Tópico Oficial Dúvidas RASPBERRY PI

Ok. Mostra o comando que estás a usar para te ligares ao Pi.
Acho que não é preciso seres superuser para usares o ssh mas tenta com o sudo e vê se nao tens uma firewall pelo meio
No power shell "ssh raspberry [email protected].
Instalei a App Termius no telm. e com o mesmo host name e IP consegui entrar.
Depois de activar no Raspberry o "vpn" tentei entrar com o remote desktop e também não consegui.
Obrigado
Cumps
 
vou assumir que está a tentar instalar uma versão de debian especifica do raspberry pi. antes de clicar em "Write" tem de assinalar que quer o SSH e tem de criar um user no momento da instalação. porque por motivos de segurança o user PI foi desactivo.
se não conseguir o sudo por ssh é aceder ao pi fisicamente e usando o comando sudo nano /etc/sudoers acrescentar esta linha:
%sudo ALL=(ALL:ALL) ALL

depois pressionar ctrl+o e de seguida ctrl + x. eventualmente reiniciar e mesmo em ssh fazendo "sudo <comando>" ou "sudo su". o acesso a tudo está concedido.
 
vou assumir que está a tentar instalar uma versão de debian especifica do raspberry pi. antes de clicar em "Write" tem de assinalar que quer o SSH e tem de criar um user no momento da instalação. porque por motivos de segurança o user PI foi desactivo.
se não conseguir o sudo por ssh é aceder ao pi fisicamente e usando o comando sudo nano /etc/sudoers acrescentar esta linha:
%sudo ALL=(ALL:ALL) ALL

depois pressionar ctrl+o e de seguida ctrl + x. eventualmente reiniciar e mesmo em ssh fazendo "sudo <comando>" ou "sudo su". o acesso a tudo está concedido.
Viva
O OS, o último constante da respectiva página, com os updates, está instalado e, como disse, a funcionar e, fisicamente tenho acesso ao Raspberry pois este tem o sistema com o desktop logo, posso fazer as alterações através do monitor com o teclado e o rato.
Não percebo é porque razão com a App no telm. não tenho problemas e tanto com o ssh como com o remote desktop, e os mesmos settings/credenciais não consigo.
Obrigado
Cumps
 
eu acedo por windows 11 com a cmd normal com: ssh <user>@<ip do rpi>
da primeira vez pede aceitação e nas próximas é só inserir password. alias.. eu só ligo rede e energia para usá-lo.
o ssh em windows quando é feita uma reinstalação limpa mas o ip do rpi permanece. tem de se ir limpar o ficheiro mencionado. (situado em C:\Users\<user>\.ssh\known_hosts
outro despiste: o ip é estático ou atribuido por dhcp?
 
eu acedo por windows 11 com a cmd normal com: ssh <user>@<ip do rpi>
da primeira vez pede aceitação e nas próximas é só inserir password. alias.. eu só ligo rede e energia para usá-lo.
o ssh em windows quando é feita uma reinstalação limpa mas o ip do rpi permanece. tem de se ir limpar o ficheiro mencionado. (situado em C:\Users\<user>\.ssh\known_hosts
outro despiste: o ip é estático ou atribuido por dhcp?
Com o ssh, pede a password e depois... "denied". E, sim, a password está correcta. No Windows 10 utilizei um programa, Tiger e acontece o mesmo.
No Raspberry o IP é atribuído. Já tentei atribuir um estático mas está-me a faltar algo.
Já agora, qual é o comando no Raspberry para saber que porta o vcn está a usar?
Obrigado
Cumps
 
isso já não sei.
eu não uso X/GUI no pi é tudo por linha de comenaods
# nano /etc/network/interfaces
auto lo
iface lo inet loopback

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
allow-hotplug eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.X.Y/24
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.X.Y
dns-nameservers 1.1.1.1 # exemplo cloudflare

em caso de duvida é pegar no comando
#ipconfig eth0
e corrigir/replicar os campos necessários
vnc nunca usei mas nos ficheiros de configuração do servidor de vnc ou com o wireshark
 
isso já não sei.
eu não uso X/GUI no pi é tudo por linha de comenaods
# nano /etc/network/interfaces
auto lo
iface lo inet loopback

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
allow-hotplug eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.X.Y/24
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.X.Y
dns-nameservers 1.1.1.1 # exemplo cloudflare

em caso de duvida é pegar no comando
#ipconfig eth0
e corrigir/replicar os campos necessários
vnc nunca usei mas nos ficheiros de configuração do servidor de vnc ou com o wireshark
O problema está quando introduzo a netmask. 255.255 255.0, gravo e em vez do 255...... aparece só "24"!
 
Back
Topo