Carissimos,
Sei que neste tópico aborda-se muito a compra de software certificados e pelo que vi para pequenos negócios. Também ando a ver qual a melhor solução.
Boa tarde Paulo,
Abordou alguns assuntos que realmente são importantes. Um deles é que realmente não é preciso investir grandes quantias de dinheiro para resolver um problema. Até aqui, concordo, sem dúvida.
Falou na situação de reprogramar maquinas registadoras. Sinceramente, após uma análise exaustiva neste campo, não sei qual seria a viabilidade legal a não ser que estejamos a falar de um número muito limitado de modelos. Mas mesmo que seja possível, nos tempos de hoje, considero qualquer investimento a este nível um muito mau investimento. Um computador é sempre um computador, e é um investimento já a pensar no futuro. Quero com isto que dizer que, hoje a registadora (mesmo reprogramada) até pode ser permitida mas amanhã já não ser. Neste campo, o computador vence sempre: basta fazer uma actualização ao software e ponto. Para quê bater no ceguinho? É o futuro.
Quanto à solução que propôs é válida, mas quero acrescentar que cada caso é um caso. Pessoalmente, não ia querer colocar um Asus "All in one" num mercearia ou num café, pois são equipamentos que não foram desenvolvidos para uma utilização tão intensiva. Mas, como referi, cada caso é um caso e por isso, a nível de equipamentos, não quero opinar muito.
Pessoalmente vou gastar 1300 euros (com Iva) numa solução completa. Mas quero acrescentar que este valor inclui ainda alguns periféricos que não mencionou, como leitor código barras (cerca de 130 euros, c/iva) + UPS (cerca de 60 euros). Se formos nós próprios a comprar o nosso POS (sem sugestões de intermediários), desde que saibamos o que estamos a fazer, a poupança é sempre significativa.