Substituto para 50vt20

"A W955B é um monte de esterco"... Gostei, sem rodeios. Ok, uma descartada. Como já disse antes este tipo de aparelho prefiro comprar em loja física. Assim sendo o que me resta? Não querendo ser chato (mas sendo) resta-me a samsung F8500 (já quase impossível) e a pana Ax800, certo? Subindo o orçamento para 2500 (55" ou 60") não há mais três ou quatro para a lista de escolha? A W828B é assim tão má? Li algures que tinha tido uma excelente pontuação.
 
Tens uma análise da W955B aqui.

Não é melhor que algumas Full Array IPS de 2008/2009 (LG LN55A950, Samsung UN55B8500, Sony 55XBR8... Porque não é, mas isso faz dela um IPS banal e rasca). A Sony foi a marca que mais insistiu nisto em anos subsequentes (quando as outras simplesmente desistiram, a Sony ainda insistiu com a XBR-HX900/920 e 950 em 2010, 2011 e 2012) e mesmo implementações incompletas como o Pseudo Local Dimming da W905A eram perfeitos por zona (e por isso ninguém se andava a queixar de downgrade)... Esta televisão é uma vergonha.

A Sony devia ter vergonha de meter a nomenclatura de um topo de gama 2K nisso, mas eles querem é vender 4K nesta altura daí que isto parece uma tentativa de criar maior diferença do que existe.


Referente à W8xxB, a W8xxB não é uma uma má TV... nem por sombras. Mas o que mais a distingue de todas as outras no entanto é a pipeline de processamento da Sony que neste momento é melhor e algum quality assurance que muitas marcas não possuem (mas também é das mais caras do seu segmento). Mas isso significa que a qualidade de imagem em si não se destaca de tantas outras e certamente não bate um plasma.

A W905A, que este ano desapareceu conseguia competir por "truques"... O backlight não era full array mas desligava-se por zonas, barras pretas num filme 2.35:1 (ratio de filmes de hollywood, barras pretas) eram pretas e mais pretas que em qualquer tela que não um OLED porque não estava a haver luz a ser bombardeada de trás, a situação mudava na àrea útil mas facto é que a ilusão era real. O backlight nas barras está desligado, em conteúdo 4:3 idem.

Há uma tendencia de julgar os pretos da TV pelas barras e essas TV's conseguiam dar essa ilusão de forma perfeita. Nenhuma Sony não 4K este ano o faz.

Além disso os LCD's têm um défice no gamut de cor, ao passo que os plasmas usam dithering aditivo (plasma grain vem daí) LCD's são mais estáticos.

Bom, a W905A tinha triluminos que é um sistema para reproduzir melhor as cores com resultados visiveis face a outros LCD's no que toca a qualidade de imagem. A W955B também o tem nos specs, mas não tem a mesma qualidade de implementação e está numa tela IPS 120 Hz. A W905A ainda por cima era VA @ 240 Hz. Outro patamar.

Mas isto para dizer que se souberes o que procurar nem uma dessas (W905A) se comparava, uma W828B... Digamos isto assim, tenho um plasma de 2012 HD Ready (720p que na realidade são 1024x768) na sala de jogos (que custou 300 euros) com pretos e performance superior a uma VT20 e tenho noção plena que seria um downgrade na qualidade de imagem, um upgrade no resto. A televisão é óptima, apenas a qualidade de imagem não é de referência.

Não é que não te habitues mas eu tentava não ir por aí se tivesse outras hipóteses.


As Sony 4K também não são más, não se comparam à AX800 que é o único passo em frente "real" este ano

As X9505B e as X9005B não são um mau segundo lugar.

A X8505B é um painel IPS, os pretos e contraste não se vão comparar aos da VT20 nem a uma W8xxB (ou a maior parte das telas VA), mas não é uma anedota... É o que a W955B devia ser (e mesmo assim devia estar no segmento abaixo das W8xxB)

Não é muito simples, não.


Uma pergunda, queres 55" ou no minimo 55"? A que distancia estás da parede?
 
Quando comprei a VT20 de 50" achei o tamanho fantástico, mas tal como a maioria rapidamente comecei a achar pequena. Quanto ao tamanho pretendido atualmente estou dividido entre as 55" e as 65". Estou mais ou menos a 3,5 metros de distancia (mas é num Quarto). Daí achar que a panasonic de 58" era o ideal. Embora se houver outras com qualidade não muito inferior e mais barato preferia (daqui a dois três anos já se tem de mudar novamente), daí ter perguntado sobre a W828. E samsung não recomendas nada (sempre em comparação com estas para eu me situar)?
 
Samsung em geral... Tirando o caso da F8500 (que é um plasma) tem bons paineis, não os melhores, mas bons (os inhouse) um bom processamento de imagem/análise da fonte (que não era verdade há uns anos atrás) mas são televisões feitas em massa para um pricepoint apelativo e a reter uma boa margem de lucro para eles. Isto significa cortes, limites de custos pouco flexiveis para os componentes e dependencia demais em algumas aldrabices na forma como está a fazer as coisas (que no meu caso que as topo, me incomodam imenso), não tens nenhum LCD a tentar resolver os problemas dos LCD's no seio da Samsung, nada parecido com Triluminos, Quattron/RGBY, 4K com Look up Tables...

Deles, a única "inovadora" coisa que tens é... Ecrãs Pentile que só serve para fazer telas com menos subpixeis que os supostos. A pior asneira nas TV's a nivel de reprodução de detalhe desde os CRT's com Slot Mask desnivelada (para disfarçar a pixelização estragavam a definição e reprodução 1:1).

1080p nessa lógica RG-BG (ao invés de pixeis RGB-RGB) significa que 1920x1080 em vez de 6.220.800 subpixeis tem... 4.147.200. (e isso numa TV nota-se, num telemovel com milhentos ppi's talvez não, cheira-me que fazer uma aparição em telas 4K é uma questão de tempo e de surgir um segmento mais barato)

Felizmente nunca os tentaram usar em topos de gama e por isso até são toleráveis onde estão, mas... Facto é que como os outros fabricantes tentam resolver estes problemas ou melhorar a coisa nos topos de gama isso torna as Samsung telas banais que acontece que têm imensas polegadas se o fabricante quiser (na realidade fabricantes de LCD neste momento é LG, Samsung, Sharp, Toshiba, AUO e CMO). Mas não estão a tentar fazer nada de especial ali.


Para somar insulto ao doi-doi, os ecrãs 4K deles têm sharpness não derrotável em sub 4K. O que estou a dizer é que o departamento LCD da Samsung tem a tendencia de tratar o cliente como se ele fosse estupido. Acho que acreditam mesmo nisso e isso é daquelas coisas que me ofende como cliente.


A vantagem da Samsung acaba por ser a capacidade de assegurar produção inhouse das telas maiores. A Sony o ano passado tinha um topo de gama bom a não sair das 55", porque 65" em tela VA de 240 Hz lhes eram impossiveis de assegurar stock (a Sony não fabrica telas já). Eles tinham um topo de gama LCD com 65" na mesma altura, simplesmente não acho que fosse grande coisa e também fazia compromissos na implementação.


De qualquer maneira, o resultado é à falta de melhor termo... Parco, nunca são aquela TV que se destaca ano a ano e não há problema porque o mercado alto é um nicho (e a Samsung até melhorou neles, em 2008 um topo de gama Samsung causava-me riso)... Eles fazem dinheiro é na série 5 e 6 (que também não é nada de especial, mas tem muito mais stock que a concorrencia e todos os anos inunda o mercado). Também se preocupam mais com design, tal como a LG do que assegurar estrutura nos paineis (moldura não inexistente e alguma espessura na TV) porque o cliente bimbo adora isso mesmo que sacrifique a uniformidade.

Todas as marcas fazem dinheiro é nos segmentos mais baixos os topos de gama servem para ganhar nome.


E é assim, acima de tudo e como já percebeste... Eu não sou grande fã de LCD's por várias considerações tecnológicas, LCD não é um ramo de evolução superior a outras tecnologias pelo facto de ser LCD, muito foi feito pela tecnologia mas não consegues negar completamente as tendencias de uma tecnologia que está limitada pelo que é, um overlay colorido que se mete à frente de luz/backlight. Especificamente, ghosting é alto, hertz são baixos, black frame insertion (que ajuda à percepção de movimento) tem de ser feito de maneira artificial, a reprodução de cor é inferior e por aí fora.

Se não tivesses tido um plasma qualquer coisa servia porque parecendo que não houve evolução, mas tiveste e se isso te tornou videofilo é perfeitamente normal que sintas diferença, com sorte meia duzia de televisões não plasma se comparam positivamente ao que tinhas e não é tudo modelos deste ano.

O "não é superior" em muitos cenários é tecnológico, é impossivel ser, plasma também tem desvantagens (retenção fotosensivel fazer parte da tecnologia e outras tipo phosphor trails). Mas mais próximo de uma VT60 em LCD, é a W905A, as X9xxxB e a AX800... (por essa ordem) e a ter de ir mesmo por aí, e só a AX800 seria passivel de causar erro na identificação às escuras.


Caso contrário e a pergunta das polegadas que pretendias era por isso... Mais vale um projector baseado na tecnologia DLP (ausencia de motion blur, black frame insertion nativa, etc). Vê os BenQ w1080ST... 65" a 1 metro da parede, pretos bons e ausencia de motion blur (projectores evoluiram bastante, já não é preciso montá-los e usá-los como um ar condicionado, mediante serem short throw a única coisa que pedem é uma "ilha" entre ti e a parede/tela. É um melhor substituto de uma VT20 do que todas as TV's menos a AX800. E é mais barato.


Noutra nota e pegando no número que me deste, 3.5 metros.

Independentemente da resolução/Métrica da ocupação do campo de visão:

- Uma TV de 55" ocupa os recomendados ~30º da visão humana quando vista a 2 metros e 50 centímetros de distancia.
- Uma TV de 60" ocupa os recomendados ~30º da visão humana quando vista a 2 metros e 73 centímetros de distancia.
- Uma TV de 65" ocupa os recomendados ~30º da visão humana quando vista a 2 metros e 96 centímetros de distancia.
- Uma TV de 70" ocupa os recomendados ~30º da visão humana quando vista a 3 metros e 18 centímetros de distancia.
- Uma TV de 75" ocupa os recomendados ~30º da visão humana quando vista a 3 metros e 41 centímetros de distancia.
- Uma TV de 84" ocupa os recomendados ~30º da visão humana quando vista a 3 metros e 82 centímetros de distancia.


Métrica dos 300 PPI/Retina:

- Uma Full HD 1080p de 55" é retina quando vista a 2 metros e 18 centímetros de distancia.
--E torna-se indiscernível pixel-per-pixel de uma 720p aos 3 metros e 40 centímetros de distancia.
- Uma Full HD 1080p de 60" é retina quando vista a 2 metros e 38 centímetros de distancia.
--↳ E torna-se indiscernível pixel-per-pixel de uma 720p aos 3 metros e 71 centímetros de distancia.
- Uma Full HD 1080p de 65" é retina quando vista a 2 metros e 58 centímetros de distancia.
--↳ E torna-se indiscernível pixel-per-pixel de uma 720p aos 4 metros e 2 centímetros de distancia.
- Uma Full HD 1080p de 70" é retina quando vista a 2 metros e 78 centímetros de distancia.
--↳ E torna-se indiscernível pixel-per-pixel de uma 720p aos 4 metros e 33 centímetros de distancia.
- Uma Full HD 1080p de 75" é retina quando vista a 2 metros e 98 centímetros de distancia.
--↳ E torna-se indiscernível pixel-per-pixel de uma 720p aos 4 metros e 64 centímetros de distancia.
- Uma Full HD 1080p de 84" é retina quando vista a 3 metros e 33 centímetros de distancia.
--↳ E torna-se indiscernível pixel-per-pixel de uma 720p aos 5 metros e 19 centímetros de distancia.

3 metros e meio pede 75 a 84". Uma de 55" nem a vais distinguir de 720p assim. (como indicado na métrica dos 300 ppi's a vermelho escuro
 
O problema do tamanho tem a ver com o facto de a tv ser para o quarto(daí o projector estar fora). A pergunta que me ocorre é: devido à distancia é preferível maior tamanho em detrimento da qualidade da imagem? Ou seja, tiro mais partido de um de 65" com qualidade inferior vs 50"/55" com mais qualidade? Se sim dentro dos +/- 2500 euros o que temos?
A w828 só existe de 50" e 60",certo?
Ps: estive a ver os preços no site da Sony.pt e os preços da 9005B são puchadotes.
A panasonic AX800 de 58" na net está +/- 2700 Euros, mas como já disse prefiro loja fisica. Estou convicto que entretanto nas lojas tipo Worten se consiga com esse preço.
 
Última edição:
... Ok, essa é difícil.

Pessoalmente inclino-me para mais qualidade por pixel acima dos pixeis totais (e por arrasto, resolução total perceptível) - o meu ecrã gaming actual não é 1080p e literalmente empilho CRT's que gosto cá por casa, que são standard def.

A minha vendetta contra o 4K é essa, as televisões que temos "agora" não são de baixa resolução e não há ganhos reais abaixo das 84" a ocupar 40 ou 50 graus do campo de visão (e isto é quando houver media 4K disponível) nas 55" então é uma estupidez e custou muitas opções de qualidade este ano ao reduzirmos a qualidade e opções para ir nessa direcção. Beneficia-se o LCD que tem preço por pixel barato e isso é quase insultuoso porque resolução é diminishing gains a partir do momento em que o 1080p foi introduzido. É uma fuga para a frente.

Mas é algo que o consumidor continua a entender e estupidamente acha que consegue resolver mais resolução a 5 metros de uma 55".


Perder um pouco de resolução não é necessáriamente o fim do mundo, eu perco ao ter 65" a 3 metros e meio, mas é algo algures no meio entre o melhor cenário e o limite que considero aceitável (55" aka @ ~3.5m 1080p ≃ 720p) É o compromisso que escolhi porque mais de 65" já estaria a perder qualidade de imagem.


Má qualidade de imagem vê-se a kilómetros. Mas... se mais de 1080p são discutiveis às distancias óptimas standard actuais... 1080p não são... 1080p foi desenhado precisamente para bater nos 30º (e ultrapassar um bocadinho) e 300 ppi's nós vemos. É ideal.

Acho que vale a pena um certo tipo de compromisso, perder alguma qualidade e ganhar polegadas não é necessariamente mau desde que esta continue aceitável, daí a proposta do projector (apelativa porque se poupa dinheiro e ainda ganham polegadas com algumas vantagens sobre os LCD's).


Bom, mas a tua situação é dificil por falta de escolhas. Uma de 60" (no caso da 60W855B) mal te dá ganhos para dizer "ya, 60" é tão melhor que 55"!" e para isso provavelmente mais vale uma 55" melhor. (sentares-te mais perto é opção?)

A AX800 é a melhor TV que o dinheiro pode comprar este ano. Mas é cara para cacete.
 
... Ok, essa é difícil.

Pessoalmente inclino-me para mais qualidade por pixel acima dos pixeis totais (e por arrasto, resolução total perceptível) - o meu ecrã gaming actual não é 1080p e literalmente empilho CRT's que gosto cá por casa, que são standard def.

A minha vendetta contra o 4K é essa, as televisões que temos "agora" não são de baixa resolução e não há ganhos reais abaixo das 84" a ocupar 40 ou 50 graus do campo de visão (e isto é quando houver media 4K disponível) nas 55" então é uma estupidez e custou muitas opções de qualidade este ano ao reduzirmos a qualidade e opções para ir nessa direcção. Beneficia-se o LCD que tem preço por pixel barato e isso é quase insultuoso porque resolução é diminishing gains a partir do momento em que o 1080p foi introduzido. É uma fuga para a frente.

Mas é algo que o consumidor continua a entender e estupidamente acha que consegue resolver mais resolução a 5 metros de uma 55".


Perder um pouco de resolução não é necessáriamente o fim do mundo, eu perco ao ter 65" a 3 metros e meio, mas é algo algures no meio entre o melhor cenário e o limite que considero aceitável (55" aka @ ~3.5m 1080p ≃ 720p) É o compromisso que escolhi porque mais de 65" já estaria a perder qualidade de imagem.


Má qualidade de imagem vê-se a kilómetros. Mas... se mais de 1080p são discutiveis às distancias óptimas standard actuais... 1080p não são... 1080p foi desenhado precisamente para bater nos 30º (e ultrapassar um bocadinho) e 300 ppi's nós vemos. É ideal.

Acho que vale a pena um certo tipo de compromisso, perder alguma qualidade e ganhar polegadas não é necessariamente mau desde que esta continue aceitável, daí a proposta do projector (apelativa porque se poupa dinheiro e ainda ganham polegadas com algumas vantagens sobre os LCD's).


Bom, mas a tua situação é dificil por falta de escolhas. Uma de 60" (no caso da 60W855B) mal te dá ganhos para dizer "ya, 60" é tão melhor que 55"!" e para isso provavelmente mais vale uma 55" melhor. (sentares-te mais perto é opção?)

A AX800 é a melhor TV que o dinheiro pode comprar este ano. Mas é cara para cacete.
 
Sentar mais perto também está de parte. Mas não esquecer que há mais de dois meses que não tenho a vt20, a TV que tenho no quarto é uma e-motion (uma bosta emprestada pela worten) tão má que o que vier a seguir será sempre muito bom. Amanhã vou passar na worten para pedir a devolução do dinheiro, e vou aproveitar para ver o que eles lá têm (acho que este fim de semana vão estar com promoções). Embora pelo que percebi a escolha não é muita. Não está fácil.
 
Este fim de semana a Worten vai ter uns descontos porreiros em algumas TVs, acho que a X9005B e X8505B estão incluidas, A X85 leva com um painel IPS, mas é surpreendentemente boa se não quiseres gastar muito, acho que vai estar com 50%, A X9 é muito melhor se puderes gastar mais algum e vai estar com 35% desconto. O problema da X9 é mesmo o design, ou se gosta ou não.

...A AX800 é a melhor TV que o dinheiro pode comprar este ano. Mas é cara para cacete.

realmente as melhores TVs do ano até agora são a X9005B e AX800 e são as unicas que me puxam, mas não o suficiente para gastar estes valores.

Aqui na Europa, é o costume, anda tudo a sombra da bananeira, nos states a Panasonic ja baixou o preço, em campanhas oficiais, em 1200$, se calhar ainda a vão descontinuar quando lançarem a AX900.

EDIT: Esqueci-me da X9500B, muito boa também, mas é uma TV para malucos, alias na Sony deviam andar a fumar umas cenas esquesitas:003: quando decidiram o preço da TV, um LCD ao preço de um OLED:facepalm:.
 
Última edição:
Nesta altura e como o mercado está eu optava por arranjar uma Sony W705/W805 de 50''a bom preço (imagino que já se arranjem por volta dos 700€) e guardava o resto para daqui a uns tempos quando OLED for realmente opção, isto claro se não arranjares uma VT60 ou F8500 por aí perdida algures.
 
Última edição:
Este fim de semana a Worten vai ter uns descontos porreiros em algumas TVs, acho que a X9005B e X8505B estão incluidas, A X85 leva com um painel IPS, mas é surpreendentemente boa se não quiseres gastar muito, acho que vai estar com 50%, A X9 é muito melhor se puderes gastar mais algum e vai estar com 35% desconto. O problema da X9 é mesmo o design, ou se gosta ou não.



realmente as melhores TVs do ano até agora são a X9005B e AX800 e são as unicas que me puxam, mas não o suficiente para gastar estes valores.

Aqui na Europa, é o costume, anda tudo a sombra da bananeira, nos states a Panasonic ja baixou o preço, em campanhas oficiais, em 1200$, se calhar ainda a vão descontinuar quando lançarem a AX900.

EDIT: Esqueci-me da X9500B, muito boa também, mas é uma TV para malucos, alias na Sony deviam andar a fumar umas cenas esquesitas:003: quando decidiram o preço da TV, um LCD ao preço de um OLED:facepalm:.

Blue_ray, vê esta review de um site norueguês em que fizeram um side-by-side entre a X9005B e a X8505B
https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=en&js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&u=http://www.dinside.no/929373/test-sony-bravia-kd-55x8505b&edit-text=

A conclusão é que se não estiveres interessado na qualidade do som (e no 3D), a diferença de qualidade de imagem entre a X85 e a X9, de dia é extremamente difícil de notar (eles referem "impossível") e de noite é apenas "pequena"...fazendo dessa forma com que a X85 tenha uma melhor relação custo/beneficio.
 
Última edição:
Nesta altura e como o mercado está eu optava por arranjar uma Sony W705/W805 de 50''a bom preço (imagino que já se arranjem por volta dos 700€) e guardava o resto para daqui a uns tempos quando OLED for realmente opção, isto claro se não arranjares uma VT60 ou F8500 por aí perdida algures.
Isto também é uma alternativa viável.

Possivelmente a mais sã.

Doi e não é aquilo mas é "comprar tempo", não são más TV's, não são é melhores que muita coisa que já foi feita para trás, mas estão no ponto onde, para o dinheiro gasto... valem o que custam.

É muito difícil olhar para estas TV's de topo num ano onde a qualidade de topo levou uma dentada mas elas ficaram mais caras e achar que valem o dinheiro. E depois mete-se a questão do aumento de preço por polegada ser tão alto; o que vais dispender a mais para ter quase 60 ou 65" não vale a pena, só se a TV fosse mesmo muito boa - uma 65ST60, 65VT60 ou uma 64F8500.

Nota: Na ***** arranjas uma 55F8500 a 1600 euros.

A conclusão é que se não estiveres interessado na qualidade do som (e no 3D), a diferença de qualidade de imagem entre a X85 e a X9, de dia é extremamente difícil de notar (eles referem "impossível") e de noite é apenas "pequena"...fazendo dessa forma com que a X85 tenha uma melhor relação custo/beneficio.
É impossivel, disso não tenho duvidas, eu também não distinguia com muita claridade uma W905A na loja de uma W650A devido ao tipo de iluminação.

Dentro de casa? Macacos me mordam. Dia e noite.

O setup das lojas é do piorio para ver e julgar TV's, luz abundante também e é por isso que nenhum videofilo irá ver televisão nessas condições, terá umas cortinas, terá uma solução para limitar a luz precisamente para tirar da TV o melhor que ela tem para oferecer... Uma experiencia imersiva.


Meter isso nesses termos, como eles meteram... É uma estupidez. Percebo que gostaram da TV, eu possivelmente também gostaria... Mas insistir na situação de "ambiente iluminado" não faz sentido, metem-se em causa a eles mesmos ao advogar isso.

Má uniformidade, maus pretos, até as cores... Não se julgam bem quando há imensa luz, e como tal se esta justificação pega aqui, para "salvar" esta, serve para muita má televisão.


E ao que eles chamam "pouco", faz-me rir.

A 55X8505B tem os pretos nos 0.093 cd/m^2, uma 55X9005B debita 0.056 cd/m^2 com o dimming em low. Isto não é pouco, são 0.037 cd/m^2 de diferença. Nota-se imenso no escuro, podemos dar valor a isso ou não mas não está em linha com uma tela VA que é o que é usado nas de forma diagonal gamas inferiores da Sony sempre a debitar melhores pretos.

Nâo sei onde está o nosso limite perceptivo, mas nós notamos de maneira clara diferenças de 0.01 cd/m^2 (eu noto diferença de 0.03 para 0.02) por isso estamos a falar de 3/4 gradações acima ao ter uma diferença de quase 40 cd/m^2

Acontece que isto é a melhor tela IPS que já vi ser usada numa televisão a nivel de performance e isso ajuda a ter imenso respeito pelo que foi conseguido, é o que a W955B devia ser se queria existir com alguma dignidade.

Não é uma má TV, decerto. A ter de a usar num sitio iluminado (uma situação não ideal) provavelmente iria para essa, uma Phillips com o filtro MothEye ou uma Samsung F8500. Mas "gostar imenso" e achar referencia num quarto com as condições de iluminação ideais... Só a ultima.

É importante para mim meter as coisas nesses lençois.
 
Última edição:
Desculpem a insistência mas tendo em mente os 3,5m de distancia, hipoteticamente qual faria mais sentido: A 65X8505b ou a 55X9505b. A pesar da X9 ser na minha opinião mesmo feínha.
E entre a 55W805 e a 60W855b, a 855 seria a melhor escolha,certo?
 
Última edição:
I_Eat_All, eu percebo o teu ponto de vista e é impossível discordar...parece-me no entanto que o teste que foi feito na review, foi realizado numa sala de teste dedicada aparentemente longe da iluminação típica de loja, por eles e por um conjunto de outras pessoas:

IPS panels have, however, often a little lower black levels than VA panels. But it was not as obvious here. For TV viewing in daylight, it almost impossible to tell them apart: Black level of X8505 experienced thus as well, both of us TV-testers and our inquisitive colleagues who stuck his head back TV paw.

Indeed, it was only when we turned off the light in the test room, took out our test discs, and studied X9505B and little brother next to each other, we were able to see that big brother is both a little darker, and also manages to render a little more detail in dark shadows.

E depois é que referem que a diferença na comparação side-by-side na prática, e segundo eles, é "pequena" .


Sinceramente, acredito que os números não mentem e que realmente signifiquem algo. Também acredito que a sensibilidade de cada pessoa é diferente e isso poderá ser importante/decisivo na interpretação desses números.

Não considero este LCD uma referência em televisão da Sony (longe disso) mas acredito que a Sony tenha feito um bom trabalho a disfarçar os problemas do IPS, criando algo de razoável qualidade no meio da tanta falta desta existente no panorama de TVs deste ano.

Até há bem pouco tempo estava a equacionar ir buscar uma 55X9005b, mas considerei o preço demasiado elevado para o nível real de qualidade. Um plasma por quase metade do preço bate a qualidade da X9....No entanto, hoje (agora) estou aqui a debater comigo próprio e a pensar (e a repensar) se não devo ir buscar uma 55X8505b por 1250€ ... Não é por sentir que "é esta que eu quero", é mais por achar que por 1250€, o nível de qualidade deverá ser "razoavelmente" aceitável....nem que seja por 1 ano.
 
I_Eat_All, eu percebo o teu ponto de vista e é impossível discordar...parece-me no entanto que o teste que foi feito na review, foi realizado numa sala de teste dedicada aparentemente longe da iluminação típica de loja, por eles e por um conjunto de outras pessoas:
A questão não é essa.


As coisas são o que são e uma diferença de 0.037 cd/m^2 não é ténue num cenário óptimo, não pode ser - dizer que é mete em causa a credibilidade deles próprios. Tenho uma diferença menor da TV da sala para a do quarto de jogos e considero-a extremamente grande, não preciso de as ver lado a lado para me aperceber, salta-me à vista.

O que se passa é que 0.056 cd/m^2 não é preto, mas 0.093 cd/m^2 menos são.

Acontece que é optimo para IPS (a já referida W955 debita 0.173 cd/m^2, isto é quase metade) é muito, muito bom para a tecnologia. Eu percebo, também tenho elogios a dar à implementação e resultados e é um ramo que, se vamos gramar com LCD's mais uns anos vale a pena investir. Mas falar de paridade no inicio do espectro de cor... não há paridade. No minimo é uma shade de escuridão a menos, provavelmente mais que isso.

E dizer que não há ou que se nota pouco é meter a imparcialidade de lado.

Não dá para fazer isso, dá para dizer que as telas VA têm angulos de visão mais limitados e pela forma como funcionam (são mais opacas) limitam muito mais o output de luz e têm mais ghosting, também é dificil terem muitos Hertz (uma tela IPS de 240 Hz é comparativamente simples). Antes, quando o mercado era mais saudável IPS era uma escolha popular porque quem queria melhor contraste logicamente não ia para LCD, por outro lado se era para usar em sitios mesmo iluminados a alternativa a eles tinha a tendencia de ser escura, por isso siga IPS.

A Panasonic durante muitos anos nem se incomodou com VA, cobriam os dois espectros como estavam, VA era para a Sony e Phillips que só assemblavam LCD's.

Da forma como o mercado convergiu tivemos de ir na direcção do meio termo e esse meio termo é uma tela VA. A X8505B com base no ecosistema de outrora é uma televisão de sala iluminada que é aceitável num quarto escuro e isso tem de ser elogiado... Mas ainda assim perde aí, no brilho minimo perante todas as telas VA que a Sony oferece... incluindo as R4xxB (que não obstante são indiscutivelmente piores TV's no global a partir do momento em que sejam 60 Hz - e são).

A dúvida da melhoria da reprodução global em 1080p começa na W705B (a passar pelas W8xxB e a saltar a W955B).
Sinceramente, acredito que os números não mentem e que realmente signifiquem algo. Também acredito que a sensibilidade de cada pessoa é diferente e isso poderá ser importante/decisivo na interpretação desses números.

Não considero este LCD uma referência em televisão da Sony (longe disso) mas acredito que a Sony tenha feito um bom trabalho a disfarçar os problemas do IPS, criando algo de razoável qualidade no meio da tanta falta desta existente no panorama de TVs deste ano.

Até há bem pouco tempo estava a equacionar ir buscar uma 55X9005b, mas considerei o preço demasiado elevado para o nível real de qualidade. Um plasma por quase metade do preço bate a qualidade da X9....No entanto, hoje (agora) estou aqui a debater comigo próprio e a pensar (e a repensar) se não devo ir buscar uma 55X8505b por 1250€ ... Não é por sentir que "é esta que eu quero", é mais por achar que por 1250€, o nível de qualidade deverá ser "razoavelmente" aceitável....nem que seja por 1 ano.
À luz, não se nota, nem as preciso de ver. Mas a partir do momento em que estejamos no escuro ou luminosidade global controlada... 0.037 cd/m^2 não é pouco. Não é subjectivo, é mesmo o que é.


A televisão é fantástica para IPS, é um marco. Mas a minha critica aqui não é para com a TV, é para com a análise. O comentário de "à luz não se nota" é idiota, é claro que não se nota! A luz frontal vence o backlight (nota: luz directa do sol é mais de 700 cd/m^2, mesmo em variantes mais ténues é fácil vender os pretos), logo... a partir de certa intensidade apresenta pretos tão pretos como se estivesse desligada - mesmo que na realidade assim não seja. E assim não é. Virtualmente qualquer tela tem pretos aparentemente "pretos" perante luz considerável.

O facto de eles terem andado a ver isso, mais os colegas e considerarem isso um teste (é a ideia que me dá) é uma estupidez. Isto é paper, rock scissors, e tesoura bate o papel, não é preciso fazer uma sondagem e ao fazerem-na um gajo fica a coçar a cabeça se eles percebem como as coisas funcionam, o que significam.

Como disse, tenho dificuldades a identificar IPS pelo contraste encolhido em baixo num cenário muito iluminado se não conhecer ou verificar os modelos, é normal. Uma W955B não parece mal na loja, parece mal em casa. E esta não chega a parecer mal, fantástico.


Por 1250 euros parece uma boa compra se o 4K interessar e/ou tenhas uma sala muito iluminada, vejas mais TV de dia e pouco interesse em arranjar umas cortinas, por outro lado 4K é precoce este ano, não há implementações completas e eu gosto de comprar TV's para 7 anos mínimo - E isto pode ser visto como uma vantagem da X8505B face à X9005B pelo preço de admissão menor.

De qualquer de maneira, como a implementação é incompleta não considero ser altura para nenhuma delas.
 
Última edição:
Nem o 4K, nem o 3D são importantes para mim...já a qualidade de imagem, sim...mas a sala para onde a Tv vai, também tem bastante luz...não é de forma alguma uma sala ideal para cinema...até acho que com um plasma ali iria ter uma imagem demasiado escura (talvez excepto o F8500)....(a sala tem uma parede em vidro com 7 mts virada a Sul)

Vou buscar uma 55X85 a este preço, mas vou continuar no "mercado" na expectativa de ver o que vai acontecer nos próximos tempos. Se vir alguma melhor a bom preço, talvez substituo-a: estou a pensar na AX800/900 ou novas OLEDs, até acho que preferia a Samsung H7000 (com um bom painel TS01).

De qualquer forma, penso que consigo despachar esta com relativa facilidade.
 
Nem o 4K, nem o 3D são importantes para mim...já a qualidade de imagem, sim...mas a sala para onde a Tv vai, também tem bastante luz...não é de forma alguma uma sala ideal para cinema...até acho que com um plasma ali iria ter uma imagem demasiado escura (talvez excepto o F8500)....(a sala tem uma parede em vidro com 7 mts virada a Sul)
Estou a ver.

Se são essas as condições que tens esta não parece uma má escolha. Para IPS é o meio termo que outras televisões não são e se necessário consegue ir mais alto.

Nota que não é que queiras ir muito alto, nenhum LCD é calibrável a, por exemplo 200 cd/m^2, a chegar a esses valores podemos ganhar legibilidade mas já lixámos as cores além do passivel de ser calibrado para corrigir desvios. Além de que sem sensores de luz estarem ligados se formos a ver TV nesses settings à noite ficamos cegos.

Mas quando a ver coisas à luz, tendemos dar mais importancia a ser legivel do que accuracy.

Quantidades de luz brutal e calibrável a um patamar de luz mais alto só com OLED's daqui a uns anos se tivermos sorte. E claro, a F8500.
Vou buscar uma 55X85 a este preço, mas vou continuar no "mercado" na expectativa de ver o que vai acontecer nos próximos tempos. Se vir alguma melhor a bom preço, talvez substituo-a: estou a pensar na AX800/900 ou novas OLEDs, até acho que preferia a Samsung H7000 (com um bom painel TS01).

De qualquer forma, penso que consigo despachar esta com relativa facilidade.
Visto desse ponto de vista, sim. Não deverá ser uma televisão dificil de despachar, a maior parte das 4K arranjadas a preço decente não são.
 
Back
Topo