N64 Recordar a Nintendo 64

Eu nao sou muito dado aos zeldas... alias nintendo para mim é super mario =) , mas ando a gostar de jogar tambem o donkey kong
Agora tenho um amigo que encontrou a dele e diz que me faz um bom preço só que só encontrou a consola... tenho de esperar que ele encontre os cabos ou tenho de pedir a um primo para a testar.
Nao é que tenha jogado muito nas minhas consolas mais velhas mas quando tenho aqui uns amigos ou primos ate é engraçado.
No domingo da pascoa andavamos todos cheios de sono , ficamos até ás tantas lá em casa dos meus avos a jogar sonic na megra drive e para nao variar super mario , com a lareira ao lado nem apetecia ir para a cama
 
Estou a pensar adquirir mais uma consola para alem daquelas que quero ter mesmo na minha coleçao , nao sei porque estou virado para uma nintendo 64, mas tambem ando com intensao de juntar uma irma á minha mega drive 2...
Nintendo a intensao é jogar exclusivamente super mario

que me dizem ? e preços já agora sff para eu analisar o mercado =)

para mim uma das melhores consolas de sempre.
para jogar com o mario nao acho que seja das piores. tens para ai uns 11 jogos, sem contar com os smash brothers, os donkey kongs e os yoshi's
passo a enumerar:
(source: wikipedia)

preços é sempre uma roleta russa. tanto podes ter a 10 euros completa, como 70 só com a carcaça. procura bem que acharás bons negocios :)
mas é sempre um bom investimento... na minha opinião.
 
Última edição:
Boas pessoal :)
Sem dúvida N64 marcou a minha infância (e ainda jogo actualmente :D)!

Recentemente deu-me a vontade de adquirir mais jogos, mas eis o problema dos cartuchos: -mais tarde ou mais cedo a bateria interna acaba, ou seja o jogo nunca mais gravará :(

Já agora basta comprar um cabo s-video qualquer ou tem de ser especifico? Não sei a versão da minha N64 mas julgo ser a EU...

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Recentemente deu-me a vontade de adquirir mais jogos, mas eis o problema dos cartuchos: -mais tarde ou mais cedo a bateria interna acaba, ou seja o jogo nunca mais gravará :(
A bateria troca-se e tens cartuchos de NES ainda com a bateria a bombar desde os longinquos anos 80, claro que eventualmente irão acabar, mas estamos a falar de pilhas com 28 anos, tens Zelda's 1 com a pilha operacional ainda, e se não estivesse... é trocar, com a chave de parafusos certa até um macaco conseguia trocar a pilha.

O problema real da bateria não é tanto acabar, é as condições de armazenamento/locais... humidade possibilita verter, e verter/verdete=bateria não operacional - eventualmente mas às vezes de forma acelerada.


De resto bateria só acaba frequentemente é nos jogos de Pokémon com clock interno (Pokémon Silver e Gold para a frente) mesmo sem o jogo ser usado o relógio interno continua a funcionar até comer a pilha, é inevitável - o mesmo sucede na Saturn e Dreamcast para mal dos nossos pecados (a pilha da consola).

Estes jogos só têm pilha (nas versões GBA) precisamente porque têm clock da mesma forma que o Animal Forest/Animal Crossing da N64 (só lançado no japão) tem pilha devido ao clock. Cartuchos GBA já usavam EEPROM também, tirando as situações de clock interno no cartucho. De facto nem sei se tirar a pilha nestes casos come o save, possivelmente não... Mas é um problema frequente (ter de trocar a pilha por causa do clock)

Em todos os outros jogos é altamente anormal ter de mudar a pilha.


Tens poucos jogos da N64 com pilha (... menos de 20). Ou seja, maior parte dos jogos gravam da mesma forma que os cartuchos GBA e DS. O save não tem pilha... não precisa dela para nada.


Não me falem das coisas que apaguei ou começo a correr pessoas a infracções, por razões que considero óbvias.

^ E se não são... leiam as regras.

Por extenso: Aqui a pirataria é penalizada, só os originais como forma de ter acesso aos jogos interessa e não se dá suporte a emulação e métodos que permitem correr "backups".



O melhores cabos que podes comprar sem modificações internas são os S-Video, sim. Mas têm de ser os compensados para PAL.
 
Última edição:
Mas ninguém tem coragem de pegar num ferro de soldar e fazer um mod RGB? Eu fiz à minha GC na altura, a qualidade da imagem é no mínimo 50% melhor.
 
... A GC fazia output de RGB nativo (e dos outputs mais puros e porreiros que há, diga-se... tomara a Wii ou a PS2 terem a mesma qualidade de sinal), a N64 dependendo do modelo é um verdadeiro 31.

Tirar RGB de uma N64 PAL está no mesmo grau de dificuldade de o tirar da NES ou de uma 3DO, com a diferença que no caso da 3DO é estoirar dinheiro numa plataforma da cueca.

Para a NES e N64 vale a pena, mas no caso da NES nem S-video (ou seja, as alternativas é... Porcaria chamada composite ou porcaria pior chamada RF) na N64 ao menos ainda se chega ao S-Video que é um barramento de sinal de componentes, o menos bom dos 3, mas com a definição intacta.

Não é o melhor, mas para a maior parte das pessoas chega.
 
Última edição:
Fazia nativo... mas o cabos eram mais raros que um par de cuecas do Hitler. Acho que corri as lojas todas na zona Almada e várias em Lisboa, ainda um bom tempo antes da Wii sair:

"Gamequê? Cabo para o quê? Não é para a playstation?" <- a resposta mais comum que obtive :p
 
Peço desculpa pelo erro, não fazia ideia que o assunto fosse proibido :wvsore:
Quanto aos cartuchos boas noticias, só de pensar que ia chegar uma altura e ia ficar sem os saves dos meus jogos e ter sempre de começar de novo era o terror...

Em relação ao cabo vou mesmo optar pelo S-Vídeo, tive a comparar em vídeos e nota-se uma melhoria em relação ao composite. Optaria certamente pelo RGB mas a eletronica não é a minha praia, e sendo bem mais caro ficava sujeito a ficar sem a N64, e isso é que não :P
 
Lembro-me que paguei 10€ pelo meu cabo de GC oficial.


Mas depois lixei-me com a Wii, cheguei a casa com o Zelda e claro que não ia jogar o Zelda TP com aqueles cabos asquerosos (e a Nintendo como sempre substimou a procura pelo que nem haviam cabos de componentes para as demo stands deles), pois fui à loja e arrotei 30 euros por uns cabos Scart RGB, mal soube de um sitio que milagrosamente os tinha. Felizmente o cabo RGB até me dá jeito hoje para CRT's e scaler chains senão tinham sido 30 euros mal gastos quando podia ter comprado o de componentes oficial (...480p)

Escusado será dizer, gramar com composite nunca mais... A N64 bastou-me.

Em relação ao cabo vou mesmo optar pelo S-Vídeo, tive a comparar em vídeos e nota-se uma melhoria em relação ao composite. Optaria certamente pelo RGB mas a eletronica não é a minha praia, e sendo bem mais caro ficava sujeito a ficar sem a N64, e isso é que não :P
Videos do youtube por terem compressão nunca farão justiça.

A diferença é astronómica.
 
Última edição:
Scart não é um formato de video, é um container plug.

Por ele pode passar composite (antigamente vendiam-se cabos scart para indrominar o pessoal, internamente só tinham o composite+som ligado), suporta S-Video e suporta RGBS (RGB Scart na realidade é isto), mas a implementação às vezes é incompleta. Varia muito.

RGB não tem região porque é RAW na informação de cor (e os detalhes do composite video que não os de sync são ignorados), mas composite e S-Video têm bandwidth de cor especificos consoante a região, ou seja, NTSC é 3.58 MHz e PAL é 4.4 MHz.

O problema é... Como o S-Video não era standard na Europa a maior parte das aplicações S-Video usava a largura de banda NTSC e isso gera algumas incompatibilidades aparelho a aparelho, dependentes pela forma como este detecta a largura de banda para a cor.

No caso da N64 trata-se certamente do caso porque S-Video nunca foi projectado para ser usado nas consolas PAL, os cabos têm de ser compensados por isso, precisamente porque não era para dar na europa eles tiraram a compensação interna, deixaram os pinos ligados mas não seria para todos os fins e propósitos usável. Cabos S-Video de GC e Wii não funcionam nas consolas Europeias, já agora, assim como o nosso Scart RGB não funciona nas Americanas. Isto para dizer que nunca na vida o bandwidth de cor S-Video numa consola Nintendo foi "PAL".

Atalhando... Tenho uma televisão de 2012 cá em casa que lê o S-Video da N64 como PAL e por isso fica a preto e branco. Há sempre voltas a dar, mas é um passo a mais.


Bom, já que me dei ao trabalho...

Composite:

1fEoTqP.png


S-Video:

x9fRyu6.png


RGB:

7IQ1m39.png



E sim, S-Video é sempre um pouco escurinho na N64... eu subo sempre o brilho para compensar mas as maiores diferenças para RGB são a nível de cores, especialmente vermelhos, verdes e azuis primários mais detalhe na sombra que está um pouco crushed. A nivel de definição pixel a pixel é muito similar, como aliás seria de esperar.

Diria que a melhoria do RGB não vale os 60 euros de preço de admissão mais o trabalho para a maior parte das pessoas... RGB é preferivel a S-Video, mas S-Video consegue ser suficientemente bom. O que acontece é que a maior parte das consolas que não suporta RGB também não suporta S-video por isso e ao repor o RGB junto com o S-video... Mais vale usá-lo.
 
Última edição:
Obrigado pela grande info sem dúvida :)

Quanto à possível conversão para hdmi que estão a tentar implementar na N64, trará melhor qualidade de imagem/definição à consola ou é só para ser "mais compatível" com as TVs atuais?
 
Acima de tudo maior compatibilidade com TV's actuais, a resolução interna não pode possivelmente ser alterada por isso irá pegar no feed interno (de baixa resolução) e convertê-lo em algo como 640x480 (HDMI abaixo disso não suporta).

Isto significa que o 240p da N64 vai deixar de ser 240p na saída. Isto vai dar melhores resultados nas TV's novas que lidam muito mal com sinais de baixa resolução e ajudar os americanos que nem Scart tiveram (por isso comprarem scarts agora é-lhes muito estranho e sempre a passar por conversores para componentes ou hdmi) mas de um ponto de vista do que dá para fazer a esse sinal, uma vez que chegou a HDMI é o fim.

Isso a mim não me dá jeito, por exemplo.

Será um nicho e possivelmente considerado o topo de gama e se isso baixar o preço dos mods RGB (a ver vamos) é bom. Para quem não tem maneiras de processar a imagem na saída nem planeia ter será provavelmente a melhor forma de o fazer e alimentar directo a uma HDTV.
 
Última edição:
Esta terá sido a consola que guardo melhores recordações de infância/adolescência.

Muitas tardes de Verão a passar Banjo Kazooie e Tooie vezes sem conta a apanhar tudo, o Mario 64, os vários comandos danificados a jogar os minijogos do Mario Party, e os grandes duelos de 007 Goldeneye / Perfect Dark.

Eram poucos os jogos que se tinham na altura, mas talvez por isso mesmo tinham para nós muito mais valor sentimental.
 
Muitas tardes de Verão a passar Banjo Kazooie e Tooie vezes sem conta a apanhar tudo, o Mario 64, os vários comandos danificados a jogar os minijogos do Mario Party, e os grandes duelos de 007 Goldeneye / Perfect Dark.
Não são propriamente baratos, mas:

-> http://www.ebay.co.uk/itm/NEW-REPLA...g_Replacement_Parts_Tools&hash=item58b28f01c2

Para Mario Party recomenda-se. (há uns bootlegs de menor qualidade mais baratos agora mas ainda não tenho feedback deles)
 
Jogos da N64 que mais marcaram a minha infância, além do Super Mario foram sem dúvida o Snowboard Kids e o 007 Goldeneye

Tardes inteiras a jogar com os colegas, que tempos :)
 
Back
Topo