1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Revelar em casa - exequível?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Ricardo F, 20 de Julho de 2008. (Respostas: 37; Visualizações: 5965)

1. Ricardo F

Ricardo F Power Member

Boa Noite,

Para quem quer revelar fotos em casa, o que é necessário fazer? Pesquisei na net e sei alguma informação (é preciso uma divisão da casa, vai haver cheiros intensos dos químicos, ou revelar a cores fica demasiado caro).

Assim, algum de voçês o faz? Nos dias que correm, é viável/fácil? Quanto custa? Qual o nr de revelações necessárias para rentabilizar o investimento? E onde se compra, por ex na Fnac?

Cpts,
    Ricardo Ferreira

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Em casa só é hábito revelar-se os rolos preto e branco próprios para isso (tipo Kodak T-Max). Rolos a cor, processo C-41, são demasiado complicados, porque tens que ter vários químicos a temperaturas certas.

Química de revelação podes comprar em lojas da especialidade. Não sei de onde és, mas em Lisboa podes comprar na Colorfoto (ou então mandar vir pela net).

3. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Revelar a preto e branco desde que tenhas umas toalhas e uma casa de banho sem janelas (As toalhas é para tapar as frinchas da porta...) desde que sigas as instruções não tens problema nenhum... Já para fazeres as ampliações para o papel não sei bem como é...

Cores esquece lá isso... Mais vale ires ao laboratório mais próximo...

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Para as ampliações para o papel, tem que ter um ampliador... :)

5. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Sim o ampliador parece-me óbvio... Referia-me ao processo em si e a revelação do papel...

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Do pouco que sei, acho que metes o negativo no ampliador, alinhas o papel no sítio, projectas a imagem para o papel (o papel é sensível à luz tal como o negativo) e por fim mete-se o papel no fixador (químico).

7. Revelar P&B em casa é fácil. A cores, e por ser mais complicado, nunca tentei.
    Para ampliação sempre recorri a laboratórios (também não havia muitos que fizessem P&B) embora também tenha experimentado com sucesso relativo.
    Só compensa ter um laboratório caseiro se houver um volume de trabalho muito grande ou por caroliçe bem ancorada em €€€.
    Go digital.

8. jmm_wifi

jmm_wifi Power Member

Revelação em casa ..
    Material necessário:
    Tambor para revelação
    quimicos
    -Revelador (eu uso ilford ilfotec hc)
    -Banho de Paragem (eu uso ilford ilfostop)
    -Fixador (ilford rapid fixer)
    Provetas graduadas (ou algum tipo de utensilios graduados para fazeres a mistura dos quimicos com agua)
    Termometro (para verificares a temperatura dos quimicos)
    temporizador
    clips para negativos
    Tesoura
    garrafas para guardares os quimicos misturados.

O local:

o local terá de ser primeiro totalmente escuro para abrires a cassete onde está o filme e o enrolares na expiral, e depois de teres posto a expiral no tambor e a mesma fechada, podes acender as luzes, apartir daqui o processo será todo feito onde te apetecer, desde que tenhas água corrente para a lavagem final.

Os Quimicos:

Os quimicos será apenas uma opção pessoal, uma vez que os podes comprar em liquido, e é só misturar com água, ou em pó que não deixam de ser praticos, e mais faceis de arrumar que os liquidos.. mas este campo é apenas uma opção pessoal.

O processo:

O processo de revelação varia conforme o rolo, os quimicos e a temperatura destes, mas em media a revelação de um negativo demora uns 15 minutos, mas para veres como se processa mais ou menos isto vê este video http://www.youtube.com/watch?v=Vu0Ul_wsYO8 ...

Para a ampliação, neste caso já necessitas de um local com espaço para o colocares o material necessário, e claro tem de ser "light proof"

O material:

Ampliador
    marginador
    Quimicos
    -Revelador (não serve o mesmo que para o negativo)
    -Banho de paragem (pode ser o mesmo) (eu na falta de banho de paragem já usei vinagre :D )
    -Fixador (pode ser o mesmo)
    Tinas (três para os quimicos)
    Pinças (três um para cada tina)
    molas
    Provetas graduadas (para o mesmo efeito que em no processo anterior)
    Papel fotografico
    Luz de segurança (a famosa luz vermelha dos laboratorios dos filmes)
    Agua corrente para a lavagem final

O processo de ampliação é bem mais facil e rapido que o de revelação, não quer dizer que não venhas a queimar papel, acredita que vais, mas é mais simples e como os resultados são vistos mais rapidamente acaba por dar mais gosto... mas aqui vai exemplificado como funciona este processo

- Local totalmente às escuras,apenas com a luz de segurança acesa

- Colocar o marginador por baixo do ampliador e colocar na medida de margens que quiseres

- Ligar o ampliador já com o negativo e colocar no tamanho que quiseres ampliar, depois de correctamente focado apagar o ampliador.

- Pegar na folha de papel fotografico e colocar no ampliador.

- Voltar a ligar e aqui só tens de contar 1;2;3;4;5 (isto é em segundos) desligar novamente o ampliador.

- Colocar a folha de papel na primeira tina (revelador) e ir agitando (os resultados devem de começar a aparecer em 1 minuto ou menos depois de estar como queres)

- Pões a folha na segunda tina (banho de paragem) e novamente vais agitando (o tempo aqui não é crucial, faz isto aí por um minuto)

- Toca a passar para a terceira tina, o fixador e novamente faz isto aí em um minuto,

- Agora já podes passar para a lavagem do papel e depois pões a secar.

Já podes acender as luzes e apreciar o resultado

cumps jmm

9. cantara

cantara Power Member

Muito bom jmm_wifi! Eu vou ver se daqui a uns tempitos começo a revelar os meus rolos de 120.

E o resto do pessoal, qual o vosso procedimento? Quimicos e tal? ;)

EDIT:

Para quem costuma revelar fotos, que acham deste vídeo? Está bem explicado? Os procedimentos são estes? Pelo que percebo de revelação, pareceu-me q sim.
    http://www.youtube.com/watch?v=6P9bNcBE_Hc (acho que tem mais duas partes)

Última edição: 24 de Julho de 2008
  10. jmm_wifi

jmm_wifi Power Member

o procedimento, para pôr o negativo na expiral, e posteriormente no tambor é, mas depois tens a parte dos quimicos ...

NB: é escusado usares aquela caixa light proof .. se tiveres uma casa de banho, ou outra divisão onde não entre luz, é suficiente para fazeres o mesmo sem teres de ter aquele trambolho

11. cantara

cantara Power Member

12. news_js

news_js Power Member

A parte mais crítica é a revelação dos negativos. Falhas e "adiós bambino", não há remédio. Para os iniciados,um bom revelador é o Agfa Rodinal. Este revelador é altamente concentrado e é de um só uso, ie, usas e deitas fora. Nos que são usados várias vezes, é necessário fazer a compensação dos tempos de revelação após a revelação de vários rolos e o iniciado corre mais riscos. Dizem é que provoca mais grão nas fotografias. Além disso o frasco original, depois de aberto, dura anos, apesar do líquido ir ficando acastanhado.

13. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

aproveitando este tópico ainda...

revelar rolos a cores em casa é muito complicado ou nem por isso? é que tenho andado a tirar fotos em 35mm e 120 e não me apetece muito estar sempre a gastar dinheiro para revelar os rolos, e no caso dos de 120 tenho que ficar uns quantos dias à espera porque têm que enviar aquilo para laboratório em lisboa.

se fizesse a revelação em casa e comprasse um scanner canon 8800F, fazia tudo em casa e em pouco tempo tinha o investimento do scanner compensado ;)

o metodo para 35 e 120 é o mesmo?
    os quimicos são muito caros?

fiquem bem

14. ruimoura

ruimoura Power Member

Revelar a cores é quase impraticável, para quem não for profissional e viver disso. Fica caríssimo, e dá muito trabalho.

Edit: anyway, tens aqui o essencial -- http://www.wikihow.com/Develop-Color-Film

Última edição: 2 de Setembro de 2008
  15. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

pelo que li nesse link, não é assim nada do outro mundo. dá trabalho, sim, mas exequivel ;)

acho que fico-me pelo scanner e mando revelar os rolos na loja

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Os rolos a cor que encontras à venda, são para o processo C41. Simulares esse processo em casa é muito complicado. Desde as misturas das químicas, às temperaturas, aos tempos certos, etc... E para ajudar, são mais químicas que para P&B do processo tradicional.

17. El Gordo

El Gordo Power Member

Revelar um rolo p/b e passar para papel é um gozo descomunal ....... Ouve uma altura q tinha uma tara com cheiros dos quimicos..... o jmm_wifi já disse e bem tudo o que é preciso e como é.... é super fácil...o mais importante é a revelação do rolo em si,pq se ficar mal n tem remédio,agora para papel já é diferente ,é mais fácil e o mais importante ai é passar bem pelo o revelador e pelo banho de paragem.....um exemplo,uma foto com banho de paragem inferior vai fazer com que durante um tempo a foto vá ficando prateada.....
    Não sei se tens curso ou se és de Lisboa,mas vai ao técnico I.S.T que eles lá julgo que tem uns cursitos curtos e baratos e depois extra curso ainda puderas usar o laboratório...pelo menos antes sim...velhos tempos:-)

18. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Acham que compensa a compra de uma impressora boa para fotos e do papel de fotografia para se imprimir em casa? Ou é demasiado dispendioso para uso caseiro?

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não compensa. Eu tenho uma das impressoras fotográficas mais económicas, mas mesmo assim, em comparação com algumas lojas, é à tangente. Se usar um BOM papel, já fica um pouco mais caro que na loja. Por outro lado, também é mais consistente na qualidade, que no geral é melhor que em muitas lojas.

Visto que também não pago as impressões, só a uso quando preciso mesmo de uma boa impressão, independentemente dos custos.

20. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

E por quanto ficaria assim uma boa impressora? E o papel bom? Posso usar o mate e assim?

Partilhar esta Página