SAPO a5

Estás enganado. Um Amoled é apenas um Oled com uma gestão de pixeis diferentes, a tecnologia é quase igual, resultando numa experiência a nível de utilizador perfeitamente idêntica.

Quase igual não é igual, o nosso DNA é igual ao dos chimpazés em 96% aproximadamente, no entanto as diferenças são as que se sabem :p.

Mas tens razão :), OLED é a tecnologia visto que existe PMOLED (Matriz Passiva) e AMOLED (Matriz Activa).

Pelo que me parece que quando se fala em OLED, na realidade estes são AMOLED (os PMOLED são OLED's de baixo custo e tamanho pequeno).

Ou seja, o Blade tem um ecrã AMOLED, mas não é um ecrã com a mesma qualidade de um SGS ou WAVE (lembrem-se que o Nokia N85 já tinha um AMOLED) .

Mas se tiver errado, alguém que me corrija :)
 
Quase igual não é igual, o nosso DNA é igual ao dos chimpazés em 96% aproximadamente, no entanto as diferenças são as que se sabem :p.

Mas tens razão :), OLED é a tecnologia visto que existe PMOLED (Matriz Passiva) e AMOLED (Matriz Activa).

Pelo que me parece que quando se fala em OLED, na realidade estes são AMOLED (os PMOLED são OLED's de baixo custo e tamanho pequeno).

Ou seja, o Blade tem um ecrã AMOLED, mas não é um ecrã com a mesma qualidade de um SGS ou WAVE (lembrem-se que o Nokia N85 já tinha um AMOLED) .

Mas se tiver errado, alguém que me corrija :)

Eish lições sobre telas amoled. Basicamente o que disseste foi o mesmo que o mELIANTE só que mais disfarçado. Um oled é um amoled já que na prática não há diferenças nenhumas ao olho humano. A matriz de controlo é diferente e apenas isto. Já é mais que suficiente para envergonhar os tft. Este ecrã é semelhante ao d o N1 que também usa a mesma matriz de controlo (PenTile Matrix, proprietária da Samsung)

As cores e contrastes são semelhantes aos do SGS sim mas claro que a qualidade não é a mesma. Afinal de contas o Blade tem um amoled enquanto esses têm um samoled mas isso já devias saber antes de fazer comparações.

E chamares tft ao amoled não tem lógica nenhum até porque existem diferenças consideráveis na qualidade de cores e precisão de toque para pior no caso dos tfts, exitem os tft-lcd, os amoled, os samoled, os led, agora os novos samoled2 entre os mais conhecidos.
 
Última edição:
Que confusão de nomes que aí anda. Os AMOLED não é por terem uma matriz de pixeis OLED que deixam de ser TFT's. Estás a confundir LCD's com TFT's..

E outra coisa, a precisão do toque é completamente independente do tipo de ecrã... Pode bem haver um LCD com melhor precisão que um AMOLED.. E qualidade de cores já é subjectivo, se abusarem na saturação do AMOLED, prefiro um LCD IPS bem calibrado :).
 
LCD - Liquid Cristal Display que vão desde os relógios "CASIO" e máquinas calculadoras até aos novos Super. TFT é uma tecnologia de matriz activa de LCDs

OLED - a tecnologia abrangente por LEDs "orgânicos". AMOLED / Super AMOLED são subtipos activos da tecnologia e mesmo dentro destas há outros subtipos e modos de concepção diferentes. Depois há também os passivos que são usados em relógios e MP3.

No caso de que estamos a falar (telemóveis) um ecrã AMOLED (ou seja, não "super amoled") é um grande contra pelos simples factos:
- duram menos que um TFT
- ao sol são muito piores que um TFT
- a grande maioria dos AMOLED que aí andam (com excepção dos novos Nokia e Samsung i8910) são "Pentile" o que significa que a resolução não é real (tipo o Samsung S não é realmente 800x480 apesar de ser um excelente ecrã Super AMOLED, nem o Desire e irmãos com o AMOLED "Pentile" deles. Como há pixeis com cores partilhadas entre si a resolução real é inferior a 800x480)

Portanto: em telemóveis e aparelhos que possam estar ao sol é preferível um ecra TFT de preferência um painel construído pela tecnologia IPS.
 
Que confusão de nomes que aí anda. Os AMOLED não é por terem uma matriz de pixeis OLED que deixam de ser TFT's. Estás a confundir LCD's com TFT's..

E outra coisa, a precisão do toque é completamente independente do tipo de ecrã... Pode bem haver um LCD com melhor precisão que um AMOLED.. E qualidade de cores já é subjectivo, se abusarem na saturação do AMOLED, prefiro um LCD IPS bem calibrado :).

Eu disse que neste caso os TFT's que aqui referimos são TFT-LCD portanto é errado estar a tratar os OLED por TFT que só vai confundir as coisas. Além de que por norma temos sempre DPI's mais altos com estes displays.

E os LCDs nunca são melhores em cores, contrastes e precisão que os OLED.. podem ser em muitas outras coisas menos nisto.


LCD - Liquid Cristal Display que vão desde os relógios "CASIO" e máquinas calculadoras até aos novos Super. TFT é uma tecnologia de matriz activa de LCDs

OLED - a tecnologia abrangente por LEDs "orgânicos". AMOLED / Super AMOLED são subtipos activos da tecnologia e mesmo dentro destas há outros subtipos e modos de concepção diferentes. Depois há também os passivos que são usados em relógios e MP3.

No caso de que estamos a falar (telemóveis) um ecrã AMOLED (ou seja, não "super amoled") é um grande contra pelos simples factos:
- duram menos que um TFT
- ao sol são muito piores que um TFT
- a grande maioria dos AMOLED que aí andam (com excepção dos novos Nokia e Samsung i8910) são "Pentile" o que significa que a resolução não é real (tipo o Samsung S não é realmente 800x480 apesar de ser um excelente ecrã Super AMOLED, nem o Desire e irmãos com o AMOLED "Pentile" deles. Como há pixeis com cores partilhadas entre si a resolução real é inferior a 800x480)

Portanto: em telemóveis e aparelhos que possam estar ao sol é preferível um ecra TFT de preferência um painel construído pela tecnologia IPS.

O estar ao Sol ou não pouco interessa porque consegues ler na mesma com um bom OLED.. mas sim de facto são melhores aqui.

A duração idem porque estamos a falar de um telemóvel cuja duração de vida não é o mesmo que uma televisão, quanto à resolução está à vista dos olhos. Os que têm melhor aspecto são os OLED.

Faltou-te aí dizer que os OLED também consomem menos energia do que o TFT-LCD.
 
Última edição:
Boas pessoal,

não levem a mal o que vou dizer mas dado que este off-topic está a gerar alguma confusão,

não podem simplesmente dizer se o ecrã é bom ou não consoante o valor do equipamento? :D

Cumprimentos.
 
Só para dar mais uma posta de pescada sobre AMOLEDs e TFTs...
Segundo a WIKI (a grande fonte de conhecimento *cof*fidedigno*cof*)
An active matrix OLED display consists of a matrix of OLED pixels that generate light upon electrical activation that have been deposited or integrated onto a thin film transistor (TFT) array, which functions as a series of switches to control the current flowing to each individual pixel.[5]
Typically, this continuous current flow is controlled by at least two TFTs at each pixel, one to start and stop the charging of a storage capacitor and the second to provide a voltage source at the level needed to create a constant current to the pixel and eliminating need for the very high currents required for passive matrix OLED operation.[6]
TFT backplane technology is crucial in the fabrication of AMOLED displays. Two primary TFT backplane technologies, namely polycrystalline silicon (poly-Si) and amorphous silicon (a-Si), are used today in AMOLEDs. These technologies offer the potential for fabricating the active matrix backplanes at low temperatures (below 150°C) directly onto flexible plastic substrates for producing flexible AMOLED displays.[7]

[...]
The amount of power the display consumes varies significantly depending on the color and brightness shown. As an example, one commercial QVGA OLED display consumes 3 watts while showing black text on a white background, but only 0.7 watts showing white text on a black background.[9]
 
Última edição:
Fiquei com a ideia de que a venda se iniciava esta semana (penso ter lido isso em qualquer lado).

edit: Confirma-se


Tal como o TeK tinha adiantado ontem, o SAPO anunciou hoje o seu primeiro smartphone de marca própria, o SAPO a5, um projecto que foi desenvolvido ao longo do último ano e que contou com a parceria da TMN e da Caixa Mágica, e o fabrico da ZTE. O telefone só vai estar à venda na próxima semana, baixando a fasquia do preço para os 150 euros.
 
Última edição:
Pelo que vi do ecrã por esse vídeo não me parece um amoled.. os contrastes e as cores não me parecem de um.. os oled mandam um glow especifico e não me pareceu que esse o tivesse.
Se bem que a câmara que filmou pode ser de qualidade má e distorcer estas coisas.
 
Após uma pesquisa pelo nosso amigo google achei um comparativo chinês do zte blade e do Libero 003Z (acho que é esse o nome), nesse comparativo tinha um video que comparava ambos os modelos com um htc Desire, na minha opinião não achei grande diferença entre os ecrãs mas também não sei qual é qual visto serem terminais com design gémeo.

fica aqui o link para que quiser comparar:
http://www.youtube.com/watch?v=i3TSkyIrmDM&feature=related
 
É muito parecido ao SF (ZTE Blade), mas com câmara de 5MPix!

O que quer dizer que as roms do Froyo que estão no modaco para o ZTE blade não deverão funcionar neste! :(

in
http://tek.sapo.pt/noticias/telecom...ca_aposta_em_android_com_telemov_1105979.html


Bah.... está visto que a primeira coisa a fazer vai ser ROOT para remover este lixo.

Isto confirma-se mesmo?!?
O mais certo é comprar o A5, mas n queria ficar limitado pelas rom's q poderia por(mas q n posso por(supostamente) ter a camera de 5M, logo o hardware ser diferente )
 
Back
Topo