SSDs - suporte e dúvidas

Exato, confirma-se que é essa versão antiga e está explicado o facto da baixa velocidade de escrita.
Sendo assim é considerado um SSD medíocre? Devo trocá-lo por um EVO?
 
Não o acho medíocre. A leitura é o que faz a maior diferença para carregares programas. Mas a escrita é baixa sim, mas continua a ser consideravelmente mais alta que de um HDD.
 
Sendo assim é considerado um SSD medíocre? Devo trocá-lo por um EVO?

O que interessa é o que TU consideras. Sentes falta de maior velocidade de escrita (dúvido :p) ? Ou vais trocar apenas por causa de um número que aparece numa app qualquer?
O maior beneficio de um SSD (que é o tempo de acesso, mais do que qualquer velocidade de escrita ou leitura) já o tens, e já deves ter sentido a diferença.... ;)
 
Muito obrigado pelas opiniões :) Sim, de facto estou muito contente com a velocidade geral do computador!
Mas sendo assim, esta versão antiga tem a mesma velocidade de um EVO pelo que vi aqui nos benchmarks certo? Ou seja, os SSD's evoluíram apenas na velocidade escrita?

PS: já agora, pergunta noob: em que tipo de tarefas usamos a velocidade de escrita? Só a salvar/guardar documentos e ficheiros?
 
SLC - cada "unidade" guarda 1 bit apenas
MLC - cada "unidade" guarda 2 bits
TLC - cada "unidade" guarda 3 bits

SLC é mais resistente pois tem menos estados para diferenciar: 2^1 = 2. MLC tem 2^2 = 4 estados. TLC tem 2^3 = 8 estados. Como falamos em voltagens pequenas, tens muito pouca margem para erros, daí que o desgaste se note consideravelmente mais nas TLC.

SLC tem também tempos de acesso mais curtos, MLC médios, e TLC longos (comparativamente).
 
Sendo assim, o EVO tendo SLC tem consideravelmente mais durabilidade que o 840 antigo, certo? Pois tinha-me dito que a diferença seria pouca..
 
Última edição pelo moderador:
Errado. A SLC é apenas cache! O core de memórias nand é TLC. Os basic foram substituídos pelos EVO porque estavam a perder o combate com as outras marcas pelas velocidades de escrita. A Samsung encontrou esta técnica para resolver o problema das velocidades de escrita. Basicamente, escreves os dados inicialmente na SLC, e o disco vai transferindo calmemente os dados da SLC para a TLC no tempo.

Se fizeres uma transferência muito grande, eventualmente poderás encher a SLC mais depressa do que ela esvazia, e as velocidades vão piorar nessa altura. Mas a leitura será sempre elevada (especialmente com a correcção que a Samsung lançou agora que resolveu um pequeno bug).
 
Intel Core i5 4590 @ 3.30GHz
8,00GB Single-Channel DDR3
ASUSTeK COMPUTER INC. H81I-PLUS
NVIDIA GeForce GTX 760
Crucial_CT128MX100SSD1 (SSD)
931GB Western Digital WDC WD10EZEX-08M2NA0 (SATA)
 
Back
Topo