[HDTV] Plasmas Panasonic 2013

Bem, finalmente decidi encher-me de coragem e calibrar a minha VT60. Com o meu calibrador de Monitores e um programa Free consegui ajustar todos os parâmetros da minha VT60 para os valores de referencia, somente o Gama ficou um pouco desviados, mas ainda assim dentro dos limites.

Tenho a dizer que fiquei bastante admirado, os valores (pelo menos no THX Cinema) não estavam muito desviados de origem (tirando o Magenta que estava bastante elevado).

Resultado Final? Parece uma TV nova. Os filmes ganharam uma nova vida e os jogos nem se fala. Os detalhes nas baixas luzes estão agora mais definidos que nunca e a imagem mais mais real.

Confesso que não esperava um resultado tão relevante, ainda para mais quando vi que as alterações estavam a ser mínimas. Mas no final, pulando entre o modo calibrado e os restantes, a diferença é notória.

Aviso desde já que não há 2 TV's iguais, e o tempo de desgaste também influencia. Pelo que o facto de me pedirem os meus valores (que posso dar na mesma), não irá ser muito útil para outros casos. Pessoalmente acho que devem ficar melhor servidos com o THX Cinema, que com parâmetros de outra TV.

Quem tiver a "sorte" de ter um calibrador de monitores (como o i1 Display Pro) e quiser umas luzes do caminho a seguir, diga, pois de facto vale a pena, embora seja um processo muito penoso (um dia inteiro de volta deste assunto)

Cumprimentos
Soloam
 
boas,

após ter feito esta ultima actualização fiquei sem acesso a leitura de filmes com a extensão .mkv, aparece a mensagem de ficheiro não suportado....e dantes lia na boa......acho uma autentica porcaria isto, se alguém souber de alguma forma pôr como estava ou como alterar esta situação diga pff.

cumps
 
Olá boa tarde,

Estou a ponderar adquirir uma tv nova, isto porque, tenho um plasma de 2013, 42ST60 (comprei-a depois de varias pesquisas e com a ajuda da opinião de membros do forum), estou a 2-2.5m da tv e sinto-a pequena. Comprei a de 42" porque não fui capaz de esperar mais tempo, queria ter logo uma tv para substituir a CRT da sala; se tivesse esperado, poderia comprar logo uma de 55" ou 60" (uma VT60 ou mesmo a ZT60). Estou de mãos atadas porque agora enchem-nos de 4K (não sei por onde escolher), mesmo sabendo que não existem (ainda) conteúdos para tal tecnologia; queria uma tv Plasma mas já não se comercializa (e havendo, estão com preços inflacionados). Gostava de saber opiniões sobre as novas tvs do mercado e quais seriam as melhores opções para substituir o Plasma de 42" para uma tv de 50"/55"/60".

Obrigado

Pontos:
Filmes Bluray
Concertos Bluray
Games PS4
tv com box SD/HD
Distancia 2-2.5 metros
Orçamento até 2000€
 
vai ser melhor criares um tópico novo... Não vai ser facil superar a qualidade dessa ST, com que existe agora no mercado, ainda por cima num tamanho maior..
 
Se não interessa ir no comboio do 4K para já, para alguém habituado ao excelente contraste dos plasmas e para esse tamanho (55"), eu sugeria um OLED LG 55EC930V que já se consegue por pouco mais de 2000€.
 
Eu continuo a sentir que para 2,5m as 50" que tenho são o ideal (50VT65, modelo britânico da VT60). Daquilo que eu tenho visto nada supera ou iguala um plasma calibrado, por isso o melhor é mesmo abrires um tópico novo porque quem tem estes plasmas de 2013 só vai estar a trocar daqui a muito tempo.
 
OLED 55LG930V já bate a VT60...È só pesquisares as reviews nos sites especializados e chegares às tuas conclusões... OLED all the way
Objectivamente não, não bate.

Para já, a LG não tem software para guiar o hardware/telas que fabrica, está tudo à espera que a Panasonic, Sony ou outra marca decente lhes comece a comprar as telas. Já se falou muito nisso e vai-se continuar a falar até acontecer porque a LG simplesmente não investiu NADA em acompanhar as tendencias nos ultimos anos. São consistentemente uns dos piores, e só não o são nos OLED's porque compraram as patentes (não as inventaram) do único método actualmente viável para TV's.

O OLED da LG não é OLED convencional e o teóricamente ideal, é WOLED-CF. White OLED com color filters em cima, isto é "bom" porque elimina o problema do LED azul durar 14 mil horas para a meia vida, estipulando a vida útil das telas em 30 mil horas "reais" (valor ainda assim baixo); e tem limitações porque... Se o caminho é Self-Emitting ou seja as cores dos subpixeis serem reais (e quer-se que seja há muitos anos, LCD foi um desvio e é um beco sem saída), então o WOLED da LG não é Self-Emitting, é branco com uma layer em cima, tipo as lampadas dos piscas do teu carro.

O problema? Intensidade e o que isso significa para a calibração; LCD tecnicamente também é um overlay colorido... E é esse o problema dele, sempre foi, mete muita luz a passar e claro que as cores não se aguentam, porque a luz base não é daquela cor, é branca. WOLED acaba por ser um híbrido, não é o Dom Sebastião.

Plasma tinha considerações energéticas mas se as retirasses (e os grade profissional não as tinham, gastavam é 600W @ 65") então tinhas coisas calibráveis a 160 cd/m^2, eram self emitting de forma que... Vermelho puro é vermelho, não é? Logo, calibrável, não oscilável, brutal.

As Samsung F8500 consumer sendo um caso disso também, calibráveis a niveis tão altos que lhes chamavam o "Plasma OLED" (OLED, não WOLED-CF). LCD's podem dar muita luz, mas não são calibráveis/fiáveis acima de um valor muito inferior ao throughput máximo que debitam, certamente nunca acima de 120 cd/m^2, e estou a ser (muito) simpático.

OLED real é calibrável a... Digamos que se não fosse as limitações de vida útil (meter um LED a debitar algo nas linhas de "superLED" amputa-lhe a vida útil) o céu era o limite. WOLED? É pá, não, tem limites bastante óbvios é certamente melhor que LCD, já melhor que plasma... Em motion não é, uniformidade não, color accuracy? Grande lol nessa - porque não é self-emitting real e plasma era.

É uma boa solução em 2015 e se a Panasonic com as AX800 e AX900 e telas LCD fez o que fez com estas fazia algo ainda melhor. Mas não, uma LG OLED não bate um bom Plasma num monte de coisas importantes e há muitos sitios onde é simplesmente uma televisão LG, e isso é horroroso.
 
I_Eat_All , então porque os grandes reviewers dizem o contrário ?
Quais grandes reviewers?

Para começar, podes ter muitos sites de análises, mas não tens muitos que saibam do que estão a falar. Segundo, muitos usam stock cedido que devolvem no momento em que terminam a análise. Logo... Como comparas algo que já não tens com algo que tens emprestado?

Tabelas no excel? fantástico (e isso já era ser profissional face à alternativa de efeito placedo e bora escrever 3 parágrafos). E mesmo a poderes comparar lado a lado há muita gente na industria que não sabe o que procurar ou romanceia as conclusões

Uma das únicas reviews sérias da 960, por exemplo:

(...) plasmas (albeit now defunct) and some LED LCD televisions still have the upper hand in motion clarity, near-black uniformity, and colour accuracy across the entire luminance range.
http://www.hdtvtest.co.uk/news/55eg960v-201504224046.htm

Na conclusão.

Ninguém está a dizer que é uma "péssima TV" (apesar de comprar algo televisão LG caro ser o equivalente a comprar um Fiat topo de gama, é Fiat na mesma e o "problema" ali não é o motor), num mercado que foi estupidificado com falta de opções, a LG conseguiu comprar as patentes todas de uma tecnologia e os competidores deixaram... Não deixa de ser uma opção. E é melhor do que nada, como disse, queremos é essas telas fora das mãos da LG (vendidas a terceiros), porque eles não as sabem usar, é manifestamente óbvio apesar de finalmente terem começado a investir de novo no negócio das televisões ao tê-las, a LG não dava uma para a caixa há muitos, muitos anos (desde o final dos topos de gama full array IPS), basta dizer que de LCD's só fazem e vendem IPS, não é televisão para ver cinema. Mas... Podiam ter feito algo como a AX900 da Panasonic que aliás usa tela IPS da LG só que... Acertaste, não sabem.


WOLED-CF no papel era a ultima esperança deles em serem relevantes para o mercado e com exclusividade das patentes vão conseguir (e felizmente para eles estão mais que disponiveis para o negócio de vender telas a third party's). Mas é importante salientar que isso não vem a custo de mérito, eles nem inventaram a tecnologia que estão a usar nem estão a surpreender na implementação/soluções engenhosas. Acontece é que estão a explorar com exclusividade o único método viável em 2015.

Não há tecnologias perfeitas, plasma não era, OLED puro no que toca a "motion clarity" sem um driver de compensação terá performance mais semelhante a um LCD que um plasma; isto significa inerentemente pior. Com compensação tens LCD's com "motion clarity" de 1080 linhas ou 2160 linhas (dependendo ser 1080p ou 4K). Numa televisão LG já sorte de haver algum motion compensation, mas vais-te ficar pelas 600 linhas. Para quem vem de plasma é uns quantos passos atrás. E com isso desligado é 300 linhas, não é inspirador, não.

É uma pena porque um dos principais problemas da abordagem atenuante nos LCD's encontra limitações no ghosting das telas com os melhores LCD's a terem 10/12 ms de ghosting time. Em algo OLED o ghosting time é 1/2 ms. Mesmo em Plasma era 6 ms. Isto permite muito strobbing, mas a LG não tem o knowhow.

Podiamos abordar muito mais mas vou só dizer que, Sony ou Panasonic com estas telas num topo de gama tornavam a comparação com uma VT60 uma mera curiosidade (não a humilhavam na maior parte dos cenários mas porque haverias de olhar para trás para uma coisa que já não se fabrica?), só havia três sitios onde a hipotética televisão podia ser (ligeiramente) pior, motion, uniformidade e color accuracy (reitero, WOLED-CF não é puramente self-emitting) e iria ganhar noutros que são as vantagens da tecnologia que onde a LG já está.

Mas neste caso não, alguém que troque uma ST60/VT60 ou mesmo uma Samsung F8500 por um OLED LG só pode ser maluco.

Não estou a dizer nada de transcendental aqui. Num mercado sem opções as opções são valorizadas/vangloriadas porque não há termo de comparação. O problema aqui é que, não obstante de tudo o que possa ser dito, num todo as implementações com que a LG nos presenteou até agora sofreram todas falta de classe, toda a gente sabe que podes fazer muito mais com aquelas telas.
 
Última edição:
IAL,

Concordo contigo em alguns pontos mas não em todos ;)

Para já, a LG não tem software para guiar o hardware/telas que fabrica, está tudo à espera que a Panasonic, Sony ou outra marca decente lhes comece a comprar as telas. Já se falou muito nisso e vai-se continuar a falar até acontecer porque a LG simplesmente não investiu NADA em acompanhar as tendencias nos ultimos anos. São consistentemente uns dos piores, e só não o são nos OLED's porque compraram as patentes (não as inventaram) do único método actualmente viável para TV's.

O OLED da LG não é OLED convencional e o teóricamente ideal, é WOLED-CF. White OLED com color filters em cima, isto é "bom" porque elimina o problema do LED azul durar 14 mil horas para a meia vida, estipulando a vida útil das telas em 30 mil horas "reais" (valor ainda assim baixo); e tem limitações porque... Se o caminho é Self-Emitting ou seja as cores dos subpixeis serem reais (e quer-se que seja há muitos anos, LCD foi um desvio e é um beco sem saída), então o WOLED da LG não é Self-Emitting, é branco com uma layer em cima, tipo as lampadas dos piscas do teu carro.

Concordo, mas as 30 mil horas são estimativas, não são "reais" (ninguém sabe mesmo ao certo quanto tempo dura) e mesmo que sejam apenas 10 mil horas estamos a falar de um tempo de vida médio de cerca de 3h/dia durante 10 anos. Para mim, essa é uma falsa questão. Se a minha durar apenas 5 anos, fez o que tinha a fazer e até lhe faço o enterro com uma vénia :)

Mas, afirmares que o WOLED não é self-emitting....bem...não te esqueças que cada pixel é realmente emissor, existem 1920x1080 pixels independentes, mesmo com o overlay de cor em cima. Isso coloca, quanto a mim, o OLED na categoria de Self-Emitting ;)

O problema? Intensidade e o que isso significa para a calibração; LCD tecnicamente também é um overlay colorido... E é esse o problema dele, sempre foi, mete muita luz a passar e claro que as cores não se aguentam, porque a luz base não é daquela cor, é branca. WOLED acaba por ser um híbrido, não é o Dom Sebastião.

Plasma tinha considerações energéticas mas se as retirasses (e os grade profissional não as tinham, gastavam é 600W @ 65") então tinhas coisas calibráveis a 160 cd/m^2, eram self emitting de forma que... Vermelho puro é vermelho, não é? Logo, calibrável, não oscilável, brutal.

Não percebo o teu argumento sobre a quantidade de luz. Na 930 consegues obter 270/280 cd/m2 sem grande esforço e as cores, depois de calibrado o greyscale, ajustam-se muito bem no Rec709. Apenas o Azul é um pouco sub-saturado. Todas as outras consegues um erro à volta de 1 a 2 dE sem mexeres no CMS. Não noto nenhuma oscilação nem grandes variações nas cores com o tempo e quase todas as semanas faço medições e ando de volta dela.

Eu tenho um profile na minha com os 100% em 220cd/m2, porque ao contrário do que se passa com outras tecnologias, a 930 até tem tendência a melhorar o balanço dos brancos com uma maior luminancia.

Não existe nenhum problema com a intensidade ou com a calibração dela (tirando os controlos, que são uma nódoa).

Já agora, as Panasonic de grade profissional para além das considerações energéticas tinham piores pretos que as de consumo...

As Samsung F8500 consumer sendo um caso disso também, calibráveis a niveis tão altos que lhes chamavam o "Plasma OLED" (OLED, não WOLED-CF). LCD's podem dar muita luz, mas não são calibráveis/fiáveis acima de um valor muito inferior ao throughput máximo que debitam, certamente nunca acima de 120 cd/m^2, e estou a ser (muito) simpático.

A F8500 não chega aos níveis de luminancia que o OLED chega. Consegues fazer os 120cd/m2 e tudo bem. São bons plasmas, mas os pretos não são pretos ao nível do (W)OLED...

OLED real é calibrável a... Digamos que se não fosse as limitações de vida útil (meter um LED a debitar algo nas linhas de "superLED" amputa-lhe a vida útil) o céu era o limite. WOLED? É pá, não, tem limites bastante óbvios é certamente melhor que LCD, já melhor que plasma... Em motion não é, uniformidade não, color accuracy? Grande lol nessa - porque não é self-emitting real e plasma era.

Como já disse, com o WOLED consegues fazer facilmente acima dos 250cd/m2...mantendo o preto nos 0 cd/m2 reais. A minha tem um profile calibrado (e que uso) nos 220cd/m2 e o que é impressionante é que não se nota nenhum tipo de cansaço ocular nem imagens super brilhantes, porque o ABL controla o luminosidade máxima que é emitida a cada momento. Em cenas luminosas em áreas pequenas os 220 estão lá e notam-se, em cenas luminosas em areas maiores o ABL reduz automaticamente para valores "normais". A experiência resultante é imagens com bastante impacto com um contraste espectacular.

Em nenhum plasma tens algo semelhante...um plasma não atinge o mesmo nível de luminancia que o WOLED (ou o OLED das Samsung ou da Sony) permite, nem possui um nível de preto igual.

Na uniformidade, concordo, abaixo de IRE15 há alguns problemas. Acima disso tens muito boa uniformidade. No motion, depois de resolvidos os problemas iniciais, não há ninguém que se queixe (eu não me consigo queixar, mesmo que tente) e uso o TruMotion a Off. O que há é a diferença entre Sample&Hold e PWM e utilizadores que estão mais habituados a uma e a outra. Quem está habituado ao PWM nota uma grande diferença, não há qualquer dúvida. E eu não tenho dúvidas que tecnologicamente o PWM é melhor que o S&H. Mas daí até se poder dizer que isso faz toda a diferença e que o motion é "problemático" vai uma grande distancia...

Color Accuracy?

Bem..não tenho comigo aqui um relatório melhor, mas vê este de uma sessão antiga que tenho aqui no PC: https://drive.google.com/open?id=0B2cOXeCV6KG2V2t2ZnhGQWhxaFk

É de apenas 26 pontos, mas tem um average de 0.53 dE2000 e um máximo de 1.4 dE2000.

O que achas relativamente a Accuracy ? serve ? ;)

A 930, depois de calibrada, tem das melhores cores que eu já vi.

É uma boa solução em 2015 e se a Panasonic com as AX800 e AX900 e telas LCD fez o que fez com estas fazia algo ainda melhor. Mas não, uma LG OLED não bate um bom Plasma num monte de coisas importantes e há muitos sitios onde é simplesmente uma televisão LG, e isso é horroroso.

Eu não vou discutir isso contigo. Opiniões todos têm e essa é a tua. E até concordo contigo que em muita coisa a LG precisa de melhorar. Queixo-me todos os dias da forma como os controlos de calibração por exemplo estão feitos. Mas neste momento, a minha opinião é, e não tenho grandes dúvidas em o afirmar, é que estas LG OLED com todos os problemas que possam ter (que têm), são a melhor opção que estão no mercado e para muitos profissionais que as compararam com ZT e Kuros, acham inclusive que as OLED eram melhores do que essas.

É fútil a comparação. Mas dos plasmas que eu conheço e experimentei, não trocava nenhum pela minha.

:)
 
Última edição:
Vou atalhar porque isto só se vai tornar uma discussão de umbigos
Concordo, mas as 30 mil horas são estimativas, não são "reais" (ninguém sabe mesmo ao certo quanto tempo dura) (...)
Errado. No que toca a LED's além de todos os calculos de atenuação que possam ser feitos (que era como se chegava às estimativas de vida útil dos plasmas sem esperar anos para ver como a fórmula revista do fósforo se portava) há todos os dados para precisar o tempo de vida útil da tecnologia, de facto é precisável matemáticamente, eu que o diga que já tive de usar essas fórmulas para algo que nada tinha a ver com televisões.

Estamos mesmo a falar de 30 mil horas para meia vida, não há surpresas aí. Ou melhor surpresas que houver é para menos, tal como nos plasmas era, diga-se, em 30 mil horas é provavel que haja outra avaria qualquer e avarias podem estragar componentes reduzir-lhes a vida útil ou no advento de continuarem assim, não diagnomesticado aumentar o stress durante periodos prolongados.

E é por isso que queres a margem de cagaço, ninguém compra uma televisão a pensar que ela vai durar 100.000 horas mesmo que seja esse o rating da tela.
Mas, afirmares que o WOLED não é self-emitting....bem...não te esqueças que cada pixel é realmente emissor, existem 1920x1080 pixels independentes, mesmo com o overlay de cor em cima. Isso coloca, quanto a mim, o OLED na categoria de Self-Emitting ;)
Mas eu não disse que não era. WOLED-CF é "self-emitting" só que é self emitting de luz branca com um color filter, isso significa que não é tão self emitting como CRT, plasma e OLED que emitem as cores directas.

E o overlay de cor, implica limitações e desvios que podem ser imperceptiveis na intensidade para qual a tela foi desenhada mas caso a aumentes ou diminuas muito... aumentam essas implicações ou desvios. Isto é uma constatação, podia até ser só marginalmente pior, mas é pior.

Não é a solução ideal, não é melhor que OLED "real" e tecnologias self-emitting puras. É um hibrido, e é o que é possivel fazer hoje em OLED de forma racional. Nada de mal nisso, mas é um ponto de vantagem para Plasma na mesma, se dizer que é um ponto para os plasmas te faz confusão pode-se dizer antes que é um ponto para os CRT's também. :P

Ao dizer isto ninguém está a dizer que CRT bate OLED da LG, obviamente.
Não percebo o teu argumento sobre a quantidade de luz.
Também tens LCD's a debitar 400 cd/m^2, não é a intensidade no papel que interessa, é o que consegues fazer com ela.

Os 270/280 cd/m^2 que falas só serão realistas nas situações de pico onde a imagem seja escura/tenha menos predominancia de brancos (que é quando os 3 subpixeis estão a ser consistentemente usados e o driver dá o lenho no abastecimento), mesmo os 220 cd/m^2 são demais. E não há problema nenhum nisso.

São luminosos, mais luminosos que plasma que são televisão de man-cave... Mas duvido que se fores a medir os erros delta nesses modos super luminosos tenhas algo pristino; muito melhor que ter um LCD com backlight nivel 1500, mas nada como um OLED puro teóricamente pode fazer, mas não faz porque estaria a fritar o LED azul.
Já agora, as Panasonic de grade profissional para além das considerações energéticas tinham piores pretos que as de consumo...
Claro que não, mas por razões diferentes das que imaginas. Os paineis profissionais Panasonic tinham muito menos camadas/graus de gradação.

Originalmente os melhores pretos na tecnologia plasma foram praticamente acidentais, um byproduct de tentar solucionar o false dynamic contouring e aumentar as gradações.

A gama profissional tinha telas de 105 polegadas e a falta de limitações energéticas significava que provavelmente os querias para ambiente iluminado pelo que não seria um problema.
A F8500 não chega aos níveis de luminancia que o OLED chega. Consegues fazer os 120cd/m2 e tudo bem. São bons plasmas, mas os pretos não são pretos ao nível do (W)OLED...
Fazes mais, se mexeres no gama consegues calibrá-la a 160 cd/m^2.

E referente aos pretos, nem os da VT60 ou da Kuro 9.5. É impossivel competir aí quando no caso do OLED esses pixeis, quando a debitar preto absoluto estão desligados.
Na uniformidade, concordo, abaixo de IRE15 há alguns problemas.
A uniformidade, ou falta dela nos OLED's como os pixeis se desligam manifesta-se na sua forma mais observável de forma diferente, não é nos pretos que se vai notar mas estará presente é nas cores sólidas. O problema é que é mais dificil de ver do que em fundo preto iluminado.

Mas está lá, e numa televisão que é cara é um argumento contra. Ainda por cima se foi uma decisão peregrina da empresa em meter mais stress na tela para ter um bezel mais pequeno e menos espessura.
No motion, depois de resolvidos os problemas iniciais, não há ninguém que se queixe (eu não me consigo queixar, mesmo que tente) e uso o TruMotion a Off. O que há é a diferença entre Sample&Hold e PWM e utilizadores que estão mais habituados a uma e a outra. Quem está habituado ao PWM nota uma grande diferença, não há qualquer dúvida. E eu não tenho dúvidas que tecnologicamente o PWM é melhor que o S&H. Mas daí até se poder dizer que isso faz toda a diferença e que o motion é "problemático" vai uma grande distancia...
Disseste tudo mas discordamos.

Motion é pior, e esta tela poderia fazer PWM tipo um cão a perseguir a cauda (raios, podia fazê-lo a 480 Hz) mas não faz, e quando a televisão é cara e estamos em 2015... Eu diria que devia, 300 linhas de motion resolution, ou mesmo 600 com trumotion não são algo elogiável para mim.

E para quem está habituado a ter 1080 linhas de refresh grátis e sem concessões (plasma) pior é.

É a grande vantagem que plasma retém até sobre OLED "puro" mal guiado mesmo quando este estiver maduro, só que felizmente há formas de dar a volta a isso, e deve ser feito.
Color Accuracy?

Bem..não tenho comigo aqui um relatório melhor, mas vê este de uma sessão antiga que tenho aqui no PC: https://drive.google.com/open?id=0B2cOXeCV6KG2V2t2ZnhGQWhxaFk

É de apenas 26 pontos, mas tem um average de 0.53 dE2000 e um máximo de 1.4 dE2000.

O que achas relativamente a Accuracy ? serve ? ;)
Depois leio de qualquer maneira as criticas de color accuracy ainda não tão boa como plasma não são minhas. Mas se me perguntares porquê provavelmente advém da história dos color filters, não há como não ter um custo fora dos percentis previstos e provavelmente até nesses.

A ir pelo que dizes, não é mau mas há melhor e estamos a falar do melhor, mesmo que no caso de erros delta seja um ideal idilico, eu não noto diferença de 1.4 delta errors a olho.

Nota também que Rec709 não é o único standard, podiamos dar uma olhada a standards com universos de cor mais largos como o DCI que é o standards do cinema.
Eu não vou discutir isso contigo. Opiniões todos têm e essa é a tua. E até concordo contigo que em muita coisa a LG precisa de melhorar. Queixo-me todos os dias da forma como os controlos de calibração por exemplo estão feitos. Mas neste momento, a minha opinião é, e não tenho grandes dúvidas em o afirmar, é que estas LG OLED com todos os problemas que possam ter (que têm), são a melhor opção que estão no mercado e para muitos profissionais que as compararam com ZT e Kuros, acham inclusive que as OLED eram melhores do que essas.
Pois, para mim comparar e dizer que é melhor, sendo LG... Dificilmente.

Uma televisão não é só tela, é tela e chassis, e como temos estado a discutir, o "chassis" ou o que a implementação da LG permite fazer da tela, se me perguntares a mim... É pobre. Vendam as telas, que sim, são boas. A quem as sabe usar se faz favor.

Mais facilmente comprava uma AX900 do que uma televisão OLED LG, chassis óptimo que faz a tela esmurrar acima do seu peso, versus... tela state-of-the-art guiada por um chassis mediano.
 
Não há qualquer "discussão de umbigos"...até porque honestamente não tenho pachorra para discussões deste género de quem tem o dito maior. São fúteis e levam a muito pouco, mas percebo os teus argumentos e não os coloco em causa. Aceito, e nem tenho dúvidas, que a LG embora faça o melhor que pode/sabe ainda está a alguma distancia do know-how que outras marcas têm. Eu bem sei a qualidade da LG no LCD....

Mas não podes esquecer também que a LG está na 3ª geração de OLED...quantas tiveram os plasmas? nove, dez? Se há uma coisa que eu consigo dizer bem da LG é que até se tem esforçado para melhorar o produto. É notória a evolução (via firmware) na 930 desde as primeiras versões. Em alguns upgrades foi uma diferença quase da noite para o dia. Inclusive, até foi recentemente anunciado que ainda este ano a 930 irá levar com um outro major upgrade via firmware. Conto que não seja apenas questões estéticas ou "nice to have features". Poucos modelos de outras marcas vejo a fazerem semelhante.

Há ainda um bom caminho a percorrer no OLED, mas mesmo no seu estado actual com todas os problemas que têm, e posso falar com conhecimento de causa porque nunca chafurdei tanto numa TV como esta e considero que até sei onde e o que procurar, no final do dia, o que importa é o que tens à frente e como vês os conteúdos. Pouco te importas se é self-emitting "pura" ou não, se dura as 30 mil horas ou 10 mil, se o motion é a 300 a 600 ou 1080, etc....No final do dia, quando te sentas a ver alguma coisa queres é ser "bem tratado" e saberes que estás a ver algo muito próximo daquilo que o realizador fez.

É aí que entra as calibrações, os delta errors e os milhares de testes que podemos fazer para ter uma melhor certeza do que temos. Fiz testes de 15 mil patches de cores na minha 930, duraram mais de 9 horas a fazer. Sei onde estão os problemas de "Color Accuracy" que muitos se referem e também sei que é possível minimizá-los e o que referes relativamente ao "chassis" vs "painel" é a pura verdade. Mas há formas de contornar esses aspecto.

Para concluir, tudo o que te posso dizer, e é essencialmente a minha opinião, embora seja partilhada por muitos profissionais na área, é que estes modelos OLED da LG conseguem realmente e na prática proporcionar uma qualidade na reprodução de conteúdos de alta qualidade (blu-ray) melhor do que o resto da concorrência (no SD já não é bem assim). Mas onde eu dou maior importância a alguns aspectos, outros dão em outros e isso não tem mal nenhum.
 
Não há qualquer "discussão de umbigos"...até porque honestamente não tenho pachorra para discussões deste género de quem tem o dito maior. São fúteis e levam a muito pouco, mas percebo os teus argumentos e não os coloco em causa. Aceito, e nem tenho dúvidas, que a LG embora faça o melhor que pode/sabe ainda está a alguma distancia do know-how que outras marcas têm. Eu bem sei a qualidade da LG no LCD....
Estamos 100% na mesma página aí.

Ontem respondi depois de ter um turno de 10 horas mais uma hora e tal para chegar a casa, o tom inaugural confesso que nem me apercebi mas fica mal. Não houve nem está a haver discussão de umbigos e agradeço-te por isso. Concordar em discordar nas temáticas onde não conseguimos concordar é das primeiras coisas que faço sempre mas não foi a maneira correcta de o expressar.
Mas não podes esquecer também que a LG está na 3ª geração de OLED...quantas tiveram os plasmas? nove, dez? Se há uma coisa que eu consigo dizer bem da LG é que até se tem esforçado para melhorar o produto. É notória a evolução (via firmware) na 930 desde as primeiras versões. Em alguns upgrades foi uma diferença quase da noite para o dia. Inclusive, até foi recentemente anunciado que ainda este ano a 930 irá levar com um outro major upgrade via firmware. Conto que não seja apenas questões estéticas ou "nice to have features". Poucos modelos de outras marcas vejo a fazerem semelhante.
Não meto isso em causa, é claro que se estão a esforçar e lançar muitos updates porque deixaram de investir em R&D na secção de televisões durante anos a fim num segmento onde nem nunca foram a referência e agora que até têm as telas que toda a gente gostava de estar a fabricar mas não podem... têm de as guiar.

E se não alienarem esses clientes que confiaram o suficiente para meter ali dinheiro, melhor.

Por enquanto eles estão meramente a tentar igualar o feature set por baixo que toda a marca com boas televisões tem no mercado, quando mesmo igualar não é suficiente, é que isto é uma tecnologia com especificidade sua, se a tratas como um LCD já perdeste (ou não perdes porque estás a correr sozinho), não estás a tirar ganhos que podias tirar ao fazer a TV correr em circulos ao lado de um LCD. Raios, já andamos a meter LCD's... telas lentas a correr em circulos atrás delas mesmas.

Não o fazer aqui é potencial desperdiçado.

Referi chassis lá atrás e reitero, não é a tecnologia de telas da LG que neste momento deixa a desejar (apesar de achar que estariam a ser arruinados por outros fabricantes se não tivessem o portfolio de patentes que têm), é o chassis.
Há ainda um bom caminho a percorrer no OLED, mas mesmo no seu estado actual com todos os problemas que têm, e posso falar com conhecimento de causa porque nunca chafurdei tanto numa TV como esta e considero que até sei onde e o que procurar, no final do dia, o que importa é o que tens à frente e como vês os conteúdos. Pouco te importas se é self-emitting "pura" ou não, se dura as 30 mil horas ou 10 mil, se o motion é a 300 a 600 ou 1080, etc....No final do dia, quando te sentas a ver alguma coisa queres é ser "bem tratado" e saberes que estás a ver algo muito próximo daquilo que o realizador fez.
"Horas de operação" são importantes por razões diferentes das de durar aquele tempo, já expliquei.

Plasmas com "rising blacks" provocados pela degradação rápida da tela (não estou a falar da issue de firmware) tinham quase sempre um problema de voltagem. Com equipamento electrónico o tempo de vida real não é em horas, será em impulsos ou numa determinada quantidade de energia passar. Um OLED que tenha um problema da fonte de alimentação que lhe aumente a voltagem fornecida à tela está a amputar o tempo de vida útil dos mesmos.

De facto, até nós quando usamos algumas coisas na máxima brightness (e não era suposto) o estamos a fazer e podes querer que é por isso que OLED tem Auto Brightness Limitator não desligável como os plasmas tinham, ao contrário dos plasmas não é por causa da energia debitada da ficha de certeza absoluta. Será porque esse draw tem um custo na tela.

Um problema que tenhas na fonte de alimentação que aumente a voltagem da tela (isto acontece) se a televisão era projectada para 30 mil horas, já não as tem.


E 600 linhas de motion já com compensação numa tela capaz de refrescar provavelmente a 960 Hz reais não faz sentido, referi lá acima tratar o OLED como LCD, pois, o que eles estão a fazer é tratá-lo como um LCD com tela @ 120 Hz quando a processar fontes 60 Hz. Já se faz isto há alguns anos, mas a LG não fazia dizia que fazia e o TruMotion nas LG começou por ser uma mentira com pernas curtas, e é importante ter isso presente, uma coisa é ser honesto e estar para atrás nas capacidades do teu chassis (sei lá, caso da Sharp) outro caso é seres desonesto como a LG teve a lata de o ser, isso sozinho erode toda a confiança que um prosumer pudesse ter na marca.

Anyway, o que ela está a fazer em OLED, é copy pasta do que se faz com um ecrã LCD com tela 120 Hz e é por isso que é pobre. Raios, tens telas LCD no mercado com 240 Hz a usarem uma versão supercharged disso e aí já faz as linhas de motion todas. Não tratar um OLED como tela 240 Hz é como tratar um fogetão como uma lambreta.
É aí que entra as calibrações, os delta errors e os milhares de testes que podemos fazer para ter uma melhor certeza do que temos. Fiz testes de 15 mil patches de cores na minha 930, duraram mais de 9 horas a fazer. Sei onde estão os problemas de "Color Accuracy" que muitos se referem e também sei que é possível minimizá-los e o que referes relativamente ao "chassis" vs "painel" é a pura verdade. Mas há formas de contornar esses aspecto.
Não tenho duvidas que haja, basta olhar para os LCD's e o que se conseguiu tirar dali por afinações ao longo dos anos, algumas feitas pelos próprios aparelhos por forma de algoritmo (dramatização do uso do contraste na tela para manipular o resultado final proporcionado pelo backlight) muita coisa é possivel de ser feita por previsão linear dos resultados e respectiva compensação, mas é trabalho que vai ter de ser feito, e que a tecnologia OLED "ideal" (self-emitting puro) se alguma vez tiver os problemas resolvidos para aparecer em televisões fabricadas em massa não terá ou terá de forma muito atenuada.

Facto é que a performance não é má, mas é um byproduct da implementação WOLED.
Para concluir, tudo o que te posso dizer, e é essencialmente a minha opinião, embora seja partilhada por muitos profissionais na área, é que estes modelos OLED da LG conseguem realmente e na prática proporcionar uma qualidade na reprodução de conteúdos de alta qualidade (blu-ray) melhor do que o resto da concorrência (no SD já não é bem assim). Mas onde eu dou maior importância a alguns aspectos, outros dão em outros e isso não tem mal nenhum.
Não trocava um plasma de topo por isso :P

Em quarto escuro chegámos com plasma a sitios que muito honestamente ainda não estamos perto com os OLED da LG, sim, é motion resolution, é performance out-of-the-box sem ter de perder tempo com mil optimizações, é uniformidade. E chegámos a isso em equipamento de 700 euros, como era o caso da ST60.

Esperemos que se chegue lá de novo e rápido, mas... até lá mesmo a atender às peculiaridades do algoritmo plasma (digamos apenas que se a minha critica perante o OLED é tratá-lo como LCD, plasma era demasiado diferente de LCD e como tal nem nunca tentaram) é a alternativa mais madura. Ir comprar um agora não faz sentido, mas o "vazio" deixado não está resolvido.

De facto, um dos vazios reais nem é tecnológico, é o de concorrência taco a taco. A LG é bem vinda a tentar, mas é bom que outros fabricantes comprem as telas, porque senão nem a LG está a ser tão puxada como deveria a implementar as coisas que devia. Já estou farto de dizer mas há demasiados sitios onde a implementação deles não é boa, é pobrezissima.
 
I_Eat_All, é sempre um prazer falar contigo. Mesmo quando não concordamos em algumas coisas :)

Já conseguiste dedicar algum tempo a ver e a mexer com um OLED para substanciares a tua opinião? :)

Não digo ver apenas na loja porque isso é o pior que podes fazer. Estas TVs precisam de algum tempo para "acertar o passo". Novas e OOB ficas com um conjunto de mixed feelings porque vês pretos quase bons, cores meio desalinhadas (especialmente o amarelo) e embora tenha uma boa imagem, notas que "algo" não está bem...

Mas há medida que lhe dás horas de uso nota-se que as coisas alinham e se a calibrares (depois desse período inicial) o resultado final é mesmo muito diferente. Os pretos ficam melhores, não tens black crush e com uma boa curva de gama ela sai dos pretos a notares todas as gradações dos cinzentos. As cores ficam melhores também, mais no sitio certo.

O mal desta TV é que para conseguires tirar mesmo o melhor dela, penas um bocado e é bastante exigente com os conteúdos. Notas o resultado quando o sinal que lhe dás não é o melhor possível. Mas com "Blu-rays" o resultado é o melhor que já vi, com muito pouco ou nenhum banding, cores no lugar, pretos perfeitos e contraste espetacular. Eu não consigo descrever-te o resultado sem te dizer que a qualidade de imagem é mesmo do melhor que já vi.

Infelizmente, um utilizador comum nota os bons pretos e o bom contraste e pouco mais. Se for no período inicial alguns ate acabam por nem gostar na imagem geral e preferem ir trocar de aparelho sem perceber porque é que tantas pessoas dizem tão bem dos OLEDs. Aconteceu a vários utilizadores no estrangeiro.

Se não tiveste a oportunidade de o fazer, experimenta. Até se pode dar o caso que mudes de opinião :P
 
Back
Topo