[HDTV] TV com pretos verdadeiros

PDP

Power Member
Boas.

Comprei recentemente uma TV Samsung ue40h6400, no geral estou a gostar da imagem no entanto existe um ponto que me esta a desiludir, os pretos não são bem pretos e a única maneira de os conseguir é ligar uma opção que diz HDMI black level, no entanto com esta opção ligada passa-se do 8 para o 80, tudo o que é zona escura passa a um preto profundo sem se distinguir nada. Como ainda estou a tempo de fazer uma devolução existe alguma TV de 40" até 600/700 euros com boa qualidade de imagem e verdadeiros pretos?
 
por esses valores talvez um dos ultimos plasmas se ainda os conseguires encontrar. a dias ainda vi listado no ***** uma Panasonic 42ST60 por 750€+/-, é um questão de verificares se a loja é de confiança.

A alterntiva é um LCD com FALD, que são caros, ou um OLED, que são ainda mais caros.
 
Pois...tu queres aquilo que a maioria também quer.... pretos verdadeiros :)

Mas, como o Blue_ray referiu, neste momento apenas os plasmas que já não estão a ser comercializados ou os novos OLED é que permitem obter pretos de qualidade.

A tecnologia LCD (LED ou CCFL) não consegue atingir os mesmos níveis de pretos. O painel que tens, já é um painel VA e possivelmente um dos melhores deste ano, com níveis de contraste muito elevados, muito longe dos paines IPS que equipam os modelos da LG, por exemplo. Mas, mesmo esse painel, tem um preto "máximo" nos 0.021 cd/m2...(um pouco longe ainda dos "0 cd/m2" de um preto "verdadeiro").

Podes tentar compensar (disfarçar) alterando alguns settings, mas nunca conseguirás obter um resultado inferior a estes 0.021cd/m2.

A Panasonic 40AS640E para teres uma ideia tem pretos nos 0.055 cd/m2...
 
Com HDMI black level no modo low os pretos ficam bons, só que têm o problema de colocar tudo o que são zonas escuras em preto
 
Pois...o que essa função faz é reduzir a intensidade do backlight. Torna os pretos mais escuros, mas torna todas as sombras mais escuras também....Por isso, na maioria das situações não é boa ideia ligar essa função.

Sugiro-te que tentes utilizar, como base, uma das configurações que existem para esse modelo e que depois reduzas um pouco 1º o backlight e 2º o brightness. Mas convém que seja pouco para não perderes muito detalhe...

Outra ideia que algumas pessoas dizem que melhora, mas que eu nunca experimentei, é criar o efeito do "ambilight" usando uma luz branca por detrás da televisão. Assim aumentas a luz ambiente e os pretos da TV são "disfarçados".
 
Essa função não mexe no backlight. O que altera é a curva de cinzentos, tipicamente alterna entre considerar (16,16,16) como preto ou (0,0,0). Note-se que isto pode alterar a backlight, se esta for controlada dinamicamente, mas não é essa a função.
 
A nível técnico não percebo onde mexe ou deixa de mexer, mas que transforma os pretos em verdadeiros pretos transforma, o problema é que faz o mesmo com os cinzentos e azuis escuros
 
Desde que os pretos da TV não faça ghosting ou algo do género já fico satisfeito. No inicio ainda me aventurei em mexer nos HDMI Black Levels e em outras opções que a Samsumg tinha, mas não... só estragava a qualidade de imagem. Aliás, eu na minha tenho isso tudo desligado.
 
Parece que já consegui "equalizar" a coisa. Quando tenho a tv ligada a box da zon os hdmi black leval vai mesmo para o low, nas outras ligações vai tudo para o normal. Passado alguns dias já consegui meter a tv realmente como queria, para o preço que paguei (415) não conseguia melhor e agora posso dizer que estou completamente satisfeito. Não consigo perceber é porque é que o sinal da box da zon vêm tão "bright". Alguém que tenha zon notou o mesmo?
 
Depois de conseguir meter a imagem como queria comecei a reparar que quando estão imagens escuras existem duas ou três zonas na TV claramente mais esbranquiçadas, alguém sabe se é algo comum?
 
Normal não deve ser. A menos que seja do próprio master que estejas a ver que tenha alguma falta de qualidade ou assim.
 
Última edição:
Se é "normal" ou não tudo depende das espectativas. A retroiluminação nunca é completamente uniforme, existirão sempre zonas mais claras e mais escuras. Isto é, obviamente, mais notório em ambientes escuros, e é pior quanto mais o espectador estiver desviado da perpendicular ao ecrã. LEDs edge-lit são os os piores.

As boxes Iris mandam HDMI em YCbCr e não RGB. Portanto é o televisor que tem de fazer a conversão de cor. Lamentavelmente, há muitos que não a fazem correctamente.
 
Back
Topo