1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas com pilhas recarregaveis Ni-Mh

Discussão em 'Digital Life' iniciada por Nazgulled, 19 de Maio de 2007. (Respostas: 33; Visualizações: 8508)

  1. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Ha uns tempos comprei uma máquina fotográfica digital que usa 4 pilhas AA (R6) e como tal, decidi comprar um carregador e baterias, mas acho que fiz uma péssima compra.

    Comprei um carregador rápido (diz que demora entre 1h e 2h) da Uniross e já vinha com 4 pilhas de 2300mAh (também da Uniross obviamente) e eu não estou a gostar do resultado...

    Antes de comprar a máquina, li em várias reviews que com um bom par de pilhas, que dava para tirar cerca de +500 fotos com o LCD ligado e usando flash, eu decidi por isso a prova e deixei a máquina a tirar 500 fotos de 3 em 3 segundos usando flash e com o LCD ligado. Ela conseguiu as 500 e ainda dava para mais, até aqui tudo bem...

    O que me está a deixar chateado, é que nestes últimos dias, eu mal usei a máquina desde a última vez que carreguei as pilhas e hoje, ia usa-la e as pilhas já estavam completamente desgastadas... Ou seja, as pilhas dentro da máquina, sem qualquer uso, desgastaram-se. Será que estar dentro da máquina significa alguma coisa ou estando fora ia dar ao mesmo?

    Já li em vários posts aqui no forum e no artigo da PRO Teste que as Uniross são más nisso. Questões:

    1) A máquina não tem qualquer problema, está a funcionar bem e o problema é das pilhas/carregador?

    2) Como este pack de pilhas + carregador + isqueiro de ligar no carro + mini-tripé custou 25€, pretendia dar-lhe algum uso (porque acho que já não tenho direito a que me devolvam o dinheiro), no entanto, sou gajo de comprar melhores pilhas. O que me recomendam? Segundo o artigo da PRO Teste, acho que preferia gastar mais uns euros e comprar as da Kodak ou Sony. Que dizem?

    3) Se comprar uma pack dessas da Kodak/Sony e usar na mesma o carregador que tenho da Uniross, será muito mau? Vou estragar as pilhas muito depressa? É que não queria comprar outro carregador... (acho que o problema é mesmo as pilhas, o carregador parece minimamente aceitavel)

    4) As pilhas da Kodak/Sony que falam no teste, são de 900mAh e as que eu tenho (que vinham com o carregador) são de 2300mAh. Ou seja, se eu comprar as 900 da kodak/sony, significa que se fizer o teste das 500 fotos, provavelmente não consigo, mas se a máquina estiver em repouso durante uns dias, não perco tanta carga como com as 2300 da Uniross?

    São estas as questões que tenho de momento, pois estou a ficar farto de ter que estar sempre a carregar as pilhas e não sei bem o que fazer para remediar a situação pois não queria ter de comprar um novo carregador, pilhas, lá terá que ser... Preciso da vossa ajuda!
     
  2. MEIA

    MEIA Power Member

    Todas as pilhas NI-MH descarregam-se sem estarem a fazer nada. Eu nunca tive problemas com as pilhas Uniross, e tenho mais de 20 pilhas dessa marca, e umas 8 da Energizer (4 destas são inuteis porque descarregam-se completamente numa semana). Acho que o segredo para se ter pilhas boas, é carrega-las bem, isto é, utilizar um carregador que as carregem a 0.1C , exemplo: uma pilha de 2300MAh deveria ser carregada a 230MAh ou uma pilha de 1500MAh carregada a 150MAh que dá +/- 12h ou 13h. Se se carregar mais depressa, reduz-se o tempo de vida e há o risco de se danificar as pilhas.

    1) Tenho quase a certeza absoluta que o problema é das pilhas.
    2) Não sei que pilhas recomendar, eu se calhar tive sorte com as minhas Uniross e azar com as Energizer que diziam ser as melhores na net.
    3) Como disse acima, não aconselho nada a carregadores "rápidos".
    4) não te sei responder ao certo, mas é provavel que as pilhas da Uniross estejam danificadas e as novas que comprares vão descarregar-se muito mais lentamente quando não estiveres a utilizar a máquina.
     
  3. Daniel Maia

    Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

    Técnicas de marketing e o que mais ha..

    Carregadores rápidos é bullshit....e isto aplica-se também a carregadores de baterias de carro...ou outros..

    Quanto mais tempo tiver uma pilha or whatever..a carregar melhor....é como fazer musculação....se não tiveres habituado..fazes 50 flexões e no dia a seguir mal te meches....mas se fizeres devagarinho 10 por dia..e depois 15...20..por ai fora..n te vais queixar nada...é a mesma ideia pas pilhas/baterias..

    Eu tenho 6 pilhas energizer 2500mAh..mas não sei ao certo pra quanto tempo dáo...o meu carregdor carrega em 8..10h acho....as pilhas usualmente dáo pra bastante tempo...

    Também comprei à pouco 4 pilhas panasonic recaregáveis de 2700mAh e dão pra uma semana a tirar fotos quase todos os dias..



    cumps
     
  4. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Tudo bem, eu entendo isso dos carregadores rápidos e como é que as pilhas deveriam ser recarregadas e tal, mas a questão agora é: Eu tenho este equipamento à cerca de 1 mês e apesar de só estar a reparar a sério apenas agora, o problema já tem algum tempo... E mesmo que seja mau carregar pilhas em tão pouco tempo acho estranho de mais que 2/3 dias com as pilhas em repouso dentro da máquina sem a usar durante esse tempo, que elas percam mais de 50% de carga que foi exactamente o que aconteceu.

    Eu entendo que usar estes carregadores, ao fim de uns meses as pilhas posso já não ser o que eram e possam ter perdido um bocado da carga total que tinham, mas em tão pouco tempo desde que as comprei e em tão pouco tempo sem as usar, descarrega mais de metade? Muito estranho...

    A minha irmã tinha para aqui umas pilhas da Memorex a 1300mAh que acabei de recarregar no meu carregador da Uniross, vou exprimentar usar estas um bocado na máquina e depois deixar uns 3 dias de repouso sem usar a ver o que acontece... Já agora, estas da Memorex a 1300mAh demorou cerca de 1h30m a carregar, enquanto que as Uniross 2300mAh demorou menos tempo, isto é normal? O que significa? Que as Uniross estão realmente danificadas?

    A minha última questão é: Devo comprar pilhas com quantos mAh? Ou seja, gostava de uma resposta que me ajudasse mais ao ponto 4 do meu post inicial.
     
  5. MoRtYMer

    MoRtYMer Power Member

    Atenção que isso da velocidade já não é assim tão simples como antigamente...

    À tempo andei a ler nuns foruns dedicados ao assunto sobre o carregador que comprei, um Energizer de 15min, que carrega os acumuladores de 2300mA em 15min, e o que vi por lá foi pessoal que usa este carregador à 1 ou 2 anos, e que os acumuladores não perderam muita capacidade (ou perderam o que é normal perderem), isto porque tanto as tecnologias dos novos acumuladores, como os novos algoritmos dos carregadores permitem uma carga rápida sem danificar muito o acumulador.
     
  6. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Tudo bem, mas a minha questão agora é, que pilhas devo comprar, com quantos mAh? Devo ir para umas com mais de 2000 ou ficar por umas à volta de 1000mAh?
     
  7. IceGum

    IceGum Power Member

    Há umas novas pilhas da uniross Hybrio que ao que parece mantem a carga por mais tempo
     
  8. MoRtYMer

    MoRtYMer Power Member

    É pá eu pra maquinas digitais prefiro sempre 2000 pra cima... Agora realmente em relação a uma marca que aguente bastante tempo sem descarregar, já não sei...
     
  9. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Estou perdido...

    Segundo o artigo da DECO Pro Teste que ainda pelo fórum comprei o material que eles recomendam (ou quase), comprei as pilhas GP 2300 e o carregador Duracell para pilhas AA.

    Tipo, deixei hoje de noite a carregar as minhas 4 pilhas, quando acordei, foi +- à hora que supostamente deveria acabar, e a luz já estava verde (carregamento finalizado), devia ter acabado à pouco, no máximo uma hora...

    Não as usei até agora à noite, coloquei de manhã junto com a máquina mas fora dela, para testar então esse factor. Agora a noite, ligo-a no modo de ver fotos e diz-me que tenho 50% de carga? fotografia/shock.gif
    Passo para o modo de tirar foto e aquilo começa a descer que nem tolo... tive durante um par de minutos a tentar focar uma cena, tirei uma foto, perdi mais uns segundos a tentar focar noutro ângulo e máquina desliga-se e diz-me pa trocar de baterias?

    Isto não é normal...

    Ou eu estou com azar, ou então não sei, mas este material vai ser para devolver... E isto deixa-me sem opções, porque eu comprei segundo o deste da DECO Pro Teste e comprei o que eles recomendavam e se estou a ter estes problemas, não sei o que comprar...
     
  10. MoRtYMer

    MoRtYMer Power Member

    Hmm pera lá que acho que já estou a ver qual poderá ser o problema...

    Agora a resolução eu sinceramente já não sei...

    O que me parece que se está a passar contigo também já se passou comigo com a maquina de um amigo meu. Pilhas recarregaveis que já usava à algum tempo portanto sem problema nenhum, quando as meto na máquina dão pra tirar algumas fotos, mas passado pouco tempo a maquina começa a avisar que n tenho pilhas e desliga-se...

    Também já me aconteceu numa máquina analógica (daquelas simples) que os meus pais tinham à tempo e só lá podiamos meter pilhas "normais".

    Sinceramente a única razão que consigo encontrar é o facto das pilhas serem de 1.2v e por alguma razão a máquina "pensa" que as pilhas estão gastas por estarem a 1.2v...

    Agora resolução pra isso... boa pergunta...

    Já agora qual é a marca da máquina? Tenta usar as pilhas noutra máquina ou outro aparelho qualquer a ver se não dão problemas, para ver se o problema será mesmo da máquina ou das pilhas...
     
  11. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    É uma Canon PowerShot A640. Vou experimentar fazer alguns testes, depois digo alguma coisa...
     
  12. medge

    medge Power Member

    Pilhas...

    1 - Quanto mais lentamente carregarem melhor. Aplica-se a todo o tipo de baterias. Normalmente o tempo de carga varia de acordo com os mAh (Alguns carregadores adaptam-se para fazer o carregamento mais rápido mas penso que isso diminui a eficácia das pilhas)

    Eu tenho umas GP 1800mAh (3anos), e duram muito tempo a usar. E aguentam prai até 2 semanas sem usar com carga quase no máximo e prai um mês depois ainda tiram algumas fotos.
    Tempo de carga - 20h:zzz: com o carregador original.

    1600 mAh (marca comprada no lidl) (2 anos) - Tempo de carga 16h:zzz: (com carregador das gp) - Duram um pouco mais que as anteriores, mas pq tem menos 200mAh

    2500 mAh (marca comprada no plus - 5€ =4pilhas) (6meses) - Tempo de carga 24h:zzz: (com o carregador das gp) - Duram mais que as gp pq tem mais 700mAh

    Os tempos de carga que uso são os que vem indicados no manual do carregador e por vezes até deixo ficar mais algum tempo. Deixo a carregar enquanto:zzz:
    Às vezes uso um multímetro quando não sei se têm carga ou não. Já vi que é normal as pilhas assim que acabam de carregar terem 1.6..v, normalmente quando aparecem descarregadas têm uma carga de 1.4..v (penso que é este o valor agora não me lembro ao certo)

    As pilhas também têm uma vida útil limitada não esperem que durem para sempre, normalmente dizem que aguentam 1000 cargas e descargas. Mas também penso que se forem mal feitas (carregadas a meio ou rapidamente estragam-se +rapidamente) as GP que tenho ainda duram (3 anos e muito uso) como se tivessem novas mas sempre carreguei apenas quando estavam completamente descarregadas.
    Penso que vale a pena ter pilhas a mais para não estar a fazer cargas a meio.

    Penso que a marca das pilhas é quase indiferente ou então tive muita sorte. Também podem vir estragadas já me aconteceu com uma mas do tamanho AAA.

    2 - Quantos mais mAh melhor, mais tempo duram a tirar fotos e sem serem usadas!

    3 - As máquinas digitais (nem todas infelizmente) vem preparadas para consumir 1.2v e não 1.5v. Podem ver isto no autocolante que vem colado na máquina ou no manual. O importante não é tanto a voltagem mas sim os mAh, por isso é que as pilhas normais não duram ou nem sequer dão nas máquinas digitais.

    4- É preciso ter em conta que à máquinas que consomem muito mais energia:004: que outras... consumo do processador (mais MP = processador mais rapido(de preferencia :lol:) = mais consumo), consumo do LCD (quanto maior for = mais consumo), ZOOM Óptico (mais zoom ou muito usado = mais movimento mecânico = mais energia)


    Espero ter ajudado.:x2:
     
    Última edição: 30 de Maio de 2007
  13. MEIA

    MEIA Power Member

    Bem verdade, o ideal para se carregar uma pilha é mesmo carrega-la a 0.1C como disse acima.

    As pilhas podem ter, mal acabem de carregar, esses 1.6v (mesmo assim acho muito), mas em pouco tempo (alguns minutos) devem de baixar para 1.41v que é quando estão no máximo da carga. Quando estão descarregadas, podem e não devem ultrapassar os 0.9v , daqui para baixo começam a perder perfomance e podem chegar ao ponto de aceitarem muito pouca carga (já estraguei algumas por causa disto). Parece-me que o teu multímetro não está bem calibrado.
    As pilhas NiMh podem ser carregadas "a meio" tal como as novas NiCd. Pela minha experiência, não me parece haver mais perda de perfomance que quando se carregam depois de "totalmente" descarregadas.

    É verdade, podem já vir estragadas ou estão à muito tempo na prateleira que a tensão baixou tanto ao ponto de não aceitarem muita carga.

    Atenção aqui, a tensão conta e muito. Quando uma máquina está preparada para 1.2v, o que passa a interessar é mesmo a capacidade delas, mas quando a máquina está preparada para 1.5v, ai as pilhas recarregaveis podem nem ligar a máquina e se ligarem é por pouco tempo.
    As pilhas normais já não têm tanta capacidade como as recarregaveis, mas não é por isso que não ligam a máquina.
    ;)


    Ainda só vi fazerem isso às pilhas que são utilizadas em carros telecomandados, mas ainda não entendi bem porquê, dizem que ficam com mais potência e penso que ao principio deve de ser verdade, mas depois deve de baixar um pouco já que quando se carrega muito rápido, a tensão de carga é muito elevada e a pilha irá ficar momemtaneamente com uma tensão mais elevada e vai fazer com que o motor rode mais depressa. Depois dizem que não as utilizam muitas vezes, só para fazer algumas corridas em campeonatos, porque perdem muita perfomance.
    Não te lembras em que forum(ns) viste isso? É que eu tenho alguma curiosidade neste campo e gosto sempre de aprender mais sobre este assunto.
     
    Última edição: 30 de Maio de 2007
  14. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Consegui arranjar um Discman emprestado que consome o habitual, 2 pilhas AA e tem no visor um ícone da carga que resta nas pilhas... Peguei nas minhas 4 pilhas GP 2400mAh e testei várias combinações e cheguei à conclusão como delas só pode estar danificada.

    Usando essa "danificada" e qualquer uma das outras, o ícone de bateria nem aparecia e dizia logo "Low Battery". Com qualquer combinação de 2 pilhas com as restantes 3, estava sempre cheias e ainda coloquei o volume no máximo e toquei uma música e as baterias continuam no máximo.

    Tinha para aqui uma Duracell 1300mAh que estava a usar no rato do portátil (o que não consome muito) e decidi combinar esta com cada pilha (das 4 GP 2300mAh) e verifiquei que todas as combinações funcionavam excepto uma.

    Pequei nas 2 pilhas GP 2300 e na Duracell 1300 e coloquei na máquina fotográfica e funcionou na boa... Tenho um firmware que diz a voltagem das pilhas e a voltagem em modo "playback" na máquina e a voltagem chegou a um ponto que eu não a via a decrementar durante algum tempo. Se usasse as 4 GP 2300 na máquina, a voltagem começava decrementar valores de 500ms em 500ms...

    Conclusão, acho que tenho uma pilha danificada e como não gosto muito do carregador que comprei (nada robusto), acho que vou optar por devolver o material todo.

    E segundo este teste: http://www.imaging-resource.com/ACCS/BATTS/BATTS.HTM

    Acho que vou optar por umas Energizer 2500 (apesar de ai só falar nas 2300), só falta saber onde é que as vou encontrar à venda e também um carregador da energizer, parecem bons e mais robustos que o actual que tenho da Duracell.

    Que acham?
     
  15. medge

    medge Power Member

    Para essas medidas usei um multímetro digital (pois para baixas voltagem é fácil de ler). Experimentei num analógico, e dá-me valores mais baixos na ordem de 1.2v para pilhas descarregadas (prai à 2 semanas) e 1.4 para pilhas carregadas. Mas como este tem uma escala para 1000v é dificil ter a certeza.
    Tenho outro multímetro digital mas agora ñ sei dele, quando o encontrar logo confirmo. Penso que o digital que usei pode estar mesmo "descalibrado"!! Os valores do analógico são mais razoáveis!!

    Por mais que digam que não faz mal, carregar a meio estraga sempre as pilhas, dizem que as pilhas/baterias não viciam mas é o que acaba sempre por acontecer, garantem isso mas é só nos primeiros 6 meses de garantia.

    Não sei se estamos a confundir conceitos mas tensão=voltagem e corrente=amperes.

    Não há pilhas recarregáveis de 1.5v (Desse tamanho), assim mesmo nas maquinas de 1.5v as recarregáveis a usar são de 1.2v e funcionam e bem (também por experiencia própria pq já tive uma dessas).
    O que acontece é:
    Pilhas normais: Novas têm +/-1.5v e durante a sua vida vão perdendo tensão(v) até ficarem "vazias" prai 1v. Penso que estas costumam ter 650mAh e é devido a este facto que elas não conseguem funcionar nas máquinas (ou outros aparelhos que necessitam de um fornecimento constante de muitos mAh) muito tempo. Explico a seguir porque é que isto é assim....

    Pilhas recarregáveis: Carregadas têm +1.2v e durante a sua vida(utilização) fornecem sempre uma carga constante de aproximadamente 1.2v.
    Quando a carga acaba isto deve-se ao facto de os amperes que o aparelho necessita para funcionar não poderem ser fornecidos em quantidade suficiente pela pilha. E isto é o importante e o que mantém a máquina ligada são os amperes (mAh). Quanto mais tiver, mais tempo fica ligada e operacional.
    Continuando mais abaixo...

    Para alguns tipos de pilhas os sensores não conseguem prever o seu consumo/descarga com exactidão, nesses casos acontece que a previsão dá grandes saltos, passam de cheias logo para meias e de meias logo para vazias.
    Neste caso a máquina precisa de consumir (X) amperes por segundo, e as pilhas tem (y) amperes.
    Logo a carga vai diminuindo (x) amperes por segundo. E a carga total é de (y)-(x) amperes por segundo.
    Quando a pilha não tem uns amperes suficientes para a máquina, esta deixa de funcionar.
    Mas experimentem depois colocar em outros aparelhos de baixo consumo(mAh) para verem como elas ainda duram.
    Eu costumava usar na máquina e depois usar no leitor de cds/mp3 para as descarregar mais antes de as voltar a carregar.

    Acho que vou sair deste tópico:arrow::kfold::lol:
     
    Última edição: 30 de Maio de 2007
  16. Gepeto

    Gepeto Power Member

    mesmo com as pilhas dentro da máquina desligada, está a consumir energia.

    porque acham q a data e hora da máquina andam sempre certos?!
     
  17. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Mas vocês leram isto? Leiam... E a minha máquina tem um pequena bateria interna que mantém hora sempre correcta durante algum tempo, claro que a longo prazo desaparece. Mas leiam isto que escrevi que percebem que as pilhas (ou melhor, uma delas), não está em bom estado... E eu experimentei isto tudo não tendo as pilhas dentro da máquina, mas sim fora. Carreguei-as, deixei um dia fora da máquina e "estavam gastas", mas leiam o que disse antes e eprcebem que realmente não estavam gastas, uma é que ta a funcionar mal.
     
  18. IceGum

    IceGum Power Member

    Então mas tu trocaste o da uniross pelo da GP????

    É normal a maquina consumir energia mesmo desligada, mas descarregar as baterias em poucos dias é que n é nada normal. volta a comprar(troca) pelas da uniross e ves se aguenta ou n, se n aguentar é as pilhas que n estão boas.
     
  19. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Eu continuo a repetir, mas tu lês-te o que eu escrevi?

    UMA DAS 4 PILHAS DA GP ESTA DANIFICADA!!!

    Não sei se tavas a falar do carregador ou das pilhas, mas segundo o artigo da DECO PRO Teste, as GP são muito melhores que as Uniross, as GP tavam no topo e as Uniross em baixo. Se era do carregador, não, não troquei, troquei por um da Duracell, mas não curto nada dele, no entanto, pa devolver as pilhas da Uniross tinha de devolver o carregador porque vinha tudo junto.

    Mas já disse que vou optar por Energizer que segundo outro artigo de alguem que passou um ano a fazer varios testes a montes de pilhas e recomendam essas e o carregador da energizer também está bem classificado no artigo da PRO Teste.
     
  20. G60

    G60 Power Member

    Tenho pilhas recarregáveis GP e Energiser, ambas as marcas são boas. Tenho aqui algumas com 4 anos e ainda estão a funcionar muito bem. Ja tive duracell e não gostei muito do desempenho e passados um ano 1 delas já não carregava nada.
    Como carregador uso um da energiser lento. Quer dizer que demoro sempre entre 12 a 20 horas a carregar as pilhas, dependendo das capacidades das mesmas.
     

Partilhar esta Página