[Partilha de vídeos - CMS ou portal de raíz?]

cs.oyen

Power Member
Viva pessoal,

Estou com umas dúvidas relativas a um projecto que pretendo iniciar dentro de umas semanas, porém a área técnica do projecto em questão ultrapassa-me, até porque não é a minha área de formação.

O "prospecto" do projecto em linhas muito gerais é:

- Ter online um portal de partilha de vídeos;
- Destinado a um público específico (que faz o upload);
- Pode ser visto por todos;

Em termos muito gerais é isto.

Porém existem vários problemas/entraves, um deles é o capital necessário para pôr isto a funcionar como planeado.

Pelo que pude apurar, criar de raíz um projecto destes fica "caro" do ponto de vista do número de pessoas que terei que contratar para desenvolver o produto.

Portanto terei que canalizar os valores disponíveis de modo a optimizar todos os gastos inerentes.

As questões que vos queria colocar seriam:

- É possível, usar um CMS (mesmo que pago) para este tipo de projectos?;

- A nível de servidor, recomendam um VPS ou um servidor dedicado?;

- A nível de backups, teriam que ser incrementais porém este ponto é muito importante, pois não posso de modo algum perder qualquer dado dos clientes do serviço, daí questionar se é possível para além dos backups automáticos que X empresa vende ao cliente, ser possível através de outro serviço de outra empresa fazer também backups?;

- A nível de segurança do serviço, para além dos serviços que são fornecidos pela empresa que fornece o hosting (firewall) como poderei proceder de modo a garantir a máxima segurança (refiro-me não a acontecimentos que geram perdas de modo não intencional, isto é, como proteger o serviço de ataques como a eliminação das BD ou de sobrecarregamento intencional do servidor?);

- Qual a melhor empresa que me poderá oferecer estes serviços (custo/benefício)?

No que diz respeito ao funcionamento técnico do portal:

- No caso de usar um CMS, é passível de fazer uso de filtros nos vídeos que são enviados de um modo automatizado, sem ter que haver alguém a decidir o que pode ser posto online e o que não pode. Sei que é uma questão complexa, até porque há demasiadas coisas que, partindo do princípio que haja algum projecto automatizado, este pode não conseguir detectar;

- Como isto está projetado para ser usado também em dispositivos móveis, os vídeos podem ser convertidos para algo mais universal (HTML5), como o YouTube está a implementar?;

A nível legal:

- Sei que uma ideia não é passível de ser patenteada, mas existe alguma coisa que possa fazer para proteger o investimento feito?


-----


A parte de criação da empresa que fornece o serviço está a ser processada, bem como a marca.

Sou basicamente eu que tenho que fazer o invetimento inicial e a manutenção a curto prazo.

Tenho também uma entidade institucional que demonstrou interesse em participar/financiar o projecto através da compra de uma percentagem da empresa que detém o serviço, porém para esse investimento ser feito tenho que começar sob minha responsabilidade isto tudo e, dependendo dos utilizadores do serviço que tenha poderá ou não haver investimento externo.

O grande problema é mesmo o €€€ visto que não tenho verbas ilimitadas tenho que conseguir fazer a melhor gestão possível, com os recursos que disponho.

A intenção não é fazer isto sozinho, tenho que fazer algumas contratações de pessoal.

Estou bastante determinado em prosseguir este projecto mas preciso de umas orientações, se me puderem ajudar agradecia imenso.

Tenho uma última questão, de modo a poder amortizar algum do investimento aconselham a utilização de publicidade no serviço, ou isso iria afastar os potenciais visistantes?

Desde já obrigado!
 
Respondo ao que consigo:

- É possível, usar um CMS (mesmo que pago) para este tipo de projectos?;
sim

[...]para além dos backups automáticos que X empresa vende ao cliente, ser possível através de outro serviço de outra empresa fazer também backups?;
a maior parte dos CMS têm um módulo de backups próprios. Os mais populares como o Joomla têm muitos addons (pagos ou não) que permitem todo o género de backups.

[...]como proteger o serviço de ataques como a eliminação das BD ou de sobrecarregamento intencional do servidor?
A primeira parte está a teu encargo, se usares um cms bastante popular é um risco que corres. Se mantiveres tudo actualizado não deverás ter problemas. A 2ª parte está a cargo do hosting, depende de onde fica alojado.

- Qual a melhor empresa que me poderá oferecer estes serviços (custo/benefício)?
Para o alojamento vê no tópico dos webhosts, poderás ter que consultar algumas empresas para expôres a tua situação. Um site deste género não só ocupa muita largura de banda como precisarás de bastante espaço em disco.

- mas existe alguma coisa que possa fazer para proteger o investimento feito?
Proteger o conteúdo, ou o conceito que estás a desenvolver ? Há sempre forma de gravar os vídeos, estejam lá eles em que formato estiverem. O conceito já existe há algum tempo, pelo que não estou a ver o que possas fazer.

- No caso de usar um CMS, é passível de fazer uso de filtros nos vídeos que são enviados de um modo automatizado.
Desconheço, mas mesmo que houvesse, justificava-se adquirir essa tecnologia? Ou desenvolvê-la de raiz? Nesta fase? Provavelmente não, mas...


 
[/QUOTE]

Respondo ao que consigo:

- É possível, usar um CMS (mesmo que pago) para este tipo de projectos?;
sim

[...]para além dos backups automáticos que X empresa vende ao cliente, ser possível através de outro serviço de outra empresa fazer também backups?;
a maior parte dos CMS têm um módulo de backups próprios. Os mais populares como o Joomla têm muitos addons (pagos ou não) que permitem todo o género de backups.

[...]como proteger o serviço de ataques como a eliminação das BD ou de sobrecarregamento intencional do servidor?
A primeira parte está a teu encargo, se usares um cms bastante popular é um risco que corres. Se mantiveres tudo actualizado não deverás ter problemas. A 2ª parte está a cargo do hosting, depende de onde fica alojado.

- Qual a melhor empresa que me poderá oferecer estes serviços (custo/benefício)?
Para o alojamento vê no tópico dos webhosts, poderás ter que consultar algumas empresas para expôres a tua situação. Um site deste género não só ocupa muita largura de banda como precisarás de bastante espaço em disco.

- mas existe alguma coisa que possa fazer para proteger o investimento feito?
Proteger o conteúdo, ou o conceito que estás a desenvolver ? Há sempre forma de gravar os vídeos, estejam lá eles em que formato estiverem. O conceito já existe há algum tempo, pelo que não estou a ver o que possas fazer.

- No caso de usar um CMS, é passível de fazer uso de filtros nos vídeos que são enviados de um modo automatizado.
Desconheço, mas mesmo que houvesse, justificava-se adquirir essa tecnologia? Ou desenvolvê-la de raiz? Nesta fase? Provavelmente não, mas...



Desde já muito obrigado pela ajuda!

Quanto ao espaço em disco, sim é verdade. Porém como atinge um público específico nos uploads e tendo em conta o que é o projecto a duração do vídeo terá um valor máximo do género 5min...

Quanto ao proteger o investimento, passo a explicar o que queria dizer, o conteúdo que é enviado é uma maneira de X user atingir um objectivo. Sim, a partilha de vídeos não é propriamente uma coisa nova , eu sei disso, o funcionamento do portal em si também não é nada de muito divergente do que se considera atualmente partilha de media, a questão é que a ideia por trás de todo o projecto é "nova" não há no mercado nada que tenha os mesmos contornos deste projecto. A partir daí não há forma de proteger não o conteúdo mas a "ideia" por trás disso?

Quanto ao filtro de selecção dos vídeos, a maior preocupação é que existam pessoas a fazer envios de conteúdos protegidos ou susceptíveis de ferir sensibilidades, não queria arriscar a ter esse tipo de conteúdos visível, poderiam haver processos legais.
 
Última edição:
Nem é tanto pelo espaço ocupado em disco, mas tens consciencia do tráfego que um site de videos?

É enorme quando pensamos no tráfego gerado por um portal tal com o YouTube...

Mas neste caso isso depende dos visitantes que irão aceder e visualizar, daí a escabilidade da rede ser bastante importante neste caso.
 
Back
Topo