1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock

Discussão em 'Overclock e Cooling - Dúvidas' iniciada por Mixgam, 19 de Abril de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 1028)

1. Mixgam

Mixgam
    Expand Collapse

Nunca fiz overclock nos computadores (cpu...) mas também porque só à bem pouco tempo é que me tenho interessado em melhorar o meu computador e tenho aos poucos entrado neste mundo.
    Gostava de saber como é que faço overclok e se é seguro e que precauções devo ter em relação à refrigeração do computador e do cooler do cpu, e que desvantagens trás.
    Estou a pensar fazer overclok neste processador Intel Core i5 2500 3.3GHz.

2. blackcupra

blackcupra
    Expand Collapse
    Power Member

Tas com azar, esse CPU não dá para fazer overclock

3. Mixgam

Mixgam
    Expand Collapse

E se for com o Intel Core i5 2500K (Unlocked) 3.3GHz já dá???

4. blackcupra

blackcupra
    Expand Collapse
    Power Member

Se for um K, sim dá

5. AlleyViper

AlleyViper
    Expand Collapse
    Power Member

O 2500 dá para overclockar desde que a board suporte, só que está limitado a uma ateração do Turbo até mais 400MHz por P-State que o default. O que na prática limita o CPU a 3.8GHz com 4 threads activas, e 4.1GHz apenas com uma (sem tocar no BCLK). Pelo menos na altura anunciaram isto.

6. Mixgam

Mixgam
    Expand Collapse

Pois eu não percebo muito deste assunto mas gostava de começar a perceber porque queria fazer overclock... Estas a dizer que se fizer overclok a 4.1GHz tenho apenas uma tread activa?! isso quer dizer que tenho apenas 1 thread a funcionar? e os cores?

7. AlleyViper

AlleyViper
    Expand Collapse
    Power Member

Não, o Turbo funciona como normal, só que overclockas o seu funcionamento até +400MHz. A velocidade máxima depende do número de threads/cores em uso a 100% no CPU com o Turbo activo, que o permitirá subir dos 3.3GHz máximos.
    Se só ocupares uma thread a 100%, o CPU poderá ir até 4.1GHz em vez dos 3.7GHz máximos num core (+400MHz), idem para os estados intermédios, e no caso da ocupação ser de 100% ás 4 threads (o pior cenário), ficará a também funcionar a 3.8GHz nos 4 cores em vez dos 3.4GHz com Turbo default (que já adicionam 100MHz aos 3.3GHz stock). Dá uma olhada no link que apontei antes.

8. Mixgam

Mixgam
    Expand Collapse

Hum. ok estou a perceber. E qual é o melhor desempenho: 4.1GHz com 1 thread ou os 3.8GHz com as 4 threads? Sempre ouvi dizer que um maior numero de cores melhor o desempenho dai a minha pergunta.

9. AlleyViper

AlleyViper
    Expand Collapse
    Power Member

Uma coisa nada tem a ver com a outra; não há escolha, são cenários de uso diferentes! Os 4 cores estão sempre activos, a diferença de velocidades em Turbo tem a ver com o número de cores usados a 100% pelo software em determinado momento! Com overclock se só tiveres 1 ocupado ao máximo atinges 4.1GHz nele, se tiveres os 4 ocupados só atinges 3.8GHz (e idem para 3 e 2 entre eles).

O Uso do Turbo sem ser overclockado (ie. sem esses +400MHz em cima) serve para que o consumo do processador seja semelhante em todos os casos, sendo o clock mais alto obtido quanto menos cores estiverem a trabalhar a 100%, para o consumo não disparar. Desta forma optimiza o uso do processador dentro de um alvo de consumo máximo, de outra forma, se tivesses uma única thread a correr num core ocupado a 100% e os outros 3 cores pouco ocupados, a performance seria mais baixa nesse programa porque não saíria dos 3.3 base em vez de subir para 3.7GHz..
    Imagina que tens um tecto de consumo que não ultrapasse muito 95W, e tens o CPU stock a 3.3GHz com o Turbo ligado. Se o software só te puxar por uma thread, o core que a está a correr sobe para 3.7GHz, enquanto que os outros ficam descansados a um clock baixo porque não estão a fazer nada que exija mais. Se o software puxar por 4 threads ao mesmo tempo, todos os cores sobem até 3.4GHz. Não o poderiam fazer todos para 3.7 porque senão o consumo disparava. Idem para 3 cores que sobem para 3.5, deixando um de molho, ou 2 ocupados a subir para 3.6GHz enquanto os outros 2 ficam a pastar.

Este overclock limitado (por não teres um série K) o que faz é permitir que estes saltos de Turbo feitos sobre os 3.3GHz base que correspondem a 3.4 (para 4 cores em uso), 3.5 (para 3 cores em uso), 3.6 (para 2 cores em uso) e 3.7 (para um core em uso) tenham ainda mais 400MHz em cima.

Com um série K bastava escolheres o multiplicador máximo simultâneo para os 4 cores independentemente do cenário de uso e sem limite imposto (i.e., sem depender do Turbo), que ficavas despachado.

Última edição: 19 de Abril de 2012
  10. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_
    Expand Collapse
    Power Member

ainda da para fazer um bom overclock nesse cpu...claro k n se compara ao atingido pela versao K...mas mm assim ja é melhor k nd... como te foi dioto anteriormente da para aumentares os valores do turbo se tiveres uma board decente... e dps podes sempre fazer oc usando o BCLK...mas ai o valor atingido ja depende da tolerancia n so do cpu como dos varios equipamentos k tenhas ligados a board, uma vez k altera a velocidade dos varios "buses" e das memorias, sendo estas ultimas normalmente as mais sensiveis a este tipo de oc... eu acho k es capaz de conseguir chegar pelo menos a um BCLK de 105...o k te permite atingir 4GHz nos 4 cores e 4,3 qd a usar so um.....mais do k isso provavelmente terás k baixar a velocidade das RAMs ou entao aumentar a latencia das mm.... é uma questao de ires testando com incrementos de 1MHz de cada vez no BCLK...e ver até onde consegues chegar....

isto td partindo do principio k tens uma board P67 ou z68...pk se for uma H67 podes eskecer alterar a velocidade do turbo....ai ficas limitado ao BCKL...o k por si so te iria dar um OC insignificante...

11. Mixgam

Mixgam
    Expand Collapse

Humm ja estou a perceber melhor.
    E como escolho uma motherboard indicada para fazer overclock?
    Eu vou comprar novos componentes para o meu computador (motherboard, porcessador e memorias). O processador ja sei qual vai ser (Intel Core i5 2500K (Unlocked) 3.3GHz) pois eu tinha pensado no i5 2500 normal. Agora não sei se devo ou não mudar a motherboard que tinha escolhido que era a Asrock Z77 Pro4 Intel Z77 SK1155.
    Em relação ás memórias tinham-me aconselhado Kingston DDR3 HyperX 2x4096MB 1600MHz Cas9 ou as CORSAIR KIT 8GB DDR3 1600MHZ VENGEANCE (CL9), as memórias também iram influenciar o overclok certo?

12. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_
    Expand Collapse
    Power Member

as z77 s boas para overclock!!! por em principio com essa board ja deves conseguir Bons OC desde k tenhas um bom cooler para manter fresco o cpu! acho k fazes bem em optar pelo 2500k...pois na maioria das vezes a diferença para o 2500 é de apenas 10 a 15€, diferença compensada prontamente com a elevada capacidade de OC deste ultimo. As memorias tb influenciam o OC, embora no caso da versao "k" ja n façam grande diferença, pois o OC pode ser feito sem mexer no BCLK, logo sem ter k alterar a velocidade original das RAMs...entre essas duas eu tenho preferencia pelas corsair, mas s ambas boas... da uma vista de olhos tb as memorias da GSKill, k costumam ter preços bastante bons para a performance k oferecem.

13. AlleyViper

AlleyViper
    Expand Collapse
    Power Member

(_SkyWaLKeR_ eu nem insisti no BCLK, dado o OP estar pouco familiarizado com os termos, e algum risco de instabilidade que isso acarta)

Ah ok, pensava que já tinhas comprado o CPU e agora estivesses a tentar perceber como fazer OC, visto não ser um série K. Else, teria antes escrito "compra um série K e pronto." em vez de me estar a alongar :D.
    Assim fica mais fácil com o PC montado de raiz para um objectivo de OC, onde são aplicadas algumas das sugestões já dadas. O melhor mesmo é fazeres uma thread no outro fórum de configurações e preencheres o questionário.

Partilhar esta Página