Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin)

Alguém está a ter problemas com a função suspender?é que eu consigo suspender,mas depois não sei porquê não consigo voltar a iniciar o portátil.

cumps
 
Aliás, estou um pouco descontente com esta versão. Desde que uso Ubuntu (2005) em diversos portáteis este deve ser aquele que me está a trazer mais dores de cabeça por não ter logo tudo a funcionar (quase) out of the box.
A gráfica Gt-540 tb não está a funcionar e nem os drivers aparecem nos proprietários.
De resto habituei-me facilmente e o Unity, para mim, é pacifico, com a excepção da reduzida configuração que já se sabe.
 
Aliás, estou um pouco descontente com esta versão. Desde que uso Ubuntu (2005) em diversos portáteis este deve ser aquele que me está a trazer mais dores de cabeça por não ter logo tudo a funcionar (quase) out of the box.
A gráfica Gt-540 tb não está a funcionar e nem os drivers aparecem nos proprietários.
De resto habituei-me facilmente e o Unity, para mim, é pacifico, com a excepção da reduzida configuração que já se sabe.

Quanto ao Unity ha uma aplicação muito boa chamada myunity ;)
 
Alguém está a ter problemas com a função suspender?é que eu consigo suspender,mas depois não sei porquê não consigo voltar a iniciar o portátil.

cumps

Vejam se na BIOS a opção de boot UEFI está activo. Eu desactivei e resolvi dessa maneira.
Tb podem experimentar este workaround

Aliás, estou um pouco descontente com esta versão. Desde que uso Ubuntu (2005) em diversos portáteis este deve ser aquele que me está a trazer mais dores de cabeça por não ter logo tudo a funcionar (quase) out of the box.
A gráfica Gt-540 tb não está a funcionar e nem os drivers aparecem nos proprietários.
De resto habituei-me facilmente e o Unity, para mim, é pacifico, com a excepção da reduzida configuração que já se sabe.

Essa gráfica é híbrida?
 
Última edição:
Bem, após andar aqui de volta desta versão do Ubuntu, acho que o meu "ciclo" neste mundo termina por aqui (ou, melhor dizendo, fará uma longa pausa):

- o SO não é nada fluido. Não sei se é do meu portátil ou não, mas se é, não sei se devia ser uma vez que corre perfeitamente bem qualquer windows existente.
- além da "não fluidez" irritante, há janelas que teimam em bloquear, não maximizando/minimizando (ou seja, tudo funciona, excepto os botões de maximizar e minimizar do canto da janela).
- correndo APENAS o firefox com 2 ou 3 tabs abertas, passado um bocado, noto o pc a ficar super lento! Hoje, inclusive, chegava a demorar minutos a abrir uma página web (NO ENTANTO, esta última lentidão pode ter sido apenas devido à net da escola ter ficado lenta uns instantes)
- instalei uma aplicação de messenger, para utilizar o protocolo MSN. Tudo bem, abro a aplicação naquela "barra" vertical do lado esquerdo, utilizo o que quero, minimizo/fecho (acontece igual, seja qual for a minha escolha) e quando quero abri-la de novo, não encontro (a janela aberta, da aplicação) nem ao carregar no seu ícone da barra nem tão pouco com o ALT + TAB. Simplesmente não abre mais, embora continue a correr. Aconteceu-me em duas aplicações embora não me recorde do nome. Ambas para correr o protocolo MSN.

Não entendo nada disso em relação aos drivers... Acho que tudo funciona dentro da normalidade no que drivers diz respeito. Apenas me deu um pedido de permissão para utilizar um tipo de drivers para a placa wireless.

Esta é a minha pequena análise após umas dezenas de horas de ubuntu :P
 
Lamento essas dificuldades, de facto há hardware que simplesmente não funciona com esta ou aquela distro, isto é um facto. Provavelmente vão aparecer aqui pessoas a dizer: usa esta, usa aquela... Resta testar as muitas que há no mercado e fazer a escolha.
De qualquer modo essa lentidão não será normal se o mesmo pc correr normalmente um Win7.
Quanto ao msn... bom, o Ubuntu suporta de origem este protocolo, pelo Empathy. Basta carregar no icon "carta", perto das horas, e escolher a opção "Chat". Se for fechado, é chamado novamente na "carta" junto às horas. Caso se minimize, fica na barra lateral do unity mas é facilmente acessivel por Alt+TAB ou clicando no icon respectivo. Caso se prentenda que o icon fique fixo na barra lateral basta clicar com o botao direito do rato em cima e escolher "trancar no lançador". Caso recebam um chat novo, o icon fica azul e podem chamar a janela de conversa directamente pela dita "carta" junto às horas.

Cump
 
Última edição:
É realmente lamentável como é que sai cá para fora uma versão LTS com tantos bugs e alguns tão visiveis e comuns na utilização do dia a dia.
Just to name a few:
-- Aplicações Qt em que o menu não aparece no menu global.
-- Aplicações Java com fonts horriveis quando se usa o look gnome.
-- Inumeras aplicações que se faz pin na unity dock e depois desaparecem de lá.
-- Quando faço lock-screen fico com o meu workspace todo a ver-se em vez de aparecer o "wallpaper" como é suposto.
... etc.

A sensação que fico ao utilizar esta versão é que estou a utilizar uma beta inicial manhosa, não uma versão estável (ainda por cima LTS!).
 
É realmente lamentável como é que sai cá para fora uma versão LTS com tantos bugs e alguns tão visiveis e comuns na utilização do dia a dia.
Não duvido que parte disso se deva a terem o sistema de releases fixo, e quando chega aquela data têm que lançar a versão X qualquer que seja o estado, mesmo sendo uma LTS. Enfim...
 
A LTS anterior - 10.04 - aparentava ter muito menos bugs que esta. Eu digo aparentava porque nunca me lembro de ter tido um crash ou uma notificação de erro que fosse. Não sei como se passavam as coisas em background. Apesar de estar sempre a pedir-me para enviar a notificação de erro, o que é mais instável é o software manager. De resto não tenho tido grandes problemas.
 
:) compreendo o teu ponto de vista. Custou me imenso adaptar ao Unity definitivamente. Mas lá dei a volta :P E sim, a Canonical embirrou com o Unity e de nada valeu o coro de protestos. Hoje dou-lhe parabéns pelo trabalho que deenvolveram no Unity (principalmente o HUD), mas custou-lhe muitos users que de repente se sentiram orfãos... Mas como em tudo na vida, nem sempre se pode agradar a todos ;)
Quanto à questão de escolha dos programas por default, é sempre possível instalar outros programas. Por exemplo, aos anos que uso o VLC para video e até para música (e como eu mt gente) e o Pidgin para IM (no windows tb uso)... não me resta outra escolha senão instalar. Mas é uma escolha :)
Depois há a questão do hardware. De todas as distros TUX que já testei, Ubuntu foi a que me deu melhores resultados no meu hardware, na instalação e no uso.
Quanto às dependencias dos programas... alguém com mais know-how pode explicar melhor mas do que me lembro, eu tb removia o evolution e não mandava o gnome abaixo :)

Cump

O HUD é tão útil quanto o compiz neste momento à maioria dos utilizadores, é daquelas fancy things que se usa uma vez e depois passa. Se tivesse comandos de voz como sugeri na altura em que saiu, então sim seria algo avassalador, fora isso não estou a ver a esmagadora maioria do pessoal a usar. Mais uma vez "tomem lá, se não gostam mudem" e assim o pessoal o faz.

Claro que é possível instalar outros programas, tal como em qualquer distro o é, mas tendo em conta que eu não uso a maioria do que traz (falta saber quantos também não fazem o mesmo...) mais valia ter durante a instalação um wizard a questionar que aplicativos deseja instalar ou então só instalar um sistema base com o ambiente de trabalho e o essencial para posteriormente instalar aplicativos, ao menos poupava-lhes trabalho a eles e aos utilizadores.
 
Última edição:
Claro que é possível instalar outros programas, tal como em qualquer distro o é, mas tendo em conta que eu não uso a maioria do que traz (falta saber quantos também não fazem o mesmo...) mais valia ter durante a instalação um wizard a questionar que aplicativos deseja instalar ou então só instalar um sistema base com o ambiente de trabalho e o essencial para posteriormente instalar aplicativos, ao menos poupava-lhes trabalho a eles e aos utilizadores.

Poupava trabalho a alguns utilizadores, dava uma dor de cabeça a outros. Para mim, o sistema ideal é o que traz defaults razoáveis e permite fazer as modificações que quiser. Mas tens uma boa alternativa, que é instalar a Server Edition.

Já agora, críticas como as que tenho lido aqui foram o que me fez voltar a Debian. Ao contrário de muita gente, até gostei bastante do Unity, mas à terceira vez que crashou desisti. Quando se começa a tornar normal, numa distribuição de Linux, os programas terem de enviar regularmente crash reports, algo está mal, e essa era a experiência que eu estava a ter, tal como no Kubuntu anteriormente. É especialmente mau quando o Windows parece estar bastante estável. Estava a pensar experimentar este Precise Pangolin, mas depois de ler este thread talvez seja melhor esperar mais algum tempo.
 
Última edição:
Não dava dor de cabeça, é só colocar as opções no wizard:

Instalação típica
Instalação base
Instalação personalizada

Será assim uma escolha tão dificil?

Espera que saia a versão 12.04.01 nessa altura já trará muita coisa corrigida.
 
Não dava dor de cabeça, é só colocar as opções no wizard:Instalação típicaInstalação baseInstalação personalizadaSerá assim uma escolha tão dificil?Espera que saia a versão 12.04.01 nessa altura já trará muita coisa corrigida.
Ter essas opções no wizard parece-me bem. Não me tinha ocorrido, estava a pensar que seria obrigatório escolher o programa para cada tarefa.
 
Sim, recordo-me de ver isso no setup do Suse, por exemplo.
Quato às queixas aqui reportadas, curiosamente não tenho qualquer tipo de crash e o único stress que tive com esta LTS foi na suspensão. Por isso o meu espanto quando leio isso.
 
Tambem nao tenho tido problemas. Mas ja tive alguns erros internos.
Para alem disso so alguma lentidao a iniciar aplicacoes, apenas na primeira vez depois de ligar o pc, e a iniciar a dash.
 
Vejam se na BIOS a opção de boot UEFI está activo. Eu desactivei e resolvi dessa maneira.
Tb podem experimentar este workaround



Essa gráfica é híbrida?
Sim é hibrida com uma intel.
Outra coisa manhosa é a ventoinha sempre a trabalhar no máximo. Chateia e é desnecessário.
Tenho de ver se encontro uma solução para a gestão de energia ser eficiente como no Vaio que tive com 11.10.
 
Back
Topo