Trabalhar numa consultra

Yup, e não são só os júniores, infelizmente os profissionais mais esperientes também trabalham muitas vezes horas extras. Isso depende mais do projecto do que o nível de experiência, embora os júniores são mais fáceis de cair nisto pois pensam que precisam de sacrificar para ganhar experiência (monetariamente, fisicamente, tempo e dedicação, etc) e muitos não têm família e filhos nem contas para pagar. A verdade é que muitos não têm noção do próprio valor no mercado (há muita falta de profissionais IT), e são aproveitados/escravizados pelas empresas que tentam oferecer o menos possível e a fazer-lhes pensar que não valem muito e que há muitos outros que aceitam o trabalho.

As pessoas crescem habituadas com a mentalidade de que precisam é de focar na aprendizagem e evolução aceitando o que quer que seja (não só em condições como em projectos/tecnologias) e que devem estar gratos por terem qualquer trabalho, e isso torna-os bons escravos.

As empresas tentam competir e ganhar projectos, e reduzir custos recorrendo a estimativas apertadas ou até irreais, muitas vezes sem ter em conta da experiência da própria equipa. E ao verem que os developers se submetem às horas extras (em alguns casos, horas extras todos os dias), logo não querem saber do bem estar deles e até torcem o nariz se algum developer alguma vez discordar ou tiver família.

Já fiz horas extras de vez enquando em alguns projectos e em situações pontuais, no entanto já me deparei com colegas que fazem sacrifício em demasia ou desnecessariamente, e mesmo sabendo que existem graves problemas de gestão. É incrível o que certas pessoas fazem a acreditar que isso seja relevante, quando na verdade as empresas tratam-nos como peças (outsourced por umas quantas empresas intermediárias) e habituam-se a ter pessoas a sujeitarem-se a essas coisas. Como é que podemos querer que a gestão melhore, se na perspectiva dos managers os developers lá se desenrascam? :/
 
Yup, e não são só os júniores, infelizmente os profissionais mais esperientes também trabalham muitas vezes horas extras. Isso depende mais do projecto do que o nível de experiência, embora os júniores são mais fáceis de cair nisto pois pensam que precisam de sacrificar para ganhar experiência (monetariamente, fisicamente, tempo e dedicação, etc) e muitos não têm família e filhos nem contas para pagar. A verdade é que muitos não têm noção do próprio valor no mercado (há muita falta de profissionais IT), e são aproveitados/escravizados pelas empresas que tentam oferecer o menos possível e a fazer-lhes pensar que não valem muito e que há muitos outros que aceitam o trabalho.

As pessoas crescem habituadas com a mentalidade de que precisam é de focar na aprendizagem e evolução aceitando o que quer que seja (não só em condições como em projectos/tecnologias) e que devem estar gratos por terem qualquer trabalho, e isso torna-os bons escravos.

As empresas tentam competir e ganhar projectos, e reduzir custos recorrendo a estimativas apertadas ou até irreais, muitas vezes sem ter em conta da experiência da própria equipa. E ao verem que os developers se submetem às horas extras (em alguns casos, horas extras todos os dias), logo não querem saber do bem estar deles e até torcem o nariz se algum developer alguma vez discordar ou tiver família.

Já fiz horas extras de vez enquando em alguns projectos e em situações pontuais, no entanto já me deparei com colegas que fazem sacrifício em demasia ou desnecessariamente, e mesmo sabendo que existem graves problemas de gestão. É incrível o que certas pessoas fazem a acreditar que isso seja relevante, quando na verdade as empresas tratam-nos como peças (outsourced por umas quantas empresas intermediárias) e habituam-se a ter pessoas a sujeitarem-se a essas coisas. Como é que podemos querer que a gestão melhore, se na perspectiva dos managers os developers lá se desenrascam? :/

O grande problema é que os próprios managers tem essa filosofia de trabalhar até cair para o lado, daí exigirem isso aos outros...
 
Mas eles recebem para isso. Tipicamente têm uma parte do vencimento que é variável em função das vendas. Portanto se trabalharem mais têm a hipotese de vender mais o que se pode reflectir em mais income. O consultor não: trabalhe as horas que trabalhar, vai receber o mesmo no final do mês. Aliás, às vezes até se reflecte em menor income porque tem que gastar dinheiro em taxis, jantares fora, etc. O manager se ficar a trabalhar até mais tarde e tiver que jantar fora, mete nas despesas do projecto e está resolvido.

O que a aries23 diz é o busilis da questão: se o pessoal se continuar a sujeitar a fazer horas extra de forma repetida, as chefias vão continuar a aproveitar.
 
Isso varia de empresa para empresa, nem todas as empresas de consultoria são iguais e sim há casos de empresas que praticamente forçam a trabalho extra e onde trabalhar menos de 12 horas/dia é extremamente mal visto, não havendo qualquer tipo de compensação, há outras empresas onde as horas extra são pagas ou são dadas outras formas de compensação.

Fazer algumas horas extra e mesmo alguns fins de semana é algo que vejo como normal em aturas de go live, no entanto isto deve ser a excepção e nunca a regra, os efeitos a longo prazo de trabalhar demasiado, stress permanente e muitas vezes má alimentação, pouco exercício e vida sedentária são graves a médio longo prazo quer a nível de saúde, quer a nível pessoal, de pouco me serve ter uma conta bancária recheada se não terei oportunidade para desfrutar do dinheiro.
 
Na minha pouca experiência (13 meses) já fui chamado a uma reunião com um chefe que me disse que as minhas 8:30h diárias estavam a desestabilizar a empresa, pois toda a gente fazia 10/11 no minimo e eu não podia fazer menos que eles senão teria que me ir embora.
 
Na minha pouca experiência (13 meses) já fui chamado a uma reunião com um chefe que me disse que as minhas 8:30h diárias estavam a desestabilizar a empresa, pois toda a gente fazia 10/11 no minimo e eu não podia fazer menos que eles senão teria que me ir embora.

e tu respondias que as 8 horas que ele te paga estão a destabilizar-te a conta bancária, que não podias trabalhar mais do que te pagam...
 
e tu respondias que as 8 horas que ele te paga estão a destabilizar-te a conta bancária, que não podias trabalhar mais do que te pagam...

E ele dizia-lhe que então ia ter que sair da empresa. Qual é a dúvida? Achas que o chefe ia "ter medo" dessa resposta dele?
Se a restante empresa/equipa faz 10/11 horas, o chefe vai estar à espera que ele faça o mesmo, é simples.

Ele agora tem duas hipóteses
  1. Passar a fazer as 10/11 horas diárias
  2. Dizer-lhe que não está disponível para fazer as horas extra e começar a procurar outro sítio
 
Não fui tão agressivo, por acaso perguntei-lhe quantas horas semanais tinha no contrato porque eu sinceramente não me lembrava de ter assinado 60h semanais.

Isto foi duplamente eficaz visto que já estava há uns meses á espera de contrato e até então estava num esquema muito semelhante aos recibos verdes.
Depois de uns meses á espera do dito contrato, acabei por sair da empresa e eles arranjaram outro recém-licenciado a ganhar algo que roça os 800€ e que trabalha as ditas 10/11h.
 
O problema é que há uma agilidade muito grande em relação a despedimentos por parte dessas empresas e não falta malta a querer fazer qualquer coisa, nem que seja por 800€!
 
E ele dizia-lhe que então ia ter que sair da empresa. Qual é a dúvida? Achas que o chefe ia "ter medo" dessa resposta dele?
Se a restante empresa/equipa faz 10/11 horas, o chefe vai estar à espera que ele faça o mesmo, é simples.

Ele agora tem duas hipóteses
  1. Passar a fazer as 10/11 horas diárias
  2. Dizer-lhe que não está disponível para fazer as horas extra e começar a procurar outro sítio

Não, não é simples. a menos que exista uma explicação plausivel apra eles trabalhares tantas horas....

E por explicação plausivel quero dizer:
- aconteceu uma tragédia em ambiente de Produção que tem de ser resolvida ASAP
- por algum motivo alheio à gestão do projecto e ao cliente (culpa da equipa portanto) o projecto derrapou

fora isso não estou a ver que outros motivos podem levar um gestor (não um chefe) a pedir a alguém para trabalhar mais do que é suposto...
 
Neste caso era mesmo o Chefe chefe, não um gestor (não estou a falar de uma dessas consultoras gigantes, mas sim de algo pequeno) e não era uma questão de prazos ou de clientes tudo era sempre cumprido. As razões que me foram indicadas foram que "toda a gente vestia a camisola" e que a "cultura empresarial na empresa era essa".
 
Não, não é simples. a menos que exista uma explicação plausivel apra eles trabalhares tantas horas....

E por explicação plausivel quero dizer:
- aconteceu uma tragédia em ambiente de Produção que tem de ser resolvida ASAP
- por algum motivo alheio à gestão do projecto e ao cliente (culpa da equipa portanto) o projecto derrapou

fora isso não estou a ver que outros motivos podem levar um gestor (não um chefe) a pedir a alguém para trabalhar mais do que é suposto...

Totalmente de acordo, devia ser assim.
Na prática é assim? Não.

Neste caso era mesmo o Chefe chefe, não um gestor (não estou a falar de uma dessas consultoras gigantes, mas sim de algo pequeno) e não era uma questão de prazos ou de clientes tudo era sempre cumprido. As razões que me foram indicadas foram que "toda a gente vestia a camisola" e que a "cultura empresarial na empresa era essa".

Isto é o que se passa na maior parte das consultoras. Grande parte das vezes o trabalho extra que o pessoal faz naquelas 2 ou 3 horas a mais podia ser feito no dia seguinte. Mas a "cultura" da hora extra. Uma parvoice, claro.
 
ignorando o facto que essas horas a mais sao estupidamente mais produtivas no dia seguinte do que no fim de 8 horas de trabalho, fazer mais horas porque ai ui cultura da empresa, vestir a camisola, etc, é risível. principalmente quando é esperado que o faças e muito provavelmente não tens nenhum benefício.

bem que podem enfiar as camisolas num sítio que eu cá sei...
 
Estou a terminar mestrado e se eu relatasse a minha história ficariam parvos, só digo trabalhei ao fds, fiz horas extras , horas mega extras e projectos fora da zona de habitação, no final(por minha iniciativa de sair) como ainda nao tinha chegado o contrato pagaram me a mim e a um colega exactamente nas mesmas condições por dois meses e meio (3 se contarmos com os 14 dias de teste) , 550€... e para isto teve de ser envolvido um advogado pq so nos queria pagar 440 (dizia q o iva era da nossa responsabilidade) ... grande abraço
 
Estou a terminar mestrado e se eu relatasse a minha história ficariam parvos, só digo trabalhei ao fds, fiz horas extras , horas mega extras e projectos fora da zona de habitação, no final(por minha iniciativa de sair) como ainda nao tinha chegado o contrato pagaram me a mim e a um colega exactamente nas mesmas condições por dois meses e meio (3 se contarmos com os 14 dias de teste) , 550€... e para isto teve de ser envolvido um advogado pq so nos queria pagar 440 (dizia q o iva era da nossa responsabilidade) ... grande abraço
Queres desenvolver? Foi numa consultora? Foi por estágio?
Como é possivel voces aceitarem/terem de trabalhar durante 3 meses por menos de 200 euros por mes!?
 
Eu nao aceitei nada desde o primeiro momento q nos disse que depois acertavamos quando chegasse o contrato(ou seja por exemplo parcelar durante o tempo de estagio) este tempo e como os 3 estagiários(nos) era todos amigos tava se bem... e sim fui burro ignorante fui tudo mas eu sou uma pessoa de bem, os meus país sao donos de um bar desde q nasci e smp me habituei a ver o meu pai a ser a pessoa mais corrscta do mundo em contas... nao vou dizer a empresa como é óbvio mas não é consultoria é uma empresa recente e q se esta a desenvolver mt bem
 
é surreal o que se trabalha nas consultoras hoje em dia. Ver amigos meus a trabalhar 12 horas por dia durante meses e meses, trabalhar fins-de-semana...perdem uma qualidade de vida absurda. Uns ganharam problemas de saúde, outros chegaram a ficar meio ano sem ver a família que vivia a 50 km, outros simplesmente sairam do país ou mudaram para um ambiente de investigação porque já não aguentavam tanto trabalho.

O absurdo é que o facto de se trabalhar 12 horas ou mais por dia seja considerado pelos "managers" como um dado adquirido quando o contrato especifica o contrário (nem sempre). E melhor (ou pior) é quando alegam a conversa de "se não queres vais embora e há quem queira lá fora"...

Mas esse é um problema que é transversal aos "managers". Como disse um user acima, a forma como as empresas tentam ganhar os projetos umas às outras é uma batalha de quem consegue fazer mais por menos, e depois quem leva com isso são os consultores...normalmente o cliente é que fica sempre a ganhar.

Nunca estive numa consultora, apenas sei das coisas por depoimentos de amigos e colegas, e para dizer a verdade, não sei se alguma vez me meto numa.
 
Back
Topo