Nintendo Nintendo Wii U - Discussão Geral

Só quero chamar a atenção que o padrão agora são os 720p. A esmagadora maioria dos jogos PS3 e X360 estão numa resolução de 720p e até inferior (o GTAIV, por exemplo, está a 640p). Jogos a 1080p são muito raros e agora não me vem nenhum à cabeça.

Se a Wii U apresentasse jogos em 1080p (e não 1080i ou 720p), já seria um bom salto de qualidade em relação às concorrentes (pelo menos até sairem as sucessoras).
Eu apenas fiz a correlação com o que tinha e tenho na nossa sala de estar no momento de lançamento da Wii e WiiU, na altura da Wii eu tinha uma Panasonic 16:9 a 480P, neste momento tenho uma Samsung a 1080P 100hertz e parece-me que neste momento as massas possuem na sala um LCD com capacidade Full HD.

A nintendo nunca se focou em "specs" nem nunca as lançou oficialmente, mas sempre acrescentou algo à forma como se joga "gameplay", no entanto antes da Wii as consolas da nintendo foram todas "potentes".

Quanto ao relâmpago recordo-me da PS1/PS2, as consolas que massificaram jogos em família e onde começou haver uma evolução no publico que joga, as consolas nessa altura deixaram de ser um "brinquedo".
 
Que dizer dos tempos da Super Nintendo e da guerra dos 16 Bits com a MegaDrive?
Que tal referir que spec by spec, a Mega Drive/Genesis saída em 1989 tinha um Motorola 6800 @ 7.67 MHz versus um Ricoh 5A22 @ 3.58 MHz da Super Nintendo lançada em 1991?

O foco da Nintendo nunca foi specs, aliás, o Gunpei Yokoi inaugurou o conceito de "lateral thinking of withered technology". O único momento de indefinição nesse sentido que podes apontar é a Nintendo 64, quando o Yokoi tinha saído da empresa e havia imensa pressão/hype relativo a specs; e isso causou hardware com alguns bottlenecks graves porque o foco de repente passou a ser specs.

Isso foi tão "mau" internamente que a Nintendo teve equipas principais a ficarem na SNES até 1999 (o Fire Emblem: Thracia 776 saiu em 1999 na SNES) e outras que esbarraram em Development Hell sem saída (a equipa do Mother 3); e é bem público que a Nintendo jurou para nunca mais.
Querem monopolizar o mercado, com um lançamento antecipado, à 3DS ou DS. Mas os mercados são diferentes e por muito mérito que a Nintendo tenha no lucro que teve nesta geração, não me parece que o raio caía outra vez no mesmo exacto sítio.
Por outro lado as razões que ditaram o sucesso das plataformas ainda são e serão válidos; e não totalmente compreendidos pela concorrência.

O primeiro é claramente que não adianta ser igual aos outros, e não adianta competir a custo de perder dinheiro com specs. Software guia o mercado não hardware e claro; jogos para demografias expandidas têm de ser feitos com todo o respeito; coisa que sinceramente ninguém na concorrência ainda entendeu. Há desafios, nomeadamente o êxodo dessa demografia expandida para plataformas de não-gaming; mas lá está, se alguma coisa a concorrência destas plataformas next gen (e a maior ameaça) não são elas mesmas.

Noutra nota, todas as plataformas que lideraram não eram particularmente bizarmas; a NES era fraquissima, a SNES não era nada de especial, a PSone tinha um GPU mais simples e básico que o da SNES, a PS2 era complicada para caramba e estava longe de ser a mais potente... E claro, a Wii; e se formos a referir os concorrentes do Gameboy/DS ainda se torna mais evidente.

É tudo uma questão de balanço, e tipicamente é no meio que está a virtude.
No fundo, a aposta no mercado hardcore por parte da Nintendo é treta. Basta ler os comentários contorcionistas em relação à estrutura da consola no que toca ao online, para ver que não caminhámos em direcção ao Edén...
Não podes julgar as coisas de um ponto de vista bidimensional.

A Nintendo não sabe fazer sistemas online, ponto final. Têm vontade de melhorar? Sim, e estamos a vê-lo com a 3DS; quando é que vão ter a estrutura que tu esperas deles? Não sei, se não "forem às compras" provavelmente não a curto prazo.

Mas lá que a aposta em fazer titulos para a core userbase está aí, está; e o andar atrás das third party's a pedir suporte também pressupõe um foco nos jogadores; é que estás a falar da empresa que dominou esta geração... Sem elas. Tecnicamente podia dizer que não precisava delas, e no entanto precisa delas, não só por uma questão de sustentabilidade mas também para fazerem o que ela não fará. (jogos Mature, por exemplo)

GT5 por exemplo funciona a 1080p, mas depois tirando carros e pistas está tudo morto(público porexemplo).
O GT5 não tem 1080p reais; o jogo corre a 1280x1080 anamorficos (1080p reais pressupõem 1920x1080), o GT5 é basicamente um 1280x720 "alargado" em linhas verticais e anamorfico.

Os problemas desta geração com 1080p são bastante palpáveis; o primeiro é o tamanho do framebuffer e a sua latencia; nem para 720p o framebuffer chega (daí os problemas de VSync crónicos e/ou a ausencia de muitos jogos a 60 frames por segundo), quanto mais; as consolas andam sempre a usar RAM adicional como buffer, se 720p ocupa espaço... imagina 1080p; e isto a salientar que espaço não é o único problema: por capaz que o GPU fosse em fillrate, fazer output de 1080p @ 60 frames por meios "normais" é impossivel com o bottleneck em questão (embora o Ridge Racer 7 tenha chegado perto).

O outro problema é fillrate, claro, mais resolução sempre foi algo taxativo e continua a ser; diz-se que precisas de 10 vezes mais fillrate para fazer algo que fazias a 480p em 1080p; fazer algo com bom aspecto em 1080p esta geração é deveras complicado; ficas mais facilmente sem memoria para texturas (porque esse espaço é hipotecado como expliquei acima) e ainda por cima 1080p requer texturas melhores/uma má textura vai-se notar mais em 1080p do que a 720p) e no meio disto tudo ainda terias de começar a racionar recursos (usar menos poligonos, menos efeitos, etc).


As melhores soluções "criativas" é o caso do Wipeout HD com um dynamic framebuffer, mas nesta geração se queres fazer 1080p e não ter um jogo last gen com "enfeites" a correr em HD tens mesmo de ser criativo (e para fazer 60 frames nessas circunstancias ainda mais)

Se a Wii U apresentasse jogos em 1080p (e não 1080i ou 720p), já seria um bom salto de qualidade em relação às concorrentes (pelo menos até sairem as sucessoras).
720p "reais" com AA e vsync já representavam um salto considerável.

De facto, Vsync e AA provavelmente têm mais impacto que um incremento na resolução (e o AA ajuda a disfarçar o facto de não estar a correr à resolução nativa de um ecrã 1080p)
 
Última edição:
Só quero chamar a atenção que o padrão agora são os 720p. A esmagadora maioria dos jogos PS3 e X360 estão numa resolução de 720p e até inferior (o GTAIV, por exemplo, está a 640p). Jogos a 1080p são muito raros e agora não me vem nenhum à cabeça.

Se a Wii U apresentasse jogos em 1080p (e não 1080i ou 720p), já seria um bom salto de qualidade em relação às concorrentes (pelo menos até sairem as sucessoras).

1080p a 60 fps e mais que obrigatório assim como certas tecnologias por exmplo de tesselation, ate porque no pc já se joga a 1440p ha 3 anos mais ao menos.

Jogos a 1080p são raros mas nas consolas porque no pc quem tiver uma gráfica de 150 euros já os joga perfeitamente bem a 1080p/60fps com as settings em medium/high
 
A sair a 300€ não me parece nada mau... Comprei a wii quando saiu a 250€, mais 50€ por uma sucessora tendo em conta o acessório extra parece-me bem.
 
A sair a 300€ não me parece nada mau... Comprei a wii quando saiu a 250€, mais 50€ por uma sucessora tendo em conta o acessório extra parece-me bem.

Se tivermos em conta e retrocompatibilidade com os comandos Wii e o dinheiro gasto em comando para a Wii (eu comprei 3 wiimotes + 1 nunchuck + 2 wiimote plus), a Wii U até fica mais barata que a Wii...
 
Se tivermos em conta e retrocompatibilidade com os comandos Wii e o dinheiro gasto em comando para a Wii (eu comprei 3 wiimotes + 1 nunchuck + 2 wiimote plus), a Wii U até fica mais barata que a Wii...
Eu por acaso tenho 2 wiimotes+respecticos nunchuks+Classic Controler, só aí já se poupa algo mais realmente, lol.
 
Isto agora até á E3 vão ser rumores sobre as 3 grandes (para não falar de meterem apple e valve ao barulho tb), dia sim, dia sim!
 
Até aposto que esses palpites vêm todos como reação à apresentação original da Wii-U. Mostrou na altura gráficos pouco melhores que as atuais consolas -> ergo -> vai ter essas capacidades...

Isto faria sentido se a estratégia de mercado da Nintendo fosse a mesma da MS e Sony. Que não é, daí que isto não passa de especulações erróneas, a meu ver.

Quando houver alguma informação concreta, será interessante.
 
Miyamoto confirma um Super Mario para a Wii U

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, a Nintendo irá revelar na próxima E3 um novo jogo do Super Mario mas para a próxima consola caseira a Wii U.

Shigeru Miyamoto em entrevista ao jornal confirma a produção de um novo jogo da série para a Nintendo Wii U, embora tenha referido que ainda é cedo para falar sobre a consola.

Miyamoto também refere que os jogos da nova consola Wii U serão difíceis de serem imitados em outras plataformas, e que assim será uma mais valia para poderem sair vitoriosos nas próximas consolas, nomeadamente com os tablets.

O designer também aponta para a criação de novos géneros de videojogos, pois considera que os sistemas atuais, como os dispositivos iOS têm feito um excelente trabalho em conseguir reproduzir jogos e géneros conhecidos.

O próximo Pikmin 3 e ainda Luigi's Mansion 2 foram tema de conversa, onde se espera saber mais na E3 deste ano.
 
WiiU to include downloadable retail software at launch

ign.com disse:
Satoru Iwata revealed his company plans to allow consumers the ability to purchase Wii U software either in a traditional, packaged form or as a digital download. The publisher plans on having this service in place with the system's launch, though indicated only first party software would be involved at this point.

(...)

No further details were given. Iwata did not indicate if Wii U would see any hardware modifications to accomodate this new strategy. Previous iterations of the system did not feature a hard drive, though Nintendo documentation stated an external, USB-based drive would be supported.

Fico bastante contente por esta noticia, por duas razões: É a confirmação que a Wii U deverá vir com um disco rigido e que a Nintendo vai finalmente levar a sério o formato digital e on-line.
 
Em sites uk compras a ~35€, sempre é menos um bocado.
Não deixa de ser um abuso. Nesta altura de descida da wii nada devia custar mais de 15 euros a não ser jogos que tenham saido no ultimo ano.

http://www.amazon.co.uk/Super-Smash-Bros-Brawl-Wii/dp/B000FQ9R4E/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1335518197&sr=8-1
Mas isto é preço de gente? O raio do jogo saiu em 2008!

Espero também que a Wii U não seja tão fácil de hackar como a wii. Que vergonha de segurança, em 2minutos já tens a wii a correr todos os jogos que existem de borla. Ver se easy hacking deixa de ser um dos features das consolas nintendo.
 
Já cheguei a comprar esse jogo, novo, por 10 libras, há um ano. Mas normalmente a procura determina preços. Os jogos da Nintendo, por serem de qualidade e terem uma procura elevada durante mais tempo, mantêm os preços altos para acompanhar a procura.

Isso de hacks nenhuma se viu livre. Pior ainda foi o caso das primeiras Xbox 360.

O jogo mais caro que comprei foi a SE do Zelda Skyward Sword por 50€ no lançamento. A minha média de gastos anda nos 20€ por jogo. Acho aceitável.
 
Já cheguei a comprar esse jogo, novo, por 10 libras, há um ano. Mas normalmente a procura determina preços. Os jogos da Nintendo, por serem de qualidade e terem uma procura elevada durante mais tempo, mantêm os preços altos para acompanhar a procura.

Isso de hacks nenhuma se viu livre. Pior ainda foi o caso das primeiras Xbox 360.

O jogo mais caro que comprei foi a SE do Zelda Skyward Sword por 50€ no lançamento. A minha média de gastos anda nos 20€ por jogo. Acho aceitável.
Onde arranjaste por 10 libras? :P
 
Back
Topo