Nintendo Nintendo Wii U - Discussão Geral

Essa imagem a ser verdade também não sei se gosto muito da posição dos analógicos mas só experimentando, calculo que tenha pelo menos um Left e Right trigger certo?


EDIT:


@I_Eat_All

Quando me referia a que a Nintendo muito terá a mudar na plataforma comparativamente à Wii além do HD, estava a pensar no online/marketplace e a ter uma consola que a sua potência permita ter os jogos multiplataforma em condições idênticas que se vê nas outras, é por estas e por outras quando vêm com o argumento de que se está a discutir specs mas no final o que interessa são jogos me dá vontade de rir, é que afinal de contas são elas que condicionam ou não o aparecimento na plataforma dos grandes jogos multi aliás como aconteceu com a Wii, é que as produtoras não optaram por excluir os seus grandes jogos só pelo estigma da plataforma (para casuais ou crianças).

Mas algum grande fã da Nintendo por mais que aprecie os jogos desta e mesmo que isso seja suficiente para comprar sua consola no dia de lançamento, não gostava de ver outros grandes jogos a saírem para a sua consola?
 
Última edição:
Essa imagem a ser verdade também não sei se gosto muito da posição dos analógicos mas só experimentando, calculo que tenha pelo menos um Left e Right trigger certo?

Sim tem como podes ver em baixo:

WiiU-6-420-90.jpg
 
@I_Eat_All

Quando me referia a que a Nintendo muito terá a mudar na plataforma comparativamente à Wii além do HD, estava a pensar no online/marketplace e a ter uma consola que a sua potência permita ter os jogos multiplataforma em condições idênticas que se vê nas outras, é por estas e por outras quando vêm com o argumento de que se está a discutir specs mas no final o que interessa são jogos me dá vontade de rir, é que afinal de contas são elas que condicionam ou não o aparecimento na plataforma dos grandes jogos multi aliás como aconteceu com a Wii, é que as produtoras não optaram por excluir os seus grandes jogos só pelo estigma da plataforma (para casuais ou crianças).
Bom, eu não ligo muito a specs, como sabes. Aliás... ligo, mas o meu ligar é achar que devem ser adequados; adequado sendo diferente de fraco e por sua vez diferente de bizarma.

É a minha abordagem à coisa, acredito que já a expliquei muitas vezes e já me compreenderás; mas performance previsível num equipamento é extremamente importante e o que tornou consolas no passado uma granda chatiçe foi o facto de não o serem; a Sega Saturn era completamente imprevisivel, assim como a N64; e a PS2 e a Xbox 1 também o eram (a PS2 muito mais que a Xbox, naturalmente); e nesta geração foi a PS3 (a X360 também tem alguns bottlenecks severos, mas parece um passeio no parque ao lado da PS3).

Eram máquinas bastante potentes no papel e isso mandava o balanceamento pela janela, tinhas sistemáticamente o processador a ter de esperar ciclos para aceder à RAM, porque por muito boas que as peças fossem, não funcionavam realmente bem entre si. Isso no fim fazia perder ciclos e eficiencia como quem anda a tentar transportar àgua numa chaleira furada.

Specs interessam; mas dar-lhes valor a mais é um erro.

Referente a condicionar, a industria tem muitos factores sentimentais envolvidos (e alguns moneyhats) e por isso não é realmente previsível; mas idealmente a Nintendo só precisa de atirar para o adequado no timing certo para ser contemplada com multiplataforma ao longo de toda a geração. Mas claro que a conjuntura depende de muitas coisas. O factor potencia neste momento é secundário, no entanto, e bons gráficos custam acima de tudo tempo e dinheiro a acontecerem.

Aliás, neste momento quem trouxe o factor potencia realmente de volta até foi a nintendo, como disse, sou da opinião que a Wii U não pode ser realizada em pleno esta geração.


Tens razão no que dizes referente a eles não terem excluido a consola só pelo estigma; mas o estigma teve um papel importantissimo ao lado de estes developers não saberem fazer jogos casuais. Chegar a uma consola mais fraca, pegar num franchise e fazer uma versão lite, fácil, capada ou a mudar de género para aquele género que ninguém prefere ao original (on-rails, por exemplo) dificilmente é uma estratégia inteligente e foi o que sucedeu.

Ter potencia para correr os jogos tinha sido melhor e tinha evitado alguns casos de eles cairem no erro de fazer algo diferente. A abordagem à Wii tinha de ser o mesmo tipo de abordagem que tens de ter para com uma portátil, é menos potente mas não podes deixar que isso condicione o produto. (e às vezes limitações podem ajudar o produto, até)

O primeiro God of War a PSP creio ter acabado em 4 horas e meia e achar que foi o barrete do século; por outro lado acho que o Link's Awakening no Gameboy original (ou o Metroid 2) foram jogos suberbos enquanto jogos portáteis, porque tinham a escala e espirito das versões caseiras, o compromisso em gráficos era gigante (ao contrário do God of War na PSP) mas o sacrificio em ambição e qualidade foi zero.
Mas algum grande fã da Nintendo por mais que aprecie os jogos desta e mesmo que isso seja suficiente para comprar sua consola no dia de lançamento, não gostava de ver outros grandes jogos a saírem para a sua consola?
Creio que estão a ser dados passos nesse sentido; claro que toda a gente com 2 neurónios que teve a Wii como plataforma principal esta geração, tem plena noção que sem as third party's a consola nunca atingiu o auge do seu potencial.

Dito isto, também não posso "chorar" por coisas que não existem não terem sido feitas para a plataforma, o que um gajo com uma Wii queria não era um Resident Evil 5 capado a correr em SD, era um sucessor do RE4 feito com respeito.
 
Última edição:
Desde da época da N64 que a produtoras se queixam, na N64 era o cartucho (esqueceram-se de se queixar das specs), na GC era o mini disc (esqueceram-se novamente de se queixar das specs), na Wii já era as specs.

No fundo existem várias explicações para isso, uma delas é que desde a N64 as produtoras "third party" possuem dificuldades em vender jogos nas consolas Nintendo, o resto adivinhem.

Não basta dizer que quero isto, quero aquilo e quero ainda mais isto, já que no caso da Wii o mercado já estava preparado para mínimos com o lançamento da Xbox 360, a capcom, Epic, etc já possuíam os seus motores desenvolvidos, porque raio se iriam submeter à Nintendo, se os motores já prontos a facturar e que custaram milhões em desenvolvimento já estavam preparados para a Xbox 360 e aguardavam pelo "colosso" chamado PS3.

Esta geração é a geração dos multi e cada vez mais se irá ver isso, a verdade é que quem não produz plataformas prefere vender de todas as maneiras e feitios e em ultima analise é óbvio que o mercado da Xbox 360 e PS3 juntos são maiores do que o da Wii.

Com a WiiU se a consola conseguir lançar uma consola verdadeiramente HD, vai ter pernas para os multi e quem sabe conseguirá o paradoxo Xbox 360 e PS3, e como foi a 360 também conseguir ser a "leading plataform" para desenvolvimento.
 
Última edição:
Sem parágrafos fica bastante confuso ler.

Mas como já disse nas plataformas nintendo não basta lançar jogos, as "third party" simplesmente não conseguem vender qualquer jogo e como já o disse o resto adivinhem porquê.

Não façam uma análise de "brand", mas sim de mercado e uma explicação tão simplista da N64 (o cartucho tinha as sua falhas e virtudes como tinha o disco óptico, um OoT num disco óptico não teria possuído a mesma performance e requisitos necessários), GC e ou Wii não basta, existe forças no mercado que empurram as produtoras para a Microsoft e Sony, a nintendo como empresa única e exclusiva de videojogos e consolas não se pode dar ao luxo de determinadas tendências.
 
Esta geração é a geração dos multi e cada vez mais se irá ver isso, a verdade é que quem não produz plataformas prefere vender de todas as maneiras e feitios e em ultima analise é óbvio que o mercado da Xbox 360 e PS3 juntos são maiores do que o da Wii.

Não são os títulos multi que vendem consolas, mas sim, sempre, os seus exclusivos. O tr(i)unfo da Nintendo são os seus exclusivos, mas até isso de pouco servirá se na concorrência tiveres experiências similares. A Sony tentou (e, segundo eu, conseguiu), primeiro com o Crash Bandicoot, depois Jak and Daxter. A Microsoft lançou em várias frentes vários concorrentes para o Mario, como o Banjo.

Com isto quero dizer que a Nintendo ainda tem vantagem, mas o peso da história não resiste assim tanto e está mais que na hora da Nintendo ombrear de frente com os rivais e tentar alcançar mais que o seu nicho. Não tem que o fazer com uma direção vincada, mas umas tentativas mais incisivas não fazem mal. A Nintendo precisa do seu colosso online e que traz gente pelo fator "fixe" (MS: Halo, Guears, Sony: Resistance, Killzone).

Com a WiiU se a consola conseguir lançar uma consola verdadeiramente HD, vai ter pernas para os multi e quem sabe conseguirá o paradoxo Xbox 360 e PS3, e como foi a 360 também conseguir ser a "leading plataform" para desenvolvimento.
Não. A Nintendo nisto só conseguirá mudar as coisas com um volte face enorme na sua política, pois teria que apostar muito no desenvolvimento indie e lançamento de SDKs (MS: XNA, Sony: Vita SDK). A Wii-U só irá estar frente à XBOX360 e PS3, e irá ser alvo do tão adorado "milking" de jogos já lançados nas consolas atuais com uns pózinhos para lhes dar um novo ar, a maior parte dos estúdios vão-se virar para as concorrentes, lançar os jogos aí e depois cortar aqui e acolá e lançar os jogos na Wii-U. Vai uma aposta?

Atenção que tudo isto é conjetura da minha parte, mas atendendo a como a teoria e prática do que se tem visto nos estúdios e software houses, creio que não deverá fugir muito da realidade.

A Nintendo vai ter que contar consigo mesma e com alguns estúdios da praxe de início, como sempre.
 
Com a WiiU se a consola conseguir lançar uma consola verdadeiramente HD, vai ter pernas para os multi e quem sabe conseguirá o paradoxo Xbox 360 e PS3, e como foi a 360 também conseguir ser a "leading plataform" para desenvolvimento.

Para isso era necessário que as próximas Xbox e Playstation deixassem muito a desejar em termos de hardware e de salto em relação à 360/PS3 ser minimo, é que se ver os multi-plaforma a chegar à consola já será ser bastante optimista ser a "leading platform" da geração então diria que é completamente irrealista.

Acho que dificilmente a fasquia a ser considerada pelos devs dificilmente será a Wii U mesmo esta saído primeiro (talvez enquanto só estiverem 360/PS3 no mercado e mesmo assim duvido tendo em conta a userbase das plataformas), resta ver é se esta acompanha minimamente o que estará para vir ou se a Nintendo se limitará a colocar no mercado uma consola com mais uns pozinhos que o que já existe nesta geração, eu ficaria muito surpreendido se não fosse esta última hipótese a verificar-se, espero ver uma Wii U a fazer 720p reais a 60fps (ou 1080p a 30fps) que será sempre uma revolução em relação à Wii, uma evolução em relação ao standard que se vê na 360/PS3 mas uma incógnita em relação à próxima Xbox/Playstation e pessoalmente ficarei bastante desiludido se o stardard da próxima geração não for 1080p a 60fps.

Mas a E3 está aí ao virar da esquina e pelo menos no caso da Wii U acho que dará para ver com o que se poderá contar. :D
 
Desde da época da N64 que a produtoras se queixam, na N64 era o cartucho (esqueceram-se de se queixar das specs), na GC era o mini disc (esqueceram-se novamente de se queixar das specs), na Wii já era as specs.
Na altura da N64 queixaram-se bastante, até pessoas dentro da Nintendo se queixavam. Nesta altura potencia vinha a pulso, se a Saturn era um taco de baseball com pregos a N64 era um cubo de rubick com as engrenagens perras. Quando funcionava era óptimo mas frequentemente tinhas de lutar contra a plataforma.

Não suportar a N64 e ir para uma plataforma mais simples, como a PSone que por acaso estava a vender bem, foi a melhor decisão que uma squaresoft pôde fazer na geração das 32 bits, o fenómeno FF7 não poderia ter acontecido na N64, faltavam as massas lá. Dito isto, o maior erro delas todas esta geração foi não terem apostado com alguma convicção na Wii, o FF7 foi um bridge title (ou gateway drug), imagine-se quantos bridge titles poderiam ter havido esta geração, marketed com respeito a trazer mais pessoas para esses franchises. A Wii foi uma oportunidade para as third party's que não foi aproveitada. Por resultado disso e em contraste a brand Final Fantasy não cresceu esta geração (aproveitando o exemplo inicial), se eles não tivessem ido para o market leader em 1997 também não teriam crescido essa geração.
No fundo existem várias explicações para isso, uma delas é que desde a N64 as produtoras "third party" possuem dificuldades em vender jogos nas consolas Nintendo, o resto adivinhem.
Nunca investiram para isso. Na N64 a consola saiu mais tarde, possuia cartuchos com pouca capacidade o que dificultava ports e não permitia FMV's (que foi algo que se tornou relevante nessa geração) e era complicada de se trabalhar com. Além disso a documentação era francamente má e havia sitios onde os developers normais não estavam autorizados a mexer, como o micro-código de rendering da consola onde a rareware se fartou de mexer. E a Nintendo (tal como a Sega) até aí guardavam bastante informação sobre as suas plataformas para si e third party's mais próximas. (a Sega levou com acusações dessas na cara quando lançaram o NiGHTS into dreams a fazer coisas que mais nenhum software na consola estava a usar, e realmente, dizem as lendas eles estavam a usar um SDK novo, mais avançado que só foi lançado posteriormente)

Tudo mudou com a Gamecube, a Nintendo jurou nunca mais ter uma coisa dificil de se desenvolver para e fizeram a gamecube, um dos equipamentos mais balanceados que a industria de videojogos já meteu a vista em cima, e cost effective. Falhou o resto.
Não basta dizer que quero isto, quero aquilo e quero ainda mais isto, já que no caso da Wii o mercado já estava preparado para mínimos com o lançamento da Xbox 360, a capcom, Epic, etc já possuíam os seus motores desenvolvidos, porque raio se iriam submeter à Nintendo, se os motores já prontos a facturar e que custaram milhões em desenvolvimento já estavam preparados para a Xbox 360 e aguardavam pelo "colosso" chamado PS3.
A Capcom até soube aproveitar, puseram o MH3 na Wii especialmente porque já imaginaste o trabalho de fazer um monster hunter para uma HD e depois fazer o downport para a PSP onde ia vender mais de qualquer maneira?

Deviam ter havido muito mais exemplos deles, uma plataforma menos potente ter suporte tinha sido muito conveniente esta geração para certas developers.

Já a Epic é muito pouco profissional, ponto final. É a tal infantilidade da industria. A port deles da UE 2.5 para a gamecube era deplorável e não a actualizaram ou optimizaram posteriormente, vieram mandar bocas de que a engine chegava. Ao mesmo tempo que se recusaram a portar a UE 2.5 para a PSP e a Ubisoft teve de o fazer para os jogos Rainbow Six. O facto de não serem eles a fazer significa que... mesmo que alguém tivesse optimizado a engine deles para a consola ela continuaria a ser vendida sem ser nesse estado.

Sim, a ausencia de UE optimizado para a consola preudicou-os, mas já alguém pensou no dinheiro que eles perderam e pontes que minaram? Há muita gente que se aparecer uma alternativa à UE nesta industria se muda sem pestanejar, já não basta serem uma developer com a sua engine e terem vantagem natural nela face à concorrência (eles têm um ou dois processos em cima a serem acusados de guardarem informação para eles) ainda por cima frequentemente são arrogantes com quem licencia a tecnologia deles "queres suporte nosso em x plataforma com engine y? olha porta-a tu"

A Ubisoft teve novamente de portar o raio da engine para a 3DS para correr o Splinter Cell (uma port que não ganha prémios é certo) porque a Epic não se dignou a ter uma engine compativel com a pipeline de trabalho deles na consola. Se repararem a Ubisoft que praticamente impulsionou sozinha o uso da UE2 na geração passada... mal tocou na UE3 por isso. É que ninguém quer estar dependente dos meninos e suas birras.
Esta geração é a geração dos multi e cada vez mais se irá ver isso, a verdade é que quem não produz plataformas prefere vender de todas as maneiras e feitios e em ultima analise é óbvio que o mercado da Xbox 360 e PS3 juntos são maiores do que o da Wii.
São, mas os custos de desenvolvimento também são 4 vezes maiores (o multiplataforma deixou de ser opcional para muitos produtos) e mesmo a terem acesso a uma userbase maior a verdade é que a porta de entrada não está nestas consolas (e que esta geração o utilizador multiplataforma é como nunca foi; 25% do possuidor de uma PS3 deve ter uma X360 ou Wii; estatística inventada mas tu percebes).
Não. A Nintendo nisto só conseguirá mudar as coisas com um volte face enorme na sua política, pois teria que apostar muito no desenvolvimento indie e lançamento de SDKs (MS: XNA, Sony: Vita SDK). A Wii-U só irá estar frente à XBOX360 e PS3, e irá ser alvo do tão adorado "milking" de jogos já lançados nas consolas atuais com uns pózinhos para lhes dar um novo ar, a maior parte dos estúdios vão-se virar para as concorrentes, lançar os jogos aí e depois cortar aqui e acolá e lançar os jogos na Wii-U. Vai uma aposta?
Olha que as dev tools da Wii melhoraram muito ao longo da geração, para o fim já tinhas emuladores de TEV pipeline em ambiente PC, para não ser chato ter de fazer o tape-out.

Com o SDK "Software Development Kit" da Wii U a Nintendo está a desatar a oferecer software que mais ninguém oferece. O Havok e o Gameware da autodesk vêm licenciados de série. A ideia é um developer com um dev kit wii U deverá ter ferramentas para fazer tudo sem licenciar terceiros.

A Nintendo raramente usou third party development tools, por isso o facto de o estarem a fazer agora, e de terem investido em licenciá-las de série na consola, é um passo à frente da própria concorrencia. E de resto o foco deles em hardware sempre foi ser suficientemente simples para a performance ser previsivel, não são plataformas dificil de se desenvolver para.
Atenção que tudo isto é conjetura da minha parte, mas atendendo a como a teoria e prática do que se tem visto nos estúdios e software houses, creio que não deverá fugir muito da realidade.

A Nintendo vai ter que contar consigo mesma e com alguns estúdios da praxe de início, como sempre.
Talvez, mas o facto é que provavelmente não irão haver razões suficientemente boas para isso suceder. O problema não é só da Nintendo, é o facto de para as third party's estarem "dammed if you do, dammed if you don't" se eles não querem suportar a plataforma vão inevitavelmente lixá-la ou prejudicá-la e queixar-se que a Nintendo é boa demais nas suas plataformas; efeito bola de neve.

É como quando tens nega e culpas o professor.
 
Não voltarei a comprar consolas Nintendo. A Wii foi o maior FLOP alguma vez visto. A WII-U com graficos inferiores a PS360 vai ser ainda pior. Como é possivel uma empresa tão grande começar a cair tanto. IMO

Vamos ver na proxima consola mais do mesmo, mais mario, mais zelda, menos qualidade.IMO
 
O que significa corno, quando as consolas são encostadas. Olha a minha... E sei de muitos casos que foram compras de impulso e lá estão, a ganhar pó ou metidas na caixa.
Faltou a componente de comunidade que as consolas concorrentes tinham. Espero que a Nintendo, com o seu novo arsenal entenda de uma vez por todas que sair das fronteiras do quarto/sala afinal vale a pena.

Ser campeã de vendas é bom... Para a Nintendo, mas eu não jogo vendas, mas sim jogos. Pá, é assim. Não foi flop, mais podia e devia ter sido muito mais do que foi.
 
Nem foi a lider de mercado desta geração...

Tem calma a geração também só fecha quando elas deixarem de vender.

Mas seja como for a wii não facturou tanto a nível de software como a xbox360/playstation3 nisso não tenhas duvidas, e claro outros factores como a pirataria por exemplo causam sempre uma agradável vende de Hardware, mas depois no software vê se isso mesmo, poupas vendas, fora os exclusivos nintendo que esses facturam o resto dos títulos 3rparty estão longe de vender numa wii como vendem para uma xbox/playstation, e um distribuidor tem varias equipas que estudam o mercado, assim como custos de projecto e markting, se a wii fosse rentável não tenhas duvidas que companhias como a EA, Squarenix etc apostavam para a mesma o problema é que não é, imagina um dragon age, mass effect ou final fantasy xIII a sair para a wii, achas que vendiam tanto como se fosse para uma xbox/play?? E lógico que não.

E espero que a wii u seja muito diferente da wii em TODOS os aspectos desde online, a própria nintendo começar a apostar em software multiplayer ( porque se tiver só eu e o meu gato em casa não adianta jogar resorts etc ) ter disco rígido faz sempre falta, ser plataforma não só de jogos mas multimédia ( mas hoje em dia o hardware que existe não e difícil isso acontecer ) e para mim o aspecto mais importante que tenha mais software de peco, e para isso acontecer é preciso ter hardware para aliciar os developers, alias como pcgamer já sinto uma diferença enorme para a play3/xbox360 é necessário haver evolução.

E não quero esperar 4 anos por um zelda, assim como também só ter 2/3 jogos de eleição também não.
 
Tanta conversa de specs e no fim tudo se resume aos jogos: Veja-se Psp Vs DS, Ps3 vs 360 e actualmente Vita vs 3DS..
A wii U para mim é compra dia 1 pelos jogos Nintendo. Para pessoas fora disso, esses são os curiosos a quem a N terá de provar o que vale.

Na minha opinião a questão dos Specs é vital, na perspectiva que foi devido a esta enorme diferença que a Wii não cheirou algumas series/franchises. Como já tinha dito anteriormente, e como já aqui disseram outros, muitos títulos 3rd Party não foram para a Wii por uma questão de desgosto ou algum pseudo-movimento contra a Nintendo, mas sim porque exigiam um "capamento" do software que tinham, e em muitos dos casos uma total redefinição do produto. Para muitos developers não se justifica estar a reprogramar um trabalho por causa de uma "excepção" (pode ser a líder do mercado, mas é uma excepção quando falamos de Specs).

Com consolas de Specs semelhantes entre si a probabilidade de existirem multi-plataformas é muito superior.

Os jogos da Nintendo são muito bons, mas a ausência de algumas séries são bem sentidas, tão sentidas que tenho quase a certeza que uma grande maioria dos aficionados por jogos não passaram esta geração única e exclusivamente com a Wii ... viram-se "obrigados" a comprar outra consola. Não tenho nenhuma estatistica mas tenho quase a certeza que a Wii foi líder do mercado graças a uma nova comunidade de jogadores (criada pelo novo paradigma da Wii focado nas NUI - Natural User Interfaces), pois se dependesse unicamente das pessoas que vivem este mercado os dados seriam bem diferentes - pelo menos penso assim.

No final das contas, tudo isto se deve à diferença de Specs que desvalorizas-te de forma errada no teu comentário.

Honestamente tenho algum receio que a Nintendo esteja a adiantar-se em demasia ao lançar uma nova consola (embora compreenda a necessidade de o fazer - necessidade essa que nasce mais uma vez das tais não importantes diferenças de Specs). Ou esta Nintendo U é muito mais potente que a actual geração, ou então arrisca-se a ser Overpowered quando saírem as sucessoras das rivais. Não é uma questão de gráficos ou poder de processamento, é uma questão do mercado poder reagir da mesma maneira desta geração (desenvolver títulos multi-plataforma para as duas consolas com Specs semelhantes e deixar a mais fraca de lado).

P.S: Falo da diferença dos Specs na questão dos 3rd Party, pois como já disseram antes o problema é mais abrangente (online, funções extra-jogos, etc.).
 
Última edição:
Foi líder mas a que custo? Comprei a minha Wii em 2006 e já não lhe toco há uns anos porque morreu prematuramente, não há jogos, não há comunidade, não há jogos online, não há lançamentos de jogos indie no e-shop, não há nada, fez um trabalho brilhante em abrir as portas a um gigantesco novo mercado de novos jogadores mas essa maioria de novos jogadores não é o público que constrói comunidades, que mantém vivo os jogos online e que suporta a consola, comprando os seus jogos, fazendo compras no e-shop e até comprando a Wii U. A Nintendo percebeu isto, não é por acaso que sempre que abre a boca em relação à Wii U refere o quão dedicada ela será aos jogadores hardcore, ela sabe que quem dará valor e manterá viva a consola serão esses jogadores e não os casuais, de qualquer maneira são ambos importantes, cabe à Nintendo saber gerir tudo isto, coisa que não aconteceu na Wii.

Exactamente se a wii u não lançar hardware de peço vai ser uma consola que me vai passar completamente ao lado, visto que a franchise que mais gosto da nintendo chama se zelda e esse so aparece a cada 4 anos e nao e tenho medo que seja uma consola fantasma como foi a wii, que é mesmo isto, tem pouca comunidade, online fraco, jogos com features online quase nem velos, pouquíssimos lançamento de jogos que me enteressam.
 
Falam nas specs e não há garantias que a concorrência aposte em algo realmente mais potente. Alias, o recente percurso da Microsoft aponta para "abraçar" a sala e o mercado mais casual, com um foco no netflix e outras funcionalidades e os jogos em segundo plano.
 
Quem está atrasada (a nível de Specs) relativamente aos outros é a Nintendo, por isso antes de colocar a hipótese dos outros não evoluírem muito a nível de Hardware, primeiro é necessário equilibrar a balança. Depois ou outros irão evoluir alguma coisa, pelo menos o suficiente para sair dos 30FPS default desta geração e chegar ao Full HD (equiparando temporariamente o PC - que é a plataforma que mais sofre por causa das limitações das consolas, mas isso já é outra conversa).
 
Falam nas specs e não há garantias que a concorrência aposte em algo realmente mais potente. Alias, o recente percurso da Microsoft aponta para "abraçar" a sala e o mercado mais casual, com um foco no netflix e outras funcionalidades e os jogos em segundo plano.

Bater 3 vezes na madeira. :-D

Espero bem que não e que deixem essas coisas de abraçar a sala e o mercado casual para Apple TVs e Android Hubs e afins, a mim já me basta a treta que tem sido o Kinect nesta geração que lá está, foi um sucesso...para a Microsoft claro.
 
Infelizmente julgo que isso pode acontecer. Perderam um pouco do comboio dos sistemas operativos nos smartphones, provavelmente podem querer usar a janela de oportunidade que é a a xbox 360 para agarrar a sala de estar. Essa que também será provavelmente a próxima batalha da Apple...

E em época de crise mundial, não acredito em grandes aventuras da parte deles, nem de ninguém.


Há que esperar pelo vai acontecer na E3. Há aqui muita especulação e opiniões feitas sem termos quase nada de palpável sobre a Wii U.
 
A noticia mais recente que vi sobre a Epic é que ela estava a fazer lobby para a Microsoft e Sony apostassem em consolas mais potentes...o que vai contra a esse valor que avanças aí...

Apparently Epic has seen the specs of the PS4 and next Xbox and is "actively lobbying" for them to be more powerful.
http://www.eurogamer.net/articles/2...unreal-engine-4-with-stunning-in-game-screens


A crise mundial não pode ser menosprezada no que acontecerá na próxima geração. Terão de ser mais comedidos do que é habito. Acreditar em grande salto gráfico é ser ingénuo.
 
I_Eat_All as tuas análises, apesar de extensas e detalhadas são demasiado superficiais já que em todos os teus textos só falas de coisas técnicas, isso é uma forma bastante grosseira e ineficaz de analisar um mercado, poderia fazer algum sentido há 20 anos atrás mas hoje em dia um negócio não se analisa dessa forma, a Nintendo podia ser o paraíso para os developers de jogos mas isso só representa uma pequeníssima parte da equação, não adianta andarmos a discutir especificidades técnicas porque o problema não está aí. Mesmo que a Wii fosse uma consola com as capacidades da PS3 e X360 provavelmente também sofreria da falta de interesse das editoras, em muito menor escala, é certo, mas o problema está muito além dos specs.
És a primeira pessoa que em vez de pegar nos pontos que não concorda me conota como superficial. Se falam de specs a discussão já é técnica o resto é saber elaborar ou não, peço desculpa por ter vantagem a falar de specs; e se há coisas ali discutíveis (como tudo, eu estou a fundamentar uma opinião) está lá tudo a construir um raciocinio pelo que não mudava uma virgula; dito isto, primeiro de tudo isto não é uma discussão técnica (nem perto) segundo, a minha intervenção nunca foi discutir specs ou focada em specs pelo que estás a falhar o ponto. Se não quiseres ler não leias, se não concordas não concordes; mas chamar-lhe de superficial...

Eu falo ou tento definir factos e tendencias. Não faz sentido? Pois é a única maneira de tentar fazer uma análise, é dar-lhe um certo grau de abstracção, é sempre possível duas pessoas tirarem conclusões completamente diferentes da mesma informação, mas é por isso mesmo que eu tento fundamentar bem o que digo para o caso de alguém querer pôr algo em evidencia ou confrontar-me com um outro exemplo que relativiza o primeiro. É importante definir um raciocinio; já para falar sem poder construir um raciocinio assente em alguma coisa não falo, não tenho capacidades de previsão do futuro afinal de contas. Estamos todos a definir conjectura com base no passado afinal de contas.
A Nintendo precisa de uma excelente equipa de marketing, de think tanks, de analistas de mercado e principalmente de uma nova visão, caso contrário permanecerá sempre fechada sobre si mesmo e nunca conseguirá conviver com as editoras ocidentais.
A Nintendo foi em muitas coisas a empresa com marketing mais atipico esta geração, como já descrevi com a diferença de marketing do Zelda TP para o Wii Sports. Sem bom marketing e a perfeita noção do que estavam a fazer nesse campo nunca teriam vendido como venderam, eles não estiveram parados.

De resto as equipas de marketing podem ser excelentes mas normalmente são externas à empresa. As 3 grandes já têm as melhores empresas de marketing a trabalhar para elas.

Analistas de mercado são overated, basta ver que o mais conhecido deles é o Michael Pachter, que não consegue prever que uma consola vai ser lider de mercado nem no advento de possuir uma maquina do tempo. O mercado das consolas é demasiado dominado pelo advento de software e killer apps para ser previsível por um engravatado. Ou melhor, prever como "se nenhuma alteração de estratégia for feita" algo vai ficar não é assim tão difícil (daí que o Pachter é mesmo um mau analista), já prever o impacto das mesmas, quando essas alterações muitas vezes passam por investir em software ou hardware que ainda não existe... é uma incógnita. Mas decerto as empresas de consultoria e os estudos de mercado que eles fazem cumprem um propósito.

Há passos a serem dados para reduzir a distancia para com as editoras ocidentais, o seu resultado o tempo o dirá; mas não podemos estar a agir como se não estivesse a haver um esforço de aproximação pela Nintendo. E nunca é demais definir, que sendo a Nintendo a maior empresa de gaming actualmente, o esforço de aproximação não devia ser só deles.
 
Back
Topo