Tabela preços para sites

Boa dia,
Crio sites, de vez em quando, mas nao sou webdeveloper de profissão.
Ora um cliente pediu para fazer umas alterações ao site, torna-lo redimensionavel, e criar um sistema simples para mudarem a foto da promoção da semana.
Ora redimencionar foi facil, e mudar a foto fiz um pagina com login, entra escolhe a foto e clica em sair.

Foi tudo feito em php, os user ficam numa base dados e a senha com protecção sha1, ao entrar é só escolher a foto, automaticamente apaga a foto antiga e poem a nova, e clica em sair.
O problema é que não sei quanto levar por o trabalho, uma vez que tive algumas horas a nora porque já nao mexia 4 anos em php.

Estava a pensar em 100€ mas será muito ou será pouco?

Desde já agradeço

O aspeto que ficou é irrelevante para o valor a cobrar. O que realmente interessa é o seguinte:

1) O cliente ficou satisfeito e validou a alteração.
2) Se sim, então contabiliza o numero de horas utilizados para o desenvolvimento.
3) Pessoalmente aplicaria o valor de 50€ + IVA por cada hora de trabalho.

Pois ao contrário de muitas pessoas o teu valor hora não representa apenas o tempo que desenvolveste o projeto em questão mas sim, todo o tempo e custo com a tua aprendizagem. Por cá raramente alguém contabiliza esse fator que é muito importante.
Claro depois vimos foristas a cobrarem por 3 ou 4 horas de trabalho 5 Euros :) esse é o caminho de desvalorização total, talvez qualquer dia ainda paguemos todos para trabalhar.
 
Relativamente ao inicio do tópico, falamos na elaboração do web site como um todo, no entanto a análise de custos deve-se sempre em relação á estrutura do web site, conteúdo, otimização LSI e SEO, criação gráfica, etc.
Depois claro após termos um web site muito atrativo, vem a promoção do mesmo e aqui é que o custo promocional/marketing ou qualquer outro nome que queiram enunciar.

Pois é nesta fase que a empresa deverá equacionar se opta por uma Promoção PPC ou SEO ou ainda um mix dos 2. Pessoalmente penso que se a marca em questão não for conhecida de todos (como por ex. IBM), ninguém conhece a marca, muito menos o site, logo nunca terão tráfego algum a chegar ao web site.

É nesta medida que entra o PPC (ex. Adwords) e o SEO, sendo que o SEO terá mais ganhos no longo prazo, pois a partir do momento que as palavras chave estiverem na 1ª página do motor de busca, o tráfego irá chegar naturalmente ao site. Mas antes disso será necessário fazer uma análise ás palavras chave, pois a competição existente nas palavras chaves será o fator determinante para atingir os objetivos, bem como uma boa analise ás palavras chave mais adequadas ao negócio e o seu nicho de mercado.
O PPC também carece de uma análise muito detalhada em virtude das palavras chave a utilizar bem como o seu custo por click, visto que o adwords funciona em regime de leilão e se as palavras não forem bem escolhidas poderemos ter palavras a 20-25 EUR por click (em casos extremos) e no outro lado da moeda clicks a 5 centimos.

Em Portugal são poucas as empresas que tem em conta o Marketing Digital, pois pensam que é só ter a sua presença na Net e já está. É um pensamento muito errado infelizmente.
 
Olha, eu nao faço a minha vida de dev., mas tenho varias más experiencias no passado com construtores de sites na nuvem e compra de templates para editar no dreamw., e não gostei e odiei (opinião minha ), é como algumas pessoas já aqui falaram, é tudo muito bonito para ter uma presenca na web, mas depois quando toca a querer vender um produto ou serviço online e figurar na primeira página do google, aí a conversa já muda de figura.
Em 6 anos na web, o meu site estava na 4º e páginas seguintes da google, mudei para wordpress e tudo mudou, a minha classificação no google num espaço de 3 meses mudou para 1º, 2º e 3º lugares, com pesquizas internacionais( o meu mercado ).
Pela minha experiencia com wordpress é um dos melhores cms e com alguma aprendizagem e alguns conhecimentos faz-se um site muito económico e de topo mundial.
Não se esqueçam que é a minha opinião.
 
Atenção que nao cheguei a ler os primeiros comentários, mas algo que vejo em portugal nos termos de criação de arte gráfica e criação de paginas da internet é que ha muitas pessoas a o fazerem e sem qualquer experiência e a fazerem uns valores malucos, e vejo empresas que estão no mercado e são reconhecidas a fazerem um trabalho horrível e a cobrarem um bom montante.
Já me aconteceu um cliente vir ter comigo e pedir um orçamento para um website, o cliente não aceitou, foi a uma das pessoas que fazia mais barato, apos algum tempo teve o seu website e apos outro tempo foi a uma empresa especializada que lhe fez outro website(a cerca de 3meses foi entregue o website) e na semana passada veio ter comigo pedir opiniões nas mudanças que eu faria, quando lhe falei nos problemas que o website teve ele não queria acreditar, pois pagou imenso(sem contar com a primeira pessoa que fez,pois foi relativamente barato) por algo que estava completamente desatualizado, cores horríveis, tecnologia antiga...
Não digo que sou melhor que essas empresas, mas elas a actuarem assim iram perder cada vez mais clientes, mesmo sendo grandes clientes.
Sou adepto por haver uma tabela para todas as pessoas saberem no que pode rondar, mas os clientes teem de ter atenção, que entre fazer um site normal e fazer um site completamente inovador cheio de JS CSS3 HTML5 JQUERY, etc não tem nada a haver com um que seja simples.
 
isso da tabela de preços é muito subjectivo.
fazes um site ao senhor da loja ao lado da tua casa.....aparece-te uma marca mundialmente conhecida....vais levar o mesmo preço a ambos pela mesma coisa?
sou da opinião que por muito que se tenha valores genéricos em mente, temos também que jogar com o tipo de cliente a que se destina.
Quando queres fazer uma casa, tens tabelas de preços para saberes o que pode rondar....ou pedes orçamento aos arquitetos e empreiteiros?
cada "coisa" é uma "coisa"
 
isso da tabela de preços é muito subjectivo.
fazes um site ao senhor da loja ao lado da tua casa.....aparece-te uma marca mundialmente conhecida....vais levar o mesmo preço a ambos pela mesma coisa?
sou da opinião que por muito que se tenha valores genéricos em mente, temos também que jogar com o tipo de cliente a que se destina.
Quando queres fazer uma casa, tens tabelas de preços para saberes o que pode rondar....ou pedes orçamento aos arquitetos e empreiteiros?
cada "coisa" é uma "coisa"

Concordo
 
isso da tabela de preços é muito subjectivo.
fazes um site ao senhor da loja ao lado da tua casa.....aparece-te uma marca mundialmente conhecida....vais levar o mesmo preço a ambos pela mesma coisa?
Se te pedirem a mesma coisa porque é que hás-de levar mais a um que a outro?

Quando queres fazer uma casa, tens tabelas de preços para saberes o que pode rondar....ou pedes orçamento aos arquitetos e empreiteiros?
Quando queres fazer uma casa quem tem de ter a tabela não és tu são os empreiteiros e os arquitectos. E achas que neste caso eles fazem preços consoante o cliente?
 
Se te pedirem a mesma coisa porque é que hás-de levar mais a um que a outro?

Quando queres fazer uma casa quem tem de ter a tabela não és tu são os empreiteiros e os arquitectos. E achas que neste caso eles fazem preços consoante o cliente?

ok, então presumo que leves 1200€ ao teu vizinho e se te aparecer a Nike vais na mesma levar 1200€. Se andas dentro do mercado e acompanhas tanto orçamentos para pequenas e grandes empresas...sim vais ver que os preços diferem. Quanto no mínimo podes levar por exemplo 25€ hora a um e a outra 50€...como demorares 5h para um e 20h para outro....ou para um precisas de uma equipa de 2 pessoas e para outro já precisas de 5. E por muito que o preço da coisa seja a mesma para ti, no final a empresa grande "tem mais um cheirinho". Se sabes que um cliente X tem carteira para suportar gastos Y, porque não o hades fazer?

Um exemplo, há projectos a concurso em que muitas das vezes é apresentado o valor máximo a ser pago pelo projecto. Imagina 20mil€. Agora diz-me, achas que as empresas no final apresentam orçamentos de 5, 10 ou 15 mil euros? Não...vão todas apresentar e fazer jogo de orçamento e andar perto dos 19, 20....porquê? porque sabem que o cliente tem carteira para isso.

o mercado é todo um jogo de oportunidades e sentido de "jogo". Olha que há quem leva até menos ao cliente grande...só para garantir trabalhos futuros.

um exemplo, este site http://centenariorepublica.pt foi feito por alguém de nome em Portugal. custou 99.500€ (sim, não está mal escrito). É um site "pobre"....mas custou esse preço porque foi para o cliente que foi....e posso te dizer que usaram software opensource e templates. Mas sim, de certeza que houve outras amizades pelo meio. Mas pronto, foi bastante polémico na altura.
 
Última edição:
ok, então presumo que leves 1200€ ao teu vizinho e se te aparecer a Nike vais na mesma levar 1200€. Se andas dentro do mercado e acompanhas tanto orçamentos para pequenas e grandes empresas...sim vais ver que os preços diferem. Quanto no mínimo podes levar por exemplo 25€ hora a um e a outra 50€...como demorares 5h para um e 20h para outro....ou para um precisas de uma equipa de 2 pessoas e para outro já precisas de 5. E por muito que o preço da coisa seja a mesma para ti, no final a empresa grande "tem mais um cheirinho". Se sabes que um cliente X tem carteira para suportar gastos Y, porque não o hades fazer?

Um exemplo, há projectos a concurso em que muitas das vezes é apresentado o valor máximo a ser pago pelo projecto. Imagina 20mil€. Agora diz-me, achas que as empresas no final apresentam orçamentos de 5, 10 ou 15 mil euros? Não...vão todas apresentar e fazer jogo de orçamento e andar perto dos 19, 20....porquê? porque sabem que o cliente tem carteira para isso.

o mercado é todo um jogo de oportunidades e sentido de "jogo". Olha que há quem leva até menos ao cliente grande...só para garantir trabalhos futuros.

um exemplo, este site http://centenariorepublica.pt foi feito por alguém de nome em Portugal. custou 99.500€ (sim, não está mal escrito). É um site "pobre"....mas custou esse preço porque foi para o cliente que foi....e posso te dizer que usaram software opensource e templates. Mas sim, de certeza que houve outras amizades pelo meio. Mas pronto, foi bastante polémico na altura.

A favor, grandes empresas o custo do trabalho não é o mesmo, nem de perto, depois as mudanças, o que esteja bem ou mal, depois asegurar que essa pagina vai sofrer ataques com uma frequência muito superior do que aquela que so meia dúzias de pessoas conhecem.
Sou a favor da qualidade serem iguais em ambos, mas nas mais dispendiosas inserimos o que as outras não teem, e por vezes essas pequenas coisas que inserimos pode levar semanas ou meses a aperfeiçoar para que trabalhe na perfeição, e por ai fora.
 
Sim passo.
Não vale a pena, mas é um dever. lol. Bela treta é o que é. Não compensa em nada, mas trabalhar sem declarar é proíbido por lei, se te apanham está f.... tramado.

Vais às finanças e pedes para ser colectado como prestador de serviços. Depois cais numa destas hipoteses:
- É o teu primeiro ano, por isso não pagas nada;
- Estás a descontar por outra empresa, não pagas nada;
- Nenhuma das anteriores, tens de pagar à Seg. Social cerca de 160€ por mês, mesmo que não recebas nada, e isto se não tiveres pasado mais de 10k € de recibos verdes no ano anterior, se passaste já vais pagar mais.
 
Boas,
Foi me pedido para elaborar um website e eu gostava de saber mais ou menos quanto cobrar, tendo em conta que é algo em que sou novo.

O site foi feito em joomla, mas contem um forum alem do website principal e com certas resgtricoes do estilo as contas serem limitadas a pessoas pagantes do servico e que as contas sao registadas manualmente.

Tou mesmo com duvidas sobre quanto pedir é possivel uma ajudinha? Fui a tratar de tudodesde dominio, a configuracao do dns, insercao de conteudos, a personalizacao do site e do respectivo forum, e ainda manutenco futura e inserção de novos conteudos
 
Última edição:
Não vou dizer valores, mas uma coisa que pode ajudar é pensares em quantas horas trabalhaste, e qual é o valor por hora que queres cobrar. Não é fácil, sobretudo sendo a primeira vez, mas pode pelo menos evitar valores absurdos, por defeito ou por excesso.
 
Back
Topo