SSDs - suporte e dúvidas

Boas, tu possuis um SSD? Eu questiono-me nisto porque eu tenho no total 3 SSD's, e todos eles são modelos com 1 ano, e pelo menos os de 128GB's abrem tudo instantaneamente, e os loads são praticamente inexistentes, como tal que improvements significativos é que podem haver para um SSD ficar ultrapassado, aliás eu recentemente meti 2 SSD's em raid 0 e apesar de ter quase o dobro da velocidade não noto diferença nem a trabalhar, nem a jogar, ou seja nota-se a diferença nos testes mas esta diferença não se traduz a resultados reais.
Sim podem ter um desempenho banal, mas mais uma vez de que é que esse desempenho extra serve se não vai resultar em melhoramentos reais?
Mais uma vez quanto ao espaço é uma questão de dares uma vista de olhos aos jogos que começaram a sair nesta geração de consolas (para o PC claro), e comparares o tamanho destes com o tamanho dos actuais, para te aperceberes que as diferenças são mínimas, e assim vão continuar até começar a haver uma nova geração de consolas.

P.S. 400€ ao longo de 5 anos são menos de 7€ mensais, diria que 7€ mensais não é propriamente um investimento

Eu tenho 4, 3 deles de primeira geração (2008) e um de entrada de gama do presente ano. Tambem tenho Raid 0 de dois OCZ solid de 30GB e noto diferença (bem grande até), mas acredito sem qualquer sombra de duvidas que tu não notes por uma série de factores: Estes dois SSDs são de primeira geração e fraco desempenho, Controladoras Raid diferentes têm desempenhos diferentes em termos de IOPs e por ultimo, o meu ultimo SSD é mais rápido que o Raid destes dois, logo não me admira.

Agora a questão está ai, tu não notas diferença hoje, mas tens de concordar que as necessidades são crescentes. É disso que vocês se estão a esquecer, uma gráfica de topo de há 2 ou 3 anos corria tudo o que havia na altura e hoje já não será assim. No armazenamento (SSDs) o processo só não tem sido tão drástico (rápido) porque a maioria das pessoas está agarrada a discos mecânicos e os produtores de software evitam sobrecarregar os discos porque têm consciência que (no que toca a maioria mecânica a circular) são dispositivos que vão sempre ter aquele desempenho rasco, mas esperem pela massificação dos SSDs para ver o que vai acontecer.
 
A bater na mesma tecla? Eu vejo é que tu nem te dás ao trabalho de ler o tópico

o_0' eu li o topico, diz "Thread oficial dos discos SSD (Solid State Drive)"..

IOPs foi precisamente a critica que dei aos V+ series. O que dei foi um exemplo que é chapado e divulgado, agora diz-me, em termos médios os IOPs não tem seguido a mesma tendência que o R/W em termos de crescimento?

o q tenho visto fazeres constantemente referencia é ao Seq.R/W.. e por muito q os IOPs consigam evoluir nos proximos anos nunca sera um diferença tao drastica como a q se verifica entre SSD's e HDD's normais..
um Intel X25 G2 tem desempenho suficiente pra dar e vender durante muitos anos..

e longo prazo para mim num investimento deste tipo (200 a 400€) seriam uns 5 anos. Tal não acontece porque dentro de 2 anos, os SSDs de topo actuais terão um desempenho banal quando comparados com os SSDs que haverá.
Se compras um SSD hoje que dá para SO, programas e pouco mais, daqui a 4 anos, as necessidades vão ser superiores e esse SSD já não vai dar para ter tudo o que precisas, logo, não é um investimento a longo prazo

Repito e reafirmo, um SSD é um bom investimento presente e não um investimento futuro.

desempenho banal??? lol? daqui a 5anos ainda o meu Vertex estara a dar cartas como paezinhos quentes..
e se num futuro proximo dizes q vais ter dificuldades de espaço se calhar foi ma ideia tua teres comprado SSD's de 30GB..

No site da OCZ o que está lá escrito na página dos Vertex originais é "3-Year Warranty". Aliás não há nenhum SSD da OCZ que tenha mais do que 3 anos de garantia...

eu vi a garantia no site onde o adquiri (*****)..
duvido q me estejam a mentir e q se recusem a assegurar o funcionamento do SSD antes q este prefaça 5anos.. :P
 
eu vi a garantia no site onde o adquiri (*****)..
duvido q me estejam a mentir e q se recusem a assegurar o funcionamento do SSD antes q este prefaça 5anos.. :P

O site da loja até podia dizer 100 anos de garantia, é uma gralha (que aliás ocorre em todos os SSD que essa loja tem no site), nada mais que isso. Se a marca só dá 3 anos, o SSD só tem 3 anos de garantia. End of story.
 
Última edição:
Gostava de dar uma sugestão aos entendidos em SSD: porque não fazer um raking por preço/performance dos SSD's à venda para ajudar o pessoal (como eu) a adquirir um SSD?

Já sei que os SDD com o novo controlador SandForce SF 1200 são uma referência em termos de velocidade R/W e IOP's (OCZ Vertex 2, Corsair Force Series, G.SKILL PHOENIX, etc.) e que os Intel (não sei que referência...) não lhe ficam muito atrás. Mas e quanto aos SSD baratos? Vá lá. Ajudem o pessoal a decidir-se para as operações de um pc/portátil do dia-a-dia.
 
o q tenho visto fazeres constantemente referencia é ao Seq.R/W..
Lá está, falta-te ler muita mas muita coisa do que já escrevi neste tópico

e por muito q os IOPs consigam evoluir nos proximos anos nunca sera um diferença tao drastica como a q se verifica entre SSD's e HDD's normais..
um Intel X25 G2 tem desempenho suficiente pra dar e vender durante muitos anos..
Sabes lá tu. A evolução de IOps dos HDD para os SSD foi absolutamente brutal. A evolução dos nº de operações por segundo dos primeiros controladores para os controladores que equipam por exemplo os intel foi igualmente brutal, sabes lá tu e sei lá eu o que o futuro reserva, mas uma coisa tenho certeza, os fabricantes não dormem na sombra e evolução vai haver de certeza absoluta.


desempenho banal??? lol? daqui a 5anos ainda o meu Vertex estara a dar cartas como paezinhos quentes..
e se num futuro proximo dizes q vais ter dificuldades de espaço se calhar foi ma ideia tua teres comprado SSD's de 30GB..
Daqui a 5 anos o teu vertex vai estar obsulento a menos que alguma catastrofe ou acontecimento dramático impeça a massificação dos SSDs e faça a tecnologia de armazenamento estagnar.
A aposta nos meus 2 SSDs de 30GB foi má? Em segunda mão a menos de 100€ os dois? lol, não me parece. E não estou preocupado com o espaço para o futuro, não te esqueças que eu tenho consciência que o investimento é presente e não futuro, por isso nem estou a contar com eles para daqui a 4 ou 5 anos.



eu vi a garantia no site onde o adquiri (*****)..
duvido q me estejam a mentir e q se recusem a assegurar o funcionamento do SSD antes q este prefaça 5anos.. :P

Há ainda a hipótese de ter estado nos 5 anos e ter voltado aos 3 anos ou de haver uma garantia global de 3 anos e em alguns países haver garantia de 5 anos.


Já sei que os SDD com o novo controlador SandForce SF 1200 são uma referência em termos de velocidade R/W e IOP's (OCZ Vertex 2, Corsair Force Series, G.SKILL PHOENIX, etc.) e que os Intel (não sei que referência...) não lhe ficam muito atrás. Mas e quanto aos SSD baratos? Vá lá. Ajudem o pessoal a decidir-se para as operações de um pc/portátil do dia-a-dia.
Dentro dos SSDs baratos, uma boa opção são os kingstone V séries, mas certifica-te que compras um modelo dos novos (que anunciam 200/110 de velocidade)

ffilepemode, tu que não lês nada para traz, antes de vires dizer que a velocidade RW não interessa nada, vou repetir o que para lá deixei. As caixas destes SSDs não têm escritas fora informação quanto ao controlador presente, no caso das versões de 100/80, são a primeira versão do v-series com controlador J-Micron 602 que é muito fraco em IOPs e não tem cache o que provoca stuntering.
Os novos V-Series que anunciam 200/110 vêm com um controlador JMicron 618 que tem melhor desempenho em termos de IOPs, cache integrada (64MB de SDRam) que impede stuntering e TRIM. Isto está para traz escrito por mim, é só procurar.

Claro que não são intel, mas já são SSDs muito capazes e dão grande bost ao sistema. Por 143€ (64GB), são para mim o best buy de momento. O JPGod está a fazer uma review de um, convido-te a dares uma vista de olhos.
 
Há ainda a hipótese de ter estado nos 5 anos e ter voltado aos 3 anos ou de haver uma garantia global de 3 anos e em alguns países haver garantia de 5 anos.

É gralha da loja. Todos os SSDs na referida loja têm a indicação dos 5 anos de garantia. Todos, Intel, OCZ, Transcend... É gralha. Os SSDs da OCZ têm 2/3 anos, todos os modelos. Não há, nem nunca houve SSDs da OCZ com 5 anos de garantia.
 
Este é o estado do meu chasso ao fim de +/-3 meses de uso diário.

ssdvn.png
%20%20Uploaded%20with%20ImageShack.us[/IMG]


 
Não cheguei a fazer nenhum teste antes. Mas acho que no início não interessa muito. Interessa mais ao longo do tempo para ver a degradação da performance.

é isso...o inicio nunca interessa, apenas o final :P

de que me serve esse teste se nao sei como era no inicio? Para mim os valores podem até estar bons...nao sei como era antes :\
 
O que acham do Intel X25-V 40Gb para SO e programas? Por 117€ há alternativas melhores?

Já agora, e pelo que percebi, o TRIM permite que a performance do disco não se degrade com a utilização. Mas a minha dúvida é se é necessário executar alguma tarefa para "correr" o TRIM ou se o disco, tendo essa tecnologia, faz isso automaticamente.

Obrigado.
 
O que acham do Intel X25-V 40Gb para SO e programas? Por 117€ há alternativas melhores?

Já agora, e pelo que percebi, o TRIM permite que a performance do disco não se degrade com a utilização. Mas a minha dúvida é se é necessário executar alguma tarefa para "correr" o TRIM ou se o disco, tendo essa tecnologia, faz isso automaticamente.

Obrigado.

1- Por esse preço, a nível de performance não consegues melhor do que o X25-V 40GB.

2- Em Windows 7 o TRIM é automático, salvo erro.
 
O que acham do Intel X25-V 40Gb para SO e programas? Por 117€ há alternativas melhores?

Já agora, e pelo que percebi, o TRIM permite que a performance do disco não se degrade com a utilização. Mas a minha dúvida é se é necessário executar alguma tarefa para "correr" o TRIM ou se o disco, tendo essa tecnologia, faz isso automaticamente.

Obrigado.

Tenho um e posso dizer que valeu cada cêntimo, notas um boost muito grande, principalmente se vieres de HDD.
Para essa gama de preços acho que é dos melhores senão mesmo o melhor. Em random read e write é óptimo e para o dia a dia (SO e programas) é do mais importante (boot do SO devo fazer em ~30s e já tenho SO instalado há +1mês com todos os programas)
Em raid0 tem melhor performance que um Intel X25-M se mais tarde quiseres juntar outro.
Para quem vai começar no mundo dos SSD é uma grande escolha. A única coisa que me posso queixar é do espaço, mas já dá para o essencial.

Quanto ao trim no windows 7 ele faz automaticamente, porém existe um software da intel que ajuda á monitorização do ssd "Intel SSD Toolbox"
 
O Crystal Disk Info faz isso, acho :P

Confirmado

Em caso de Raid aparece Disk Not Found :P, mas já é sabido que não há TRIM com Raid, No meu V séries aparece
 
Última edição:
Back
Topo