Sony X8505B TV 4K Review

Ok , excelente explicacao , vou manter a que tenho, na troca posso apanhar pior.
A Tv tem uma excelente imagem , num bom canal HD a imagem e soberba !
So tem um senao , tenho parabolica e ela nao abre canais livres (sem codificacao) 4 k em Sat ,coisa que as Samsung da mesma gama fazem !
Tenho que perguntar a assistencia da sony o porque !!
 
Fantástico review! ,
Mesmo,não percebendo muito do que foi escrito...
Preciso de uma tv nova e hoje vi está em exposição no el cort inglês.

Pelas opiniões aqui, acho que ém breve tenho uma cá em casa!
 
E="zexzen, post: 12128063, member: 9650"]O teu PC tem saída hdmi uhd? Faz 4k?
A tua TV (a ser 4k) o que faz é fazer upscale ao conteúdo. Se o PC tiver hdmi uhd/4k, então aí vais ter de trocar de cabo, para um hdmi 2.0.

"Tenho 2 GTX 770, ainda não são hdmi 2.0 acho."

Parece que faz 2160p ☺

[4K] Battlefield Hardline - Native 2160p UHD on a…:
 
Com a generalização do uso de TVs de grande dimensão (49", 50", 55" , 60" e por ai adiante) e com os consumidores mais atentos e exigentes, é que as pessoas vão começar a notar a falta de qualidade com que emitem certos canais e a respectiva difusão (pelos operadores) em Portugal.

No geral começa-se a estar mais atento ao SD e HD e as TV grandes põem em evidência a má qualidade quando ela existe.

Como até aqui o parque de TVs no geral era de 32 polegadas, 37 até 42 polegadas a má qualidade "disfarçava".
Mesmo em HD certos ditos canais emitem na realidade conteúdos em SD "enganando" o cliente /espectador (porque não coloca nenhum aviso) que acaba por não perceber a diferença em certas ocasiões.

Concordo inteiramente com o BMW-Power, e se temos um bom exemplo é mesmo na TDT.
É a melhor plataforma de transmissão com alta qualidade em Portugal mesmo em SD,
agora imaginem se tivessemos mais canais e algum em HD além de outros serviços possiveis que não usamos...e de forma gratuita.
 
Oi pessoal,mesmo bem calibrada a questão dos pretos e muito evidente em relação a W829 por exemplo?
A minha sala e um pouco para o escuro e estou na duvida por qual optar.
A optar seria pela 49 ou 50,estou a 2,35 da tv
 
Acabei de calibrar a minha 55X8505b e só posso dizer que "ganhei" outra TV :-)

É uma diferença brutal entre a imagem inicial e a imagem final.

A calibração não foi fácil (deu alguma luta) considerando que esta TV apenas tem 2 pontos de calibração de White Balance (WB) e nem tem CMS, mas o resultado final é mesmo da noite para o dia....

Calibrei apenas o modo "Cinema" embora tenha utilizado o resultado da Cor nos outros modos, porque é este modo que mais me interessa para ver os conteúdos bluray. Mas os filmes de repente passaram a ter detalhe nas sombras, as imagens ficaram mais límpidas e claras, as cores mais "reais" e até parece que a TV ganhou mais contraste (infelizmente não, medi e o contraste ANSI da minha e estava nos 900:1).

Posso dizer que a minha X85, baseada em parte em alguns settings que foram aqui colocados, tinha inicialmente um erro de WB com um delta na ordem dos 20 e com um forte excesso de azul nas cores....quando o ideal era ter um delta inferior a 3 e a quantidade de cor ser toda uniforme.

Só posso dizer que ter uma TV calibrada é literalmente ganhar outra TV, pois a qualidade de imagem com que se fica não tem mesmo nada a ver com os "settings" de fábrica ou que se encontra na internet.

Deixo o report da minha calibração para se ver o antes e o depois: https://www.dropbox.com/s/8rrrw3ntqswcnct/X8505b_CalibrationSummaryDetailed.pdf?dl=0
 
Comprei hoje uma Sony 49X8505b e ainda estou às apalpadelas...

Onde posso encontrar um guia sucinto de como funciona?
Leio os amigos dizerem que fizeram a "calibração" da imagem. Podem indicar aqui, por favor, quais são os valores de referência para obter uma boa imagem?

Desculpem o meu "amadorismo", mas já tenho uma certa idade e tenho alguma dificuldade em trabalhar com estes aparelhos muito sofisticados.

Se me puderem explicar os princípios básicos para conseguir extrair desta Sony um bom desempenho (a imagem parece-me ser óptima!), fico muito agradecido.
 
Calibrar uma televisão involve utilizar um sensor específico (um colorímetro p.e.) juntamente com software apropriado e um conjunto de imagens técnicas para ajustar todo os valores da televisão. Isso e...o conhecimento do técnico (que no meu caso é de amador/curioso na matéria) :-)

Não é algo que se faça a "olho", embora alguns controlos possam ser ajustados dessa forma (contraste, brilho e sharpness) utilizando algumas dessas imagens técnicas. Mas onde se consegue realmente retirar proveito da calibração é quando se calibra a escala de cinzentos e o mapa de cores. É essencialmente pela escala de cinzentos (escala do preto ao branco) que se nota uma grande diferença.

Os valores de "fábrica" de todas as televisões são propositadamente desajustados para poderem tornar-se diferenciadores ao "utilizador comum", especialmente nos casos em que se colocam as TVs em lojas para demonstração e que estas têm que se comparar com as restantes. Se todas as marcas calibrassem os equipamentos de acordo com os standards que existem na industria (os mesmos que são usados nos momentos de criação dos conteúdos) as imagens eram rigorosamente iguais entre todos os modelos, ficando apenas à escolha do utilizador questões como o design dos modelos e pouco mais.

Mas a verdade é que para se ver os conteúdos o mais aproximado possível à forma como eles foram criados, qualquer equipamento (LCD, Projector, Plasma) tem que ser calibrado. De outra forma, apenas se vê "parte" desse conteúdo ou então vemos aquilo que o fabricante quer que vejamos...infelizmente nem sempre isso é o mesmo que os criadores dos filmes criaram.

Deixo aqui os meus settings, mas dificilmente estes irão produzir bons resultados numa outra 55X8505b (ou outra qualquer). Estes settings são específicos apenas para esta televisão...

Mas, se forem de Lisboa e estiverem interessados em calibrar a TV, mandem-me PM :wink:

Para conteúdo Blu-ray ou similar
Scene Select:Cinema
Picture Mode:Cinema 1

Backlight:1
Contrast:93
Brightness:52
Colour:51
Hue:R2
Colour Temperature:Warm 1
Sharpness:50

Noise Reduction:Off
MPEG Noise Reduction:Off
Dot Noise Reduction:Off
Reality Creation: Auto
Smooth Gradation:Off
Motionflow: Standard
Film Mode:Auto

Advanced Settings
Black Corrector: Off
Advanced Contrast Enhancer:Mid
Gamma: 0
Auto Light Limiter:Off
Clear White = Off
Live Colour:Off

White Balance:
Red Gain: 0
Green Gain: -5
Blue Gain: -24
Red Cutoff: -11
Green Cutoff: -10
Blue Cutoff : +5

Detail Enhancer:Off
Edge Enhancer:Off
Skin Naturaliser:Off
 
Muito obrigado pelos seus esclarecimento.

No meu caso, como disse, comprei hoje a televisão - uma Sony 49 X 8505b - e ainda estou a ver como se mexe naquilo. Até ver, estou a usar o equipamento tal como veio de fábrica (a bem dizer, liguei o aparelho e comecei a ver TV), portanto, não mexi em nenhum ajuste. Mesmo não tendo feito nada, tal como está, a imagem é excelente! Então nos canais HD é mesmo fabulosa!

O que me parece que está um bocadinho desregulado é a imagem dos jogos de futebol. Estive a testar com o jogo de hoje do Real de Madrid e não gostei muito... Ora, acho isto um bocadinho estranho porque li que esta televisão até tinha uma tecnologia especial que melhorava as imagens de desporto/futebol. Aliás, o próprio comando tem uma tecla que diz "futebol", mas eu carrego lá e não vejo melhorias. Se calhar tenho que configurar o aparelho de uma forma especial só para ver a bola. Será?

Já agora, amigo Kricas, para eu configurar a minha TV como a sua, em que tecla devo carregar para depois pôr os números que indicou?
 
O modo football da TV é mais marketing que outra coisa. Na pratica o botão o que faz é alterar a TV para o modo de cena "desporto" e colocar o som para som envolvente. Mas o resultado é, na minha opinião, muito fraco.

Para se aceder à estes modos é escolher "opções" e depois "selecção de cenas" e dentro destas "imagem". Dentro desta opção encontra-se as configurações de imagem.

A TV em conteúdos HD tem uma boa qualidade de imagem, em SD, o problema não é da TV mas sim dos operadores de televisão que tem muito pouca qualidade.
 
O modo football da TV é mais marketing que outra coisa. Na pratica o botão o que faz é alterar a TV para o modo de cena "desporto" e colocar o som para som envolvente. Mas o resultado é, na minha opinião, muito fraco.

Para se aceder à estes modos é escolher "opções" e depois "selecção de cenas" e dentro destas "imagem". Dentro desta opção encontra-se as configurações de imagem.

A TV em conteúdos HD tem uma boa qualidade de imagem, em SD, o problema não é da TV mas sim dos operadores de televisão que tem muito pouca qualidade.

Agradeço a sua resposta, mas desculpe insistir... o que o senhor disse significa que não há forma de melhorar a imagem dos jogos de futebol?

A experiência que tive hoje ao ver um pouco do jogo do Real de Madrid não foi muito famosa, mas pensei que a podia melhorar. Não?

A minha neta mais velha, sabendo que eu tinha comprado a TV, trouxe-me um filme em Blu-Ray numa minúscula pen (parece impossível... um filme caber num espaço tão pequeno). Ela instalou-a por detrás da televisão e o resultado foi... lindíssimo! Não há palavras para descrever a definição/recorte da imagem. Simplesmente perfeita! Nunca tinha visto nada igual.

Foi com os olhos neste filme que eu vi um bocadinho do futebol... Teria sido por causa disso (da comparação) que me pareceu o futebol bem menos agradável ao olhar? Ou será que eu posso, com a "afinação" que o senhor aqui deixou, melhorar essa imagem "futebolística" (só no futebol, porque no cinema está óptimo)?
 
Última edição:
Tudo depende da qualidade da fonte do conteúdo. Se os jogos de football forem os transmitidos pelos canais de televisão por cabo - tipo SportTV, por exemplo, mesmo os canais HD irão ter problemas de qualidade. Terão mais qualidade do que os mesmos canais em SD, mas as taxas de compressão que os prestadores de serviço utilizam são tão elevadas que a qualidade de imagem sofre grandemente.

Comparar um conteúdo bluray (ou do tipo bluray) como um filme com qualquer conteúdo emitido por um fornecedor de televisão é como comparar um Ferrari com um Fiat, ambos andam e ambos são italianos, mas tirando isso, não tem nada a ver um com o outro.

Dito isto, é possível melhorar alguns aspectos da imagem não só melhorando as configurações de imagem como aplicando alguns filtros de ruído para suavizar e retirar o efeito bloco e definir melhor os contornos, mas todo este processamento em cima da imagem serve para mascarar os problemas e iludir a visualização. Não é possível criar informação do nada pois se esta não é transmitida, por melhor que a TV seja, não irá fazer milagres.

O caso é tanto pior quanto maior a necessidade de "criação de informação". Neste caso o problema principal é converter a imagem transmitida que tem umas resolução de 480p ou 720p para a resolucao nativa da sua TV que é de 2160p (4K). Este processo é complicado e obriga a TV a criar até 16x mais informação partindo daquela que recebe. Por isso a TVs até está a fazer um bom trabalho, embora esse bom não seja o suficiente talvez.

Posso dizer-lhe que vi à pouco o Benfica Moreirense na sport TV HD com a minha e posso referir-lhe que estava bastante razoável. As cores eram naturais e apenas notava-se em alguns planos alguns leves artefactos ao redor dos jogadores e da bola, mas não activei nenhum filtro de ruído, o que me permitia se quisesse, mascarar esse aspecto. No entanto das 5 outras pessoas que estavam a vê o jogo também nenhuma notou alguma coisa. Eu notei porque procurei e estava ate
 
Caro senhor Kricas, muito lhe agradeço as informações que me transmitiu.
Eu ontem cometi um erro primário, que só depois de escrever aqui me apercebi: o bocado do jogo que eu ontem vi do Real de Madrid foi numa transmissão/canal normal, isto é, não foi no canal HD. A explicação para esta minha distracção é simples: como não estou (estava) habituado a utilizar esses canais HD, nem sequer me ocorreu que, com esta nova televisão, isso seria quase uma condição "sine qua non" para o sucesso da imagem. Foi uma azelhice de principiante... Agora, naturalmente, terei esse pormenor sempre em atenção. Aliás, vou já tratar de, na hierarquia de canais, "puxar" para os primeiros lugares todos aqueles que são fornecidos em HD, para assim melhor tirar partido da nova TV sem ter de andar a procurar.
Irei também, ao longo da semana, ler cuidadamente o livro de instruções que acompanha o aparelho, para assim compreender as suas funcionalidades e a melhor forma delas tirar partido.
Reitero os meus agradecimentos pelas suas explicações muito qualificadas.
 
Caro amigo, não tem que agradecer. E pf não me trate por senhor. Se há alguma coisa positiva que a internet permitiu, foi o de tornar mais simples os modos de relacionamento entre pessoas (tirando infelizes excepções).

Desfrute da televisão porque é uma boa televisão e se tiver alguma dúvida pode sempre contactar-me.
 
Boas malta , obrigado a todos os settings aqui colocados ( na maioria pelo Bmw-Mpwer ) .
De facto esta tv tem um brilho enorme , que em canais HD fica excelente , mas nos canais SD o brilho e demasiado que torna-se complicado controlar. ( Estou toda a hora a ver se encontro melhor settings para SD)
Os settings aqui colocados (em paginas anteriores) reduzem bastante este brilho , mas isso vai do gosto de cada um,
Eu gosto de uma imagem com bastante brilho , tipo a opção "Vivido" mas mais ligeiro.
O que eu quero concluir alguem ja conseguio settings com algum brilho , que se veja canais SD com alguma qualidade? E não retire brilho aos HD.

Eu uso estes settings para box "Nos" :

Actual
Standard
Retro 6
Contraste 97
Brilho 50
Cor 60
Tonalidade 0
Temperatura cor Neutra
Nitidez 50
Reducao ruido Off
Reducao Mpeg Off
Reducao pontos Off
Reproducao realidade Auto
Gradacao suave. Baixo
Motionflow. Normal
Modo Filme. Auto

Avancados

Corr preto. Baixo
Contraste avancado. Baixo
Gama 0
Limitador Luz. Off
Realce branco. Off
Live colour Medio
Balanco Braco. 000 +4 +3 -2
Detalhes baixo
Extremidade baixo

Ate agora sao os melhores para mim. [emoji2]
 
Última edição:
Amigo Mckricas depois de teres efectuado a calibraçao da tv como ficou a questão do pretos em relação como ela vinha de fábrica? Melhoriu bastante?
Estou a ponderar a compra da mesma aqui para casa.
 
A questão dos pretos é "genética" ;-) ....ou seja o contraste baixo está lá sempre, apenas não se nota tanto...

Agora, em relação aos valores de fábrica ou aos valores encontrados na internet, a calibração da TV melhora (e muito) a escala de cinzentos e com isso todas as sombras que existem nos filmes (de repente aparecem sombras que nunca sabíamos que existiam), as cores ficam mais reais, menos plásticas e por isso o resultado final dá a sensação que o contraste da TV melhora também. Mas é apenas ilusão, quando se mede verifica-se que continua baixo ;-)

Quando não é possível comparar uma imagem calibrada com outra não calibrada é impossível perceber o quanto se perde por termos uma TV não calibrada. A minha maior surpresa foi com as sombras que agora parecem que "saltam do écran" e com o nível de detalhe que se vê que é muito maior.

As cores são menos saturadas mas são ao mesmo tempo fortes. A imagem parece também mais clara e em algumas cenas dos filmes nota-se um "punch".

É difícil de explicar....mas ficamos literalmente com outra TV....

A minha opinião da X8505b é que tem uma imagem HD excelente em ambiente com alguma iluminação (pode ser muito brilhante), com pouca ou nenhuma iluminação nota-se (sabe-se) que os pretos não são mesmo pretos e em alguma cenas isso dá para perceber...o contraste é baixo e relativamente a isso não há nada a fazer. A reprodução de cores é muito boa, mesmo sem CMS a calibração das cores "cairam" facilmente no sítio certo.

A calibração do WB não é fácil devido ao nível de gama que vem "de fábrica" e à reprodução dos cinzentos muito escuros (IRE5 e 10) que sem o ACE activo a TV não consegue fazer bem (efeito do problema da qualidade dos pretos). Se a TV tivesse calibração do WB por 10 pontos talvez se conseguisse melhorar esse aspecto...

O painel é um pouco reflectivo e por isso é preciso ter algum cuidado com a posição das luzes laterais e/ou traseiras (o ideal é usar luz indirecta de tecto ou atrás da tv).

Tem alguns problemas de clouding e flashlight que embora possam ser ligeiramente minimizados (usando valores de backlight baixos), em certas cenas, quem sabe, vê-os perfeitamente.

A qualidade SD é outra conversa. Mas aqui penso que o problema maior seja as fontes de conteúdos que não permitem ter uma qualidade mínima razoável.

No geral acho a TV bastante boa.
 
Última edição:
Back
Topo