Quanto ganha um tecnico de informatica?

Status
Fechado a novas mensagens.
já agora para responder a muitos que estão aqui a falar de cursos de nível 4...passo a dizer que se podem chamar de Cursos de Especialização Tecnológica ou CET's

Toda a info aqui
 
Bem, quanto à questão do técnico julgo que para começar ~500€, podendo, gradualmente, alcançar um salário próximo dos 1000€ no auge da carreira. Isto se tiver a sorte de ir parar a uma empresa onde tenha oportunidade de evoluir na carreira.

Infelizmente em Portugal são raras as empresas que têm este tipo de preocupação com os colaboradores. Isto faz com que a maioria dos técnicos estagne num determinado patamar numa PME qualquer, ficando a ganhar o mesmo durante um grande período de tempo, executando sempre as mesmas tarefas rotineiras. A meu ver, este cenário não é muito aliciante, devendo o técnico ter sempre a preocupação de procurar uma empresa que lhe permita evoluir e aprender. Mas, lá está, cada um sabe de si. Por vezes vale a pena fazer o estágio a ganhar 0 numa boa empresa se isso nos der possibilidades de agarrar um lugar lá.

Cumps a todos
 
Última edição pelo moderador:
Posso dar-vos o meu exemplo:

Tenho 12º ano, trabalho como técnico de informática onde tenho cerca de 300 computadores a cargo, num dominio com 4 servidores, entre os quais 1 proxy server, 2 DCs e um file server.. tudo em Win2003 R2. Crio áreas para funcionários, backups em tapes, manutenção da proxy, entre outras coisas. Horário das 11h às 20h.

Tiro cerca de 750 liquidos por mês, com subsidio de alimentação.
 
o titulo deste topico refereria se a um tecnico de informática e eu referi as empresas que colocam licenciados a desempenhar tais funções, é como mandar um arquitecto fazer uma parede..

as respostas começaram logo com ah e tal vais pra faculdade fazes isto e aquilo logo por ai descambaram..

quanto ai á correção linguistica lamento informar que o português nao é a minha unica lingua mãe por isso o mais natural é haver alguns estrangeirismos.. driving license - licensiado :D
 
Quando falam em técnicos falam especificamente em alguem que efectua trabalho tipo reparações em lojas,
instalação de hardware, suporte e coisas assim.. ou seja, algo "focado" e não abstracto... ok.. mas então
e um técnico (a nível de habilitações) que efectua trabalho mais de licenciado? Quanto acham que esses
devem ganhar?
Essa é a minha situação, sou programador (há 8 anos a nivel auto-didacta/pessoal e profissional há dois) no entanto não sou licenciado.. como qualquer área de programação
tenho que pensar a nivel abstrato e estrutural antes de implementar... alguem na minha situação deve ganhar o mesmo que um técnico (do tipico de loja, reparações, instalações, etc etc) ou
deve ganhar mais para o lado do licenciado? Ou então um meio termo?

Gostava de saber o que vocês acham disso porque na minha opinião não me sinto inferiorizado por não ser licenciado e tenho
consciência das minhas capacidades... é obvio que eu sou um caso onde a faculdade seria uma mais valia
mas não tenho pachorra para aturar putos, é mesmo assim... e durante estes 8 anos já vi muitos licenciados
que mais valia estarem a fazer trabalho de limpezas...

Bem, digam o que acham.
 
No meu primeiro emprego como programador (com a Licenciatura em Engenharia Informática), recebo 1000€ limpos. Mas cada caso é um caso.
 
Última edição pelo moderador:
Acho que o essencial é perceber primeiro os conceitos e do que é que se está a falar quando se usa a palavra "Técnico". Acho que é melhor procurares (ao autor da thread) saber quanto ganha "alguém" que desempenha aquela função que tu pensas vir a desempenhar. O conceito de técnico é muito abstracto...
 
Última edição pelo moderador:
curso de tecnico de informatica nivel 4 no porto ? nmg ? é que eu gostava de faze-lo mas sera que so sao ao inicio do ano lectivo ? ou podem -se fazer a parir de janeiro ? que era o que queria
 
Bem, voltando ao tema. eu tive a sorte de arranjar emprego como técnico de informática na sede de uma das maiores empresas portuguesas e com o 12º ano apenas comecei a ganhar 620 € com direito a almoço pago pelo patrão no restaurante, lanche de manhã e à tarde, café durante o dia e mais umas coisinhas.. E tinha hipóteses de progressão de carreira, mas preferi vir estudar e acabar o meu curso.. Acho que para um gajo que na altura tinha 21 anos, o 12º ano ganhar 620€ por mês era bem bom.
 
eu axo q o principal problema n é o quanto se ganha mas sim a situaçao do contracto, agora mt empresas portuguesas so trabalham com recibos verdes ou contractos a prazo, qd xegamos ao 3º contracto em q a empresa é obrigada a passarmos a efectivo simplesmente cagam na nossa tola e mandam nos porta fora.
 
Pa.... :wow:

Nem sei que dizer.... trabalho nisto deste os 17 e tenho 32 anos. Brinco desde os 12....

De qq forma ja trabalhei em muito sitio e sempre como linux/unix hakz0r... e não me posso queixar:

Tou acima dos 3000 euros por mês + ajudas (leia-se kms) a contrato sem termo...

Mas sou de unix e cada vez a procura em unix é maior e cada vez menos gente quer ir para isto...
 
minimo nacional aqui 8| (assistencia tecnica em loja\atendimento ao publico, etc)

tou nisto porque gosto e nao pelo salario que recebo.. se quisesse receber 10x mais á muito tempo que estava na empresa do meu cota em angola :)

vai dando pros gasto considerando que nao é o meu mero emprego que me sustenta, considero mais um hobbie, uma paixão passar o dia todo a mexer em hardware :D
O problema e k nao e c/ salario minimo k te sustentas e mt menos a uma familia... no teu caso tas safo pq tens o teu pai c/ a tal empresa k te vai sustentado, mas mt gente n tens pais ricos e o BES n serve de nd :P

renda da casa+alimentacao+net+cabo+gas,luz,agua = salario minimo...

Mais vale tirar um curso, ganhar >1000€ e ir brincando c/ hardware nos tempos livres...
 
sou estagiário, estágio curricular para terminar o curso, e posso dizer q tou a receber cerca de 500€/mês mas tenho colegas noutras empresas, também a estagiar a ganhar mais de 1000€

depende muito da experiência
 
Pa.... :wow:

Nem sei que dizer.... trabalho nisto deste os 17 e tenho 32 anos. Brinco desde os 12....

De qq forma ja trabalhei em muito sitio e sempre como linux/unix hakz0r... e não me posso queixar:

Tou acima dos 3000 euros por mês + ajudas (leia-se kms) a contrato sem termo...

Mas sou de unix e cada vez a procura em unix é maior e cada vez menos gente quer ir para isto...
Na altura que começaste era diferente. Havia muito mais oportunidades. Já andas nisto à 15 anos, e obviamente ganhaste uma importância junto das empresas. Quem começa hoje em dia já não tem essas mesmas "regalias".
 
Na altura que começaste era diferente. Havia muito mais oportunidades. Já andas nisto à 15 anos, e obviamente ganhaste uma importância junto das empresas. Quem começa hoje em dia já não tem essas mesmas "regalias".

Eu acho que depende sempre da mesma coisa: paixão pelo que faz.
Se fizer por que gosta e tiver paixão pelo que faz vai lá. Se fizer porque necessita ou porque pensava que ia ganhar muito não vai lá.

Neste momento estou a preparar uma pessoa que conheci aqui. Vejo muito potencial nela e paixão pelo que faz... vamos ver se estou certo ou não.
 
eu axo q o principal problema n é o quanto se ganha mas sim a situaçao do contracto, agora mt empresas portuguesas so trabalham com recibos verdes ou contractos a prazo, qd xegamos ao 3º contracto em q a empresa é obrigada a passarmos a efectivo simplesmente cagam na nossa tola e mandam nos porta fora.

Tens muita razão fita-cola, mas com esta situação as empresas estão neste momento a arriscar a terem um grande problema no futuro, é que o mercado informático actualmente tem pouco para oferecer, e como tal é pouco aliciante para os estudantes formarem-se nesta àrea, visto que muitas pessoas tirarem um curso com o principal objectivo de terem uma vida melhor, num futuro próximo é provável existir menos mão-de-obra bem qualificada.

Outro senão no tão temido outsourcing que eu também já experimentei infelizmente, é que raramente apostam na formação, o que é equivalente a estagnação dos trabalhadores, e por muito que se goste de uma determinada matéria não se gosta de todas, ou seja daqui a uns tempos deixa de haver mão de obra qualificada para executar determinadas funções, e ai as empresas ou pagam ordenados elevados a quem as sabe fazer ou simplesmente recusam projectos.

Mais tarde ou mais cedo o "reverso da medalha" vai bater na cara das empresas que apostam em força no outsourcing, que actualmente devem ser 80% em Portugal, nessa altura vão aprender que estas politicas de emprego se pagam caro a longo prazo, nos EUA e na frança já se verificaram estes problemas ha uns anos.

Eu por exemplo a última firma que trabalhei colocou-me num projecto em outsourcing a ser altamente explorado, a fazer algo que não gostava, e eles a receberem balurdios, como eu estavam dezenas na mesma situação, conclusão, num tempo de cerca de 3 meses fomos 14 pessoas a bater com a porta, só naquele projecto eramos 4 e saimos todos quase ao mesmo tempo, o que acabou por comprometer o contracto no cliente, e pelo que vim a saber entrou depois a novabase para os substituir. :002:
 
Última edição:
Conheço um técnico informático (que só tem o ensino secundário feito) e ganha ~€1500/mês na universidade do Algarve. Embora que ele diga que €1500/mês é pouco para lidar com +400 computadores e centenas de outros tipos de hardware. Não invejo o emprego dele.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo