TDT - Tópico Oficial

Eu não ponho em causa que estejas a receber da Boa vIagem, pois como disse já está documentado que está a emitir no 46.
Em relação aos atrasos, sim é um pouco menos de 1s de diferença, mas eu esperaria que fosse ao contrário, ou seja, que o 56 fosse o último a chegar. Tens a certeza que o 56 chega antes? Acharei muito estranho...
Convém comparar com 2 receptores idênticos, pois cada modelo/marca tem algoritmos diferentes e isso afecta o tempo que levam a descomprimir o sinal.
 
Pois não consigo fazer esse teste mas a TV que estava em avanço era uma sony e a em atraso uma LG dos primeiros modelos com Tuner DTV, pode perfeitamente o atraso ser da tv.
 
Há pouco voltei a pôr no activo a box da TDT com uma antena interior e absolutamente mal-amanhada, nunca antes experimentada (modelo MacGyver) . A minha fé era para os 10kw do canal 45 de Palmela.
Pus a box a fazer o scan e só detectou os canais da SFN (56). É normal?
 
Há pouco voltei a pôr no activo a box da TDT com uma antena interior e absolutamente mal-amanhada, nunca antes experimentada (modelo MacGyver) . A minha fé era para os 10kw do canal 45 de Palmela.
Pus a box a fazer o scan e só detectou os canais da SFN (56). É normal?

O Canal 45 tá com pouco power, chega aqui a Vendas Novas mas mais fraco que o 56 ( 754Mhz )
 
Há pouco voltei a pôr no activo a box da TDT com uma antena interior e absolutamente mal-amanhada, nunca antes experimentada (modelo MacGyver) . A minha fé era para os 10kw do canal 45 de Palmela.
Pus a box a fazer o scan e só detectou os canais da SFN (56). É normal?

As minhas experiencias apontam o mesmo. Enquanto não entarem os emissores secundários em SFN (dentro de cada MFN) não me parece que a receção interior seja fácil.
 
Se já estão no ar há ano e meio então não apanho. Para ser sincero o 56 chega-me com 68/97 com uma simples antena interior que até está escondida por trás do móvel. Deve ajudar o facto de que, em linha recta, estou a 1800m do emissor.

Só queria saber porque ouvi dizer que o SFN (56) ia acabar e queria se a frequencia MFN já estava no ar.
 
A minha antena interior é um mero cabo coaxial (curto) ligado a uma grelha de assar peixe sem o emissor em linha de vista, tapado por prédios. 60% qualidade. :-D
 
Se já estão no ar há ano e meio então não apanho. Para ser sincero o 56 chega-me com 68/97 com uma simples antena interior que até está escondida por trás do móvel. Deve ajudar o facto de que, em linha recta, estou a 1800m do emissor.

Só queria saber porque ouvi dizer que o SFN (56) ia acabar e queria se a frequencia MFN já estava no ar.

Sim, já estão no ar e sim o 56 vai acabar, mas ainda vai demorar.
Na tua zona o mais provável é teres que apontar para o emissor de Montejunto no canal 49 UHF. Se não apontares a antena para lá é difícil captares.

Podes esperar que os emissores mais pequenos mudem a frequência, mas eu aconselho sempre a apontar ao emissor princial sempre que possível.
 
A minha antena interior é um mero cabo coaxial (curto) ligado a uma grelha de assar peixe sem o emissor em linha de vista, tapado por prédios. 60% qualidade. :-D

Atenção que não tenho linha de vista para o emissor, há umas árvores e alguns predios baixos pelo meio mas fora isso devo estar bem paralelo ao emissor.

Sim, já estão no ar e sim o 56 vai acabar, mas ainda vai demorar.
Na tua zona o mais provável é teres que apontar para o emissor de Montejunto no canal 49 UHF. Se não apontares a antena para lá é difícil captares.

Podes esperar que os emissores mais pequenos mudem a frequência, mas eu aconselho sempre a apontar ao emissor princial sempre que possível.

O emissor principal (e ao qual eu estou conectado) por estas bandas é o do Cemitério, que transmite no 56. Não sei se vão continuar com este emissor já que em certas zonas mais afastadas do centro tem dado problemas, o mais provável é que aquando da mudança usem o transmissor da Maúnça (ex-RETI) já que esse tinha e deve ainda ter uma qualidade e propagação fantásticas. Se fosse eu, para corrigir os problemas que tem havido bastava essa simples mudança.

Não esquecer que a Maúnça é um monte de 419m onde já lá estão praticamente todas as antenas das rádios locais, estava a TVI (RETI - possível nova TDT) e acho que também anda por lá uma rede de telefone, tenho ideia que seja a Optimus porque as da Vodafone e TMN estão aqui ao lado de minha casa.

Ainda assim vou resintonizar agora para ver se apanho. Já agora sabes qual vai ser a frequencia nova, para eu tomar nota?´

EDIT: Não apanho nada a não ser o 56 com qualidade 64/97
 
Atenção que não tenho linha de vista para o emissor, há umas árvores e alguns predios baixos pelo meio mas fora isso devo estar bem paralelo ao emissor.



O emissor principal (e ao qual eu estou conectado) por estas bandas é o do Cemitério, que transmite no 56. Não sei se vão continuar com este emissor já que em certas zonas mais afastadas do centro tem dado problemas, o mais provável é que aquando da mudança usem o transmissor da Maúnça (ex-RETI) já que esse tinha e deve ainda ter uma qualidade e propagação fantásticas. Se fosse eu, para corrigir os problemas que tem havido bastava essa simples mudança.

Não esquecer que a Maúnça é um monte de 419m onde já lá estão praticamente todas as antenas das rádios locais, estava a TVI (RETI - possível nova TDT) e acho que também anda por lá uma rede de telefone, tenho ideia que seja a Optimus porque as da Vodafone e TMN estão aqui ao lado de minha casa.

Ainda assim vou resintonizar agora para ver se apanho. Já agora sabes qual vai ser a frequencia nova, para eu tomar nota?´

EDIT: Não apanho nada a não ser o 56 com qualidade 64/97


Um Emissor Princial não é isso. O emissor "do Cemitério" não é emissor principal. Aina há poucas páginas atrás publicaram neste forum, de novo, o mapa Nacional divido em demarcações Regionais, onde cada região (ou demarcação) terá um Emissor Principal com uma frequência MFN. Todos os outos emissores dentro da demarcação serão secundários e farão uma rede SFN a partir do emissor principal. Ao contrário da rede actual nacional SFN, terás na rede MFN um grande "chapéu" de sinal fornecido pelo emissor principal, o qual estará ligado directamente à rede de transporte e onde será o centro/ cabeça de rede SFN Regional.

Lista dos Emissores Nacionais Principais:

Muro - C33
Bornes - C46
Monte da Virgem - C42
Lousã - C46
Montejunto - C49
Marofa - C48
xxx - C34 (não me recordo do nome neste momento - zona Castelo Branco)
S. Mamede - C47
Palmela - C43
Mendro - C40
Fóia - C43
S. Miguel - C47

Todos estes emissores serão o "backbone" a rede Nacional Principal em MFN e terão grande potência e grande alcance, com torres muito altas (as mesmas usadas no analógico). Os outros emissores dentro de cada região serão secundários, com menor potência e menor alcance (aliás, assim deve ser para manter as redes SFN estáveis) e serão destinados fundamentalmente a cobrir zonas sombra.

Por várias questões, prefiro apontar sempre a um dos 12 Emissores Principais.
 
Mas o emissores pequenos vão manter-se e nenhum será apagado pois não?

É que tenho um aqui mesmo ao pé de casa e não me dava nada jeito ter que apontar para um principal (São Mamede ou Mendro?), visto que neste momento só tenho uma antena e está virada para Montanchez.

Se por azar apagassem o emissor que tenho aqui, já teria que utilizar mais uma antena exclusivamente para a TDT Portuguesa.
 
Eu não me fiava nisso. Nada garante a manutençao dos emissores atuais.
Pelo menos olhando para os outros paises com redes MFN, não existem tantos emissores.

O mais certo é voltarmos a uma situação ( e instalações ) muito semelhante à do analógico.

Não me parece que os emissores da RETI sejam opção.
Pelo menos o de Monsanto está ao abandono. Duvido que os restantes estejam em condições e emitir.

Mas tudo isto é uma situação ainda indefinida, Não estou a ver a PT incorrer nestes custos sem qualquer retorno (mais canais, exploração de outros muxs etc, etc. ) e a ter problemas com novas zonas de sombra, etc, etc. Cheira-me a que ainda vai tudo acabar em tribunal...
 
Última edição:
Um Emissor Princial não é isso. O emissor "do Cemitério" não é emissor principal. Aina há poucas páginas atrás publicaram neste forum, de novo, o mapa Nacional divido em demarcações Regionais, onde cada região (ou demarcação) terá um Emissor Principal com uma frequência MFN. Todos os outos emissores dentro da demarcação serão secundários e farão uma rede SFN a partir do emissor principal. Ao contrário da rede actual nacional SFN, terás na rede MFN um grande "chapéu" de sinal fornecido pelo emissor principal, o qual estará ligado directamente à rede de transporte e onde será o centro/ cabeça de rede SFN Regional.

Lista dos Emissores Nacionais Principais:

Muro - C33
Bornes - C46
Monte da Virgem - C42
Lousã - C46
Montejunto - C49
Marofa - C48
xxx - C34 (não me recordo do nome neste momento - zona Castelo Branco)
S. Mamede - C47
Palmela - C43
Mendro - C40
Fóia - C43
S. Miguel - C47

Todos estes emissores serão o "backbone" a rede Nacional Principal em MFN e terão grande potência e grande alcance, com torres muito altas (as mesmas usadas no analógico). Os outros emissores dentro de cada região serão secundários, com menor potência e menor alcance (aliás, assim deve ser para manter as redes SFN estáveis) e serão destinados fundamentalmente a cobrir zonas sombra.

Por várias questões, prefiro apontar sempre a um dos 12 Emissores Principais.
Segundo esse mapa vou estar dentro da zona do Canal 46 Lousã e não do Canal 49 Montejunto.
Aparentemente Montejunto vai servir sobretudo o Ribatejo Oeste, a Estremadura e até o Norte de Lisboa. Se fosse Aire/Candeeiros, provavelmente aí sim. Muitos dos emissores dessa zona (maioritáriamente rádios) são receptíveis nesta zona com relativa boa qualidade. Caso notório para a Cidade FM Ribatejo.

Montejunto também se apanham algumas rádios mas implica algum direccionamento e nunca é com a maior das qualidades.

Leiria Centro é definitivamente uma dessas zonas sombra que falas, já que a cidade assenta num pequeno vale rodeada de colinas, com cerca de 100m de altitude em media. Onde eu vivo é o final de uma das colinas e a continuação do planalto norte acima. Por isso devo conseguir apanhar bem o 46 quando entrar em vigor o MFN, mas acho que mesmo assim apanharei melhor a micro-cobertura.
Eu não me fiava nisso. Nada garante a manutençao dos emissores atuais.
Pelo menos olhando para os outros paises com redes MFN, não existem tantos emissores.

O mais certo é voltarmos a uma situação ( e instalações ) muito semelhante à do analógico.

Não me parece que os emissores da RETI sejam opção.
Pelo menos o de Monsanto está ao abandono. Duvido que os restantes estejam em condições e emitir.

Se as condições fossem iguais as que eram no analógico o de Leiria era candidato a principal, que aquilo mandava sinal que era um doce. A TVI conseguia-se receber com um fio de cobre. Na boa. Algumas instalações estavam apontadas para outras frequências (possivelmente Lousã ou Montejunto) porque a da Maúnça tinha excesso de sinal na parte mais inferior da cidade (junto do monte.)
 
Eu não me fiava nisso. Nada garante a manutençao dos emissores atuais.
Pelo menos olhando para os outros paises com redes MFN, não existem tantos emissores.

O mais certo é voltarmos a uma situação ( e instalações ) muito semelhante à do analógico.

Não me parece que os emissores da RETI sejam opção.
Pelo menos o de Monsanto está ao abandono. Duvido que os restantes estejam em condições e emitir.

Mas tudo isto é uma situação ainda indefinida, Não estou a ver a PT incorrer nestes custos sem qualquer retorno (mais canais, exploração de outros muxs etc, etc. ) e a ter problemas com novas zonas de sombra, etc, etc. Cheira-me a que ainda vai tudo acabar em tribunal...

Eu concordo com o 4thRock.
Também me parece que alguns emissores médio/pequenos (mais os médios) serão apagados. Quanto menos emissores houver em SFN (dentro de cada região), mais estável será a cobertura nessa região.

Se fosse eu a planear a cobertura, iria dar o máximo de PAR nos principais (o que parece estar a acontecer) e tentava desligar o máximo de emissores secundários, mantendo aqueles que realmente eram necessários nas zonas de sombra, muito semelhante ao que existia no analógico.

Não há razão para ter emissores pequenos/médios ligados numa localidade se com o principal se cobrir bem essa localidade. Só há desvantagens.
 
Em teoria concordo.
Mas na pratica o SFN parece resultar bem nas zonas urbanas e com antenas interiores. Engraçado, porque isso não estava previsto.

Num mundo ideal os pequenos emissores ficarão nas zonas de sombra e nas areas urbanas, sempre com a potencia mais baixa possivel.
Mas temos que esperar para ver. Por exemplo Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras etc não são cobertos por Montejunto, nem de longe nem de perto. E Palmela também não chega lá. Não vejo que possam tirar muitos dos emissores existentes nesses locais.
 
E no Barreiro nada, ou apontamos para Palmela, Cruz de Pau, Almada ou Monsanto, todos eles a uma grande distância... ter TDT aqui é uma aventura, não se percebe...
 
Back
Topo