. Tem um estilo rangefinder (e o EVF sai penalizado por isso), mas é FF e compacta, com várias lentes leves (eu tenho a 35 e a 55, ambas são super leves/compactas e até montadas na A7r III cabem num bolso grande).

Tens também lá a Canon R8 a 1550€ com a RF 50mm 1.8 a 200€, que podes adaptar material mais facilmente juntando um adaptador RF-EF por 120€. Não conheço tão bem as capacidades da máquina, mas do que vi em suma perde IBIS, design mais "tradicional" e maior, mas ganha em fps, shutter speed, ISO máximo, pontos de foco, video bit-rate e slow motion.

A Canon parece-me tecnicamente melhor e será mais fácil adaptar ao que já tens. A Sony é mais pequena para viajar e é um sistema que apesar de não morreres de amor, já conheces (e não sei se pode ter vantagem misturar com material da empresa ou se a empresa costuma despachar equipamento mais antigo para os funcionários).

PS: Conforme tens a R8, também tens a R7 se abdicares de FF e aí fica tudo idêntico à 80D.
 
Última edição:
Acho que é um voto fácil para Canon e o meu vai para a R7…

…mais um adaptador para EF

uma RF 35mm f/1.8 (se realmente queres ter prime equivalente a 50mm)

e se calhar uma RF 50mm f/1.8 ou RF 85mm f/2 (esta faz “meio macro” a 1:2) para safar algum produto com uma perspectiva mais fechadinha.

A R7 dará também uns píxeis extra para o produto e essa Sigma continuaria a funcionar normalmente…
 
Back
Topo