1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Printserver em Thomson TG787 e TG784

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por pciconet, 31 de Dezembro de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 34533)

1. pciconet

pciconet Power Member

Muit. Cump.
    Nao sei bem se este topico esta bem colocado, mas se nao tiver agradeço que me informem.
    Depois de muito procurar e de muita gente (incluindo apoio tecnico meo) me dizerem que nao era possivel o serviço print server nos router thomson, eis que afinal sempre e possivel, aqui vai a soloçao. Importante no Win 7 e Win Vista o serviço Telnet esta desativo, tem de o activar faendo o seguinte:

- No menu (Bola janela do Windows, onde é o Menu Iniciar), na barra de procura escrever optionalfeatures, e ai procurar a Opção "Telnet Client" ou em Portugues "Cliente Telnet" e activar!!!! (ou Cliente Telenet em Portugues)

Depois de activado e so seguir para o passo seguinte:

-Ligar uma uma impressora USB à HGW
    Abrir uma janela do DOS
    Executar o comando "telnet 192.168.1.254" (Login: Administrator) (Pass: 3!play)
    Executar o comando "printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes"
    Executar o comando "printersharing LPD config state=enabled"
    Executar o comando "saveall"
    Abrir o painel de impressoras e faxes
    Clicar em adicionar uma impressora
    Seleccionar impressora local ligada a este computador e clicar em seguinte
    Seleccionar "criar nova porta" do tipo "standard TCP/IP port" e clicar em seguinte
    Clicar em seguinte na primeira janela da aplicação para configuração do porto TCP/IP para ligação à impressora
    Colocar no endereço IP "192.168.1.253" e clicar em seguinte
    Seleccionar personalizado e clicar em definições
    Seleccionar o protocolo LPR, colocar "TG787printer" no nome da fila de impressão e clicar em OK
    Clicar em seguinte
    Clicar em concluir
    Depois instalar os controladores da respectiva impressora

-Importante, esta configuraçao e Para o Thomson TG787, para o TG784 so tem de alterar todos os campos onde tem dados TG787 para TG784
    -Importante, Terao de instalar os controladores em todos os PC que quiserem partilhar a impressora.

Espero ter ajudado alguem.

Informaçao retirada do Forum "omeumeo" Creditos mantidos

2. sobre o print server

eu tenho uma pequena questão- é possível fazer várias atribuições de ip e ter várias impressoras ?
    A VERDADE É QUE ISTO NÃO ESTÁ A FUNCIONAR COMIGO SEGUE TUDO CERTINHO MAS DEPOIS NÃO IMPRIME. A IMPRESSORA TEM QUE ESTAR LIGADA AO ROUTER CERTRO?

3. jts

jts Power Member

Viva. Obrigado pelo tutorial.

Tenho um TG784 e o cliente Telnet activo, consigo entrar perfeitamente quer através do login Administrator quer através do sumeo.

O problema é que quando escrevo o comando para adicionar a impressora apenas me devolve um "unknown command".

Já vi e re-vi várias vezes o que estava escrito, o erro não é daí.

Alguma dica?

4. MonkSP

MonkSP Power Member

Quando inicias a janela do DOS tens que correr com o botão direito do rato e escolher: "Run as administrator" ou equivalente em portugues. É um erro muito usual. Tens o vista não é....

5. jts

jts Power Member

Obrigado, está resolvido ;)

Tenho o 7.

6. meira78

meira78 Power Member

No meu caso consigo fazer tudo até ao fim, até à parte de instalar os drivers da imnpressora.

A minha impressora é uma HP PSC 2355 e apesar de no meu PC funcionar bem, aqui não reconhece. Insiro o CD original que vem com a impressora que dá para toda a gama da série das 2350's e faltam-lhe ficheiros.

Já descarreguei como alternativa os drivers completos e parciais do site oficial da HP e esse ela não reconhece, pois como não consta na lista dos modelos da HP definidos temos de seleccionar a opção de "Disco" e se escolhermos um caminho que não seja o da disquete ou da drive D ele apenas reconhece os ficheiros do tipo *.inf .

Não sei como solucionar isso.

Se pedir à HP o CD específico para esta impressora será que funciona?

Ninguém aqui tem esse modelo que me possa emprestar o CD para testar?

Obrigado.

7. jts

jts Power Member

Olá.

Bem, grande coincidência pois essa impressora também é a minha :p

A parte da instalação das drivers é totalmente independente de pôr o print server a funcionar. No meu caso até tinha a impressora devidamente instalada no PC e depois é que a liguei ao router, podendo saltar o passo de instalar os controladores.

Digo-te que há muitos anos que não tenho o CD e tenho instalado e re-instalado a impressora (aliás, a multi-funções), sem problemas!

Quando não o tenho à mão, saco sempre o "driver" do site da HP: apenas é preciso o ficheiro do driver completo (na verdade é mais um utilitário de instalação do que propriamente um simples driver), aquele que tem cento e tal megas!

O que tens que fazer é correr esse executável e seguir os passos SEM ligar a impressora ao PC antes, e apenas ligar a impressora quando o utilitário te pedir. É uma instalação bastante morosa.

Ligar a impressora ao PC e depois dizer ao Windows onde está o driver não costuma funcionar. Se bem que no 7... hmm, não sei. Mas de qualquer maneira o método seguro é o que expliquei e que resulta sempre comigo sem falhas ;)

Cumps.

8. bom dia eu tenho uma impressora hp dekjet f300 ja fiz isso td ligo a impressora por usb au routar TG784 e mando imprimira e nao acontece nada :S alguem me pode ajudar???

e tambem ja procurei como partelhar uma pen ligada ao routar por usb em fat32 e nao sei como se tem que fazer???

9. Adore

Adore Power Member

Problema!

Boas!
    Antes de mais, muitos parabéns pelo tutorial!
    A minha está a funcionar! Só que está com um pequeno problema! Eu tenho uma HP Deskjet 5150, e no fim de imprimir aquilo que solicitei, a luz verde fica "prali" a piscar, e no status da impressora, surge a informação "Reiniciar impressão"! Ou seja, ao que parece a impressora "pensa", que o documento não chegou a ser imprimido, e de x em x tempo está sempre a reiniciar a impressão!

Alguma sugestão?

Muito obrigado

10. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Não estou a conseguir fazer isto no Mac Osx. Alguém que já o tenha realizado? Tks

11. Aftaminas

Aftaminas Power Member

boas noites. após fazer isto com sucesso no meu portátil (windows 7), tentei fazer o mesmo no desktop (XP) e no e-escola (Vista), para todos os computadores de minha casa terem acesso à impressora. No entanto, em ambos, deu-me o mesmo erro após este comando " Executar o comando "printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes" "

o erro dado pela linha de comandos foi " mbus error: object creation failed <no error> ".

alguém tem uma ideia do que possa ser? o router é o da Meo, TG784. obrigado

Resolvido: apenas precisei de executar, nos outros pc's, a partir do passo "Abrir o painel de impressoras e faxes". não tinha percebido bem o tutorial, aparentemente

Última edição: 11 de Junho de 2011
  12. Meireles88_tpz

Meireles88_tpz Power Member

E para mac alguma solução?

13. Tive de instalar uma impressora HP num Thomson TG784n e, como encontrei alguns problemas cujas soluções fui encontrando dispersas pela web, decidi fazer um tutorial a resumir e condensar a minha experiência. Embora esteja à volta de uma situação específica, creio que é genérico q.b. Em inglês: http://weblog.jcraveiro.com/artigos/howto-take-advantage-of-your-thomson-tg784n-print-server/

Espero que seja útil. Dúvidas, críticas, sugestões, são todas bem-vindas.

Cumps,
    J

Última edição: 29 de Novembro de 2011
  14. _JS_

_JS_ Power Member

Boas.

Usando esta opção de ligar a impressora ao router, ao seleccionar a opção de impressão frente e verso, como é que na altura de virar as folhas (manualmente) e continuar a imprimir, como é que dão essa ordem?

P.S.:Na minha impressora na altura de virar as folhas surge uma janela pop-up.

15. nfh

nfh Power Member

Boas, estou a reavivar este tópico porque tenho esta dúvida: é possível ter 2 impressoras ligadas ao router e imprimir para cada uma delas individualmente? Se sim, como é possível distinguir a impressora quando se configura a mesma no PC (no router presumo que se distinga pelo nome da queue)?

16. Finkel

Finkel Power Member

Também tenho o seguinte erro:
    " mbus error: object creation failed <no error> "
    Alguém me sabe dizer o que estou a fazer mal?

17. Kristian0

Kristian0 Power Member

Tambem gostaria de saber com se fará em mac OXS

18. LCTN

LCTN Power Member

Bem, mais um. Ando praqui com isto no OSX Lion e ainda não consegui por a funcionar. A impressora é um Samsung ML1670.

Se alguém souber, apite sff;)

19. DarkRidder

DarkRidder Power Member

EDIT: Resolvido

Agora o problema e so colocar a multi-funções HP a fazer scan... Ainda estou a tentar resolver...!

Última edição: 31 de Dezembro de 2012
  20. jncevcosta

jncevcosta Power Member

Também estou com o mesmo problema... :S

Alguém tem solução para isto?

EDIT: Caso vos dê esse erro experimentem o seguinte comando:

"printsharing LPD queue list" se retornar uma queue list só têm que trabalhar com essa, em vez de criarem uma nova ;)

Última edição: 23 de Fevereiro de 2013

Partilhar esta Página