TDT - Tópico Oficial

No ano passado, RTP, SIC, TVI e ARTV gastaram mais de 14 milhões de euros para aceder à rede de Televisão Digital Terrestre (TDT). Um valor pago à Portugal Telecom (PT), que detém a licença para gestão da plataforma de distribuição dos canais. A Media Capital desembolsou quase 3,5 milhões de euros para aceder à rede, refere o relatório e contas da dona da TVI.

A Impresa (que detém a SIC) não especifica este valor no seu relatório, e, contactada, recusou avançar quanto pagou. Ainda assim, o Correio da Manhã sabe que terá entregue o mesmo valor da sua concorrente privada.


Já fonte oficial da RTP esclareceu que «o contrato tem cláusulas de confidencialidade rigorosas», não avançando o valor desembolsado pelo grupo público. Mas, ao que o CM apurou, a RTP também terá pago cerca de 3,5 milhões de euros por cada um dos seus canais (RTP1 e RTP2), num total de 7 milhões.

Quanto ao Canal Parlamento (ARTV), paga anualmente à PT 420 mil euros provenientes do orçamento da Assembleia. Um valor inferior ao dos generalistas, pois a sua emissão na TDT tem apenas dez horas diárias e não é considerado canal de TV.


A PT a continuar a cobrar um dos maiores valores na Europa pelo acesso à TDT barrando por esta via que outras empresas queiram apostar na TDT. Assim, as empresas viram-se para oo operadores de cabo como forma de começar a transmitir novos canais.
 
Ontem o programa Voz do Cidadão na RTP foi sobre a TDT. Ainda não tive oportunidade de ver, só uns segundos, mas já deu para ver que foram chamar aquele da ANACOM que ficou entalado com as perguntas do Sexta às 9 que foi transmitido há uns meses.

E a primeira coisa que diz é "o processo de introdução da TDT correu bastante bem". AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAH

E continua a haver a percepção errada que pagando a taxa de radio difusão, isso tem alguma coisa a ver com a TDT no sentido da cobertura ou de uma maior oferta de canais não só da RTP mas dos outros também.

Mas pronto...só vi os primeiros minutos porque agora não tenho tempo.

http://www.rtp.pt/play/p1781/e197505/voz-do-cidadao
 
Última edição:
O que eu quis dizer é que está errado as pessoas pensarem que a taxa é para pagar o serviço TDT e todos os canais que lá estão (inclusivé pensando que a SIC e a TVI recebem dinheiro da taxa) e que por isso deveria ter mais canais e mais cobertura.

A taxa não paga a TDT, nem SIC nem a TVI. A taxa paga a RTP e vários dos seus serviços.

É verdade que concordamos que ao pagar a taxa, a RTP devia colocar todos os seus canais na TDT (e até no analógico devia, nunca acreditei que não havia espaço no espectro para não haver mais canais abertos no analógico). Mas é errado pensar que "ah e tal pago a taxa logo devia ter mais cobertura e mais canais da RTP, SIC, TVI, canais de musica, filmes, documentários, etc".

O que a pessoa no programa diz é que por pagar a taxa, as pessoas que vivem nas zonas sombras não devem ser obrigadas a pagar os custos do serviço por satelite.

Estás à espera que a cobertura TDT seja maior para os canais da RTP do que para os outros? Se algum dia a RTP decidir re-activar os emissores DAB e reconverte-los para DVB-T como terá sido proposto à anterior administração, isso podia acontecer.
 
Última edição:
O que eu quis dizer é que está errado as pessoas pensarem que a taxa é para pagar o serviço TDT e todos os canais que lá estão (inclusivé pensando que a SIC e a TVI recebem dinheiro da taxa) e que por isso deveria ter mais canais e mais cobertura.

Estou a realçar apenas a questão da cobertura. A taxa audiovisual deve financiar (e por conseguinte assegurar) a cobertura nacional dos canais públicos.
 
O que interessa é evitar a todo custo que apareça um novo canal de uma empresa que não da RTP, SIC ou TVI....
O problema é que o próprio gajo da ERC não quer mais canais.
Não quer canais da RTP porque são Estado e supostamente é desleal para a concorrência dos privados.
A própria SIC e TVI não me parece que queiram entrar na TDT. Só a CMTV é que quer entrar, mas pelo que vejo ninguém a quer na TDT.
Falta aí ainda o euronews que também deveria estar na TDT
Esse era bom ficar. O problema é que é europeu. E talvez só com uma directiva comunitária a todos os 28 Estados-Membros para ser colocada em sinal aberto em todos.
 
O problema é que o próprio gajo da ERC não quer mais canais.
Não quer canais da RTP porque são Estado e supostamente é desleal para a concorrência dos privados.

Independentemente da opinião de algum membro da ERC, o que conta é que essa entidade deu luz verde aos canais RTP na TDT nem fez qualquer referência aos privados - http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=3445057&seccao=Media
Aliás, há uns anos, após borregar o concurso para o 5º Canal, a ERC recomendou ao Governo mudar a lei para permitir a entrada de mais canais, isto ainda no tempo do Governo do Preso 44.
De qualquer das formas nesta fase a ERC, Anacom e a PT não mandam nada, é o Governo que se tem de mexer. É caricato e algo constrangedor ver o ministro (in)competente que pode e deve resolver a situação continuar a dizer que é uma "frustação" termos tão poucos canais, como se fosse necessária intervenção divina ou da troika para tal acontecer :(

A própria SIC e TVI não me parece que queiram entrar na TDT.

A SIC e TVI à partida só querem a versão HD na TDT mas, caso entrem mais canais, não vão deixar de querer meter mais canais na TDT. É tudo uma questão de núm€ros e condições.
 
Nem tenho palavras para descrever estes relatórios e as suas conclusões.. Cada vez acredito mais que isto foi somente para justificar investimentos sem sentido e beneficiar operadores pagos.
 
É a única maneira que sabem de justificar o dinheiro que gastam, criam novas consultas e continua tudo na mesma, se calhar nem souberam interpretar os resultados da ultima consulta.
 
Back
Topo