Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin)

A questão das gráficas híbridas só terá uma solução satisfatória com o Wayland, mas até ao momento só existe um gestor de janelas compatível com este novo sistema gráfico (o Weston). E com a implementação actual do Wayland que permite comutar a gráfica, obriga a que a compatibilidade com o enorme parque de software dependente do X Window Server seja descontinuado, visto que as aplicações X (que acarreta os toolkits GTK, Qt, etc) ou sejam re-escritos de modo a usarem o Weston Display Manager ou usem o Xlib que estaria implementado como uma camada de compatibilidade sobre o Weston (mas muitas ferramentas clássicas seriam simplesmente extintas).

Outra das (enormes) dificuldades é que o Wayland é um sistema gráfico totalmente novo, e todos os drivers actuais da NVidia e ATI são totalmente incompatíveis, salvo os módulos do kernel Linux. Idealmente a AMD e NVidia deviam re-escrever os componentes incompatíveis, mas até que o Wayland 1.0 seja lançado não vão lançar controladores oficiais, obrigando teoricamente a misturar partes proprietárias com componentes open source que são baseadas na API Gallium 3D (Xgl e OpenGL sobre o X não são compatíveis como o Wayland :-D) e OpenGL ES 2.0 ou superior ! (somente 64-bits!)
Mas em contrapartida o Gallium 3D facilitaria a implementação do DirectX 10 e 11 no Wine :002: de forma quase nativa, o que era algo totalmente excelente para a equipa do Wine, uma vez que a própria API Gallium 3D já implementou as primitivas do DirectX 10 e 11 a nível dos drivers! :002:

Entretanto já existe software como o Google Chrome que já foi portado nativamente para o Weston/Wayland, mas obriga a que o computador tenha um processador de 64 bits e que a placa gráfica suporte OpenGL 2.0 por hardware, caso contrário nem vai correr! :)


Caso tivesse experiência ou uma equipa, muito provavelmente já estaria a implementar uma das minhas utopias: criar a primeira distribuição Linux que usasse exclusivamente o Wayland, relegando o X Window Server como um subsistema de compatibilidade a nível de utilizador somente para correr as aplicações que não podiam ser portadas para o Weston. Portanto, criaria o primeiro desktop Wayland puro usando toolkits a correr sobre o Weston, incluindo um Xlib Compatibility Layer for Weston para as aplicações que necessitavam das API do X a nível do utilizador (como o Wine), e mais o GTK e Qt sobre o Weston.
Os drivers open-source seriam todos baseados no Gallium 3D, com tentativas de usar componentes proprietários para determinadas placas mais avançadas.
Desta forma estava criado uma distro pensada para verificar o potencial do Wayland num sistema limpo de bibliotecas criadas na década de 1980, e sem as instabilidades geradas pelos toolkits 3D sobre o antigo X.

O pequeno senão :-D eram os requisitos mínimos da maquina para correr esta distro...
Um processador de 64 bits (de preferência dual core, quad-core e superior melhor ainda9
1 Gb de RAM (2,4,8 ou acima melhor ainda... :-D)
Uma placa gráfica com suporte nativo ao DirectX 10 ou OpenGL 3.x ou superior (embora usa a implementação OpenGL ES)
Monitor de alta resolução (suporte nativo ao multi-toque graças ao Wayland, mas bastava o teclado e rato)
Placa de rede LAN ou outro acesso à Internet em banda-larga
Firmware UEFI suportado(podia usar a BIOS)

Resumindo, nada de netbooks ou computadores antigos. :002:
 
A questão das gráficas híbridas só terá uma solução satisfatória com o Wayland, mas até ao momento só existe um gestor de janelas compatível com este novo sistema gráfico (o Weston). E com a implementação actual do Wayland que permite comutar a gráfica, obriga a que a compatibilidade com o enorme parque de software dependente do X Window Server seja descontinuado, visto que as aplicações X (que acarreta os toolkits GTK, Qt, etc) ou sejam re-escritos de modo a usarem o Weston Display Manager ou usem o Xlib que estaria implementado como uma camada de compatibilidade sobre o Weston (mas muitas ferramentas clássicas seriam simplesmente extintas).

Outra das (enormes) dificuldades é que o Wayland é um sistema gráfico totalmente novo, e todos os drivers actuais da NVidia e ATI são totalmente incompatíveis, salvo os módulos do kernel Linux. Idealmente a AMD e NVidia deviam re-escrever os componentes incompatíveis, mas até que o Wayland 1.0 seja lançado não vão lançar controladores oficiais, obrigando teoricamente a misturar partes proprietárias com componentes open source que são baseadas na API Gallium 3D (Xgl e OpenGL sobre o X não são compatíveis como o Wayland :-D) e OpenGL ES 2.0 ou superior ! (somente 64-bits!)
Mas em contrapartida o Gallium 3D facilitaria a implementação do DirectX 10 e 11 no Wine :002: de forma quase nativa, o que era algo totalmente excelente para a equipa do Wine, uma vez que a própria API Gallium 3D já implementou as primitivas do DirectX 10 e 11 a nível dos drivers! :002:

Entretanto já existe software como o Google Chrome que já foi portado nativamente para o Weston/Wayland, mas obriga a que o computador tenha um processador de 64 bits e que a placa gráfica suporte OpenGL 2.0 por hardware, caso contrário nem vai correr! :)


Caso tivesse experiência ou uma equipa, muito provavelmente já estaria a implementar uma das minhas utopias: criar a primeira distribuição Linux que usasse exclusivamente o Wayland, relegando o X Window Server como um subsistema de compatibilidade a nível de utilizador somente para correr as aplicações que não podiam ser portadas para o Weston. Portanto, criaria o primeiro desktop Wayland puro usando toolkits a correr sobre o Weston, incluindo um Xlib Compatibility Layer for Weston para as aplicações que necessitavam das API do X a nível do utilizador (como o Wine), e mais o GTK e Qt sobre o Weston.
Os drivers open-source seriam todos baseados no Gallium 3D, com tentativas de usar componentes proprietários para determinadas placas mais avançadas.
Desta forma estava criado uma distro pensada para verificar o potencial do Wayland num sistema limpo de bibliotecas criadas na década de 1980, e sem as instabilidades geradas pelos toolkits 3D sobre o antigo X.

O pequeno senão :-D eram os requisitos mínimos da maquina para correr esta distro...
Um processador de 64 bits (de preferência dual core, quad-core e superior melhor ainda9
1 Gb de RAM (2,4,8 ou acima melhor ainda... :-D)
Uma placa gráfica com suporte nativo ao DirectX 10 ou OpenGL 3.x ou superior (embora usa a implementação OpenGL ES)
Monitor de alta resolução (suporte nativo ao multi-toque graças ao Wayland, mas bastava o teclado e rato)
Placa de rede LAN ou outro acesso à Internet em banda-larga
Firmware UEFI suportado(podia usar a BIOS)

Resumindo, nada de netbooks ou computadores antigos. :002:
E porque não????
No meio destas questões todas quem compra material novo fica um pouco a arder sem poder usar o material como deve de ser.
As equipas de desenvolvimento deveriam aprimorar estas situações para o pessoal não andar a ter de usar WiNDOWS.
Mas como a maioria não contribui monetariamente também não nos podemos queixar muito, digo eu. Esperar a verse se resolve.

PapiMigas disse:
OK. A minha tb é híbrida. Usei isto e resolveu 5 estrelas
Quanto à questão da gestão de energia... toca a googlar

Cump

Ainda não encontrei respostas decentes.
Sou mesmo nabo
 
Última edição:
ATI híbridas não faço a mínima, mas Nvidia híbridas (Optimus) funcionam impecável com o Bumblebee. Vejo por aqui montes de pessoal com as Nvidia Optimus com problemas, quando a solução já foi colocada várias vezes.
 
Eu estou com o problema grande, e já estou farto de procurar solução e não consigo nada.

O meu portatil tem uma :

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02)
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Manhattan [Mobility Radeon HD 5400 Series]

E não consigo configurar isto de maneira nenhuma, já segui 1001 post's, maneira diferentes de instalar e nada.

Agradecia a quem soubesse fazer, porque tem isto resolvido ... bye bye windows.
 
Eu estou com o problema grande, e já estou farto de procurar solução e não consigo nada.

O meu portatil tem uma :

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02)
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Manhattan [Mobility Radeon HD 5400 Series]

E não consigo configurar isto de maneira nenhuma, já segui 1001 post's, maneira diferentes de instalar e nada.

Agradecia a quem soubesse fazer, porque tem isto resolvido ... bye bye windows.

Se não me engano a ATI já tem suporte para gráficas híbridas nas drivers proprietárias. Já experimentaste instalar as ultimas do site da ATI? Tens aqui o link. Também está ai como as instalar.
 
Tenho o mesmo problema com o mesmo hardware..

já instalei o driver ati 12.4 e não me resolveu...

Para já desactivei a grafica ati para o consumo e aquecimento ser mais baixo...

Cumps.
 
Já venho um bocado tarde para dar a minha opinião, mas só este fds instalei o 12.04.

Já não usava ubuntu à bastante tempo, mas acho que esta release está muito boa. Não é uma opinião muito fundamentada, já que não usei muito, mas à primeira vista, pareceu-me que está extraordinariamente polida. E gostei bastante do Unity (mas já estou habituado à gnome shell) - principalmente o HUD.

A meu ver, estão de parabéns.
 
Tenho o mesmo problema com o mesmo hardware..

já instalei o driver ati 12.4 e não me resolveu...

Para já desactivei a grafica ati para o consumo e aquecimento ser mais baixo...

Cumps.

Pois se estás assim não faço a mínima o que podem fazer, da ultima vez que li sofre gráficas híbridas ATI e que eles supostamente já tinham suporte nas drivers proprietárias. A Nvidia tem o Bumblebee e também me parecia que iam juntar algo parecido às proprietárias. Eram bom que as drivers tivessem a mesma performance do Windows. Iria ter só Ubuntu no meu portátil pois a minha ATI não fritaria ovos! xD

Cumps
 
Instalei recentemente os sensores de temp e acho que isto aquece demais especialmente com adobe flash metido ao barulho, sou só eu com essa impressão?
 
Embora não seja o melhor sítio para colocar dicas e truques sobre este sistema operativo, aqui vai o método muito simples :004: para correr jogos e programas japoneses para Windows no Ubuntu 12.04 via Wine, e que já é bem mais simples que nas anteriores versões... :rolleyes:

O que se tem que fazer é editar o seguinte ficheiro dos locales, usando o Terminal e executando o seguinte comando:
$ sudo nano /var/lib/locales/supported.d/ja

E uma vez aberto o editor, deve-se escrever os seguintes comandos (alguns programas requerem o último locale, mesmo que seja só referido por mera compatibilidade):

ja_JP.UTF-8 UTF-8
ja_JP.EUC-JP EUC-JP
ja_JP SJIS


Por fim, reconfigura-se os locales (ignore a mensagem de aviso a respeito do SJIS), aplicando no terminal o seguinte comando:
$ sudo dpkg-reconfigure locales

Posteriormente pode instalar pacotes de fontes japonesas a seu gosto, embora o próprio Ubuntu já instale algumas que são suficientes para a maioria dos casos (basta usar o Firefox para ver num site japonês se os glifos estão correctamente renderizados)

A respeito do programa, basta editar o comando de execução no atalho ou no terminal, de modo a que o seguinte parâmetro:
$ LC_ALL=ja_JP wine jogo_japonês.exe
esteja sempre antes do comando wine.

Se não existirem falhas, o programa ou o jogo deverão correr os caracteres em japonês, quer nos menus, barras de título ou os diálogos do jogo. :p

Com isso um dos jogos yaoi que tenho (O Bound Prince, que é um jogo doujin do Death Note), já está a correr correctamente no Ubuntu 12.04 :o
 
Instalei recentemente os sensores de temp e acho que isto aquece demais especialmente com adobe flash metido ao barulho, sou só eu com essa impressão?

Pois isso não é defeito/problema do Ubuntu, mas sim do Flash que faz qualquer PC fritar!! Por isso podes relaxar que é normal aplicações com flash fazerem as temperaturas saltarem!
 
Pois eu sei que por natureza o flash já é uma miséria (apesar do HTML5 não ser melhor neste momento pelo que testei), mas estou com a impressão de que no Ubuntu ainda me mete mais 10ºC em cima do que o normal, sei que nestes últimos dias a temperatura ambiente subiu e que até está na hora de voltar a abrir o portátil para uma limpeza, mas a minha impressão não é devido a essas variáveis.

Outra coisa é se isto assume outra CPU frequency que não a mais alta (no meu caso 2.0Ghz), instalei hoje a applet e do que experimentei fiquei com a impressão de que não, mas a ver se faço o tal clean install da x64 que pode ser que todas estas impressões passem. :D
 
Embora esteja a causar off-topic..
A minha questão é se em casos de netbooks com graficas que não conseguem aceleração de flash, se o performance/temps será igual ao html5?

Cumps..
 
No meu caso (portátil com Nvidia 7600go que permite aceleração) do que testei durante algumas semanas seja em Ubuntu ou Windows e com Opera/Firefox/Chrome, a conclusão a que cheguei é que o html5 acaba por ser ainda mais exigente nos recursos e nesta altura bastante menos estável, estou claro a falar da utilização de flash/html5 no youtube.

Agora no caso de um netbook com recursos ainda mais limitados e sem aceleração acho que só testando mesmo.
 
No meu caso (portátil com Nvidia 7600go que permite aceleração) do que testei durante algumas semanas seja em Ubuntu ou Windows e com Opera/Firefox/Chrome, a conclusão a que cheguei é que o html5 acaba por ser ainda mais exigente nos recursos e nesta altura bastante menos estável, estou claro a falar da utilização de flash/html5 no youtube.

Agora no caso de um netbook com recursos ainda mais limitados e sem aceleração acho que só testando mesmo.

Podes partilhar os resultados disto: http://webglsamples.googlecode.com/hg/aquarium/aquarium.html

Desculpa o off-topic, mas é uma das coisas que estou interessado em investigar :)
 
boas, ao fazer update pelo terminal tenho estes pacotes por atualizar: linux-generic-pae linux-headers-generic-pae linux-image-generic-pae

Como faço para os atualizar? ou devo deixar como esta?

cumps obrigado
 
Back
Topo