[HDTV] Tutorial: Como Calibrar uma HDTV

Como expliquei nos post anteriores calibrar a imagem não é possível usando apenas "configs" que se encontram na internet ou de outros utilizadores. Calibrar a imagem requer equipamento e software próprio para se obter bons resultados e não é uma tarefa que se possa fazer a "olho".
Sim, mas com certeza que se pode melhorar qualquer coisa em termos de imagem sem ter de andar a investir em equipamento...
 
Há pequenos ajustes que se podem fazer para diminuir os erros e aberrações que normalmente vêm por padrão.
Mas garantir reprodução de cores e gama realmente fidedignas, só calibração com equipamento.
 
Há pequenos ajustes que se podem fazer para diminuir os erros e aberrações que normalmente vêm por padrão.
Mas garantir reprodução de cores e gama realmente fidedignas, só calibração com equipamento.
Sim até aí eu concordo.
Claro que para ficar a 100% já não é a olho.
 
A "olho", ou seja com a utilização de alguns padrões é possível ajustares o contraste, o brilho e o sharpness.

Mesmo para a cor e o tint/hue precisas de algum tipo de filtros para poderes ajustar minimamente.

O que as TVs têm e que permitem reduzir bastante as aberrações cromaticas são as "temperaturas de cor", sendo normalmente as de "warm1/2" as melhores.

Mas mesmo isto, estamos a falar de ajustar uns 10% a 30% do total possível da qualidade de imagem.

Numa TV que custa 150€ não é uma preocupação mas numa que custa 1500€ já poderá fazer sentido tirar mais partido do que se tem.
 
Eu demorei quase 1 mês para calibrar a minha a olho. E as diferenças do antes para o depois, foi como do dia para a noite. E naquela altura pouco faltou para ir trocar a TV porque achava a qualidade de imagem deprimente.
 
Eu tenho o equipamento necessário e faço esse serviço regularmente dentro da região de Lisboa.

Se precisares de mais informação envia-me PM pf. para não se estar a discutir este tema num fórum que é apenas de partilha gratuita de informação com a comunidade.
 
Viva pessoal.
Comprei esta semana uma Samsung ue55h6200 smartv 3D e a qualidade de imagem parece-me boa, mas com alguns comentários que li, não sei se com a calibração ela não poderá melhorar.
Conseguem-me dar uma ajuda para calibrar esta Tv?

Obg
 
Tenho uma samsung 42'' F5500, e noto que os filmes que vejo pela porta USB, tem muito grão. Qual o parâmetro que tenho de alterar para diminuir o grão? Mesmo com ficheiros de 20Gb se nota o grão.
 
Tenho uma samsung 42'' F5500, e noto que os filmes que vejo pela porta USB, tem muito grão. Qual o parâmetro que tenho de alterar para diminuir o grão? Mesmo com ficheiros de 20Gb se nota o grão.

Já experimentas-te reproduzir esses ficheiros noutro ecrã/dispositivo? Esse grão pode ser do próprio ficheiro de vídeo, é comum em rips (se esse for o caso...).

Em que valor está a Nitidez? Para vídeos HD, não convém deixar acima dos 15/20. Eu geralmente deixo entre 0 - 10, dependendo da qualidade do vídeo.

Em Opções de Imagem encontram-se as definições Digital Clean View e Filtro Ruído MPEG. Isto pode ajudar a suavizar o grão e a imagem, mas também acaba por denegrir a qualidade de reprodução e ofusca muitos detalhes inerentes ao formato HD...

Contraste Dinâmico e outros artifícios devem estar desligados.
 
Viva pessoal.
Comprei esta semana uma Samsung ue55h6200 smartv 3D e a qualidade de imagem parece-me boa, mas com alguns comentários que li, não sei se com a calibração ela não poderá melhorar.
Conseguem-me dar uma ajuda para calibrar esta Tv?

Obg

Eu também tenho esta tv e noto que os pretos, por vezes, são qq coisa de absurdamente mau! Alguém sabe de algum tutorial para calibrar a tv?
 
Boas tou desesperado tenho uma samsung UE325000 tinha visto uma config neste topic pois ate o guardei para o futuro, e a minha tv avariou foi para a marca e mal a liguei vi logo que deviam ter feito um reset ha tv pois a imagem estava horrivel, ja corri estas configs todas aqui deste topic e nao consigo melhor a imagem antes pelo contrario tou a ficar maluco estou desde as 20.20 ate agora na net a procura e mexendo na tv ha procura de repor a imagem para o aceitavel pois nem a isso cheguei, seja a ver pelo MEO ou Filmes HD a imagem ta feia a pele das pessoas tao vermelhas parece que todas apanhar um escaldao a cor dos cabelos, enfim todas as cores basicamente. so me aptece ligar para a samsung mas sei que eles nao resolvem a coisa.

o que fazer?
 
Mas metendo os valores que tinhas na calibração antiga fica tudo mal? Podia ser o caso do hábito, onde por exemplo, enquanto essa TV não viesse vias as coisas noutras ou mesmo no teu monitor e quando a Samsung veio de volta é tipo aquele choque de algo novo que não estavas habituado. Mas se estás a dizer se as cores estão super saturadas, podem ter metido alguma coisa nova lá para dentro (não sei se faz sentido) e ter ficado com outra maneira de ser calibrada. Ou seja essa config que tinhas já não vai resultar. Mas isto é apenas uma teoria. Não sei se tem fundamento.
 
Mas metendo os valores que tinhas na calibração antiga fica tudo mal? Podia ser o caso do hábito, onde por exemplo, enquanto essa TV não viesse vias as coisas noutras ou mesmo no teu monitor e quando a Samsung veio de volta é tipo aquele choque de algo novo que não estavas habituado. Mas se estás a dizer se as cores estão super saturadas, podem ter metido alguma coisa nova lá para dentro (não sei se faz sentido) e ter ficado com outra maneira de ser calibrada. Ou seja essa config que tinhas já não vai resultar. Mas isto é apenas uma teoria. Não sei se tem fundamento.


Entrei agora no "menu escondido" da samsung e vi que me actualizaram o firmware da tv pode ser isso nao? nao é habito eu sei e a minha namorada que nao percebe nada disso logo que maravilha de imagem é essa, eu uso PLEX no Raspberry PI e logo nos menus se nota. tou a ficar atrofiado a tv estava com imagem belissima antes de ir ha samsung porque nao dava imagem.


fogo nao sei quando desistir, ja estou nisto ha horas.

ha muitos amarelos parece horrivel e cores escuras tipo vermelho mas nao é vermelho nitido é borrado e demasiado escuro nem com brulho vai la
 
Última edição:
Não acho que seja, mas podes sempre fazer downgrade para um mais antigo e tentar. Ou também ligar ao apoio técnico e perguntar o quê que alteraram e se isso pode ter impacto no problema que decresces.

Btw, mas já tentaste fazer a tua própria configuração? Pegares nessa tua config (que penso que seja a minha :p) e a partir daí começares a calibrar a olho? Claro que isso é um processo que demoras semanas para atingir aquilo que queres, e tens que ler um bocado, como experimentar em várias sources para ficar no ponto.

No meu caso foi assim que aconteceu. Para ter aquilo que eu acho que ficava bem perdi horas e horas com algumas dores de cabeça pelo meio.
 
Já fiz claro tentar do zero mexer eu o pior é que em 6h não consegui sequer encontrar um ponto de partida por exemplo tinha uma imagem de house of cards em que aparecia o actor a discursar no meio de duas bandeiras americanas e nunca consegui achar o azul nem o vermelho da bandeira como devia ser e as caras meu Deus também não e antes tinha isso é se aparece um candeeiro ligado aparece-me um reflexo amarelo esquisito sempre nas paredes. Isto em HD depois desisti e tentei achar configurar apartir da Meo ainda foi pior tudo sempre muito escuro. No meu Raspberry pi antes tinha as capas todas bonitas e
 
Back
Topo