Plataforma e Alojamento para loja online

rockyalife

Power Member
Boas! Eu vou iniciar uma loja online e queria saber qual a plataforma e alojamento que recomendam

Eu estou a pensar em usar o Magento pois ao experimentar pareceu-me completo e eficiente, no entanto li pelos foruns na internet que é demasiado pesado e que irá ser lento em servidores que nao fossem dedicados ou vps

Por enquanto só tenho possibilidades de adquirir servidores partilhados sabem me dizer se é possivel utilizar o magento nesses servidores?
Pesquisei na internet encontrei um servidor que parece funcionar bem com o Magento : http://www.siteground.com/magento-hosting.htm
No entanto não conheço o servidor por isso não tenho como saber se é de confiança, por essa razão peço-vos tambem a vossa opiniao :)

Por último, gostava de tirar uma dúvida também, faz diferença para os motores de busca ter o site alojado em Portugal ou nos EUA?

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda ;)
 
Faz diferença para o compradores teres o site alojado em Portigal vs EUA, para os motores de busca, na sua grande maioria é capaz de ser indiferente. Olha eu vi a tua solução. Eu tenho um servidor(VPS) em Amesterdao por 5dolares por mês com possibilidade de escalar sem problemas. E tem lá magento.

9lc2fc.png


A questão com uma VPS é que tu é que tens de fazer a manutenção/configuração.
https://www.digitalocean.com/
 
eu tenho conta startup no siteground e não é mau. O suporte responde logo a qualquer dúvida.

O magento parece porreiro, hei-de experimentar.
O que acham da solução wordpress+woocommerce?
 
Eu nunca tive um servidor VPS e por isso não tenho experiência em fazer manutenção mas posso tentar aprender será muito complexo? O que é necessário fazer para a manutenção?
 
Uma vps é para todos efeitos um computador. Imagina que tens um servidor linux em casa só que não tens acesso a um ecrâ. Uma VPS é semelhante, por isso quando eu falo manutenção o que eu quero dizer é, bugs, actualizações, instalação de novos plugins e, caso sejas hardcore, compilação de todo o sistema, são feitos por ti. Se nunca trabalhas-te em linux e queres algo "pré-feito", provavelmente nãos erá o melhor para ti. Se quiseres controlo sobre o teu sistema, opta por uma VPS.
 
Depende das características da VPS. Se comprares algo com 256 MB de RAM, ou até 512 MB, não esperes grande perfomance.
A principal vantagem é que o host não te chateia com o uso excessivo de recursos como o CPU ou a memória RAM. Como desvantagem é que tens de configurar tudo manualmente e ficas por exemplo sem o cPanel, a menos que compres a licença mensal.
 
Quais os melhores sites, com melhores preços para VPS? É mais rápido que que um alojamento partilhado?

Tipicamente uma VPS é mais cara que alojamento partilhado até porque alojamento partilhado é muito mais limitado.

A digitalocean tem sido uma empresa que tem crescido imenso, para além dessa tens a Ramnode e etc.

Para mim ma das vantagens da digitalocean (eu comecei a alugar por causa do preço) é a comunidade. Tens imensos tutoriais e como é simples fazer backup e rápido instalar um SO, o ssd é uma coisa fantástica, para mim a curva de aprendizagem foi pequena, se bem que eu já tinha alguma experiência com linux.
 
@h9nrik sorry não falei na mensagem privada porque estou limitado a 1 mensagem por dia por não ser Power Member xD
Eu só estou interessado em ter um site por enquanto por isso em relação a isso não estou preocupado. Mas podem-me dizer mais ou menos o que poderia ser mais dificil no vps para uma pessoa que não tenha experiencia em linux? Eu gosto sempre de aprender nesta área e costumo ter facilidades na aprendizagem, a menos que seja algo extremamente complicado acho que posso tentar aprender.

Já agora caso eu aprenda, em média, por dia ou por mês, quanto tempo leva a manutençao do servidor?
 
A questão do servidor em aprender não tem tanto a haver com dias, mas sim resolver os problemas quando eles acontecem (e para isso pesquisar na internet). Sem experiencia em linux não é dificil, é só seguir os tutoriais e ter vontade de resolver problemas. Só para ter um site simples basico uma VPS não compensa. Se fores como eu e precisares de versões recentes do php para correr frameworks, verás que a coisa muda de figura.

Não há nada como experimentar e perceber :). Podes sempre ter uma maquina fraquita linux a fazer de servidor em casa, mas por vezes o gasto em energia simplesmente não compensa com alternativas tão baratas.

Por exemplo, recentemente existiram dois bugs graves a nivel de servidores. Podes ler na área de linux do forum. Um de Bash e o outro de SSL. É preciso fazer os updates e estar atento a isso. (neste caso sempre que existem problemas graves sou notificado pelo digital ocean porque eles têm de proteger os servidores deles e sempre que existem problemas eles notificam)
 
Magento é muito pesado, se fosse a ti arranjava outra solução ;)
Atualmente uma VPS não fica assim tão cara, por isso é uma solução a ser pensada..
 
Obrigado pela vossa ajuda! Eu tambem li que é pesado mas parece-me o mais completo e com mais possibilidades de personalização e optimizaçao estarei errado?
Quais recomendam para além do Magento? E para além do Opencart que eu já utilizei anteriormente

Eu irei tentar adaptar-me ao vps se for capaz, se for o caso será a minha opção, se não vou tentar no siteground.com pois dizem ser capazes de alojar o magento com boa velocidade ;)
 
Última edição:
Back
Topo