[HDTV] TV 4k para a Sala

Eu tinha (e ainda tenho) uma Samsung UE46B8000XP desde há 5 anos que para mim, continua a ser excelente (top mesmo) em qualidade de imagem, pretos e fluidez.
Vejo muito HD (canais HD, satelite, boxes e mkv armazenados em rede caseira)

Decidi ir para um upgrade (já andava a pensar há alguns meses) e andava hesitante entre a Samsung UE55HU7500 (não gosto de curvas) e a Sony KD55X8505B (influenciado pelas opiniões do pessoal aqui no forum).

Vi na ***** lado a lado as 2 versões dos 2 modelos em 48 e 49 polegadas respectivamente, mas claro está, em imagens de conteudo fechado UHD 4K das mesmas.
Nestes espaços comerciais não permitem ver pelo menos TDT SD, ou de outras fontes, para um potencial comprador avaliar.
Fiquei assoberbado pelo realismo e cores vibrantes da Sony, e a Samsung sendo muito boa pareceu-me menos entusiasmante.

Decidi e comprei a Sony (de 55"). Chegou na passada sexta-feira, instalei e liguei tudo em casa...
Fiquei com sentimento misto...estando próximo do ecra (1 metro), os conteudos em HD (TV, MKV) parecem artificais, "plasticos", desvanecidos e sem aquela nitidez...
Ficando mais distante (distancia sentado no sofa 3 metros) já parecem melhor (pudera...não se vêm os defeitos), as cores são excelentes, mas.....Falta aquele click que nos faz apaixonar pela TV....
Em canais HD (1920x1080), por exemplo jogos de futebol que via na samsung, via o detalhe de cada folha de relva, de cabelo do jogador....aqui não...vejo meio "borrado". Mudei definições, tipo de imagem de vivid para standard, alterei o custom, etc....
Pretos...é para esquecer....prefiro mil vezes a minha Samsung de há 5 anos.
E o painel sem imagem (fundo escuro - sim, nao posso dizer preto...) dá para notar o clouding.
O painel é muito reflectivo. Para ver um filmes series ou TV, é melhor desligar as luzes todas, fechar os estores e cortinas e não conviver na sala :-)

Em conteudos HD pelo media player da propria TV e (supostamente) e videos demo 4K do Youtube já fiquei mais convencido.

Em conclusão: Vendo os mesmo tipos de conteudos que via antes (em TV HD, filmes e series) tenho a sensação de ter perdido detalhe e nitidez. Enventualmente no futuro para conteudos HD na TV e 4K será uma excelente opção.

Não sei até que ponto o factor principal desta pequena desilusão não seja o upgrade em tamanho uma vez que a imagem maior expõe mais facilmente os defeitos da fonte / qualidade da imagem.

Depois existem 2 pequenos defeitos (feitios) na TV que me aborrecem:
1-O media player não funciona com ficheiros de legendas externas (creio que é mal da Sony), enorme falha porque a imagem até é excelente.
2-Quando mudo o formato de imagem para 4:3 (porque não gosto de ver canais que emitem nesse formato em "esticado"), ao mudar de canal volta a 16:9 ou seja, não fixa a alteração.

Por isso estou com um "mixed feeling" ....inclinado para devolver....e comprar a Samsung.
 
Última edição:
Olá
A 1 metro de distância , ver conteúdos SD ou HD num painel 55 UHD vai ficar tudo borratado. Seja na Sony, Sam , LG , etc. Precisas no mínimo 3 metros. A distância que referes é ótima para conteúdos UHD. Os pretos são medíocres. A Samsung tem melhores pretos , mas em canais SD / TDT a Sony é mt superior em processamento no UpScaling de imagem. Em HD tb prefiro a Sony pela naturalidade das cores. O Lag da Sam para jogos é mt alto, e os canais SD/TDT ficam mesmo muito péssimos. Tenta estes settings na X85 :

Formato imagem : Expandido
Seleção Cena : Auto
IMAGEM : Standard
Retroiluminação: 5
Contraste : 88
Brilho : 58
Cor : 60
Tonalidade : R1
Temp Cor : Quente 1
Nitidez: 70/80
Redução Ruído : Desativar
Redução Ruído MPEG: Desativar
Red. Pontos Ruído : Desativar
Realidade : Auto
Graduação Suave : Desativar
Motion Flow: Normal ou Suave
Modo Filme : Auto

Avançado :
Correção Preto :Baixo
Realçar Cont. AV. : Desativar
Gamma: 0
Limitador Luz Auto. : Desativar
Realce Branco : Desativar
Live Colour: Baixo

Balanço Branco : tudo por defeito,
(exceto) :
R bias -5
G bias +3
B bias -4

Realçar Detalhes: Baixo
Realçar Extremidades : Desativar
Corretor Tons Pele : Desativar

(Se pretender mais nitidez e realce nos objetos:)

- Realçar Detalhes: Médio ou Alto

- Realçar Cont. AV. : Baixo , Médio ou Alto

( afina a teu gosto )


Para corrigires o Clouding , necessitas de um pano que não risque, húmido ou papel de cozinha tb húmido , espremido , e com o ecrã ligado, com uma imagem preta estática , fazes uma leve passagem , com pouca pressão sobre o ecrã no sentido oposto da mancha ( tipo esticar o ecrã ). Não podes pressionar mt pois podes danificar o painel. Com paciência vais verificar que os pontos de pressão vão aliviar os outros locais onde tens Clouding...é uma questão de encontrares o local certo de pressão para aliviar o outro que está com mancha. Cuidado : verifica que não se infiltre água na moldura junto ao painel. No painel da X85 é muito fácil de fazer pq é mt flexível.

Fiz no meu e melhorou imenso. Ficou praticamente todo uniforme.

Mts vezes é possível corrigir o Clouding , aliviando um pouco os parafusos que fixam o painel ao chassi da TV , ou verificar , mais qd aplicada numa parede , se não está a exercer pressão de suspensão.


Depois diz como ficou.

Abraço
JC
 
Última edição:
Obrigado, vou testar hoje.
Eu não critico a qualidade da imagem SD, até achei a TDT SD muita boa, já as dos canais cabo é inferior (mas creio ser do operador).
Apenas sou exigente naquilo que vejo em qualidade HD (80%) - Canais TV HD (Cabo e Satelite) Filmes e Series (mkv) 20%
Não uso em Gaming.
 
sim se for mesmo defeito já dela nova, se a tiveres já fora do periodo expereimental, vai ter de ser avaliada por um técnico e levada a arranjar...
 
pois por esse motivo é que não compro tv's a distancia, para em caso de problemas depois é uma chatice, o barato nessa altura começa a dar sinais de pensar duas vezes em futuras compras...

simplesmente tens de resolver isso com a loja, não vais ficar com a tv assim e quanto mais tempo deixares andar pior...
 
Tenho a Zon por satelite , box Thomson HDR, e de facto nao conseguia passagem de video em qualquer uma das 4 portas Hdmi. A box entrava em loop e nao iniciava. Troquei pela " novas " boxs da Pace ( julgo não estar enganado), e ficou tudo ok. Recebo todos canais da Zon, tendo os canais HD uma imagem fenomenal.
O sintonizador de satélite direto da TV nao testei.

Eu queria referi me a esta situação.
 
Alguém viu a Qilive 4k no jumbo?
Eles dizem que é marca própria deles (grupo *****), e penso que este modelo é da TCL (3o. maior fabricante mundial de tvs).
Tem 3 estradas hdmi. Sendo uma delas hdmi 2.0, penso que fará 4k a 50/60hz.
Se alguém conhece este modelo (ou outro igual da Tcl - também penso que vendem como sendo rebranding Thomson). Abraço
 
Alguém viu a Qilive 4k no jumbo?
Eles dizem que é marca própria deles (grupo *****), e penso que este modelo é da TCL (3o. maior fabricante mundial de tvs).
Tem 3 estradas hdmi. Sendo uma delas hdmi 2.0, penso que fará 4k a 50/60hz.
Se alguém conhece este modelo (ou outro igual da Tcl - também penso que vendem como sendo rebranding Thomson). Abraço
Vi num folheto qualquer.
Se não me engano o preço era 899€ :wow:
Será que não se esqueceram de um 1 antes dos 899???
 
São mesmo 899€. Estive a vê-la ao vivo. Tem um bom design. Mas não sei como se comporta com fontes sd - meo, voda, nos...
...
Tens a LG 47lb730v a partir de 847€...
 
Última edição:
Back
Topo