1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quanto gasta 1 pc por mes?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Hardware' iniciada por ZeCaToNe, 15 de Agosto de 2005. (Respostas: 35; Visualizações: 4652)

1. ZeCaToNe

ZeCaToNe Power Member

Visto k aderi recentemente ao sacanço, preciso de ter o pc sempre ligado mas o meu cota ta-me sp a chatear k gasta muita luz.....

Com 1 fonte de 460w a trabalhar 24H por dia, alguem sabe kt gasta isto(€) de eletricidade por mes?

2. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

no site da edp acho que dá para saber isso

3. God_Himself

God_Himself Banido

Não interessa se a tua fonte é de 460w ou de 10000000000000w, porque não vai estar a trabalhar sempre no máximo.

Só fornece a energia necessária que o PC pede á fonte, e deve andar pelos 100 a 200w num pc normal sem neons e essas mariquices.

Eu tenho o meu ligado há 4 anos e a conta da luz mal se mexeu. Nem deram pela diferença cá em casa :)

4. Forgotten

Forgotten Banido

O pior é o monitor, mas se maior parte é para sacar não tens que te preocupar muito, mesmo assim optei por um TFT consome muito menos e a carteira e a vista agradecem isto no caso de utilizares muito o pc.

5. kazuza

kazuza Power Member

Eu em PCs aqui em casa gasto perto de 1KVA ...

6. bluei16_

bluei16_ Banido

boas. tentei ir ao site da edp (tmbm tenho mesmo prob) e n csg ver qt gasta o pc. ag ajuda?

ja agr, o q e um KVA?

7. Mitnick

Mitnick Power Member

KVA = kilovat (medida da contagem da eletrecidade em tua casa)

8. bluei16_

bluei16_ Banido

ok. 1 KVA sao qts KW?

deixem ca ver a quimica:

1W=1 joule/s
    1Kw=1000W
    1KVA= ... W

9. Mitnick

Mitnick Power Member

Epah... a fisica nunca foi o meu forte... nao te sei dizer quantos KW sao...

10. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Essa conversão de kVA (Kilo VoltAmperes) para kW depende da eficiência da transformação de energia... se não houver transformadores penso que o KVA seja igual ao KW, mas como estamos a falar de PSU's isso já não é assim tao linear mas podes usar uma aproximação tipo:

O rendimento da PSU é de 65 % ( pior caso ) ou seja ela consome aproximadamente 0.7 kVA
    ( 0.7 * 0.65 =~ 0.46 kW = 460 W ) isto com a fonte carregadinha.

Fazendo continhas fica 700 VA ( sempre em full load rotfl ) * 24 * 7 *4 = 470400 VA*mês no máximo * a tarifa da EDP não sei qto é

So contei com o pc, falta o monitor

-Corrijam-me se tiver dito uma bacorada :)

Cumprimentos

11. bluei16_

bluei16_ Banido

nas tarifas da edp o preço ta por KW/h.

de VA nao percebo nada, inda n cheguei la... faltam ags anos? de xtudo

edit: as minhas contas:

460w*60*60=1.656.000W/h = 1.656KW/h

1.656*24*7*4 = 1.112.832KW num mes

agora, nao sei pq mas acho isto um numero, cm hei d dzr, exagerado :lol:

edit 2: a tarifa simples da edp sao 0,0988 euros por KW/h

ou seja, 0.0988*1656=163eur para ter o pc ligado uma hora e eu sou um urso do arelho

alguem q resolva isto antes q eu jabarde isto td :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

ps: :005:

[[]]

Última edição: 16 de Agosto de 2005
  12. ZeCaToNe

ZeCaToNe Power Member

Tou a ver k es bom em contas. O misterio continua por resolver

13. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

é so tirares a opçao de stand by e hibernate (alguem usa isto ? :002: ) e por o monitor a desligar em 1 mnt..depois saca o que quiseres,24h por dia ...o meu tá sempre a foldar nem me lembro á quanto tempo nao o desligo..nao se nota nada no consumo--»PODES ACREDITAR. (mostra este post ao cota e diz lhe que eu trabalho na EDP) :x2:

14. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

15. "eu"

"eu" Folding Addicted

faz as tuas contas aqui , e também ficas a saber quanto poupas na tarifa bi-horária :D

16. bluei16_

bluei16_ Banido

tchi. tens q m ensinar essa

edit: e so escrever akilo no search?! omfg :P

em relaçao ao simulador ja la tinha ido ms n percebi nd, ms dp fui ota vex e entendi td. ando a gastar cerca de 22.eur p mes com uma fonte de 450, se tivesse sp ligado gastava 35eur. ainda e puxadito

17. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Sim ... basta escreveres e o Google resolve contas, converte entre medidas, moedas etc...

Experimenta escrever: 100 usd in euros ou 100 kg in pounds ... as possibilidades são infinitas ;)

Atenção que se calhar esse simulador considera que a fonte está a debitar sempre os 450W o que não é verdade... :)

18. bluei16_

bluei16_ Banido

cada vez me gusta mas googlar :lol:

isso do simulador debita logo uma certa quantidade na potencia. nao sei se o q debita e a potencia dissipada ou e uma "media" do gasto de um pc normal ou as duas coisas. so sei q na minha fonte de 450w ele so faz as contas com uns 270. passa por la e experimenta. e rapido e n custa nd

[[]]

19. venga

venga I quit My Job for Folding

Segundo a simulação com 2 pc's ligados a maior parte do dia gasto mais de 50€...a conta anda sp nos 40€..n percebo então.

E pelo q parece um pc entao nao gasta assim tão pouco, simulando apenas com um pc dá um consumo de 25€/mês e estando ligado 22 horas por dia.

20. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

BlueSpeeder aquele valor que calculaste não é o preço do KW numa hora mas sim do mes inteiro
    mas acho que os 460 *60 *60 tão mal

Os 460W são o que a fonte gasta numa hora em full load ( assumindo que a fonte é perfeita e converte a energia sem perdas nenhumas )

Por isso é só: 0.46kW *0.0988 =~ 0.04545 €hora
    *24 *7 *4 =~ 30.55 €mês

PC em idle podemos por a fonte a comer 300W = 0.3kW *0.0988 =~ 0.03 €hora
    *24 *7 *4 =~ 22.68 €mês

Fazendo a média dos dois valores (50% full + 50% idle) fica 26.62 €mês

Queq acham?
    Arranjem masé uma pinça amperimétrica pa tirar as duvidas

Cumprimentos

Partilhar esta Página