[HDTV] Tutorial: Como Calibrar uma HDTV

O amigo dragonball enviou-me uma PM a pedir a minha calibração e eu respondi-lhe também por PM, mas deixo aqui a mensagem que lhe enviei porque pode ajudar outros:


"Sim, já fiz a calibração. Foi a "olhómetro", de acordo com os meus gostos pessoais e tentando por a imagem o mais natural possível.
Também não me interessa uma calibração profissional, com colorímetro, porque o que me importa é o que os meus olhos vêem.

Nestas TV há "lotaria de painéis", o painel da minha é Sharp, por isso não sei se em outros painéis esta calibração funciona.
Podes ver qual é o teu painel no Menu de Serviço, com as indicações deste tópico:

(Para entrar no Menu de Serviço: Info-Menu-Mute-Power. Não alteres nada senão podes danificar a TV, usa apenas as teclas de direção. Para sair carregas em "Power")

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=852461&page=2

É o código que está à frente de "Option". No meu caso é 32H6AF0S (o H indica que o painel é Sharp).
No Menu de Serviço também podes ver as horas de utilização da tv (penso que é em SVC. Estou a dizer de cabeça, mas não quero estar a entrar no Menu de Serviço para ver, porque cada vez que entramos as definições são repostas e temos que configurar tudo de novo).

Fica aqui a minha calibração:

Modo Imagem: Padrão
Retroil.: 7 (tenho a tv no quarto em ambiente com pouca luz, se for para ver com muita luz ambiente pode ser necessário subir a retroiluminação)
Contraste: 95
Brilho: 35 (também deve ser ajustado de acordo com a luz ambiente)
Nitidez: 50
Cor: 45
Mat (Vr/Vm): 50/50

Definições avançadas:
Contraste din.: Desligado
Tonalidade de pretos: Desligado
Tom de Pele: 0
Só Modo RGB: Desligado
Espaço de Cores: Auto
Equilib. Brancos: tudo a 25
Gama: 0
Ilumin. do Movimento: Desligado

Opções de Imagem:
Tonalidade: Padrão
Digital Clean View: Desligado
Filtro Ruído MPEG: Desligado
Nv.pr.HDMI: Baixo
Modo Filme: Desligado
Nitidez LED Movim.: Desligado

É uma calibração para ver num ambiente com pouca luz e ainda costumo ter o Sensor Eco ligado, com a retroiluminação mínima de 4, para quando desligo a luz baixar automaticamente a retroiluminação, por causa dos pretos. Com a luz ligada os pretos parecem pretos, mas se estivermos a ver TV com a luz desligada vemos que não são assim tão pretos, deixam passar a luz e parecem cinzentos. Isto vê-se principalmente nos filmes com as barras pretas.

Também há quem prefira ter a TV calibrada no modo "Cinema", mas eu pessoalmente não gosto porque acho a imagem muito deslavada.

Aviso já que quando ligares a TV pela primeira vez ela vai ter cores muito fortes e muita luz e uma imagem nada natural. Mas se começares a ver e depois colocares a calibração que indiquei primeiro vais estranhar e vai parecer um bocado escura.
Mas recomendo que vejas durante algum tempo com esta calibração para os teus olhos se habituarem a ela e vais ver que te parece melhor.
Depois vais fazendo retoques a teu gosto. Eu também, de vez em quando, ainda estou a fazer pequenos retoques e depende também da fonte.
Eu tenho ZON satélite, com a boxe Pace HD+, e acho que ficou com uma imagem muito boa. Mas outras fontes podem ter uma imagem diferente e é necessário alterar algumas coisas.
Acho que devemos ter todos os precessamentos automáticos desligados (porque criam artefactos na imagem) e depois ir alterando os outros parâmetros a nosso gosto."


Cumprimentos,

JGR
 
"Brilho: 35 (também deve ser ajustado de acordo com a luz ambiente)"

Isto não depende da luz ambiente, o nome é enganador.
A função desta setting é ajustar a interpretação que a TV faz dos valores digitais referentes aos pretos da fonte, TVs LCD e Plasma fazem rastreamento digital das cores no ecrã, ou seja, atribuem números a cada tonalidade de cor que os pixéis são capazes de reproduzir (256 cores por cada grupo de pixéis nos actuais LCD). Isto é um pouco complicado de explicar mas é uma simples questão de pôr a TV a interpretar correctamente a informação digital do conteúdo que tem que mostrar no ecrã.

Settings como o Brilho, Contraste, Cor, Mat e Nitidez devem ser acertados com discos de calibração apropriados, é muito fácil e não requer nenhum equipamento especial. Mas no caso do Brilho normalmente os resultados após ajustamento costumam não estar muito longe do valor de fábrica (45) pelo que normalmente é melhor deixar neste valor quando não há possibilidade de ajustá-lo com um disco de calibração apropriado. Eu suspeito que a tua TV poderá estar com alguma falta de detalhe nos zonas mais próximas do preto das imagens reproduzidas porque tens o Brilho com um valor mais baixo que o normal. Também tens a Nitidez muito alta o que pode estar a criar artefactos estranhos nas imagens, normalmente não há necessidade de subi-lo acima dos 15 ou 20 no máximo para ter uma imagem detalhada e natural... para conteúdo HD eu costumo deixar no 0...

Retroiluminação é o único ajustamento de ecrã que depende da iluminação ambiente, isto é que é o verdadeiro ajuste do brilho/luminosidade do ecrã.
 
Quando disse que o brilho devia ser ajustado de acordo com a luz ambiente devia ter dito que deve ser ajustado de acordo com a retroiluminação. Depois de ajustar a retroiluminação convém "retocar" o brilho.
Não noto falta de detalhe nas zonas mais próximas do preto porque, como disse, estou a ver num ambiente com pouca luz, se tivesse mais luz ambiente acredito que acontecesse isso.
Já tive o brilho mais elevado e fui descendo, tentando não perder o detalhe (por exemplo num fato preto consigo ver perfeitamente a gola e os detalhes do casaco).
Esta calibração tem também a ver com o facto da TV ser Edge LED e, em algumas imagens, notar-se mais luz nas laterais do ecrã. Esta é a 3ª TV que tenho, troquei duas vezes porque nas outras os ecrãs tinham problemas de uniformidade, além de uma ter um pixel morto e outra um pixel preso, e o ecrã desta é bom ao nível da uniformidade. Mas em todas elas notei este problema de ser visível mais luz nas zonas laterais.
Em relação à nitidez também já tentei descer, mas notava alguma falta de detalhe nos contornos das imagens. Não noto que crie artefactos, mas vou tentar descer aos poucos para ver se me habituo.

Obrigado pelos esclarecimentos. Não sou um entendido na matéria, apenas um curioso. E esta TV também é apenas para ver um pouco quando vou para a cama, porque para ver filmes tenho um projector que, apesar de não ser nada de topo, é outra coisa. Como estou habituado à imagem do projector não gosto de ver a imagem com muita luz por trás.

Cumprimentos,

JGR
 
Boas

A minha já chegou hoje, já estive a ver e também é uma 32H6AF0S
Estava com as Sony W705 de 32 debaixo de olho (bem bonitas visualmente, tanto a TV como o proprio pé, ao contrário do pé desta que não lhe acho grande piada, mas já está um suporte a caminho), mas uma vez que apanhei esta por 308€ na ***** no fim de semana, aproveitei uma vez que a diferença de preço ainda foi alguma em relação às sony...

Agradecido pela ajuda ;)
 
Não há nenhuma configuração. Tu é que tens que fazer a tua própria, conforme os seus gostos. Por acaso tenho a mesma TV que tu, e usei este tipo de calibração. Mas o que para mim está óptimo para ti pode estar mau.
 

Em resultado a minha configuração actual para TV, meobox HDMI e USB é a seguinte:

Preset: Movie
Color Tone: Standard
Backlight: 10 - 12 (20 with backlight strobing activated)
Contrast: 90 (Pode ir até 96 antes de clipar os niveis 235 em RGB e brancos)
Brightness: 47
Sharpness: 10
Color: 47
Tint: 50/50
Screen Size: Screen Fit (Grayed out for USB)
Gamma: -3
White Balance: 24, 25, 25, 25, 50, 45
Color Space: Auto
LED Motion Clear: Off (can/should be On for improved motion resolution, backlight would need to be increased to 20)
Black Tone: Off
Dynamic Contrast: Off
Digital/Mpeg Noise Reduction: Off
HDMI Black Level: depends on the source, non applicable for USB
Everything else at stock settings

Testei as tuas settings numa 32F5000 (com painel Sharp que ao contrário do que tenho lido por essa internet fora em que anda tudo a correr atrás de F5000 com paineis Samsung e parece que o resto não presta, considero-o muito bom) e são um excelente ponto de partida para fugir das settings horríveis que vem por defeito, eu já tinha mexido nas settings e eram semelhantes mas as tuas parecem-me ainda melhores. ;)

Só discordo na questão do sharpness que para TV em SD como fonte continua-me a parecer melhor valores de 20/25.
 
Testei as tuas settings numa 32F5000 (com painel Sharp que ao contrário do que tenho lido por essa internet fora em que anda tudo a correr atrás de F5000 com paineis Samsung e parece que o resto não presta, considero-o muito bom) e são um excelente ponto de partida para fugir das settings horríveis que vem por defeito, eu já tinha mexido nas settings e eram semelhantes mas as tuas parecem-me ainda melhores. ;)

Só discordo na questão do sharpness que para TV em SD como fonte continua-me a parecer melhor valores de 20/25.

Eu entretanto subi o Gama para -1 porque em -3 a imagem fica excessivamente escura, sugiro que também o faças. Em seguimento talvez possas baixar Brightness para 46 para não elevar os pretos, mas precisarias do tal disco de calibração para ter a certeza.

Tens razão em relação ao Sharpness, é conveniente aumentar em resoluções menores, esqueci-me de referir que a minha calibração é feita sobretudo com imagens HD.
 
Última edição:
Boas.

Liguei e estreei hoje em casa dos meus pais uma Samsung 40F6400:

Calibraçoes por mim usada:

8vvwhx.png


No entanto parece-me um pouco "acastanhada" a imagem....e ao contrário da minha 40B651, acho que ainda não está ao ponto...aceitam-se sugestões.

Aproveito para perguntar caso alguém saiba, qual o monitor que tenho.

Posso meter aqui a ref. da traseira.

Boas afinações!

P.S. Apenas testei visualizando tv analógica...logo tento HD.
 
lolol.....da net!

Nao tenho DVD nem aparelho. Saquei dum site só de calibrações...

Continuo a desconhecer o monitor, mas nao me parece que tenha saido a sorte grande...

Tive tb para actualizar o FW....mas depois vi que nao dava para fazer root, deixei estar a versão 1113....algo a pensar...

Cumps,
 
Última edição:
Nao tenho aqui a tv, só este fds é que poderei tentar.

Mas curiosamente a minha aqui B651, tb salvo erro usa essa opção...

Mas obrigado pela dica!
 
Back
Topo