[SUCESSO] - DIY - Recalibração de Níveis de Pretos em Plasmas Panasonic - 2009/2010

Jack-O-Lantern

Moderador
Staff
Bom dia

como eventualmente alguns sabem, sou possuidor de 1 Plasma Panasonic TX-P42V10E, adquirido em 2009, o qual infelizmente, sofreu a degradação dos níveis de preto, que afetou todos os paíneis adquiridos em 2009/2010. Isto é, os incrementos de voltagem foram incorretamente implementados pelos engenheiros da Panasonic (esta situação foi corrigida, 2 gerações depois, penso eu) e a marca nunca admitiu a correção desta "maleita" (podem confrmar toda esta situação em http://www.avsforum.com/t/1167339/p...levels-have-seemingly-doubled-overnight/11010 ).

Assim, na sequência de um post colocado na thread dedicada ao CES2014, pelo user I_EAT_ALL (que volto a agradecer), apontou a existência de uma solução "caseira", ao fim de tantos anos, que finalmente poderá corrigir o que a Panasonic nunca quis assumir.

Assim, uma primeira abordagem que exige alguns conhecimentos técnicos (bom para curiosos da eletrónica/informática) está explicada nesta página http://panasonic.mironto.sk/ e fica uma solução com custo na ordem dos 25 euros.

Existe também um americano que prevê o lançamento de um conector mais "user friendly" (PMCv1), com um aparelho (baseado no trabalho e no how-to anteriormente explicado), descrito nesta página - http://audiodane.dandk.org/pmcv1/ e que poderá ficar em 25/30 euros. Ele ainda está a trabalhar no referido aparelho, e indicou-me que a data de lançamento do produto está prevista para finais de Fevereiro/2014, mas sem certezas absolutas.

Edit - Decidi avançar com o projeto e vou tentar replicar o procedimento descrito em http://panasonic.mironto.sk , pelo que vou dando updates, consoante o progresso. No final, em caso de sucesso, farei um update com fotos de todo o equipamento e procedimentos utilizados e ainda um comparativo com resultados finais (com a "crappy" camera do meu tlm)

Edit 2 - Sucesso!! Apliquei o procedimento, seguindo alguns passos do guia acima indicado, e tudo correu impecavelmente! Já nem me lembrava da qualidade de imagem que tinha inicialmente!! Bem sei que não se compara com os padrões atuais, mas estou enormente satisfeito por ter colocado os níveis de preto conforme quando comprei a TV! Excelente!!

Cá vai, então um pequeno guia que fui elaborando para ajudar quem queira "replicar" o procedimento:

Disclaimer: Seguindo todos os passos, o procedimento não envolve risco de brick da TV (já existem muitos relatos de sucesso), mas obviamente que é à responsabilidade de cada um, a opção de avançar com este procedimento, não me pudendo obviamente responsabilizar por algo que não corra bem.


Guia-Síntese de Correção de Níveis de Preto utilizado em Panasonic Plasma TX-P42V10 (também aplicável em modelos da gama S10/G10/V10/Z1).

Nota: conforme feedback obtido no site avforums, também é possível corrigir os "black levels" nos modelos Panasonic plasma, das gamas de 2008 e 2010, respetivamente.

Este pequeno guia é baseado no guia original de um user eslovaco de nome Mironto, que está disponível em http://panasonic.mironto.sk e que está bastante completo. eu não segui todos os passos e não comprei todo o equipamento de treino que descreve, pelo que fica aqui a minha experiência para quem tiver estes modelos e queira voltar a ter níveis decente de preto nos seus plasmas das referidas gamas.

Fase 1 - Equipamento necessário (descrição e preparação):


Custo total do equipamento adquirido = 26,80 euros.

Todo o equipamento abaixo descrito pode ser comprado no ebay e ficará mais barato (sobretudo os cabos), mas quis conseguir o material mais depressa e nem procurei muito fora do país. Chamo a atenção que existem "clones" do Arduino no ebay (e no site de leilões coisas), pelo que devem ter a preocupação de ver o feedback do vendedor ou comprar em lojas "genuínas". Em Portugal, verifiquei a existência de cerca de 4 lojas de robótica que vendem online o Arduíno Uno Rev. 3 e também os cabos jumpers M/F

Assim, para o procedimento de correção dos "black levels" é necessário o seguinte equipamento:

1- Placa Arduino UNO Rev. 3 que inclui um cabo de ligação USB próprio. Esta placa+cabo usb encontra-se em sites de usados como o OLX pelo preço médio de 17/18 euros, ou em lojas especializadas em componentes eletrónicos ou robótica.

images.jpg


2 - Jumper wires de ligação M/F apropriados para ligar o Arduino à TV - Preço 6,50 euros (com transporte) (Comprei um pack de 10 numa loja de robótica que vende online), mas são apenas necessários 4 cabos para a respetiva ligação.

jumper_wires_pack_de_10.jpg


Preparação dos cabos: Devido à dimensão dos pinos do "service conector" da TV (2.00mm), os 4 cabos têm que ser "descarnado" na parte "femea", sendo retirado o invólucro preto que a envolve:

2014_01_20_14_05_08.jpg



Resultado final do cabo para ligar ao plasma:

2014_01_20_14_05_42.jpg



3 - Mandei vir um conector mais apropriado ao eslovaco que fez o guia e custou-me 2 euros, pois paguei-lhe por Paypal. Já o enviou, mas não necessitei dele nesta fase, apesar de o ir mais tarde utilizar para fazer um cabo mais robusto, conforme aparece em fotos em posts abaixo:

service_cable_panasonic_end_350x212.jpg


4 - comprei também 1/2 metro de manga termoretráctil, para proteger as pontas fêmeas descarnadas, por 0,30 cêntimos, mas não foi preciso, pois os terminais fixaram-se no "service conector" da Televisão sem se tocarem.



Fase 2 - Instalação de Software / Equipmento no PC

Depois de adquirido o material necessário (arduino + cabos), passemos à fase de instalação do software/equipamento e ligação ao PC:

1º Instalar o software no PC (eu instalei em Windows 7). Os links para o software, consoante o sistema operativo estão disponíveis em http://panasonic.mironto.sk/software/arduino_ide/ .

2º Depois de instalado o software, quando ligarem o Arduino ao PC este será reconhecido no "gestor de dispositivos" como "arduino uno" e devem anotar a "porta de comunicação" em que ficou instalado (com1; com2; etc...):

device_manager.png


3º - No software instalado (Arduino IDE Software), devem selecionar a opção "Tools" - "Board", selecionar a opção "Arduino Uno". Depois, devem ir a "Tools" - "Serial Port" e selecionar a porta identificada no Gestor de Dispositivos

4º Podem testar a conexão do PC com o Arduino, selecionando a opção "File" - "Examples" - "01.Basics" - "Blink" e carregar em "upload". Se tudo estiver OK, uma luzinha amarela (led) da Board Arduino, começa a piscar

5º Efectuar o download do ficheiro eeprom_read.ino (http://panasonic.mironto.sk/software/code_read_eeprom/) e eeprom_write.ino (http://panasonic.mironto.sk/software/code_write_eeprom/ )

MUITO IMPORTANTE: Antes de avançar para a ligação a TV, temos que efetuar uma alteração a um ficheiro de setup do Arduino, que tem a ver com voltagens. Assim, sem ter o software aberto, ir à pasta onde está instalado o software do arduino e abrir o ficheiro "twi.c" (por exemplo, com o notepad). Este ficheiro encontra-se na pasta \libraries\Wire\utility\ . Encontrar as 2 linhas com a designação "digitalwrite" e colocar "//" atrás de cada uma das linhas:

Situação inicial:

// activate internal pullups for twi. digitalWrite(SDA, 1) digitalWrite(SCL, 1);

Deve ser colocada como:

// activate internal pullups for twi. // digitalWrite(SDA, 1) // digitalWrite(SCL, 1);

7º Depois de gravadas as alterações no ficheiro, podem abrir novamente o software "arduino" para poderem finalmente efetuar a desejada ligação à TV


Fase 3 - Ligação do Arduino ao Plasma:

1º Com a TV desligada da energia eléctrica (no botão da frente da TV), ou seja, sem luz vermelha (podem desligar, também, retirando o cabo de energia electrica ligado por trás da TV, mas eu não o fiz. Apenas desliguei através do botão frontal da TV), podem abrir o "service connector" da televisão, com uma pequena chave de fendas (não é preciso muita pressão, pois a tampa do "service connector" sai bem:

IMG_20140114_131059.jpg


2º - Efetuar as conexões dos 4 cabos, dos pinos do service connector da TV aos pinos do Arduino, seguindo este esquema:

arduino_sketch_aboard_640x349.png



Eis uma foto da ligação que efetuei à TV, com os cabos e o arduino:

2014_01_20_17_50_45.jpg


Cá está a ligação dos cabos ao arduino (que está em cima de um carrinho de legos do meu puto :-D )... crappy foto, eu sei...

2014_01_20_17_53_30.jpg


O Arduino está ligado ao PC (podem ligar a um portátil, por exemplo) com o cabo USB e os cabos do arduino, ligam à TV.


4º Agora, no software do Arduino, no PC, vão efetuar o upload do ficheiro "eeprom_read.ino" para o Arduino. Para tal, efetuam "open" e escolhem o referido ficheiro. Carregam em "verify and compile" e de seguida em "upload". Na caixa de texto, deve aparecer a mensagem "upload done with sucess"

3º - Depois de ligados os cabos necessários (PC - Arduino - TV), podem então ligar a TV no botão da frente e de seguida com o comando. Nesta altura, o led frontal da TV deve mostrar a luz verde (em como está ligada), mas não vai aparecer qualquer imagem. Don´t freak out! É mesmo normal isso acontecer.

5º No software, ir à opção "tools" - "serial monitor" e tomar nota dos valores (a 1ª linha contém todos os dados necessários) que estão a ser debitados no écran. Estes são os valores/bytes da vossa eeprom atual. Se por alguma razão quererem colocar novamente a TV na situação pré-reset, devem ter estes valores, para que possam atualizar a placa da TV corretamente.

6º Desligar a TV (no botão/led da frente da TV)

7º Agora, no software do Arduino, no PC, vão efetuar o upload do ficheiro "eeprom_write.ino" para o Arduino. Para tal, efetuam "open" e escolhem o referido ficheiro. Carregam em "verify and compile" e de seguida em "upload". Na caixa de texto, deve aparecer a mensagem "upload done with sucess"

8º Podem ligar novamente a TV. O écran vai continuar sem imagem.

9º Carregar no botão físico "reset" da board Arduino:

arduino_reset_button_350x259.jpg



10º - No software, ir à opção "tools" - "serial monitor" e tomar nota dos valores. Estes devem agora estar a "zeros". Foi efetuar o reset à placa da TV.

11º Desligar os cabos do Arduino da TV e finalmente ligar a TV

12º Se tudo correu como devido, estão repostos os "black levels" iniciais. Pois é, já nem se lembravam da qualidade de imagem inicial, certo? :-D

Atenção - Este procedimento deve ser repetido a cada 250/290 horas (altura em que a 1ª subida dos "black levels" acontece. Mas, apenas é necessário repetir o passo 9º (isto é: desligar a TV; ligar o Arduino à TV; carregar em "reset" na board do arduino; desconectar o arduino da TV; e voltar a ligar o plasma: 2 minutos de "trabalho" para muito tempo de prazer visual!)

Enjoy!!

P.S - Peço desculpa pela falta de jeito para fazer este pequeno guia, mas para chegar a estes passos simplificados, matutei muito a cabeça e andei a ler e reler para finalmente perceber que o processo nem é muito complicado, mas é preciso alguma atenção para efetuar todos os passos corretamente. Boa sorte a quem queira efetuar este procedimento. Vale bem a pena ter a qualidade de imagem inicial das nossas TV´s de volta!
 
Última edição:
Bem decidi meter mãos àobra e avançar com o projeto descrito aqui: http://panasonic.mironto.sk/

Já tenho o Arduino e os cabos, só me falta o conector, que o fulano da Eslováquia que fez o manual, me vai enviar na 2ª, pelo que, espero dar algum feedback dentro de 1 semana.

Depois de bem analizado o processo, não me parece nada difícil e até já tive a fazer uns testes engraçados com o Arduino.


Vamos ver o que dá... fingers crossed...
 
Depois vai deixando feedback. Para sabermos os resultados :)

Eu tenho um TH-42PY70FA que infelizmente à uns meses apareceu-lhe uma linha azul no painel. Com cerca de 15 centímetros na horizontal
 
Última edição:
Bem decidi meter mãos àobra e avançar com o projeto descrito aqui: http://panasonic.mironto.sk/

Já tenho o Arduino e os cabos, só me falta o conector, que o fulano da Eslováquia que fez o manual, me vai enviar na 2ª, pelo que, espero dar algum feedback dentro de 1 semana.

Depois de bem analizado o processo, não me parece nada difícil e até já tive a fazer uns testes engraçados com o Arduino.


Vamos ver o que dá... fingers crossed...


Isso é aplicável à 42VT20 de 2010 ?
 
Isso é aplicável à 42VT20 de 2010 ?

Existe solução, mas é muito mais complexa, pois envolve soldaduras (eis a intervenção de um user com uma TX-P50VT20E - https://picasaweb.google.com/107648...authkey=Gv1sRgCLKqoLLOu6SG8gE&feat=directlink#.

A solução mais "simples" que vou efetuar na minha V10, está testada com os modelos de 2009, nomeadamente as gamas S10/G10/V10/Z1. Apesar de tudo, existem confirmações de que a solução foi aplicada noutros modelos, mas, sempre, por conta e risco de quem queira "replicar" o procedimento...
 
Existe solução, mas é muito mais complexa, pois envolve soldaduras (eis a intervenção de um user com uma TX-P50VT20E - https://picasaweb.google.com/107648...authkey=Gv1sRgCLKqoLLOu6SG8gE&feat=directlink#.

A solução mais "simples" que vou efetuar na minha V10, está testada com os modelos de 2009, nomeadamente as gamas S10/G10/V10/Z1. Apesar de tudo, existem confirmações de que a solução foi aplicada noutros modelos, mas, sempre, por conta e risco de quem queira "replicar" o procedimento...

Se tiveres sucesso, podias abrir um tópico com os passos todos que fizeste, era de grande valor!!
 
Se tiveres sucesso, podias abrir um tópico com os passos todos que fizeste, era de grande valor!!

Boas, é minha intenção efetuar essa síntese (how-to), devidamente documentada. Mas, como o conector da TV só chega no final da semana, não devo conseguir dar feedback antes.

Ando a tentar arranjar o conector nas lojas especializadas, mas não está fácil. Vou tentar uma solução mais caseira, mas gostava de tentar este "restore" o mais cedo possível com o equipamento correto (as dimensões dos conectores devem ter 2.00mm e os cabos pré-feitos que encontro têm todos 2.50mm e não os consigo pôr juntos no conector):

jst_connector_350x293.jpg



service_cable_panasonic_end_350x212.jpg
 
Edit: SUCESSO!! Apliquei o procedimento descrito no guia e tudo funcionou impecavelmente!! Estou com os níveis de preto que tinha aquando da compra!
Hoje estou sem mais tempo, mas espero amanhã colocar umas fotos e uma dicas para quem quiser tentar arranjar a sua Panasonic de 2009/2010 - Suck this, Panasonic!!!

Total de Despesa no "arranjo": 26,80 euros!!

Fica só um comparativo antes e depois. não liguem à qualidade crappy das fotos, mas é para terem uma ideia da diferença (pode não parecer muito na imegam, mas a diferença, nos meus olhos, ao vivo, é imensa!):

Antes


2014_01_19_22_46_42.jpg


Depois

2014_01_20_18_02_54.jpg
 
Última edição:
Parabéns,
excelente trabalho.
de quantas em quantas horas tens de voltar a fazer o procedimento?

mais uma vez bom trabalho.
abraço

Em média por volta das 250/290 horas, o que, para os meus hábitos, ronda os 2 meses (mais ou menos). O procedimento demora 2/3 minutos no máximo! :-)

Vou controlando as horas com a visualização do número de horas do painel (http://www.hometheatershack.com/for...s/23475-how-check-hours-used-your-plasma.html - o guia tem uma gralha, deve-se carregar no "0" e não no "info") e também com a minha acuidade visual :-)
 
Última edição:
Parabéns! Se houvesse solução semelhante para o meu plasma também avançava com isso pois sofre do mesmo problema que o teu (rising blacks).
 
Então quer dizer que também dá para a 42VT20, esse procedimento que aplicaste, que vais descrever melhor Jack-O-Lantern ?
NO meu 42VT20 para ver as horas, e de acordo com o site que referes não dá...

Para o meu é da seguinte forma:

Manter pressionado o botão V- na TV
Pressionar 3 vezes a tecla "0" no comando
Press 3x 0 on remote
Pressionar tecla 2 no comando
Pressionar OK no comando
Navegar com o cursor até ao ao último quadrado de baixo do canto direito
Manter pressionado o botão "mute" no comando e as horas aparecem.

Para sair manter pressionado o botão EXIT.

O meu tem 4991 horas. E já noto rising Blacks, mas a imagem ainda está muito boa, mas queria solucionar isto, agora que vejo que é possível.
 
Última edição:
Então quer dizer que também dá para a 42VT20, esse procedimento que aplicaste, que vais descrever melhor Jack-O-Lantern ?
NO meu 42VT20 para ver as horas, e de acordo com o site que referes não dá...

Para o meu é da seguinte forma:

Manter pressionado o botão V- na TV
Pressionar 3 vezes a tecla "0" no comando
Press 3x 0 on remote
Pressionar tecla 2 no comando
Pressionar OK no comando
Navegar com o cursor até ao ao último quadrado de baixo do canto direito
Manter pressionado o botão "mute" no comando e as horas aparecem.

Para sair manter pressionado o botão EXIT.

O meu tem 4991 horas. E já noto rising Blacks, mas a imagem ainda está muito boa, mas queria solucionar isto, agora que vejo que é possível.

Eu já estou com 8700 horas no meu e agora estão os níveis de black com a qualidade de origem :-)

Tens que ver é o terminal da tua TV (o chamado "service connector"), pois é o teu meio de "acesso" para o reset. Tens hipótese de foto?

Em relação ao guia que estava a fazer nesta thread, eu nem sei se haverá algum interessado em "replicar" este reset e nem sei se vale a pena o tempo para o aperfeiçoar... acho que já anda tudo com TV´s novas :-D . Se houver algum interesse, eu posso detalhar mais o processo de reset que fiz, se não, olhem, fica para a posteridade que, 4 anos depois, chegou a solução dos "rising blacks" na colheita de 2009/2010 das Panasonic e que existe uma solução acessível :-)
 
Tenho precisamente uma 42V10 e vou fazer essa intervenção... A diferença nas fotos é brutal por isso imagino ao vivo!!!

Falaste no 1º post de um equipamento que está para sair que será apenas ligar direto sem ter de ser necessário fazer todos os passos que executaste, ía pedir-te o favor se podias divulgar aqui no tópico quando é que esse equipamento estará disponível, visto que, não me quero aventurar nesse DIY preferindo uma solução mais prática e depois deixo também aqui fotos do equipamento e as diferenças obtidas por esse método de melhoramento dos pretos.

Esta situação dos pretos já me andava a fazer equacionar a compra de uma nova tv (a minha deve estar com 15k/16k horas) e agora que vi isto acho que vou optar por esta solução e aguardar mais uns anos para trocar de tv.

Posso dizer que tirando esta degradação dos pretos a tv está como nova e come tudo o que lhe atiro, seja jogar ps3, ver dvd´s e BD, ligar ao portatil, ver tv por cabo e já por diversas vezes ficou umas horas com imagens paradas e 0 de retenções!!!
Portanto e como equipa que ganha não se mexe vou mesmo fazer a dita correção da voltagem e acredito que tenho tv para mais uns 5 ou 6 anos seguramente.



Cumprimentos e parabéns por este tópico.

STICKY ;P
 
Tenho precisamente uma 42V10 e vou fazer essa intervenção... A diferença nas fotos é brutal por isso imagino ao vivo!!!

Falaste no 1º post de um equipamento que está para sair que será apenas ligar direto sem ter de ser necessário fazer todos os passos que executaste, ía pedir-te o favor se podias divulgar aqui no tópico quando é que esse equipamento estará disponível, visto que, não me quero aventurar nesse DIY preferindo uma solução mais prática e depois deixo também aqui fotos do equipamento e as diferenças obtidas por esse método de melhoramento dos pretos.

Esta situação dos pretos já me andava a fazer equacionar a compra de uma nova tv (a minha deve estar com 15k/16k horas) e agora que vi isto acho que vou optar por esta solução e aguardar mais uns anos para trocar de tv.

Posso dizer que tirando esta degradação dos pretos a tv está como nova e come tudo o que lhe atiro, seja jogar ps3, ver dvd´s e BD, ligar ao portatil, ver tv por cabo e já por diversas vezes ficou umas horas com imagens paradas e 0 de retenções!!!
Portanto e como equipa que ganha não se mexe vou mesmo fazer a dita correção da voltagem e acredito que tenho tv para mais uns 5 ou 6 anos seguramente.



Cumprimentos e parabéns por este tópico.

STICKY ;P

Olha, quando descobri a solução por via da indicação preciosa do user I_Eat_All, pensei logo em aguardar pelo dispositivo "ready-to-use" do fulano americano... o problema é que, fui-me apercebendo que ele anda a "arrastar" a disponibilidade do equipamento e pelos mails trocados com ele, não me parece que seja assim tão rápido quanto o desejável.

Foi perante essa incerteza que comecei a ler e a reler o guia do mironto, que indico no 1º post, e pelo que fui percebendo, o processo, aparentemente complicado (com códigos estranhos e ligações "manhosas") é realmente muito, muito simples e consiste em 4 ou 5 passos muito lineares e sem risco para a TV.

Para veres, no guia ele apresenta algum equipamento opcional para "teste". Eu não utilizei qualquer equipamento para testar previamente e treinar-me na "linguagem arduino", fui logo para as etapas que dizem respeito à reposição dos black levels e a ligação à TV.

A minha maior dor de cabeça foi mesmo a ligação à TV, pois o "service connector" de 11 pinos é mesmo muito, muito pequeno e estreito... e a grande dúvida era encontrar cabos para fazer a ligação segura e fixa com o Arduino. Foi aí que percebi que um cabo M/F "normal" para o Arduino (de 2,5mm) , podia ser "adaptado" para a ligação com a TV. Simplesmente tive que "descarnar" e retirar o invólucro que envolve a parte fêmea :-). O conector entra que é uma maravilha no pino da TV e fica fixo, não perdendo a conexão.

Cá está a "maluca" descarnada:
2014_01_20_14_05_42.jpg


Estava ultrapassada a minha maior dor de cabeça, pelo que o resto foi mais simples, no que diz respeito ao software e a ligação arduino-tv necessária, que mais tarde posso detalhar, mas que está bem descrita no guia :-)

Alguma dúvida, dispõe, pois acho que a V10 merece novamente "brilhar" como antigamente :-D

Só para referencia ontem vi um pouco do Bluray do Hobbit e joguei uns jogos mais "darks" da PS3 (Puppetter e Last of Us) e parecia uma TV nova! :-)
 
Última edição:
Eu já estou com 8700 horas no meu e agora estão os níveis de black com a qualidade de origem :-)

Tens que ver é o terminal da tua TV (o chamado "service connector"), pois é o teu meio de "acesso" para o reset. Tens hipótese de foto?

Em relação ao guia que estava a fazer nesta thread, eu nem sei se haverá algum interessado em "replicar" este reset e nem sei se vale a pena o tempo para o aperfeiçoar... acho que já anda tudo com TV´s novas :-D . Se houver algum interesse, eu posso detalhar mais o processo de reset que fiz, se não, olhem, fica para a posteridade que, 4 anos depois, chegou a solução dos "rising blacks" na colheita de 2009/2010 das Panasonic e que existe uma solução acessível :-)

Mal possa envio-te foto, ou coloco a foto aqui. Gostava muito que completasses o que começaste para eu fazer na minha VT20.
 
Obrigado Jack-O-Lantern, vou então debruçar-me sobre o método que seguiste e estudar os procedimentos com mais calma, qualquer duvida que surja eu pergunto aqui no tópico (porque o meu receio é o estragar a tv por cometer algum erro).

Entretanto já tenho o tópico subscrito só por via das duvidas :)

Abraço.
 
Epá, eu até me envergonho da qualidade "crappy" do meu tlm, mas a máquina que tinha foi-se e não à tempo (€) para mais :-)

Cá fica mais um "antes/depois" do reset com o Bluray do filme "Hobbit"... não me trucidem com imagem de "#$"$, é só mesmo para se perceber um pouquinho a diferença (a verdadeira diferença é mesmo ao vivo!):

Antes
2014_01_19_22_57_46.jpg




Depois

2014_01_20_18_06_15.jpg


Edit: epá, estas fotos estão mesmo, mesmo muito más... vi agora no Pc de casa e blargh, mas pronto, ao vivo, a melhoria é mais visível e tenho pena de não ter equipamento com qualidade para o poder demonstrar :-(
 
Última edição:
Back
Topo