Software de Facturação (POS) - 2013

Bem, hoje fiz a instalação e configuração do software para a empresa do meu pai. Optei mesmo pelo Gescom Enterprise Express 2013 e cada vez estou mais satisfeito! Tive alguns problemas com o Saft-PT quando fui testar e analisar mas foi por erro meu na configuração da empresa.

Já agora uma informação para quem procurou por um software para cafés. Penso que este programa tem uma versão gratuita para Restauração. Pelo menos ao registar o programa aparece lá essa opção de forma gratuita, quem está à procura que experimente instalar e vejam se não aparece mesmo essa opção, eu já não consigo ver porque ao activar um penso que não dá para mudar!!
Qual o negocio?
 
Sim.. venda de material, com stock? facturas a fornecedores?

Fabricante com venda a empresas apenas, nada de público! Stock muito raramente, apesar de a ideia deste ano devido à quebra do negócio e para reduzir custos seja apostar em stock para não ter funcionários a tempo inteiro visto que não há movimento que o justifique, e apesar de o programa até ter um excelente controlo de stocks, acho que é algo que não irá ser controlado através do programa de facturação!!
 
apesar de o programa até ter um excelente controlo de stocks, acho que é algo que não irá ser controlado através do programa de facturação!!

ccooll_booy,
Nos dias de hoje, um dos segredos para a boa gestão de uma empresa é a informação centralizada. Não sei as tuas circunstâncias, mas se no futuro pensares em fazer gestão de stock's, aconselhava-te a fazê-lo no programa de facturação ou então com recurso a outros métodos informáticos mas desde que essas informações estejam interligadas com a mesma BD da facturação. Assim evitas dois problemas no futuro e acabas por ter a informação mais organizada.

Em relação ao Gescom, fico contente por estares satisfeito com o programa e teres resolvido o problema (de forma low-cost). Por aqui, já tenho programa praticamente decidido, mas 11 dias depois continuo sem equipamento informático. A continuar assim, na próxima semana vou ter que pressionar um pouco o fornecedor para ver se vêm algum material à frente...
 
Última edição:
ccooll_booy,
Nos dias de hoje, um dos segredos para a boa gestão de uma empresa é a informação centralizada. Não sei as tuas circunstâncias, mas se no futuro pensares em fazer gestão de stock's, aconselhava-te a fazê-lo no programa de facturação ou então com recurso a outros métodos informáticos mas desde que essas informações estejam interligadas com a mesma BD da facturação. Assim evitas dois problemas no futuro e acabas por ter a informação mais organizada.

Em relação ao Gescom, fico contente por estares satisfeito com o programa e teres resolvido o problema (de forma low-cost). Por aqui, já tenho programa praticamente decidido, mas 11 dias depois continuo sem equipamento informático. A continuar assim, na próxima semana vou ter que pressionar um pouco o fornecedor para ver se vêm algum material à frente...

Mas a razão porque não é controlado pelo programa é porque não é mesmo controlado aqui. Recebe-se a encomenda, verifica-se se o stock permite satisfazer a encomenda se não fabrica-se.. O meu pai sempre trabalhou assim, produzir para as encomendas.. Sei que é um pensamento errado da parte dele, mas como também não pretendo intrometer-me muito no negócio não o tento mudar. E então mudar para controlo de stocks através do programa é impensável, computadores e ele não se dão muito bem, ele até para facturar não se preocupa muito em aprender como o fazer, quem trata disso é sempre outra pessoa, se essa pessoa não está a factura vai mais tarde!!
 
Tens o Gestix. Um programa que pode estar online e depois acedes do pc ou do tablet... Eu próprio ja uso à alguns anos a versão mini deles para passar as faturas e agora com esta moda dos tablets mudei me para online e assim não tenho que andar com o portatil atras. Sei que eles têm outras versões dependendo do tipo de negócio e agora que ha falta das maquinas para o POS pode facilitar o investimento. ve na pagina deles se te ajuda http://www.gestix.com
 
Mas a razão porque não é controlado pelo programa é porque não é mesmo controlado aqui. Recebe-se a encomenda, verifica-se se o stock permite satisfazer a encomenda se não fabrica-se.. !
Nesse caso, consoante o volume de vendas, já seria mais um sistema de gestão de produção. Secalhar para ti até nem justifica. Mas lá está... se o teu pai for daqueles que não se quer chatear muito, deves apoiá-lo. Agora se o objectivo dele é o crescimento, todos estes pormenores, mais cedo ou mais tarde, vão contar. :-)
 
Nesse caso, consoante o volume de vendas, já seria mais um sistema de gestão de produção. Secalhar para ti até nem justifica. Mas lá está... se o teu pai for daqueles que não se quer chatear muito, deves apoiá-lo. Agora se o objectivo dele é o crescimento, todos estes pormenores, mais cedo ou mais tarde, vão contar. :-)

Não, até estamos a diminuir, vamos manter apenas uma parte do negócio porque é um nicho de mercado em que temos apenas mais 2 ou 3 concorrentes e por essa razão vai-se manter, mas estamos a diminuir em muitos produtos que comercializávamos porque o meu pai e o meu irmão (que são os que ali trabalham) estão a começar a dedicar-se a outro ramo, eu também não tenho interesse em pegar naquilo porque só fico em Portugal se um projecto que estou a desenvolver resultar, caso contrário vou para o estrangeiro, por essa razão um sistema de facturação simples chega. Para o negócio que é aquele programa é o suficiente, até aqui era usado o Primavera Express 6.4 também sem se fazer controlo de stocks, etc.

Claro que isto trás desvantagens, agora para se fazer o inventário é muito mais complicado, mas é a maneira que sempre trabalharam..

De qualquer maneira, e do pouco que ainda investiguei do Gescom, ele para programa gratuito é bastante completo. Tem controlo de stocks fácil e dá para integrar com sistemas de pda's loja online, etc. Tem também controlo de encomendas por parte dos clientes, receber a encomenda, registar no programa e depois passar a encomenda para factura, etc. É um programa bastante completo, muito mais do que o Primavera Express por exemplo. Eu fiquei bastante satisfeito com o programa, para gratuito é muito bom mesmo, e para quem anda à procura aconselho sinceramente a testarem este programa. Não perdem nada visto que é gratuito, e se der para o vosso negócio melhor mais poupam!!
 
para quem anda à procura aconselho sinceramente a testarem este programa. Não perdem nada visto que é gratuito, e se der para o vosso negócio melhor mais poupam!!


Sinceramente não cheguei a ver in loco o funcionamento dessa aplicação, pois penso já ter tomado uma decisão bastante consciente. Testei o programa, gostei, cumpre os meus requisitos tanto técnicos como a nível de preço e foram sempre prestáveis nos contactos que realizei. Por isso, acho que vou mesmo avançar.

Mas pelo que vi do Gescom, é uma solução interessante e que não é de ignorar, para quem ainda procura por um programa. Realmente a grande desvantagem (se é que é desvantagem) é mesmo o preço da assistência. Mesmo que até nunca seja necessária gosto sempre de ponderar planos de assistência, não vá o diabo tecer-las...

Mas independentemente disso, estou certo de que fizeste uma boa escolha. :-)
 
Coincidência, das coincidências os grandes hipermercados anunciam maior aposta nas lojas de rua e franchisings de mercearia.
O pobre é que paga sempre a fatura... Quanto aos ricos, serão sempre beneficiados por excepções. Afinal, já viram o que era um político dar-se mal com o Belmiro de Azevedo? No final não ia haver tacho para ningúem...
 
...
O meu pai sempre trabalhou assim, produzir para as encomendas.. Sei que é um pensamento errado da parte dele, mas como também não pretendo intrometer-me muito no negócio não o tento mudar.
...

Consciente ou inconscientemente o teu pai está a utilizar uma filosofia JIT, e produzir apenas quando tiver a venda feita. É isso que se faz no mercado industrial, é assim que o teu pai deve manter-se. Esquece a opção de produzir para stock, é desperdiçar dinheiro e recursos.

Quem armazena são os armazenistas, e quando o fazem, já compraram a mercadoria !!!
 
Crystal Reports XI (demo de 30 dias operacional, link no site dele) => Edição de mapas do Primavera 7 Pro e Starter Easy.
 
Última edição:
ccooll_booy: A lei desde Agosto sim, mas as especificidades práticas (grande palavrão) e alguma implementação/esclarecimentos técnicos nem por isso!!!


blaster_00:
O "campo VD" como lhe chamaste, presumo que te estavas a referir ao documento de facturação Venda-a-Dinheiro? As VDs só se puderam emitir até final de 2012!

O que eu estou a utilizar no Primavera Starter Easy 7.5001.1138 (último update) e informado pelo suporte Primavera:

Pagamentos a pronto => no Editor de Vendas: Factura/Recibo => Emite em papel: Factura nº/ano [FR] => gera no SAF-T documento com código FT (código de Factura).
Pagamentos a crédito => no Editor de Vendas: Factura => Emite em papel: Factura nº/ano [FA] => gera no SAF-T documento com código FT (código de Factura).

Não preciso de emitir Facturas Simplificadas, porque as FAs e as FRs preenchem-me todos os requisitos para poder emitir um documento de facturação para qualquer tipo de pagamento efectuado pelo cliente e assim só trabalho com 2 tipos de documentos de facturação e não 3, mas para quem quiser a informação:

Editor de Vendas: Factura Simplificada => Emite em papel: Factura nº/ano [FS] => gera no SAF-T documento com código FS (código de Factura Simplificada).


Resumo:
--------
Em papel o documento terá sempre de aparecer com o nome "Factura" ou "Factura Simplificada", no SAF-T o código do documento lá inscrito será "FT" ou "FS".

Só mais uma coisa, eu utilizo o ERP do Primavera e não o POS, porque trabalho num escritório e não numa frente de loja ou em restauração, por isso não conheço todas as especificidades do POS, no entanto a informação sobre o SAF-T que aqui deixei é valida para os dois.
 
Última edição:
Bom, contactei hoje o meu fornecedor de hardware para me dar um ponto de situação, e parece que isto não está nada fácil e vou ter de receber o equipamento a conta-gotas.. Anda aí uma dificuldade grande de stock a nível dos acessórios básicos, mais concretamente gavetas, impressoras e em alguns casos (minimizável) touchscreens.

No meu caso, que preferi uma impressora térmica EPSON, não há nenhuma previsão de entrega para esta marca...
 
Bom, contactei hoje o meu fornecedor de hardware para me dar um ponto de situação, e parece que isto não está nada fácil e vou ter de receber o equipamento a conta-gotas.. Anda aí uma dificuldade grande de stock a nível dos acessórios básicos, mais concretamente gavetas, impressoras e em alguns casos (minimizável) touchscreens.

No meu caso, que preferi uma impressora térmica EPSON, não há nenhuma previsão de entrega para esta marca...

Carambas, não fazia a coisa tão preta ... é sinal que houve mesmo muitas vendas de equipamentos !!!
 
Carambas, não fazia a coisa tão preta ... é sinal que houve mesmo muitas vendas de equipamentos !!!

Sim. Inclusive tentei contactar outros fornecedores para confirmar a "veracidade" destas informações, e a resposta é a mesma: "sem stock nem previsão de entrega". No caso da impressora eu até podia optar por outras marcas mais rápidas, mas é EPSON que quero (ideias minhas). Em último recurso, uso uma impressora A4 para remediar..
 
POS - Softwares Certificados

Carissimos,

Sei que neste tópico aborda-se muito a compra de software certificados e pelo que vi para pequenos negócios. Também ando a ver qual a melhor solução.

No entanto devo informá-los que o software certificado é apenas obrigatório a partir de um volume de vendas de 100.000 EUR /ano e cumulativamente o processamento de 1000 facturas/ano fora deste ambito não é necessário comprar um software certificado nem mesmo um POS.

O que é necessário isso sim é no caso de uso de uma registadora ter a possibilidade de alterar o titulo: "Venda a dinheiro" para "Fatura Simplificada", bem como o o nome da empresa / ENI/ Sociedade unipessoal , etc / NIF da empresa , nome do cliente e NIF do cliente.

Alguns modelos de maquinas registradoras permitem estas alterações, outras necessitam de actualização da EPROM e as demais não permitem de todo.

No entanto será sempre necessário introduzir as faturas no portal das Finanças, claro que o software certificado permite exportar os ficheiros do Tipo SAFT e em alguns caso exportar pela internet em tempo real.

Mas tendo em conta a conjuntura economica para muitos negócios penso ser mais facil reprogramar as maquians em vez de pagar 1000 a 2000 EUR por um POS.

Caso queriam um POS "Home Made" vi uma solução interessante:

PC Asus "All in one" com ecran tactil = €410.00
Software POS 0 WingestPOS = 79.00
Impressora de talões termica = 200.00
Gaveta de dinheiro electronica = 50.00

Uma solução que fica por 739 EUR vs os 1500 a 2000 EUR que a maior parte das soluções apresentadas.

Como não tenho nenhum equipamento penso que vou inclinar-me para o POS apenas porque necessito de controlar de uma forma mais eficiente a gestão de Stocks e relatório de vendas, margem de lucros, etc. Se tivesse uma maquina acho que apenas adaptaria o equipamento.

Com a registradora também conseguiria fazê-lo mas demoraria muito tempo a passar os dados para folhas de excel e enviar talões manualmente para as finanças.

Cumprimentos,
Paulo
 
Carissimos,

Sei que neste tópico aborda-se muito a compra de software certificados e pelo que vi para pequenos negócios. Também ando a ver qual a melhor solução.

Boa tarde Paulo,
Abordou alguns assuntos que realmente são importantes. Um deles é que realmente não é preciso investir grandes quantias de dinheiro para resolver um problema. Até aqui, concordo, sem dúvida.

Falou na situação de reprogramar maquinas registadoras. Sinceramente, após uma análise exaustiva neste campo, não sei qual seria a viabilidade legal a não ser que estejamos a falar de um número muito limitado de modelos. Mas mesmo que seja possível, nos tempos de hoje, considero qualquer investimento a este nível um muito mau investimento. Um computador é sempre um computador, e é um investimento já a pensar no futuro. Quero com isto que dizer que, hoje a registadora (mesmo reprogramada) até pode ser permitida mas amanhã já não ser. Neste campo, o computador vence sempre: basta fazer uma actualização ao software e ponto. Para quê bater no ceguinho? É o futuro.

Quanto à solução que propôs é válida, mas quero acrescentar que cada caso é um caso. Pessoalmente, não ia querer colocar um Asus "All in one" num mercearia ou num café, pois são equipamentos que não foram desenvolvidos para uma utilização tão intensiva. Mas, como referi, cada caso é um caso e por isso, a nível de equipamentos, não quero opinar muito.

Pessoalmente vou gastar 1300 euros (com Iva) numa solução completa. Mas quero acrescentar que este valor inclui ainda alguns periféricos que não mencionou, como leitor código barras (cerca de 130 euros, c/iva) + UPS (cerca de 60 euros). Se formos nós próprios a comprar o nosso POS (sem sugestões de intermediários), desde que saibamos o que estamos a fazer, a poupança é sempre significativa.
 
Última edição:
Back
Topo