TDT - Tópico Oficial

Pois mas quando se começa a falar nos canais temáticos aí é que tudo se perde, porque é onde está o valor do MEO, Vodafone e NOZ, e como esses é que têm o poder de decisão nada avança na TDT. Porque não é os Pimbas e os Reality Shows que para mim estragam os canais generalistas é o excesso de novelas, e esses canais se formos a ver são mais canais temáticos de novelas que outra coisa.
 
Achar que mesmo a ter mais canais na TDT iamos ter uns 47 como espanha ou algo assim é utópico. Acho que a TDT ideal iria compor-se dos canis cabo da RTP, SIC e TVI, mais uns quantos. Ou seja se contarmos com os canais do costume temos:

  1. RTP1
  2. RTP2
  3. SIC
  4. TVI
  5. SIC Noticias
  6. SIC Mulher
  7. TVI 24
  8. RTP Informação
  9. SIC Radical
  10. TVI Ficção
  11. RTP Memória
  12. SIC K
  13. Porto Canal
  14. +TVI
  15. CMTV
  16. Canal Panda
  17. Odisea
  18. Euronews (Português)
  19. Hollywood
  20. RTP África
  21. ARTV
  22. Canção Nova
  23. (Madeira - RTP Madeira | Açores - RTP Açores | Continente - Localvisão TV)
Depois adicionar as rádios, incluindo todas as rádios exclusivamente online dos grandes players. Ou seja temos:

  1. Antena 1
  2. Antena 2
  3. Antena 3
  4. RDP África
  5. Rádio Lusitania
  6. Antena 3 Rock
  7. Antena 3 Dance
  8. Antena 1 Vida
  9. Antena 1 Fado
  10. Antena 2 Opera
  11. Antena 1 Radio Nacional
  12. Rádio Vivace
  13. RFM
  14. RFM Clubbing
  15. RFM Oceano Pacífico
  16. RFM Amo os 80
  17. Cidade
  18. M80
  19. TSF
  20. Renascença
  21. Mega Hits
  22. Rádio Sim
  23. Comercial
  24. Canção Nova
Isto tudo se se quiser é possível porque a meu ver 1º) que manda a donos de licenças para televisão aberta ter licenças de TV por cabo? Ou um ou outro e havia de ser legislação impedir portadores de licenças para emissão aberta comprar licenças cabo. 2º) alguém falou em interesses das operadoras. Bom á exceção dos canais da RTP SIC e TVI tive o cuidado de escolher canais que não têm muito share agora devido a haver alternativas melhores na propria tv cabo. Ou seja que as perdas por estes canais seriam mínimas. Worst case scenario eles acabam com o tarifário dos 16 canais. 3º) apesar de eu achar burro haver rádio na TV (porque não ouvir rádio então?) uma das formas de cativar o interesse, e nas operadoras já se faz isso, é incluir as webrádios dos grandes grupos, fazendo assim mais sentido já que de outra forma só poderiam ser ouvidas online. 4º) já há bastante tempo falou-se aqui dos canais locais. Não acho que Portugal tenha estrutura e necessidade de canais locais, mas sim de um canal dedicado 24/7 ao conteudo regional e pra mim acho a localvisão TV uma alternativa por explorar. Também se poderia dar oportunidade aos universitários (das várias ciencias da comunicação) de poder emitir ao público, não só rádio como TV também. Nem que esses canais tenham emissores próprietários low-power só para servir a região onde se encontram. Talvez em VHF. Aliás o não uso do VHF digital pela TDT espanta-me. Principalmente porque aumentava a cobertura da TDT em alguns sítios e poderia mesmo fechar-se uns quantos...

Mas isto sou só eu, não liguem...
 
Peço a todos os que realmente lutam e continuam a lutar por esta causa, ou apenas a todos os que gostavam de ter mais canais na TDT para contactar o Ministro Poiares Maduro a fazê-lo sentir o que queremos e o que pensamos.

Se não contra-balançarmos o Lobby da SIC+TVI é bem possível que ele ceda a pressões. Vamos contactá-lo para ele saber o que o Povo Português realmente quer. Podemos fazer isso neste endereço:

http://www.portugal.gov.pt/pt/os-mi...-e-do-desenvolvimento-regional/contactos.aspx
 
Na Póvoa de Varzim será que vale a pena virar a antena para o Monte da Virgem e sintonizar no canal 42 em vez de ter para a Junqueira, Vila do Conde no canal 56?

Mesmo a 6km da Junqueira ou a 30 e tal do Monte da Virgem, em ambos sempre tive dificuldades de sinal em dias de calor (desde 2010 que virei para a Junqueira e nunca mais usei Monte da Virgem), como tem estado esta semana por exemplo. Em condições normais o Monte da Virgem chega à Póvoa? Penso virar para lá e sintonizar não o canal 56 mas sim o 42. Resolverá o problema?
 
Peço uma ronda para saber como se está a portar a MFN.

No caso particular de Palmela:

«
o emissor de Palmela, no canal 45, está a emitir com uma PAR máxima de 8730 (39,41 dBW). Contudo, a antena de emissão não é omnidirecional, apresentando na direção da cidade de Setúbal uma atenuação de cerca de 14 dB. Assim, e no canal 45, o emissor de Palmela radia na direção de Setúbal uma PAR de 25,41 dBW, isto é, cerca de 350 W.

Encontrando-se o emissor de Palmela, no canal 56, a radiar uma PAR de 28,75 dBW (750 W) na direção de Setúbal, é natural que haja uma diferença de cerca de 3 dB na intensidade do sinal no canal 45.
»

O de MF de Palmela em princípio servirá as zonas ribeirinhas do Tejo/Ribatejo. Podem comparar o sinal da MFN e da SFN de PAlmela para ver se bate certo nessas áreas?
 
Unrelated em relação ao 45, mas apanho o 49 perfeitamente com a antena reorientada. Noto ainda que o sinal do 49 tem um atraso de ~meio segundo em relação ao 56
Que porra é esta? devia era estar adiantado ._.
 
Nem pensar. Meti o 49 num CRT e o LCD com uma antena interior a apanhar o 56.
As duas TVs tem a mesma caixa da Dion, mesmo firmware e tudo. Nunca o LCD mostraria a imagem primeiro que o CRT
 
A Anacom está a pedir às firmas interessadas que manifestem o seu interesse em utilização do espectro radioelétrico:
http://www.anacom.pt/streaming/SPD2...etr.pdf?contentId=1340332&field=ATTACHED_FILE

De especial interesse é o ponto l) do artigo 4.º:

Redes do serviço de radiodifusão - redes de radiodifusão sonora digital terrestre e redes de radiodifusão televisiva digital terrestre

Ou seja, se houverem entidades, como a RTP (?), que quiserem ocupar espaço com uma rede DVB-T, esta é a altura para o pedir junto da Anacom.
 
Da RTP já sabemos que estavam a estudar a questão. Se a SIC e a TVI não estiverem também a ponderar ter rede (própria ou partilhada) então confirma-se que são uns tótós e merecem continuar a ser prejudicados pelo fracasso da TDT.
 
Última edição pelo moderador:
A RTP estuda porque foi a primeira a se impor perante o modelo de financiamento absurdo da TDT. No sexta às 9 quando se falou do TDT acho que aquela resposta do sujeito da ANACOM é típica de quem está comprometido...
 
Back
Topo