Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

de um modo geral dp > dvi > hdmi(depende do hdmi que estivermos a falar). Só em monitores 4k é que é preciso ter atenção que alguns hdmi não dão 60 hz, só 30. Tens que ter sempre atenção à versão das portas do monitor e da placa grafica. Eu tinha um portatil de 2008 e comprei um monitor de 2560x1080, verifiquei na pagina da nvidia a resolução maxima da placa grafica chegava para isso mas como o meu portatil nao tinha porta dvi só hdmi e vga, depois de experimentar o monitor é que verifiquei que só conseguia até 1080p. Mas isto é um caso de equipamento "antigo".

Neste momento só teria atenção nesse aspeto dos monitores de 4k, na duvida usar display port.

Obrigado pela excelente resposta.

O mais engraçado é que a minha GFX é uma fraquita que comprei em 2009 (este ano vou investir numa em condições, pois comecei a editar imagem e vídeo) que é a Asus H4350 Silent 512mb DDR2 e vendo na página oficial da Asus não diz especificamente qual é, por exemplo, a versão da porta HDMI.

A única informação que vejo no site da Asus é que esta placa tem resolução máxima de 2048 x 1536, MAS depois diz algo como "resolução máx DVI 2560 x 1600". Isto é que me deixou um pouco confuso...

Até já me tinha esquecido que a GFX tinha saída de HDMI porque sempre tive isto ligado por VGA ou DVI. Afinal também tem saída de HDMI!

Outro exemplo é que não vejo em nenhum lado (site oficial e tftcentral, entre outros) qual a versão das portas HDMI do Dell U2515H!
 
@BlackPen segundo o manual é HDMI 1.4 (MHL 2.0)*
* Does not support HDMI 1.4 optional specification, includes HDMI Ethernet Channel (HEC), Audio Return Channel (ARC), standard for 3D format and resolutions, standard for 2K and 4K digital cinema resolution.

Penso que seja isto que procuras.
 
Informação interessante que a Samsung me forneceu hoje. Adicionei um link no primeiro post para isto, para se chegar cá mais facilmente.

Nomenclatura dos novos monitores Samsung

Tem-se visto muitos monitores com nomes mais semelhantes nos últimos tempos (desde 2011 especificamente). S24D590PL, LS24D390HL, SLS27D590CS... Mas o que indicam estes nomes para nós como consumidores? Eis o que consegui apurar com a marca:

  • Primeiras letras: LE (LCD), LS (LED), ou LT (LED com sintonizador TV). O SLS parece ser referente em primeira instância aos LS Curvos, mas a marca não reconhece como identificador interno. Um outro ponto é que às vezes o L é omitido em alguns modelos, ou seja, um S24 ou um LS24 continuama ser ambos LED;
  • Primeiro par de números: tamanho do monitor;
  • Letra individual seguinte: Ano de produção do monitor, sendo A para 2011, B para 2012, C para 2013, e D para 2014;
  • Segundo conjunto de números: identificador de gama, sendo que quanto mais alto, maior a gama, e mais extras e cuidado com a qualidade do painel vão ter
  • Últimas letras: identificador de cores e mercados de destino, são as informações que nos dizem menos respeito.

Um ponto interessante que me foi referido, é o mesmo modelo pode aparecer com nomes ligeiramente diferentes. Um S24D590PL ou um LS24D590CS serão o mesmo modelo mas com cores e mercados alvo diferentes. Sendo que são ambos LED, ano 2014 e gama 590, os paineis se não forem iguais, serão no mínimo semelhantes e terão os mesmos cuidados de afinação e qualidade.

Claro que deve ser verificado painel a painel, e uma review prática tem sempre um valor intrínseco maior, mas pelo menos consegue-se ter uma visão minimamente geral da qualidade de, por exemplo, os S24D590 de forma minimamente geral.
 
Maltinha, queria comecar a ver um monitor para um possivel upgrade. Alguem me sabe dizer uma maquina, melhor relacao qualidade/preco (quanto mais barato melhor, lol)? Tou mesmo fora do mercado, por isso prai abaixo dos 200€? :/

Dentro das 22-24" e com 120+ hz?
 
Com 120Hz, mínimo são 250€ por um XL2411Z. Abaixo dos 200€ é tudo 60Hz. LG 24MP55 e VX239H são os que mais vendem. O VN248HA não sei se anda por esses preços ainda.
 
Mas já agora, esse VN248HA é melhor do que os outros dois que referes (24MP55 e VX239H) ? É que também preciso de comprar um monitor dentro desses valores (abaixo dos 200€)...
 
Última edição pelo moderador:
Com 120Hz, mínimo são 250€ por um XL2411Z. Abaixo dos 200€ é tudo 60Hz. LG 24MP55 e VX239H são os que mais vendem. O VN248HA não sei se anda por esses preços ainda.

BenQ XL2411Z a 229,90€ (uau) aproveitem, penso que ainda vem puder pedir online até à meia noite.

*
ups, já passou há uns dias lol
 
Última edição:
LG 27MP77HM-P a metade do preço na amazon.es e só há um em stock. Se tivesse dinheiro agora ia já! hehe

Ps: na verdade vi agora o ***** e está numa loja ao mesmo preço que a promo na amazon...hehe
 
Boas, li atrás uns posts sobre ligações e fiquei um bocado baralhado no meu caso, eu tenho uma 970gtx que tem 2 DVI (in+D) e tenho um monitor Acer AT2355 que tem 2 hdmi e 1 VGA, sempre tive um cabo vga ligado ao monitor e um adaptador na gráfica, no entanto depois de ler que VGA era analógico tinha por lá um cabo hdmi e liguei a placa ao monitor ambos por hdmi, a imagem ficou um tanto mais clara, eu penso que em VGA a imagem era mais nitida, estarei a ligar bem? Há outra possibilidade de ligação, por exemplo um cabo DVI com adaptador para VGA?
 
Boas pessoal,

@miguelbazil tou de comprar um monitor na ***** (com cartão jumbo, 6x sem juros ou com juros baixos no 2º caso que vou dizer), e estou indeciso entre estes 2, poderia me dizer qual acha melhor? Cumps

Aoc 24" E2470SWH supostamente IPS - 134,90 ~ 149,90€ (dependente se pego ainda em promoção, volta de 25€ por mês)
Asus VX238T - 169,90€ (29€ por mês dando uns 6€ em juros penso)

vou utilizar para jogar a 1080p e para trabalhar em muita modelagem 3D e talvez animação e algum desenho digital no Manga Studio 5.

1) Qual o orçamento?
130 € ~ 170€
2) Quando vais comprar o material?
Entre Abril e Maio
3) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Jogos 1080p e trabalho 3D e desenho digital.

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
21"-24"
5) Resolução pretendida?
1080p
6) Que painel preferes?
a) o mais bonito e adequado

7) Opções de monitor pretendidas
c) Portas HDMI penso, se DVI for o suficiente então pode ser :)

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
FÍSICA- *****

A outra opção seria depois em Maio sacrificar 150€ do desktop que planeio comprar (entre os 700 e 800 euros) para trabalhar melhor visto que o portatil ta a dar as últimas. Assim poderia obter o tal LG muito falado por aqui no forum, mas com esses 150 poderia ou pegar um i7 em vez de i5 na altura, ou até mesmo um ssd no bundle 960 não sei. O que acha? cumps.

PS. estou inclinado para o primeiro, mas como desconheço a marca tenho um pé atras na qualidade de imagem e material...

Edit: queria agradecer outra vez a ajuda que deu quando pedi ajuda na escolha de um teclado há um ou 2 meses atrás :)
 
Última edição:
e liguei a placa ao monitor ambos por hdmi, a imagem ficou um tanto mais clara, eu penso que em VGA a imagem era mais nitida, estarei a ligar bem? Há outra possibilidade de ligação, por exemplo um cabo DVI com adaptador para VGA?
Quanto ao HDMI, vê este artigo, deves ter o problema das cores antes de mais:
https://pcmonitors.info/articles/correcting-hdmi-colour-on-nvidia-and-amd-gpus/

Sim, existem adaptadores DVI-VGA e isso não será um problema pois o DVI tem um conjunto de pins analógicos, portanto existem baratos.

@zetsubowsenpai de forma geral, eu vou sempre aconselhar IPS, ainda mais com edição envolvida. A AOC tem alguns modelos interessantes, mas não cá em Portugal. Esse não me parece que seja um dos bons.

A questão aqui é muito o facto de precisares de comprar a 6x, o que limita bastante. Muitos sítios têm linhas de crédito, mas por 150€ não sei se tens sorte. No Jumbo, não tens nada de jeito a esses preços, sinceramente. Sacrificar os 150€ na compra da torre é sempre duro, e com 800€ consegues sempre uma torre melhor. Nem me chatearia tanto entre o i5 e o i7, mas um SSD é algo alconselhável... Eu aconselharia a tentares juntar esse dinheiro extra até à compra da torre honestamente. Se tiver mesmo de ser entre esses 2, eu acho que me sentiria mais seguro com um VX238T, mesmo sabendo que IPS seria melhor escolha de forma geral.
 
Obrigado pela resposta rápida @miguelbazil , vou tentar juntar o extra como aconselhaste para o tal LG, mas caso não consiga então avanço com o asus, performance da torre acima de tudo suponho :)
A qualidade de imagem do asus não deverá chegar às cores de um IPS mas é bonito e bom ainda certo? também tá lá um VS de 21.5" a 124€ mas li pelo forum que os paineis desses são de qualidade mais fraca em comparação aos VX por isso...
 
Mais um pedaço de informação interessante, recebi uma chamada da LG em resposta a um mail meu, as gamas MP55 e MP65 tecnicamente são exactamente iguais, sendo que o que muda é o bezel do MP65 ser mais fino. Ou seja, quando apaharem um MP65 mais caro, e o redor do painel não vos interessar, vão ter a mesma qualidade visual nos MP55 por um preço mais baixo.

Quano aos nomes, o princípio é o mesmo da Samsung, mas sem os anos. os primeiros números são as polegadas, e as letras+números seguintes são o modelo, sendo que supostamente, quanto mais alto melhor. As excepções parecem ser que alguns valores semelhantes podem não variar tecnicamente, apenas no que está ao redor. A terminação (H, HQ, H-P) são coisas comerciais para distinguir países e mercados, mais uma vez, não tem utilidade.
 
Por acaso após ver esse LG tenho estado a tentar ver diferenças entre esses dois, mas sem ter sucesso. Cheguei a pensar até que o MP65 fosse um "revamp" ou upgraded version do MP55 com melhor imagem ou mais features, bem ser mais fino de certa forma acho que se pode considerar um pouco disso. Incrível é que deve haver sitios (revendedoras tipo worten ou assim talvez?) que se calhar vendem muito mais caro mesmo sendo apenas essa pequena diferença.

Gostei de ler esta informação. obrigado por partilhares com o povo ;)
 
Já percebi que é mais simples contactar as marcas e obter informação directamente deles. Perguntei na altura se tinham algum documento sobre as gamas gerais de monitores, e a minha questão foi remetida para a parte técnica, veremos se obtenho alguma resposta satisfatória (já que esta foi bastante a bem dizer).
 
Back
Topo