Novos modelos OLED da LG

O preço de 4000€ por uma OLED 4k 65" nem considero exagerado. Sendo tecnologia nova e principalmente sem concorrencia é normal e até se enquadra dentro do preço de televisores actuais bem inferiores. O plasma que tenho também tinha um pvp há 1 ano e pouco de 3500€ cá. A trocar realmente só o faço para OLED pois já vi uns LED 4K e nenhum me fascinou ainda.

Só não aprecio a moda dos ecrãs curvos sinceramente..Por mim era um OLED 4K 65" sem ser curvo e sem 3D.
 
Obrigado pela resposta.
Tenho uma LG 47LW570 de 2011, mas já percebi que será melhor esperar por preços mais agradáveis para a tecnologia OLED.
 
Eu tenho uma TV neste momento já com tecnologia Quantum Dots, por exemplo.....é uma Sony X8505b com Triluminos. O nome que a Sony usa para os QD.

Na verdade, o hype que se está a (tentar) gerar em torno do QD é apenas, na minha opinião, uma tentativa do marketing encontrar algo "inovador" como forma de vender TVs para o próximo ano.

Embora a tecnologia QD preveja algo bastante importante, que é a expansão da gama de cores usada actualmente (Rec.709) para outra mais alargada (Rec.2020), a verdade é que estão ainda longe os primeiros conteúdos da industria cinematográfica que utilizem esse padrão (mais uma vez, não há conteúdos). É expectável que o novo standard de "Bluray 4K", que tem previsão de começar a sair em finais de 2015, tenha suporte também para essa gama de cores.

Os QD são uma tecnologia que prevê que consiga criar esse maior número de cores relativamente ao actual sistema. Mas, é importante notar que a tecnologia já existe e é comercializada desde 2013 pela Sony. Agora para 2015, parece que outras marcas se vão juntar também...

Eu gosto da tecnologia Triluminos (aka "Sony Quantum Dots") pois torna as cores mais vivas (principalmente o vermelho e o verde) e faz isso sem penalizar as outras cores, o que é muito importante. Mas, depois da TV calibrada para o standard Rec709, e porque todos os conteúdos continuam a usar esse mesmo standard, o resultado final é que não há assim uma tão grande diferença comparativamente a outros equipamentos calibrados também. (Seria maior se eu continuasse com as cores super saturadas que a TV traz com as configurações de fábrica, mas essa representação do conteúdo não é fiel ao original).

Uma característica que os QD também podem vir a ter, mas que segundo o que li ainda estamos a alguns anos de distancia, é que os QD também têm a possibilidade de serem emissores de luz, podendo trabalhar como a tecnologia OLED. Mas por não serem orgânicos, não possuem os problemas de decay dos materiais e por isso poderão ter tempos de vida maiores para além de menores consumos, etc. Mas é algo que ainda está no domínio do R&D e não é expectável que esteja comercialmente maduro nos próximos tempos.
 
Yeap!! :biglaugh:

Fui ontem buscá-la aos armazéns da LG na Azambuja (de outro modo só a via em Janeiro). Tinha finalmente chegado o tão esperado lote de EC530V na 5a-feira à noite.

As primeiras impressões, e até ver, parece que o painel tem uma boa uniformidade sem colorações estranhas que se notem. (E eu já estive à procura delas).

No entanto para calibrar está a ser uma dor de cabeça. Principalmente para fazer uma calibração com nível de Gama a 2.4. Já tentei por duas vezes e por duas vezes tive que apagar tudo. Os controlos de um nível perturbam os de outro nível e não é possível calibrar "dentro" do ambiente de configuração do WB porque também isso afecta as medições.

Mas em termos de qualidade de imagem é sem dúvida soberba. O melhor que já vi.

Já percebi que vou passar muitas horas de volta dela...e não irá ser só a ver conteúdos :)
 
Parabéns pela aquisição :clap:. Já tinha lido (AVS) que para fazer uma calibração para o Gama 2.4 é preciso ter alguma paciência. Pelo o que li podes ter que refazer a calibração ou realizar ajustes caso a TV ainda não vir com o firmware mais recente 04.40.29.

Edit 1: O painel Oled é conhecido por melhorar com as horas de uso, deves ter isso em conta antes de fazer a calibração. Existe também a opinião que é preferível esperar cerca de 200hrs de uso antes de calibrar.

Edit 2: Por acaso não viste por la as 65EC970V?
 
Última edição:
Sim, as 200h é o ideal para se fazer uma melhor calibração, mas é impossível resisitir a calibrar-lhe a imagem de forma a ver do que ela é mesmo capaz :)

A calibração a 2.4 exige bastante do equipamento porque este tem que ter ao mesmo tempo uma boa luminancia e um bom contraste. O ideal é fazer 2.1/2.2 nas baixas <IRE30 e 2.4 acima, para dar relevo às sombras e ter bom contraste nas cenas mais iluminadas.

Vamos ver o que consigo. O meu firmware é o 4.33.22 e estava à espera que viesse já com esse novo, mas infelizmente não.

Em relação à 65EC970V, e segundo o que me disseram, deverão vir duas para portugal, mas apenas para demonstração, talvez em Janeiro.

Este modelo vai ser substituído agora em Março pela 65EG9700 com outro design....esperemos também que com outros preços.

E tu? Como te estas a dar com a tua?
 
Estou muito satisfeito com a imagem, com dizes esta televisão tem uma imagem soberba. O que desanima é a falta de qualidade dos canais disponíveis. Brevemente vou entrar de ferias e espero arranjar tempo para tentar uma nova calibração. Estou muito satisfeito com a imagem de noite quando não existe qualquer luminosidade, mas acho um pouco escuro de dia quando há alguma luminosidade na sala. Com uma calibração a 2.4 não podes vir a ter esse problema? Pelo o pouco que entendo da escolha do nível de Gama a calibrar devo escolher um superior para ambientes escuros e os inferiores quando houver mais luminosidade. Talvez a melhor solução é calibrar um nivel inferior no ISF 1 e um superior no ISF 2.
 
Sim, é mesmo como dizes. Convém teres uma calibracao para noite e outra para dia. O Gama 2.20-2.30 para dia funciona bem. Mas à noite queres "puxar" pelos pretos até conseguires ver todo o possível detalhe que exista nas imagens e é por isso que um Gama semelhante ao BT1886 mas um pouco mais elevado é mesmo o setting ideal.

Se os controlos funcionassem bem era mais fácil de conseguir.

Mas mesmo sem este nível, no default (ISF) a qualidade de imagem é mesmo espectacular.

Não tenho o mínimo arrependento de passar de uma 4K para uma 1080p.

Só noto melhorias :)
 
Voces costumam jogar PC/Consolas no OLED? que tal se porta a TV, notam retenção ou "burn in" na imagem?

a umas semanas atras li num forum internacional que no manual a LG não aconselha a ligação ao PC e uso do oled como monitor.
 
Eu comprei a duas semanas uma PS4 para oferecer aos meus filhos. Sendo surpresa só tenho tido oportunidade de jogar as escondidas ☺. Mesmo assim já joguei umas 2 as 3 horas seguidas Plants vs Zombies e não notei nada.

Edit: Na primeira semana notei alguma retenção das barras pretas do 4:3 e os símbolos dos canais. Mas contava com isso, já tinha lido vários relatos disso acontecer durante as primeiras horas. Não foi nada de alarmante porque passado poucos minutos já não via nada. Hoje não noto nada como era de esperar. Esta tela é conhecida por melhorar a sua prestação durante as primeiras 200hrs, e posso confirmar que isso acontece.
 
Última edição:
Eu infelizmente não tenho tempo para jogar, mas segundo o que tenho lido, o Game mode ou o PC mode permitem obter cerca de 40ms de input lag. Não tenho lido indícios de que jogar com esta TV seja um problema, muito pelo contrário.

Tenho passado várias horas a tentar calibrar este equipamento. Infelizmente os controlos funcionam mal e têm que ser usados em offline (medir primeiro no modo de TV normal e alterar a configuração no menu depois). Consegui fazer uma calibração que ficou quase como eu queria: deltas todos menores de 1 (excepto 2 IRE) e uma curva de Gama a iniciar nos 2.10 e a subir para os 2.40 nos IREs superiores.

Parecia tudo perfeito...até colocar uns Blurays para ver a imagem. Nas imagens mais escuras nota-se uma tonalidade de verde à volta dos objectos. Não me parece que seja o "famoso" problema de green tint da pouca uniformidade do painel. Isto é algo que se nota em qualquer parte do painel e apenas nos locais mais escuros.

No modo ISF Expert de default com Warm2 não acontece este fenómeno, no entanto as cores são pouco saturadas, especialmente o vermelho e este modo possui um erro de 6 deltas....não é mau mas não é bom também.

Vou continuar a estudá-la e a tentar colocar isto ao meu gosto. Mas esta TV é sem dúvida a TV que já me deu mais trabalho calibrar. A LG podia aprender com as outras marcas relativamente à forma de usar os controlos. Não se percebe como é que é possível existirem estas falhas.
 
Temos o line-up dos OLEDS da LG para 2015:

EF9500
55 and 65-inch flat OLED TVs with improved anti-reflective coating, webOS 2.0 and a quad-core processor.

EG9600
Like the EF9500 but with a curved panel.

EG9700 / EC9700
EC9700 has already been announced and was expected to launch in most markets in late 2014. Instead, it will be part of LG’s 2015 line-up as a lower-cost model with webOS 1.0. It will be available in 65 and 77-inch sizes with Ultra HD.

EF9800
A flat 65-inch OLED TV with Ultra HD resolution and an external Harman Kardon soundbar. It also features webOS 2.0, improved anti-reflective coating and a deca-core processor.

EG9900
The is LG’s flagship OLED TV for 2015. It is a 77-inch Ultra HD model that has all the features of the other TVs. The unique twist here is that it is flexible so you can choose whether to use it as a flat or curved screen simply by pressing a button on the remote. This is most likely the same model that LG exhibited at CES last year but in 2015 you will be able to buy one.

Fonte: http://www.flatpanelshd.com/news.php?subaction=showfull&id=1420018164&newsletter&utm_source=MadMimi&utm_medium=email&utm_content=LG's 2015 OLED TVs leaked - Livestream the CES 2015 events - Vizio thinks curved TVs are stupid - The Interview makes more online&utm_campaign=20150104_m123851371_FlatpanesHD - CES 2015, 1&utm_term=newsletter_sub1_jpg
 
Back
Topo