Substituir router Vodafone fibra

Comprei o ac66 e o que posso dizer é que funciona pior que o ZON hub 3,0. Em termos de alcance em QQ ponto da casa fica sempre atrás do da zon . recorda-me o w500ge que nunca prestou com a porcaria do firmware da ASUS e do suporte deplorável da ASUS. Ainda aguardo resposta ao comportamento do mesmo...enfim

A Asus tem bons routers, boa relação qualidade de preço, agora no que toca a suporte... realmente são maus, existe foruns de suporte deles, mas muitos tópicos abertos nunca teem resposta, já para não falar em emails que nunca respondem.
Tenho um Asus RT-N56U e não consigo eceder ao disco rigido que liguei por porta usb, já lá vão 2 semanas sem resposta por parte da Asus.

Agora ainda me falta comprar um switch para por o Asus como Router principal e mandar o da Vodafone para o lixo.
 
Comprei o ac66 e o que posso dizer é que funciona pior que o ZON hub 3,0. Em termos de alcance em QQ ponto da casa fica sempre atrás do da zon . recorda-me o w500ge que nunca prestou com a porcaria do firmware da ASUS e do suporte deplorável da ASUS. Ainda aguardo resposta ao comportamento do mesmo...enfim

Tenho um AC66, moro num 5º andar e o meu Moto G no R/C já se consegue ligar por wifi. E tenho as antenas orientadas de forma a que irradiem o máximo possível na horizontal.

Com o meu Macbook Air consigo muitas vezes 80+ Mbps ligado na banda dos 5Ghz(norma ac) a uma distância de quase 10m com duas paredes pelo caminho.

Se há coisa que este router tem de muito bom é o alcance, algo deve estar mal aí.

Estou a usar o firmware do RMerlin
 
Para o pessoal dos (AC)66, 68: https://www.mediafire.com/folder/bkfq2a6aebq68//Asuswrt-Merlin

Podem ler tudo o que precisarem acerca deste firmware alternativo no forum do smallnetbuilder, acrescento apenas que a Asus implementa modificações criadas por ele....

Para o n56 têm o firmware do russo Padavan: https://code.google.com/p/rt-n56u/

O que têm de comum? Alterações que a Asus não se lembra e/ou não quer implementar....

Como bónus, pelo menos, o firmware do merlin permite aumentar a potência de sinal do wireless. Se não fritar o router, sempre frita o nosso cerebro 1º....
 
A TV já deixou de funcionar novamente... não entendo. Tenho a VLAN 105 bridged directamente para a porta 4 do router onde tenho ligada a box, e passadas umas horas a TV volta ao mesmo, assim que inicia o stream multicast, freeze. O telefone e a internet estão a funcionar 5*.

Alguém sabe o que falta fazer no V2130Vn para isto estabilizar?

EDIT: Reparei que a TV apenas freeza em emissão directa, se fizer "ver do início" consigo ver o programa sem qualquer problema. Também reparei que o Canal1 nunca bloqueia, mas todos os outros sim.

Boas namco,

esta situação ja esta resolvida ? É que estou a pensar comprar um V2130Vn, mas é muito € para depois nao funcionar, entendes ?

Abraço
 
Boas,
consegui finalmente por o meu openwrt a funcionar com a vlan100, que era a que pretendia, as vlans outras deixo no technicolor!

vlan_100.png


vlan_wan.png


reboot ao SW

Esta ligado da seguinte forma, o cabo que vem do ONT -> SW -> TPLINK WAN


Já agora algum sabe me dizer como faço para desactivar a internet do technicolor, uma vez que ficou so para a box e telefone ?

PS uma vez que tenho um SW ligado no ONT, e tenho 2 SW ligados ao ONT, fico com 2 ips públicos ?
 
Viva Pessoal.

Alguém sabe me dizer como é que se configura o TP-LINK (modelo TD-W8961ND) para difundir o wireless em vez do techicolor tg784n v3 que vem com o serviço fibra da vodafone? Estou a perguntar isto
porque tenho o sinal muito mau do wireless, e as velocidades estão sempre a oscilar (o que não acontece com ligação por cabo). Se alguém souber e tiver disponibilidade de dizer como
se fazem as supostas configurações agradecia.

Obrigado pelo vosso tempo.

Cumprimentos
 
Basicamente a unica coisa que tens de fazer é mudar o IP do TP-LINK para uma subrede diferente do technicolor, mas tenho mais algumas sugestoes opcionais:

a) Passo Opcional: Desligar o interface wireless do technicolor.
Vais à pagina de configuração do technicolor em 192.168.1.254 fazer isso.
A Luz do tecnicolor fica Azul a indicar que o Wireless esta desligado.

b) Mudar o IP do TP-LINK para uma subrede diferente do technicolor.
Vais à pagina de configuração do tplink em 192.168.1.1 (Network->LAN) e mudas o IP do tplink para 192.168.2.1, com subnet mask 255.255.255.0.
Agora o tplink passou a ter esse IP que puseste e a estar numa subrede diferente do technicolor.

c) Configurar o Tplink com WAN connection type: Dynamic IP (Em Network->WAN)
Se necessario carregas no botao renew depois de ligado ao technicolor, para ele ir buscar o IP

d) Passos Opcionais: Configurar a segurança do wireless do tplink para "WPA2-PSK/AES", escolher uma password longa e aleatoria, selecionar mudar a chave em por exemplo cada 360seg. Desligar o UPNP, Desligar o QSS ou WPS nao sei como se chama no tplink. Mudar password do admin, etc.

e) Ligar o TPlink ao technicolor:
ONT-> (WAN)Technicolor(LAN) -> (WAN)Tplink(LAN)

As boxs deves ligar ao Technicolor.
O restante equipamento podes ligar ao Technicolor ou ao TPlink.



EDIT:
Se o teu tplink for um router ADSL sem porta WAN, obviamente nao dará para fazer o que pedes (susbtituir o wireless do tecnicolor), mas nao conheço o router que tens. Existem alguns modelos de routers adsl que permitem configurar uma porta LAN para usar como WAN. Como o problema é mau wireless do technicolor, nao me parece uma boa solução ligar os 2 router por wireless em vez de cabo de rede.
 
Última edição:
EDIT:
Se o teu tplink for um router ADSL sem porta WAN, obviamente nao dará para fazer o que pedes (susbtituir o wireless do tecnicolor), mas nao conheço o router que tens. Existem alguns modelos de routers adsl que permitem configurar uma porta LAN para usar como WAN. Como o problema é mau wireless do technicolor, nao me parece uma boa solução ligar os 2 router por wireless em vez de cabo de rede.

Qualquer router ADSL sem porta WAN também dá para ligar ao technicolor, desde que se tenha 4 portas LAN, pois usa-se uma porta LAN. Procurando no Google "Cascading routers" encontram-se muitas páginas que explicam como o fazer. Por exemplo esta.
Convém não esquecer que um router também tem um switch Ethernet que pode ser usado, mesmo que não se use o ADSL.
Eu estou a usar um router ADSL ligado por um cabo de Ethernet ao TG784N. E tenho o wireless ligado em ambos com o mesmo SSID. Só notei que funcionava melhor com os dois em canais Wi-Fi diferentes. Assim, tenho a casa mais bem coberta com Wi-Fi.
 
Nunca me iria pasar pela cabeça ligar as LANs dos 2 routers para estender o Wifi, é uma ideia muito interessante.
Nesse caso tens de desligar o DHCP de 1 dos routers, garantir que o trafego WiFi vai para a LAN, ter ambos os routers com ips diferentes na mesma subrede, mais alguma coisa necessaria?
É preciso um cabo cruzado para ligar os 2s switches?
 
Nunca me iria pasar pela cabeça ligar as LANs dos 2 routers para estender o Wifi, é uma ideia muito interessante.
Nesse caso tens de desligar o DHCP de 1 dos routers, garantir que o trafego WiFi vai para a LAN, ter ambos os routers com ips diferentes na mesma subrede, mais alguma coisa necessaria?
É preciso um cabo cruzado para ligar os 2s switches?
Sim, tem de se desligar o DHCP de um deles. Eu deixei o TG784N a gerir a rede e desliguei o DHCP do outro. Também pus o ADSL em modo manual (ter de se ligar manualmente na interface web), visto que não tenho lá nada ligado.
Como o TG784N usa a rede 192.168.1.0/24 e o meu outro router usa a rede 192.168.0.0/24, pus rotas estáticas em ambos para chegarem ao outro e poder aceder à interface de administração de ambos no meu PC. Mas isso é só um extra...
No TG784 fiz por telnet com:
ip rtadd dst=192.168.0.0/24 intf=LocalNetwork

No outro, foi com comandos Linux que pus no ficheiro de arranque:
route add 192.168.1.254 br0
route add default gateway 192.168.1.254



No meu caso, não foi preciso cabo cruzado. Não sei se por ter auto-mdix ou se por estar a ligar 2 portas de um switch.
 
Há um detalhe importante que me esqueci de referir. O 2º router deve ter um endereço IP fora da rede do Thomson (192.168.1.0/24) para que o IPTV funcione sem problemas. Se estiver na mesma rede, o que tem endereço IP mais baixo torna-se IGMP querier. Como o Thomson tem o endereço mais alto possível: 192.168.1.254, significa que o outro tem endereço mais baixo e fica IGMP querier. O resultado é que o IGMP snooping no Thomson deixa de funcionar e o IPTV só funciona durante uns 10 segundos depois de mudar de canal enquando dura o unicast, pois a box nunca chega a receber o multicast. Deveria ser possível pôr um endereço mais baixo no Thomson para pôr o outro router como .254, mas é muito mais simples pôr o outro router numa sub-rede diferente, por exemplo 192.168.0.0/254.
 
Ola bom dia.

Caro Sgwarez


Em relação ao Draytek 2130VN só te tenho a dizer que é uma máquina.
Ontem fiz um update para a ultima versão do firmwere original e se o Voip tinha ruídos... (agora parece que estas a falar em alta definição para a outra pessoa). :)
Em relação ao box IPTV fala com o pessoal da "vinsus" que vendem da marca Draytek.
Fala também com o User que meteu a configuração dele nós primeiros postes que percebe e sabe o que está a dizer.
Só no wirless tens racios que é a mesma coisa que estivesses ligado diretamente por cabo LAN.
Não contes que te ajudem com este router aqui no fórum porque como tu viste ninguém te respondeu.
Por ser caro pouca gente o tem e só te digo uma coisa!... É máquina!!!!


Cumprimentos a todos.
 
Última edição:
Ola bom dia.

Caro Sgwarez


Em relação ao Draytek 2130VN só te tenho a dizer que é uma máquina.
Ontem fiz um update para a ultima versão do firmwere original e se o Voip tinha ruídos... (agora parece que estas a falar em alta definição para a outra pessoa). :)
Em relação ao box IPTV fala com o pessoal da "vinsus" que vendem da marca Draytek.
Fala também com o User que meteu a configuração dele nós primeiros postes que percebe e sabe o que está a dizer.
Só no wirless tens racios que é a mesma coisa que estivesses ligado diretamente por cabo LAN.
Não contes que te ajudem com este router aqui no fórum porque como tu viste ninguém te respondeu.
Por ser caro pouca gente o tem e só te digo uma coisa!... É máquina!!!!


Cumprimentos a todos.



Subscrevo totalmente o que dizes, mas permite-me corrigir: a loja que vende não é vinsus, é a Visus: http://www.visus.pt/draytek/ ;)
 
:) Tens razão eu como não comprei em Portugal não sabia muito bem ao certo o nome da empresa.

Como sou cliente RED com 2 numero de telemóvel fiz um upgrade da internet.
Tinha telefone e internet 50/5 Mbps

Agora vou passar para 100/10 Mbps por apenas 24.90
Vou é ter televisão também.

Hoje eles vem cá trazer a box e fazer a instalação.
Agora não sei o que eles vão fazer...
Como vou ter que meter a box, não sei como eles vão fazer o router Draytek está na sala e eu vou querer a box no quarto precisamente está na outra ponta da casa.

A Box vai ter que ligar obrigatoriamente ao router certo?
O router fraquinho deles esta guardado.
 
Última edição:
Boas pessoal.
Tenho aqui umas questões que provavelmente ja devem ter sido respondidas em alguma destas 39 paginas, por isso desde já peço desculpa.
A minha ideia seria comprar um switch para por entre o ONT, e os dois routers que vou usar, (TG784n V3 e o meu Dlink com o DD-WRT) o TG ficaria com a gestao da IpTV e do VoIp, e o dlink com a gestão da internet.
Já percebi que devo comprar um switch vlan aware (alguem me indica uns?), e dp de ligar o switch ao ont devo ligar os 2 routers ao switch.
Eu a pouco testei o Dlink ligado directo ao ONT e não consegui obter WAN IP, será alguma incompatibilidade ou necessito de fazer alguma configuração extra?
Queria ter a certeza que este dlink funcionava antes de avançar com o projecto.

Obrigado

Tiago Alho

EDIT: já esta resolvido e a funcionar.
 
Última edição:
:) Tens razão eu como não comprei em Portugal não sabia muito bem ao certo o nome da empresa.

Como sou cliente RED com 2 numero de telemóvel fiz um upgrade da internet.
Tinha telefone e internet 50/5 Mbps

Agora vou passar para 100/10 Mbps por apenas 24.90
Vou é ter televisão também.

Hoje eles vem cá trazer a box e fazer a instalação.
Agora não sei o que eles vão fazer...
Como vou ter que meter a box, não sei como eles vão fazer o router Draytek está na sala e eu vou querer a box no quarto precisamente está na outra ponta da casa.

A Box vai ter que ligar obrigatoriamente ao router certo?
O router fraquinho deles esta guardado.

Desculpa responder só agora.

A minha BOX liga diretamente ao Draytek, sim.
O router deles também está guardado na caixa :)
 
Saiu novo firmware para um dos switches recomendados nesta thread, o Netgear GS105Ev2.
Adicionaram WebInterface para configurar o switch pelo browser (o fw original só permitia configurar com um utilitátio).
 
Back
Topo