Revelar em casa - exequível?

Ricardo F

Power Member
Boa Noite,

Para quem quer revelar fotos em casa, o que é necessário fazer? Pesquisei na net e sei alguma informação (é preciso uma divisão da casa, vai haver cheiros intensos dos químicos, ou revelar a cores fica demasiado caro).

Assim, algum de voçês o faz? Nos dias que correm, é viável/fácil? Quanto custa? Qual o nr de revelações necessárias para rentabilizar o investimento? E onde se compra, por ex na *****?


Cpts,
Ricardo Ferreira
 
Em casa só é hábito revelar-se os rolos preto e branco próprios para isso (tipo Kodak T-Max). Rolos a cor, processo C-41, são demasiado complicados, porque tens que ter vários químicos a temperaturas certas.

Química de revelação podes comprar em lojas da especialidade. Não sei de onde és, mas em Lisboa podes comprar na ***** (ou então mandar vir pela net).
 
Revelar a preto e branco desde que tenhas umas toalhas e uma casa de banho sem janelas (As toalhas é para tapar as frinchas da porta...) desde que sigas as instruções não tens problema nenhum... Já para fazeres as ampliações para o papel não sei bem como é...

Cores esquece lá isso... Mais vale ires ao laboratório mais próximo...
 
Do pouco que sei, acho que metes o negativo no ampliador, alinhas o papel no sítio, projectas a imagem para o papel (o papel é sensível à luz tal como o negativo) e por fim mete-se o papel no fixador (químico).
 
Revelar P&B em casa é fácil. A cores, e por ser mais complicado, nunca tentei.
Para ampliação sempre recorri a laboratórios (também não havia muitos que fizessem P&B) embora também tenha experimentado com sucesso relativo.
Só compensa ter um laboratório caseiro se houver um volume de trabalho muito grande ou por caroliçe bem ancorada em €€€.
Go digital.
 
Revelação em casa ..
Material necessário:
Tambor para revelação
quimicos
-Revelador (eu uso ilford ilfotec hc)
-Banho de Paragem (eu uso ilford ilfostop)
-Fixador (ilford rapid fixer)
Provetas graduadas (ou algum tipo de utensilios graduados para fazeres a mistura dos quimicos com agua)
Termometro (para verificares a temperatura dos quimicos)
temporizador
clips para negativos
Tesoura
garrafas para guardares os quimicos misturados.

O local:

o local terá de ser primeiro totalmente escuro para abrires a cassete onde está o filme e o enrolares na expiral, e depois de teres posto a expiral no tambor e a mesma fechada, podes acender as luzes, apartir daqui o processo será todo feito onde te apetecer, desde que tenhas água corrente para a lavagem final.

Os Quimicos:

Os quimicos será apenas uma opção pessoal, uma vez que os podes comprar em liquido, e é só misturar com água, ou em pó que não deixam de ser praticos, e mais faceis de arrumar que os liquidos.. mas este campo é apenas uma opção pessoal.

O processo:

O processo de revelação varia conforme o rolo, os quimicos e a temperatura destes, mas em media a revelação de um negativo demora uns 15 minutos, mas para veres como se processa mais ou menos isto vê este video http://www.youtube.com/watch?v=Vu0Ul_wsYO8 ...


Para a ampliação, neste caso já necessitas de um local com espaço para o colocares o material necessário, e claro tem de ser "light proof"

O material:

Ampliador
marginador
Quimicos
-Revelador (não serve o mesmo que para o negativo)
-Banho de paragem (pode ser o mesmo) (eu na falta de banho de paragem já usei vinagre :D )
-Fixador (pode ser o mesmo)
Tinas (três para os quimicos)
Pinças (três um para cada tina)
molas
Provetas graduadas (para o mesmo efeito que em no processo anterior)
Papel fotografico
Luz de segurança (a famosa luz vermelha dos laboratorios dos filmes)
Agua corrente para a lavagem final

O processo de ampliação é bem mais facil e rapido que o de revelação, não quer dizer que não venhas a queimar papel, acredita que vais, mas é mais simples e como os resultados são vistos mais rapidamente acaba por dar mais gosto... mas aqui vai exemplificado como funciona este processo

- Local totalmente às escuras,apenas com a luz de segurança acesa

- Colocar o marginador por baixo do ampliador e colocar na medida de margens que quiseres

- Ligar o ampliador já com o negativo e colocar no tamanho que quiseres ampliar, depois de correctamente focado apagar o ampliador.

- Pegar na folha de papel fotografico e colocar no ampliador.

- Voltar a ligar e aqui só tens de contar 1;2;3;4;5 (isto é em segundos) desligar novamente o ampliador.

- Colocar a folha de papel na primeira tina (revelador) e ir agitando (os resultados devem de começar a aparecer em 1 minuto ou menos depois de estar como queres)

- Pões a folha na segunda tina (banho de paragem) e novamente vais agitando (o tempo aqui não é crucial, faz isto aí por um minuto)

- Toca a passar para a terceira tina, o fixador e novamente faz isto aí em um minuto,

- Agora já podes passar para a lavagem do papel e depois pões a secar.

Já podes acender as luzes e apreciar o resultado


cumps jmm
 
Muito bom jmm_wifi! Eu vou ver se daqui a uns tempitos começo a revelar os meus rolos de 120.

E o resto do pessoal, qual o vosso procedimento? Quimicos e tal? ;)

EDIT:

Para quem costuma revelar fotos, que acham deste vídeo? Está bem explicado? Os procedimentos são estes? Pelo que percebo de revelação, pareceu-me q sim.
http://www.youtube.com/watch?v=6P9bNcBE_Hc (acho que tem mais duas partes)
 
Última edição:
o procedimento, para pôr o negativo na expiral, e posteriormente no tambor é, mas depois tens a parte dos quimicos ...

NB: é escusado usares aquela caixa light proof .. se tiveres uma casa de banho, ou outra divisão onde não entre luz, é suficiente para fazeres o mesmo sem teres de ter aquele trambolho
 
A parte mais crítica é a revelação dos negativos. Falhas e "adiós bambino", não há remédio. Para os iniciados,um bom revelador é o Agfa Rodinal. Este revelador é altamente concentrado e é de um só uso, ie, usas e deitas fora. Nos que são usados várias vezes, é necessário fazer a compensação dos tempos de revelação após a revelação de vários rolos e o iniciado corre mais riscos. Dizem é que provoca mais grão nas fotografias. Além disso o frasco original, depois de aberto, dura anos, apesar do líquido ir ficando acastanhado.
 
aproveitando este tópico ainda...

revelar rolos a cores em casa é muito complicado ou nem por isso? é que tenho andado a tirar fotos em 35mm e 120 e não me apetece muito estar sempre a gastar dinheiro para revelar os rolos, e no caso dos de 120 tenho que ficar uns quantos dias à espera porque têm que enviar aquilo para laboratório em lisboa.

se fizesse a revelação em casa e comprasse um scanner canon 8800F, fazia tudo em casa e em pouco tempo tinha o investimento do scanner compensado ;)

o metodo para 35 e 120 é o mesmo?
os quimicos são muito caros?

fiquem bem
 
|[-BooT-]|;3502693 disse:
aproveitando este tópico ainda...

revelar rolos a cores em casa é muito complicado ou nem por isso? é que tenho andado a tirar fotos em 35mm e 120 e não me apetece muito estar sempre a gastar dinheiro para revelar os rolos, e no caso dos de 120 tenho que ficar uns quantos dias à espera porque têm que enviar aquilo para laboratório em lisboa.

se fizesse a revelação em casa e comprasse um scanner canon 8800F, fazia tudo em casa e em pouco tempo tinha o investimento do scanner compensado ;)

o metodo para 35 e 120 é o mesmo?
os quimicos são muito caros?

fiquem bem

Revelar a cores é quase impraticável, para quem não for profissional e viver disso. Fica caríssimo, e dá muito trabalho.

Edit: anyway, tens aqui o essencial -- http://www.wikihow.com/Develop-Color-Film
 
Última edição:
pelo que li nesse link, não é assim nada do outro mundo. dá trabalho, sim, mas exequivel ;)

acho que fico-me pelo scanner e mando revelar os rolos na loja
 
Os rolos a cor que encontras à venda, são para o processo C41. Simulares esse processo em casa é muito complicado. Desde as misturas das químicas, às temperaturas, aos tempos certos, etc... E para ajudar, são mais químicas que para P&B do processo tradicional.
 
Revelar um rolo p/b e passar para papel é um gozo descomunal ....... Ouve uma altura q tinha uma tara com cheiros dos quimicos..... o jmm_wifi já disse e bem tudo o que é preciso e como é.... é super fácil...o mais importante é a revelação do rolo em si,pq se ficar mal n tem remédio,agora para papel já é diferente ,é mais fácil e o mais importante ai é passar bem pelo o revelador e pelo banho de paragem.....um exemplo,uma foto com banho de paragem inferior vai fazer com que durante um tempo a foto vá ficando prateada.....
Não sei se tens curso ou se és de Lisboa,mas vai ao técnico I.S.T que eles lá julgo que tem uns cursitos curtos e baratos e depois extra curso ainda puderas usar o laboratório...pelo menos antes sim...velhos tempos:-)
 
Acham que compensa a compra de uma impressora boa para fotos e do papel de fotografia para se imprimir em casa? Ou é demasiado dispendioso para uso caseiro?
 
Não compensa. Eu tenho uma das impressoras fotográficas mais económicas, mas mesmo assim, em comparação com algumas lojas, é à tangente. Se usar um BOM papel, já fica um pouco mais caro que na loja. Por outro lado, também é mais consistente na qualidade, que no geral é melhor que em muitas lojas.

Visto que também não pago as impressões, só a uso quando preciso mesmo de uma boa impressão, independentemente dos custos.
 
Back
Topo