SAPO a5

Boas

Se na verdade for um libero então a verdade é que não é OLED, no entanto se o preço for de 150€ é excelente (na minha opinião). Tambem pelas caracteriscas do libero será um pouco (apenas uns milimetros) mais pequeno que o Blade. E outra grande vantagem é que já existe á venda com o android 2.2 o que levará a um rápido aparecimento de uma ROM.
Hoje fui a uma Blue Store e dizem que ainda não lhes enviaram os aparelhos, mas devem estar a chegar.

A ver vamos.
 
Rezem para que nao seja AMOLED. Já tive AMOLED e testei bastante o Desire (AMOLED) e dentro de portas têm cores muito boas mas num local bem iluminado (tipo marquise, local de trabalho com janelas grandes, etc) a visibilidade é bastante comprometida e só deixando o sensor de luz ligado para ele poder aumentar para 100%.

Eu com o meu Acer Liquid que tem um LCD, a 35-40% de luz vejo perfeitamente no exterior e só mesmo em dias com luz muito forte preciso aumentar para uns 60%. Onde eu preciso 35-40% de luz com um LCD, um AMOLED precisa sempre >80% de luz e apesar da tecnologia AMOLED gastar menos no geral (nesses locais) passa a gastar mais. Ou seja, no final as vantagens do AMOLED neste aspecto sao praticamente nulas. (o S-AMOLED da Samsung é outra historia). Outro problema do AMOLED é que 99% dos paineis 800x480 AMOLED sao..."Pentile" o que significa que a resoluçao real é inferior a 800x480 e as letras pretas sobre fundo branco (ou vice-versao) sao muito estranhas se tiverem uma visao razoável.

Tudo isto para concluir que -na minha opiniao- é preferível este Sapo vir com um (bom) ecra LCD do que um simples AMOLED. O resto das specs disponíveis prometem. Eu tenho Android v2.2 no meu Acer Liquid e comparativamente ao Android v1.6 e v2.1 que tinha é como comparar um Ferrari a um Fiat...
 
Acho que já chega de explicações de Pentile. Qualquer pessoa pode ir ao link da Wikipedia que deixei em cima e perceber o que é.

Mas vá, claro amoled não presta, que ecrãs horriveis.. nem sei como tiveram tanto sucesso, mesmo o ecrã do Desire e do Nexus One são uma porcaria.. bem espera.. os amoled produzem umas cores e contrastes bem melhores que os paineis lcd em condições de olhos e luminosidade normais. Isto para não falar no consumo de energia, e considerando que a maior parte das pessoas não anda o dia todo na rua não anda sempre a consumir o máximo.

Já tendo tido ecrãs lcd posso-te dizr que não trocava este amoled por um lcd.. só se fosse obrigado a isso.

Isso que dizes das letras pretas sobre fundo branco no meu não acontece..
 
Última edição:
Deixem-se d tretas, o liquid também custa mais de o dobro do preço, por isso não queiram comparar por favor.
Que venha lá o telemovel que eu vou ser um dos compradores, nem que seja pelo preço/qualidade, coisa que muitos críticos e alguns que até nem compram porque não vão podem, se esquecem..
 
Parece que ainda vamos ter de esperar mais uns dias

O sapo apresentou no Sapo Codebits, o seu primeiro smartphone, o Sapo a5, com ecrã sensível ao toque e equipado com sistema Android. O equipamento apresentado possui uma câmara de 5 megapixels, 512 MB de memória RAM e equipamento fabricado pela chinesa ZTE. O preço rondará os 150 euros se comprado online e mais 20 euros caso seja comprado numa loja, onde chegará já no final do mês.

As mesmas aplicações que estavam já disponíveis para outros telemóveis estarão pré-instaladas neste smartphone. A diferença, diz o director de tecnologia do Sapo, Celso Martinho, é que no caso deste aparelho a integração com o resto do dispositivo é maior. E exemplifica: se um utilizador tiver uma conta no Pond (um serviço de agregação de sites sociais desenvolvido pelo Sapo), os contactos do Pond são automaticamente transpostos para a agenda do telemóvel.

“Este tipo de integração não era possível só com aplicações”, nota Martinho. Para este género de funcionalidades, o Sapo (graças a uma parceria com a empresa portuguesa Caixa Mágica, responsável pela distribuição de Linux com o mesmo nome) foi ao núcleo do sistema operativo Android (que é de código livre e pode ser modificado por qualquer pessoa) e fez as adaptações necessárias. “É o que fazem a HTC ou a Motorola”, dois dos fabricantes que têm no mercado smartphones com o Android.

A TMN, que tal como a Sapo é detida pela PT, também comercializa smartphones com Android e comercializará este novo do Sapo com os seus tarifários. O responsável do Sapo, explica que o facto de a marca ter fabricado este telemóvel para além de ser “mais uma experiência do Sapo” é também mais uma oferta no portfólio da operadora móvel.

Para Celso Martinho, à semelhança do que já acontece com a internet via ADSL, o sector móvel está a aproximar-se do ponto em que “vai explodir” e, por tal, “não podemos estar a olhar só para o PC”.

Ainda que o a5 venha equipado com a versão 2.1 do Android, e a mais recente seja a de 2.2, o Sapo compromete-se a enviar as novas versões do sistema de forma automática aos utilizadores.

Fonte: Público
 
Enveie um e-mail,disponibilizado na pagina da sapo do a5, a perguntar sobre algunas dúvidas:
- se se manteria a possibilidade de utilizar conta google (gmail)
- de que forma se funcionaria os falados 50% de desconta em serviços de internet no telemovel
- para quando estava prevista o inicio da venda do a5;

Não me resposnderam a nenhuma das questões, apenas ao preço e às caracteristicas:

PVP rede de distribuição: € 169,90
PVP Loja Virtual (online): € 149,90
PVP com subscrição de tarifário “tmn unlimited”*:
- tmn unlimited 15€: € 124,90
- tmn unlimited 30€: € 79,90
- tmn unlimited 60€: € 0,00
- tmn unlimited 100€: € 0,00

Características do a5:
SW: Android 2.1
Fabricante: ZTE
Dimensão: 114mmx56mmx11,9mm
Peso: Aproximadamente 110g
Ecrã: TouchScreen, TFT 3.5, resolução 800x480
Máquina Fotográfica: 5.0M, 5x digital zoom
Suporte para cartão de memória Micro SD
Aplicações e conteúdos instalados (cinema, futebol, notícias, tempo, integração com as principais redes sociais)

Em breve iremos disponibilizar estas e outras informações no site do telemóvel (http://a5.sapo.pt).

Confirma-se apenas uma situação que não questionei, ou seja o ecrã é mesmo TFT.
 
Para algumas pessoas ao fim do mês começa no dia 20 :)

a Optimus também vai ter um irmão deste.

Ele só vai estar disponível para TMN?

Acho que vou ter de olhar para outro lado, preciso de um telemóvel, fim do mês, é muito tarde...

É triste, porque queria um telemóvel com 800x... :(
 
Eu quer-me parecer que este vai ser o meu próximo telemóvel e que vai destronar o meu nokia 5800...
Só espero mais 3 coisas, ver as full specs, esperar pelo primeiro feedback dos kamikazes e mexer-lhe antes de comprar.

Edit: para as specs basta-me que tenha AF na cãmera, jack 3.5 mm , autonomia razoável, a personalização do android em termos de kernel não dê problemas ou incompatibilidades e o crapware que possa trazer seja suportável.
Eu gosto muito do 5800 mas queria avançar para um android que me agrada muito... e parece ser um upgrade em relação ao 5800, de qualquer maneira quero saber primeiro se é mesmo tão bom quanto promete ser.
Symbian não tenho problemas com ele, gosto, mas não está a ir para um caminho que lhe dê muito futuro, evolui mas pouco, as aplicações já não aparecem com a qualidade que possa competir com android, enfim a única coisa que mantém symbian a respirar é mais o facto de estar ligado à máquina nokia do que outra coisa.
 
Última edição:
Acho que vou optar pelo San Franscisco!

Prefiro ter um excelente ecra (oled), e gostar da qualidade de imagem, em detrimento da camera de 5Mp.. desta ultima se é como se diz, a lente ser a mesma, mas o sensor ser melhor (5MP) não acredito que vá ter uma melhora significativa no resultado final, as fotos!
 
Voltei a enviar e-mail e responderam-me que seria possivel utilizar contas google (gmail) em deteriemnto das do Sapo.

Eu vou optar por este,o a5, por ser cliente TMN, é a unica razão. Se bem que se demorar muito terei que ir para o a1, ou outro Android.
 
Voltei a enviar e-mail e responderam-me que seria possivel utilizar contas google (gmail) em deteriemnto das do Sapo.

Eu vou optar por este,o a5, por ser cliente TMN, é a unica razão. Se bem que se demorar muito terei que ir para o a1, ou outro Android.

é melhor fazer um esforço e esperar pelo A5 é muito superior ao A1.
eu tambem estou mortinho por encomendar um bixinho destes,
tinha pensado comprar um Galaxy S mas já desisti, não vale o dinheiro que custa.
o A5 e os seus irmãos são os Android com a melhor relação preço/características.
 
Na Hungria o ZTE Blade San Francisco está a ser vendido apenas com ecrã TFT-LCD, por isso cada vez mais acho plausível que este também tenha TFT-LCD.
 
Back
Topo