Vou atalhar porque isto só se vai tornar uma discussão de umbigos
Concordo, mas as 30 mil horas são estimativas, não são "reais" (ninguém sabe mesmo ao certo quanto tempo dura) (...)
Errado. No que toca a LED's além de todos os calculos de atenuação que possam ser feitos (que era como se chegava às estimativas de vida útil dos plasmas sem esperar anos para ver como a fórmula revista do fósforo se portava) há todos os dados para precisar o tempo de vida útil da tecnologia, de facto é precisável matemáticamente, eu que o diga que já tive de usar essas fórmulas para algo que nada tinha a ver com televisões.
Estamos mesmo a falar de 30 mil horas para meia vida, não há surpresas aí. Ou melhor surpresas que houver é para menos, tal como nos plasmas era, diga-se, em 30 mil horas é provavel que haja outra avaria qualquer e avarias podem estragar componentes reduzir-lhes a vida útil ou no advento de continuarem assim, não diagnomesticado aumentar o stress durante periodos prolongados.
E é por isso que queres a margem de cagaço, ninguém compra uma televisão a pensar que ela vai durar 100.000 horas mesmo que seja esse o rating da tela.
Mas, afirmares que o WOLED não é self-emitting....bem...não te esqueças que cada pixel é realmente emissor, existem 1920x1080 pixels independentes, mesmo com o overlay de cor em cima. Isso coloca, quanto a mim, o OLED na categoria de Self-Emitting
Mas eu não disse que não era. WOLED-CF é "self-emitting" só que é self emitting de luz branca com um color filter, isso significa que não é tão self emitting como CRT, plasma e OLED que emitem as cores directas.
E o overlay de cor, implica limitações e desvios que podem ser imperceptiveis na intensidade para qual a tela foi desenhada mas caso a aumentes ou diminuas muito... aumentam essas implicações ou desvios. Isto é uma constatação, podia até ser só marginalmente pior, mas é pior.
Não é a solução ideal, não é melhor que OLED "real" e tecnologias self-emitting puras. É um hibrido, e é o que é possivel fazer hoje em OLED de forma racional. Nada de mal nisso, mas é um ponto de vantagem para Plasma na mesma, se dizer que é um ponto para os plasmas te faz confusão pode-se dizer antes que é um ponto para os CRT's também.
Ao dizer isto ninguém está a dizer que CRT bate OLED da LG, obviamente.
Não percebo o teu argumento sobre a quantidade de luz.
Também tens LCD's a debitar 400 cd/m^2, não é a intensidade no papel que interessa, é o que consegues fazer com ela.
Os 270/280 cd/m^2 que falas só serão realistas nas situações de pico onde a imagem seja escura/tenha menos predominancia de brancos (que é quando os 3 subpixeis estão a ser consistentemente usados e o driver dá o lenho no abastecimento), mesmo os 220 cd/m^2 são demais. E não há problema nenhum nisso.
São luminosos, mais luminosos que plasma que são televisão de man-cave... Mas duvido que se fores a medir os erros delta nesses modos super luminosos tenhas algo pristino; muito melhor que ter um LCD com backlight nivel 1500, mas nada como um OLED puro teóricamente pode fazer, mas não faz porque estaria a fritar o LED azul.
Já agora, as Panasonic de grade profissional para além das considerações energéticas tinham piores pretos que as de consumo...
Claro que não, mas por razões diferentes das que imaginas. Os paineis profissionais Panasonic tinham muito menos camadas/graus de gradação.
Originalmente os melhores pretos na tecnologia plasma foram praticamente acidentais, um byproduct de tentar solucionar o false dynamic contouring e aumentar as gradações.
A gama profissional tinha telas de 105 polegadas e a falta de limitações energéticas significava que provavelmente os querias para ambiente iluminado pelo que não seria um problema.
A F8500 não chega aos níveis de luminancia que o OLED chega. Consegues fazer os 120cd/m2 e tudo bem. São bons plasmas, mas os pretos não são pretos ao nível do (W)OLED...
Fazes mais, se mexeres no gama consegues calibrá-la a 160 cd/m^2.
E referente aos pretos, nem os da VT60 ou da Kuro 9.5. É impossivel competir aí quando no caso do OLED esses pixeis, quando a debitar preto absoluto estão desligados.
Na uniformidade, concordo, abaixo de IRE15 há alguns problemas.
A uniformidade, ou falta dela nos OLED's como os pixeis se desligam manifesta-se na sua forma mais observável de forma diferente, não é nos pretos que se vai notar mas estará presente é nas cores sólidas. O problema é que é mais dificil de ver do que em fundo preto iluminado.
Mas está lá, e numa televisão que é cara é um argumento contra. Ainda por cima se foi uma decisão peregrina da empresa em meter mais stress na tela para ter um bezel mais pequeno e menos espessura.
No motion, depois de resolvidos os problemas iniciais, não há ninguém que se queixe (eu não me consigo queixar, mesmo que tente) e uso o TruMotion a Off. O que há é a diferença entre Sample&Hold e PWM e utilizadores que estão mais habituados a uma e a outra. Quem está habituado ao PWM nota uma grande diferença, não há qualquer dúvida. E eu não tenho dúvidas que tecnologicamente o PWM é melhor que o S&H. Mas daí até se poder dizer que isso faz toda a diferença e que o motion é "problemático" vai uma grande distancia...
Disseste tudo mas discordamos.
Motion é pior, e esta tela poderia fazer PWM tipo um cão a perseguir a cauda (raios, podia fazê-lo a 480 Hz) mas não faz, e quando a televisão é cara e estamos em 2015... Eu diria que devia, 300 linhas de motion resolution, ou mesmo 600 com trumotion não são algo elogiável para mim.
E para quem está habituado a ter 1080 linhas de refresh grátis e sem concessões (plasma) pior é.
É a grande vantagem que plasma retém até sobre OLED "puro" mal guiado mesmo quando este estiver maduro, só que felizmente há formas de dar a volta a isso, e deve ser feito.
Color Accuracy?
Bem..não tenho comigo aqui um relatório melhor, mas vê este de uma sessão antiga que tenho aqui no PC:
https://drive.google.com/open?id=0B2cOXeCV6KG2V2t2ZnhGQWhxaFk
É de apenas 26 pontos, mas tem um average de 0.53 dE2000 e um máximo de 1.4 dE2000.
O que achas relativamente a Accuracy ? serve ?
Depois leio de qualquer maneira as criticas de color accuracy ainda não tão boa como plasma não são minhas. Mas se me perguntares porquê provavelmente advém da história dos color filters, não há como não ter um custo fora dos percentis previstos e provavelmente até nesses.
A ir pelo que dizes, não é mau mas há melhor e estamos a falar do melhor, mesmo que no caso de erros delta seja um ideal idilico, eu não noto diferença de 1.4 delta errors a olho.
Nota também que Rec709 não é o único standard, podiamos dar uma olhada a standards com universos de cor mais largos como o DCI que é o standards do cinema.
Eu não vou discutir isso contigo. Opiniões todos têm e essa é a tua. E até concordo contigo que em muita coisa a LG precisa de melhorar. Queixo-me todos os dias da forma como os controlos de calibração por exemplo estão feitos. Mas neste momento, a minha opinião é, e não tenho grandes dúvidas em o afirmar, é que estas LG OLED com todos os problemas que possam ter (que têm), são a melhor opção que estão no mercado e para muitos profissionais que as compararam com ZT e Kuros, acham inclusive que as OLED eram melhores do que essas.
Pois, para mim comparar e dizer que é melhor, sendo LG... Dificilmente.
Uma televisão não é só tela, é tela e chassis, e como temos estado a discutir, o "chassis" ou o que a implementação da LG permite fazer da tela, se me perguntares a mim... É pobre. Vendam as telas, que sim, são boas. A quem as sabe usar se faz favor.
Mais facilmente comprava uma AX900 do que uma televisão OLED LG, chassis óptimo que faz a tela esmurrar acima do seu peso, versus... tela state-of-the-art guiada por um chassis mediano.