SSDs - suporte e dúvidas

Bem.. que diferença.. com o SSD V Series tinha 5.9

veldisco.png






Pessoal, aqui há tempos falaram no Stuttering dos disco JMICRON mais antigos.. o que devo fazer ao meu Kingston V para melhorar o seu desempenho?
 
Última edição:
Pessoal, aqui há tempos falaram no Stuttering dos disco JMICRON mais antigos.. o que devo fazer ao meu Kingston V para melhorar o seu desempenho?

desactiva o Indexing Service no SSD..

desactiva o Write Caching..

redirecciona os Browser Cache Files para o disco Slave (mecanico).. ou se usares o FireFox podes usar a opçao "Use memory cache instead of disk cache"..

desactiva Pagefiling / System Restore / Hibernation..

o teu SSD agradece..
 
4444.jpg

Carrega para veres em grande... Como eu disse, o SSD está capado. Está no portátil com o ICH8M (que ou muito me engano ou é um ICH7 recauchutado :D) Vou trocar este SSD para o desktop e o Gskill de 64gb passa para o portátil... que se lixe.

Basicamente estou limitado pelo southbridge...

E saca a versão 3 do crystalmark :D ainda estás com a 2.2 :P
 
desactiva o Indexing Service no SSD..

desactiva o Write Caching..

redirecciona os Browser Cache Files para o disco Slave (mecanico).. ou se usares o FireFox podes usar a opçao "Use memory cache instead of disk cache"..

desactiva Pagefiling / System Restore / Hibernation..

o teu SSD agradece..

As 3 primeiras medidas são essenciais mas há algumas coisas a dizer em relação as outras

Pagefile só deve ser desactivado com bastante RAM, para net/brouser em windows 7 2GB é apertado, para jogos e aplicações mais exigentes, 4GB é o minimo. Recomendo que no segundo caso, se tiverem apenas 4GB metam o page file fixo em 256MB para não crashar o sistema caso este fique sem memória. Em vez de isso, irão receber uma mensagem de Low system memóry.

Desactivar o System Restore e Hibernation são medidas para poupar espaço apenas.

Atenção que o V-series antigo não sofre assim tanto de stuttering como por exemplo os OCZ Core. Isto porque o controlador levou uma pequena actualização, levou salvo erro 32Kb de cache (lol) em vez dos 16Kb do JMF602B e foi ligeiramente capado em IOPs e limite de velocidade para evitar o afunilamento de dados. O resultado é um desempenho um pouco mais fraco, mas a mais valia de evitar o stuttering compensa e muito.

O ICH8, na prática é um ICH7 com suporte a Sata II.


cump.


Editado:
Enganei-me, o aumento foi para 64KB podem ver aqui um tópico de outro forum com uma excelente base de dados de controladores de SSDs

SSDNow V Series : JMicron JMF602B, sort of. It's a Toshiba-branded chip, and claims to be using tweaked firmware plus has 64 KB RAM instead of 16 KB. However, it's still the same problematical controller, so until contrary evidence turns up in the form of 4 KB write tests on a "full" drive not being in the 4-8 IOPS range, it's best to assume it's no different than any other JMF602B drive.
A juntar a isto, lembro-me de ter visto uma serie de reviews em que não se queixavam de stuttering, mas sim do fraco desempenho global. Mal o menos, preferia o fraco desempenho :P
 
Última edição:
Desactivar o System Restore e Hibernation são medidas para poupar espaço apenas.

errado. o System Restore esta sempre a criar backups de ficheiros sempre q sao instalados novos programas ou quando sao feitas alteraçoes ao sistema, e o Hibernation esta sempre a despejar o conteudo da memoria pro disco sempre q fazes um shutdown.. logo, quanto mais fizeres uso destas duas utilidades mais estas a encurtar a longevidade dos SSD blocks..
 
...e o Hibernation esta sempre a despejar o conteudo da memoria pro disco sempre q fazes um shutdown.. logo, quanto mais fizeres uso destas duas utilidades mais estas a encurtar a longevidade dos SSD blocks..

Errado. O Hibernation apenas utiliza espaço em disco quando fazes a opção de hibernar. Quando não utilizado, o espaço correspondente à tua RAM está alocado no disco tal e qual como na pagefile. Como tal não tem qualquer impacto na performance do SDD não utilização normal
 
errado. o System Restore esta sempre a criar backups de ficheiros sempre q sao instalados novos programas ou quando sao feitas alteraçoes ao sistema, e o Hibernation esta sempre a despejar o conteudo da memoria pro disco sempre q fazes um shutdown.. logo, quanto mais fizeres uso destas duas utilidades mais estas a encurtar a longevidade dos SSD blocks..

Engraçado, eu depois das ultimas alterações que fiz ao sistema e depois de confirmar que estava tudo em ordem, apaguei os pontos de restauro. Interessante que fui ver e continuo a não ter nenhum ponto de restauro. Uso o portátil todos os dias e os pontos de restauro foram apagados a cerca de 2 meses! Sem duvida que o impacto negativo do system restore em termos de operações no disco para uma utilização normal da maquina, deve ser brutal :facepalm:.

Quanto a hibernação, está tudo dito.


Eu tenho 3 SSDs que sofrem de stuttering, 2 OCZ solid 30GB (com JMF602B) e um OCZ core VII 60GB (tambem com JMF602B), testei todos os mitos sobre evitar stuttering, sei o que é eficaz e o que não é.

Aproveito tambem para dizer que há um "driver" (flashfire) que é eficiente a corrigir o stuttering, basicamente, ele cria uma cache virtual na RAM para corrigir o problema dos IOPs em random write. Há um pequeno handicap desta solução, em caso de por exemplo faltar a luz durante a escrita, há forte probabilidade de haver corrupção de dados. Outra consequencia negativa é a redução da escrita e leitura sequencial, mas quem se importa com isso?


cump.
 
Última edição:
Errado. O Hibernation apenas utiliza espaço em disco quando fazes a opção de hibernar. Quando não utilizado, o espaço correspondente à tua RAM está alocado no disco tal e qual como na pagefile. Como tal não tem qualquer impacto na performance do SDD não utilização normal

convinha era leres o Quote q fizeste com mais atençao, pois acabaste de repetir o q eu disse.. enquanto eu usei a expressao "sempre q fazes shutdown" tu usaste "quando fazes a opção de hibernar"..
e em 2º classificaste de "errado" uma coisa q eu ñ disse.. eu referi-me á longevidade do SSD e tu á performance na utilizaçao normal..
 
Não me parece que estejam a analisar bem as questões práticas.. No que toca a redução de longevidade, não acho que seja uns restore points (que até podem se provar úteis em certas ocasiões), que vão fazer qualquer mossa. Mas é meramente uma opção vossa. Se optam por não fazer qualquer tipo de backup (que 'gasta' igualmente o disco), é porque não se importam de perder dados ou não vos faz diferença reinstalar o sistema novamente.

Em relação ao hibernation, depende do uso. Felizmente, no meu conroe 2140 nem uso, porque o sleep/standby S3 é bem mais rápido a recuperar, visto que não passa pelo boot. Grava na mesma a RAM para o disco, mas não acredito na prática até lhe poupo trabalho, porque um boot completo causa bem mais esforço. A única desvantagem são os 3-4w que fica a gastar, mas não é certamente por 3-4€ por ano que vou ficar mais rico.

A única medida para evitar wearN'tear que vale mesmo a pena considerar, é desligar o pagefile, caso se tenha ram suficiente.
 
Gostava que se fizessem o favor, compactassem a info....ponham um link de um artigo qq a falar disso (para corroborar a vossa versão).

Ok, vou então tentar.

do forum da OCZ temos como destaque:

SSD Windows 7 Tweaks
Make your SSD Drive Faster
  • Enable Write Caching
  • Disable indexing
  • Disable defragmentation
  • Turn Off the Disk Defragmenter Schedule
  • Disable Superfetch
  • Disable Prefetch
  • Firefox - Use memory cache instead of disk cache
  • Disable the Page File
  • Disable System Restore
  • Disable Hibernate
  • TRIM Commands
  • TRIM Utility Script
links:
O que fazer
Como fazer (nota que este artigo não é muito recente)



Esta é a base de estudo do que vou escrever. Basicamente, estas medidas dividem-se em 3 tipos de vantagem (maximizar desempenho, reduzir degradação e reduzir o uso da RAM para facilitar a desactivação do page file) e algumas podem levar a discordância.

- Enable Write Caching - tem por objectivo maximizar o desempenho. Esta é a regra geral, no entanto com JMF602 não há vantagem pois não há cache visível para o sistema (apenas 16 ou 64kb que o sistema não vê) mas como não há desvantagem, mais vale activar.

- Disable Indexing - tem por objectivo reduzir a degradação das células (baixar o número de escritas no disco) e reduzir o desperdicio de espaço em disco. Como consequência as procuras serão mais lentas, irão ficar no meio termo entre um PC com HDD e indexing desactivado e HDD com indexing activado. O SSD é rápido e vai ficar muito mais rápido que o HDD sem índice de procura mas não há milagres, com índice a procura é quase directa. Para a grande maioria dos utilizadores, vale apena desactivar, mas depende da utilização de cada um, quem faz muitas procuras pode sair prejudicado.

- Desactivar a desfragmentação e o seu agendamento - tem por objectivo reduzir a degradação - A fragmentação não afecta o desempenho do SSD como no caso dos HDDs, por isso não faz sentido usa-la quando ainda para mais, esta ferramenta faz forte uso de escrita no disco.

- Disable Suferfetch e Prefetch - Tem por objectivo libertar memória e assim, maximizar o desempenho. Aqui é que começam as discordâncias. Estas duas ferramentas basicamente vão guardando um pequeno historial de sequências de conteúdos de memória usados. Por exemplo, se ao lançar um programa, o superfetch perceber que foi necessário os dados 1,2,_3,4, onde o "_" representar uma pausa de actividade no disco antes de ser pedido os dados 3 e 4. O Superfetch, guarda esta informação e da próxima vez que for requerida a sequência 1,2, lembra-se que há forte probabilidade de vir a precisar da 3 e 4, logo, carrega esses dados do disco para a RAM. Isto é realmente eficiente e poupa tempo. Num HDD, esta tecnologia nota-se muito mais que num SSD simplesmente porque os loads do SSD são mais rápidos. No entanto, obviamente nada bate a antecipação. Agora o problema: Esta tecnologia guarda um pouco de informação no disco (nada de muito) que é pouco significativo em termos de degradação. O problema é que como veremos mais a frente, uma das medidas mais importantes para evitar degradação nos SSDs é desactivar o page file. Ficamos por isso só com o espaço da RAM que é muitas vezes curto. Esta tecnologia come obviamente mais RAM, primeiro porque os dados com as sequências anteriormente pedidas são carregadas para a RAM sempre que a maquina liga, depois porque se abrirmos um programa, alem dos 100MB necessários para o abrir são carregados mais 50MB de coisas que o sistema acha provavel serem necessárias. As opiniões na net dividem-se, eu experimentei desactivar e arrependi-me, voltei a activar as opções. O Superfetch funciona (Vista e 7), o prefetch faz o mesmo mas é mais retardado, serve para manter compatibilidade com aplicações de XP. Com 4GB ou mais de memória não aconselho a desactivar estes serviços.

- Firefox: Usar cache na memória em vez de no disco - tem por objectivo reduzir a degradação, maximizar o desempenho e reduzir o stuttering - O FF faz milhares de operações de escrita no disco para cache. Num SSD JMF602 isso nota-se bem e esta ferramenta aumenta em muito o desempenho. No meu kingstone V-serie é capaz de ter aumentado qualquer coisa, mas nada do outro mundo. No entanto, ao passarmos a cache para a memória, reduzimos também o numero de escritas no disco, diminuindo também a sua degradação. Recomendo seriamente esta medida.

- Disable Page File - tem por objectivo reduzir a degradação - é eficiente mas caso o sistema fique sem memória, há alta probabilidade de a aplicação crashar ou o sistema todo crashar. Para office, net, musicas, video, é seguro com 3GB de RAM. É das coisas mais simples e mais importantes de se fazer.

- Disable System Restore - Tem por objectivo reduzir o desperdício de espaço em disco e reduzir a degradação. Sempre que há uma alteração importante no sistema (como a instalação de um programa ou um update - graças a Deus que as definições do windows defender não contam :P) é criado um ponto de restauro. São uteis quando uma dessas alterações dá barraca, no entanto, por default, ao fim de algum tempo ocupam bastante espaço. Outra questão é a escrita no disco durante a criação do ponto de restauro. Em termos de volume de escrita, a questão é menor, isto porque exceptuando durante a instalação do sistema, para um utilizador normal poucos pontos de restauro serão criados. Em termos do espaço que se pode poupar há duas coisas a ter em conta. Ou se abdica totalmente do restauro, ou perdemos algum espaço em disco. A minha recomendação é que se defina o espaço disponível para restauro em 1%, normalmente dá para guardar 2 ou 3 pontos de restauro. Em alternativa podem desactivar por completo, mas já sabem, em caso de barraca é menos uma ferramenta que têm ao vosso dispor. Acho que não vale o risco.

- Disable Hibernation - Tem por objectivo reduzir o desperdício de espaço em disco e reduzir a degradação. A Hibernação reserva espaço em disco para o conteúdo da memória. Esse espaço deixa de estar disponível para o utilizador. Num sistema com 4GB de RAM, Um SSD de 60GB só por a hibernação estar activa, fica limitado a 56GB. Parecendo que não, faz diferença. Em relação a degradação, os dados da RAM são passados para o disco. A escrita é sequencial e se há escrita, há degradação. No entanto esta é pouco significativa (a acesso por célula por cada hibernação). Recomendável para quem tem problemas de espaço

- TRIM Commands - Supostamente comandos para activar e desactivar o TRIM no windows 7. Digo supostamente porque por vezes o comando falha. No meu desktop, a shell indico-me que o meu sistema Raid 0 de dois OCZ solid 30GB tinha TRIM activado, nem Raid suporta TRIM nem os SSDs em particular o suportam. Em principio é automático, recomendo a instalação do CrystalDiskInfo para verem se o TRIM está ou não activado (é muito intuitivo). Aproveitem e vejam também o numero de horas de utilização da vossa unidade.

- TRIM Utility Script - É um script feito por um membro do forum da OCZ que faz o mesmo que os comandos, na altura em que li os artigos ainda não havia, por isso não sei se é eficiente.




Extra: Consolidar os dados de um SSD sem TRIM (o que se pode fazer aos SSD com JMF602 para melhorar o desempenho)
Para todos os que têm um SSD sem TRIM, está aqui um artigo que explica como fazer a consolidação dos blocos. Já experimentei umas quantas vezes e os resultados são bons.
Aviso que há bastante escrita no disco para executar o processo, não é algo para fazer todos os dias (nem tantas vezes como eles dizem no artigo) mas uma vez por mês, vale a pena. Deixo também uma nota, o TRIM na prática também acelera a degradação das células já que também se farta de mover blocos de um sitio para outro para os consolidar.

link de como fazer a consolidação

cump.


Como complemento, aqui fica um link que basicamente tem as mesmas coisas mas onde difere da opinião em relação ao superfetch, o autor do artigo tem a mesma opinião que eu: a menos que haja falta de memória no sistema, mais vale não lhe mexer porque não há mais valia de desempenho (pelo contrário) e não há falta de memória. De qualquer modo, as opiniões neste ponto dividem-se.
 
Última edição:
bom post, q me vem dar razao na minha 'discussao' com o Fastboy q defendia q System Restore e Hibernation APENAS tinham impacto relativamente ao espaço..

eu tinha colocado aqui um post ontem a explicar isso mesmo, bem como algumas outras explicaçoes e correcçoes de coisas q eu nem disse, mas aparentemente alguem se lembrou de apagar o post.. enfim..

tinha esclarecido em resposta ao Fastboy q existe uma coisa chamada "contexto" e q se utilizo a expressao "Shutdown" enquanto estou a falar de Hibernation me estou obviamente a referir a desligar o computador fazendo uso dessa feature..
esclareci ainda q nunca falei sobre stuttering portanto é impossivel eu estar errado..

tinha ainda respondido ao puscifer, relativamente ao Reboot completo VS Hibernation, q ñ se trata de uma questao de esforço ate pq num Reboot completo as operaçoes sao maioritariamente de Read e o q diminui a longevidade dos SSD blocks sao as operaçoes de Erase/Rewrite..
 
- Disable Hibernation - Tem por objectivo reduzir o desperdício de espaço em disco e reduzir a degradação. A Hibernação reserva espaço em disco para o conteúdo da memória. Esse espaço deixa de estar disponível para o utilizador. Num sistema com 4GB de RAM, Um SSD de 60GB só por a hibernação estar activa, fica limitado a 56GB. Parecendo que não, faz diferença. Em relação a degradação, os dados da RAM são passados para o disco. A escrita é sequencial e se há escrita, há degradação. No entanto esta é pouco significativa (a acesso por célula por cada hibernação). Recomendável para quem tem problemas de espaço

Convido-te a ler o conteúdo dos links que coloquei pois não falam sequer da degradação provocada pela hibernação. A hibernação é algo pontual, como tal o seu impacto é pequeno. Coloquei porque não queria novamente estar a entrar em discussão contigo e porque faz algum sentido, sempre que há escrita há degradação, mas não deixa de ser praticamente irrelevante. Pelos vistos não seguiste o conselho dos moderadores e nem percebeste porque foram apagados os posts. Para mim a discussão acabou, se responderes ficas a falar sozinho, mas novamente, primeiro, lê os links.

Como referi, até o próprio TRIM provoca mais degradação que muitos mitos espalhados, o TRIM está constantemente a reagrupar blocos, em termos de degradação, achas que pode haver pior? A questão da degradação tem passado cada vez mais para segundo plano com o passar do tempo, simplesmente porque as unidades têm-se mostrado fiáveis.


cump.
 
Última edição:
Back
Topo