Sony KDL60W605

aDoF96

Power Member
Boas!

Já ando há uns tempos de olho numa TV entre 55'~65' e reparei nesta Sony KDL-60W605 que se arranja a 1000 e poucos euros.. que me dizem?

Não preciso de 3D nem 4K, é meramente para ver os canais de TV e filmes/séries sendo que a maioria até é em HD e raramente em FHD sequer.

Ou aconselham a esperar por alguma promo/baixa de preço que possa estar para vir?
 
A Sony W6 é uma muito boa TV com bons contrastes (3500:1) e bons pretos. Não é muito brilhante (233cd/m2) mas é o suficiente para a maior parte dos ambientes. Tem um bom painel "semi-gloss" com boa uniformidade, embora com um painel de 60" possa ser diferente.

Se conseguires ir para a W8, ganhas não só o 3D, mas também a funcionalidade de processamento de movimento e o modo "Impulse" que ajudam a reduzir o blur quando há cenas com maior movimento horizontal (tipo desporto).

(Tens a 55W805 a cerca de 999€ também)
 
@McKricas mas como eu disse, não tenho qualquer interesse no 3D. A cena de remover o blur é que já pode dar jeito visto que canais de desporto em HD são predilectos lá em casa, no entanto em todas as tvs que tive nunca senti problemas em relação a isso..

A 55W805 é melhor que esta? Não sei se faz muita diferença uma tv de 55 para uma de 60..
 
Sim, na maioria das situações o efeito de Blur é devido essencialmente à rapidez do painel (a velocidade de mudança de cor dos pixeis). Actualmente, os painéis já são suficientemente rápidos para que o Blur seja muito reduzido. No entanto, e em determinadas condições, este ainda surge. Daí as marcas em alguns modelos adicionarem também estes mecanismos de motion interpolation. O mais comum a ser usado é o chamado "Backlight Scanning" que não é mais do que desligar o backlight rapidamente para produzir um frame preto de forma a "separar" os frames de imagem. Outro efeito destes mecanismos de Motion Interpolation é criarem o chamado "soap opera effect" que é uma forma de "suavizar" conteúdos 24p, tornado-os mais "definidos" (nem todas as pessoas gostam).

De qualquer forma, estes mecanismos só têm interesse em ser utilizados com painéis de pelo menos 120hz (que é o caso na W8), na W6 o painel é de apenas 60hz e é por isso que ela não tem nenhum destes mecanismos.

Ou seja, se tiveres interesse em ver conteúdos 24p (que são usados na maioria dos Blu-rays) uma TV com painel de 120hz é preferível do que uma de 60hz. Pois nestas últimas a TV tem que transformar os 24fps em 60hz (usando uma técnica chamada de "3:2 pulldown") e como 60 não é divisível por 24, existe algum blur que é criado. Num painel de 120hz isso não acontece porque 120 é divisível por 24, e o que a TV faz é mostrar cada frame 5 vezes.

Por estas razões considero a W8 melhor do que a W6. Quanto às 60" ao invés das 55", verifica a distancia que estás da TV, não te esqueças que quanto maior a TV, maior será a percepção de artefactos que a imagem possa conter, principalmente em SD ou HD de pouca qualidade mas para HD de boa qualidade também queres uma distancia e um tamanho que te permita ver o detalhe do 1080p.
 
@McKricas muito obrigado pela explicação ;)

Sendo assim vou ter mais em atenção esse pormenor, e quando comprar um TV destas vou ter de verificar primeiro ela a trabalhar antes da compra para garantir que não vou ter esse tipo de problemas.
 
@McKricas só uma questão, estava agora a reparar melhor, e tu falas que na W6 o painel é de apenas 60hz, no entanto nas specs da tv fala em 400 Hz...

ou este valor que eles dão não é real?
 
Back
Topo