Nintendo Nintendo Wii U - Discussão Geral

O mercado de videojogos (o tradicional) está em quebra há pelo menos dois anos seguidos. Parte é explicado pelo fim de ciclo geracional, outra é a crise.

A 3DS teve optimos resultados a partir da forte baixa de preço. O software ficou abaixo das expectativas da Nintendo.
 
A noticia mais recente que vi sobre a Epic é que ela estava a fazer lobby para a Microsoft e Sony apostassem em consolas mais potentes...o que vai contra a esse valor que avanças aí...
Assim como a Crytek quer 8 GB de RAM.

As consolas são um trabalho de balanceamento, as empresas têm de ouvir o que a Epic está a dizer (e as outras) e com base nisso decidirem o que é viável ou faz sentido ali de um ponto de vista comercial para elas. Mas fazer dinheiro deverá ser a prioridade mais importante. E como dizes abaixo claro que a crise mundial é um factor relevante.

As developers pedirem mais faz parte, e pediriam mais mesmo que esse mais ainda não existisse.
A crise mundial não pode ser menosprezada no que acontecerá na próxima geração. Terão de ser mais comedidos do que é habito. Acreditar em grande salto gráfico é ser ingénuo.
A Sony pelo historial recente é capaz de se atirar para outra bizarma e se eles atirarem não sei como a Microsoft reagirá, não obstante de alguns dos reports darem a sucessora da X360 como um pulo modesto.
 
http://www.egmnow.com/articles/news...equires-10-times-more-power-than-an-xbox-360/ - o motor necessita de 10 vezes mais poder que a geração actual logo, sabendo que já está confirmado para a próxima Xbox e Playstation, é seguro dizer que serão pelo menos 10 vezes mais potentes que as actuais. Quanto à crise mundial... isso é daquelas coisas que nem é necessário muito esforço para provar que em nada afecta este tipo de negócios, todos os meses algum gadget ou jogo ou app bate recordes de vendas, a 3DS bateu todos os recordes de vendas, não entres pelo argumento da crise porque o negócio da tecnologia nunca esteve tão alto.

o que é que é 10x? O poder gráfico não se mede com um número. Specs com valores 10x mais altos é impossivel logo à partida, logo essas comparações são sempre parvas.
 
O mercado de videojogos (o tradicional) está em quebra há pelo menos dois anos seguidos. Parte é explicado pelo fim de ciclo geracional, outra é a crise.

A 3DS teve optimos resultados a partir da forte baixa de preço. O software ficou abaixo das expectativas da Nintendo.
E a erosão do mercado casual por parte dos tablets e smartphones.

É o mesmo fenómeno que os fabricantes de câmaras fotográficas estão a sofrer, excepto que nesse mercado tens dois segmentos (o segmento de entrada, as compactas, a ser erodido e o segmento semi-profissional/profissional). As consolas têm um valor perceptido baixo e isso é uma desvantagem; a Nintendo percebeu isso e tentou aumentar o preço da 3DS por isso, mas falhou pelas razões que já sabemos, as pessoas não acham caro dar 300 dólares por um ipod touch de 32 GB, mas acham caro dar isso por uma consola portátil.

Agora das duas uma, ou se começa a caminhar num caminho de convergencia (uma consola portátil Nintendo com versão telémovel, por exemplo) ou se continua a tentar edificar um muro de berlim, em que as consolas dedicadas não vão morrer, mas vão sofrer um ataque directo.

O ataque directo virá das set top boxes android e iOS e da Apple TV e Google TV se estas forem posicionadas para gaming. Se a TV já vem com um marketplace com jogos qual o incentivo que muita gente terá a comprar uma consola?
 
E a erosão do mercado casual por parte dos tablets e smartphones.

Sim. Também é revelante para mutação que está a acontecer.

Já que referes a questão das máquinas fotográficas. Talvez seja esse o caminho da industria dos videojogos, onde as consolas caseiras fiquem confinadas ao núcleo de jogadores dedicados. Aí duvido que se aguentem três players dedicados a esse segmento. Veremos o que reserva o futuro.
 
É pá nao tenho nada contra a vossa discussao, mas uma coisa eu sei, o mundo dá muitas voltas e ninguem sabe o dia de amanha.
O pessoal mete aqui certas noticias sobre a WII U ,( que este topico é para isso) e deixam os comentarios sobre essas noticias de lado e começam a falar de outras cenas.

Olhem já sabemos que pelo vai ter bons graficos, e temos um comando que é uma grande ideia...
 
O ataque directo virá das set top boxes android e iOS e da Apple TV e Google TV se estas forem posicionadas para gaming. Se a TV já vem com um marketplace com jogos qual o incentivo que muita gente terá a comprar uma consola?

Mesmo por isso é que na próxima geração o foco da consola dedicada nunca deverá ser o casual por mais interessante que isso na teoria (porque a Wii o fez) possa ser financeiramente na venda de hardware e quem não o perceber ou quiser dominar a sala a todo o custo irá sofrer as consequências disso, os proveitos que a Nintendo teve com a Wii nesta geração com a "banalização" do conceito de consola para qualquer um foi peixe que rendeu nesta geração e não acredito que se repita na próxima com o boom que aí esta para vir das alternativas casuais que referes.

Resumindo, com toda esta atenção ao casual e aos serviços adicionais que uma consola pode realizar, espero ainda ter uma consola para comprar na próxima geração. :D
 
Ao dares o exemplo do Pachter como analista de mercado não deves estar muito dentro do mundo do marketing e análise de mercados, ele é um mero comentador, de analista tem muito pouco, é um analista que escreve textos para os media, isso nada tem a ver com o trabalho que um analista faz para uma empresa, dizeres que um analista de mercado é overated é imensamente errado, conhecer o mercado é 80% do trabalho feito para uma empresa
O Pachter trabalha para a Wedbush Securities... É um analista, que fala demais e demasiado errado e por isso dão-lhe tempo de antena, mas é um analista. (a denegrir o trabalho de outros decerto)

Mas o meu ponto é que é difícil um analista no mercado de jogos saber o que está a fazer/dizer.
Do que seria de muitas start-ups se tivessem essa mentalidade? Nunca teriamos um Twitter, um Instagram ou dezenas de outras grandes empresas que começaram como Start-Up's (wikipedia it)
Que não foram iniciadas por analistas de mercado.

Pedir a um analista para ter ideias inovadoras é como perguntar às pessoas do século 19 o que querem de um carro. Um cavalo mais rápido seria o bitaite. Inovação nunca está dependente de analistas, soluções objectivas talvez...
É disto que a Nintendo necessita, de uma equipa de think tanks capaz de desenvolver todo um novo modelo de negócio e de desenvolvimento à semelhança que as start-ups fazem. A Nintendo a avaliar pelo que transmite não tem de todo a melhor equipa de marketing a trabalhar para ela, de longe, eu próprio que sou um iniciante em marketing vejo grandes falhas, provavelmetne as falhas devem-se devido à cultura oriental em que está enraizada a Nintendo mas se ela quer ver mudanças terá que deixar essa cultura de lado e tornar-se global.
Bom, tenho de concordar que a Nintendo é a empresa menos interessada em mudar o modelo de negócio porque é a mais confortável com ele (ter sido líder de mercado na ultima geração também ajuda; estão a fazer dinheiro) os seus think tanks não estão a ser usados dessa forma e se calhar deviam. Mas para seu mérito nenhuma das três está a pensar mudar o modelo de negócio a fundo, para seu mal.

O resto é um pouco discutível. Ainda a semana passada a falar de um gajo de marketing (e não sobre consolas) o tipo me desatou a gabar as estratégias asiaticas de coesão de pessoal, como os mandam todos de férias juntos ou como são capazes de cortar nos prémios dos altos cargos da empresa no caso de a empresa não apresentar crescimento. Estamos numa altura de necessidade de eficiencia, e a Nintendo já foi a empresa a dar mais lucro por funcionário do mundo. Não estamos a falar de uma maquina a cair aos bocados, estamos a falar de uma maquina bem oleada que não se sente obrigada a mudar o modelo de negócio.

Eles estão a fazer alterações de fundo no que toca à forma como abordam third party's, só acho que irem (muito) mais longe não faz realmente sentido; serviço online e infraestruturas têm de evoluir muito, tirando isso... Por alguma razão a Nintendo fez a 3DS e não a PS Vita. (e a 3DS provavelmente vai vender bem mais que a Vita quando fecharmos as contas da geração)

Mesmo por isso é que na próxima geração o foco da consola dedicada nunca deverá ser o casual por mais interessante que isso na teoria (porque a Wii o fez) possa ser financeiramente na venda de hardware e quem não o perceber ou quiser dominar a sala a todo o custo irá sofrer as consequências disso, os proveitos que a Nintendo teve com a Wii nesta geração com a "banalização" do conceito de consola para qualquer um foi peixe que rendeu nesta geração e não acredito que se repita na próxima com o boom que aí esta para vir das alternativas casuais que referes.

Resumindo, com toda esta atenção ao casual e aos serviços adicionais que uma consola pode realizar, espero ainda ter uma consola para comprar na próxima geração. :D
Daí a Nintendo se estar a afastar do modelo da Wii, há a noção plena de que os jogadores casuais são um público difícil de segurar/fidelizar; isso e o facto de o valor perceptido desses produtos ter sido minado (valem o quê? 1 dólar em iOS?)

Mas isto são más noticias em geral para a industria dedicada, toda a gente que começa a jogar começa por ser casual, o crescimento da industria depende da capacidade de captivar e fidelizar as massas.

As 3 grandes deviam falar mais entre elas. Depressa vamos ter Google TV's com Android OS e a televisão Apple é bem mais que um rumor; estas caixas vão fazer o que uma X360/PS3 e Wii fazem com Netflix como forma de meterem em todas as salas o seu "catálogo". E a industria de consolas devia responder conjuntamente a isso, mas não o fará.

Por causa de equipamento barato servir de clube de video (esse mercado é o mercado dos 99 dólares, é o que custa a box Apple TV), é particularmente relevante que as novas consolas não sejam muito caras; assim alguém indeciso pode contemplar pagar a diferença ao invés de investir no produto mais barato.

Já que referes a questão das máquinas fotográficas. Talvez seja esse o caminho da industria dos videojogos, onde as consolas caseiras fiquem confinadas ao núcleo de jogadores dedicados. Aí duvido que se aguentem três players dedicados a esse segmento. Veremos o que reserva o futuro.
A Sony é a mais bem posicionada. A Vita foi um desperdicio estratégico, faziam uma consola mais modesta (para poder ter o form factor da PSP Go e Sony Xperia Play) com duas variantes, uma sem telémovel para concorrer em preço e capacidade com o iPod Touch e uma com telemóvel para o segmento alto; ambas com capacidade de correr software fisico/retail.

E decerto que bastantes pessoas em vez de comprarem um ipod ou um iphone podiam ver mérito nessas propostas (e excluir ter os ditos "produtos de luxo", assim no entanto, com vocações demasiado definidas o cliente continua a precisar das duas coisas).

A abordagem ao hardware actual também faz pouco sentido. Se o acesso do developer ao hardware de uma X360 fosse mais abstracto (estivesse por detrás de uma camada de software/compatibilidade) seria possivel a Microsoft ter capacidade de negociação real. Em vez de estar presa a uma gráfica de 2006 teria capacidade de negociar com a Nvidia ou a AMD quem faz o melhor preço ano a ano e podia mudá-la todos os anos por uma mais potente, poupar dinheiro e usar esse overhead para fazer 1080p, 60 frames, modos 3D, AA de borla... Etc. Estarem dependentes das mesmas peças até ao fim do ciclo, claro, convém imenso a quem vende essas peças.

A X360 original continuaria a ser o target dos developers e corria tudo (nem que fosse em resoluções sub-HD), isto estimulava o gajo que comprou uma X360 a fazer o upgrade do modelo de 2006 para um melhor e extendia o tempo de vida útil da consola, assim como redesigns e lançamento de novas cores o fazem.
 
Última edição:
Só o facto de a consola se chamar Wii U foi esturro. Bem me lembro quando a mostraram na E3 do ano passado ter pensado que a nova consola seria apenas aquele controlador. :-D

A Nintendo tem que se afastar da marca Wii, isto se quiser mesmo aproximar-se dos mercados dominados pela Sony e pela Microsoft.
 
Só o facto de a consola se chamar Wii U foi esturro. Bem me lembro quando a mostraram na E3 do ano passado ter pensado que a nova consola seria apenas aquele controlador. :-D

A Nintendo tem que se afastar da marca Wii, isto se quiser mesmo aproximar-se dos mercados dominados pela Sony e pela Microsoft.
O nome deverá fazer grande diferença depois de a consola sair e ser promovida como uma consola nova; mas concordo, era uma confusão evitável.
 
E fácil de ver o que vai acontecer, e nem é preciso ser mágico:

A Nintendo lança a sua consola pelo Natal. Vendas irrompem, a consola tem sucesso à custa da Wii. Os gamers "a sério", os apoiantes de jogos, aqueles que querem o melhor, esperam pela XBOX/PS4 e decidem.

Os gamers que sabem, esperam pelos títulos que querem mesmo: mais Mario, mais Zelda, mais Starfox, mais comunidade online. O mal é que tal coisa virá a conta-gotas, os colossos das duas consolas rivais por lá ficam, e a consola da nintendo, de novo, será a marginal do grupo.
 
E fácil de ver o que vai acontecer, e nem é preciso ser mágico:

A Nintendo lança a sua consola pelo Natal. Vendas irrompem, a consola tem sucesso à custa da Wii. Os gamers "a sério", os apoiantes de jogos, aqueles que querem o melhor, esperam pela XBOX/PS4 e decidem.

Os gamers que sabem, esperam pelos títulos que querem mesmo: mais Mario, mais Zelda, mais Starfox, mais comunidade online. O mal é que tal coisa virá a conta-gotas, os colossos das duas consolas rivais por lá ficam, e a consola da nintendo, de novo, será a marginal do grupo.

Na mouche.

Pá, o melhor mesmo seria um reboot nisto. Mas a verdade é que a Wii fartou-se de render, por isso... o dinheiro manda.
 
Os gamers que sabem, esperam pelos títulos que querem mesmo: mais Mario, mais Zelda, mais Starfox, mais comunidade online. O mal é que tal coisa virá a conta-gotas, os colossos das duas consolas rivais por lá ficam, e a consola da nintendo, de novo, será a marginal do grupo.

Eu tenho Gold Live e considero o online relevante e também espero que a Wii U seja um passo em frente para a Nintendo. Mas não podemos sobrevalorizar o seu impacto. Apenas uma dúzia de jogos (na xbox 360) mantêm bons niveis de afluência nos modos multijogador. COD's, Halo's, FIFA's, PES, GoW e poucos mais. A grande maioria dos jogos com multijogador ficam um deserto passado meia duzia de meses.


Por outro lado, a Game Cube que foi uma abordagem quase semelhante ao que teve a Sony e Microsoft deu algumas lições à Nintendo. O sucesso recente da empresa deve-se ao facto de ter alterado a sua filosofia.



Já agora...rumores fresquinhos:

De acordo com o Nowgamer, onde noticia um rumor de um fórum italiano, a Ubisoft em Milão poderá ter revelado o preço, data de lançamento e especificações da Nintendo Wii U, a nova consola caseira da companhia japonesa.Ficamos assim a saber que a Nintendo Wii U chegará no dia 23 de novembro deste ano, ao preço de 350 a 450 dólares, algo como 275€ a 350€, isto claro sem conversão direta.
Outra das novidades é a compatibilidade com o novo motor de jogo da Epic, o Unreal Engine 4 e com o DirectX 11.
Podemos também ler que Assassin's Creed 3 correrá na consola a 60fps e 1080p, e na PS3 e Xbox 360 a 720p.
Fiquem com as especificações completas em baixo, algumas já conhecidas e óbvias.
  • Wii U suportará o DirectX 11 e já corre o Unreal Engine 4
  • Wii U tem suporte de controlos sensíveis ao toque
  • A consola contará com 2Gb de RAM, sendo que 560MB serão dedicadas ao Sistema Operativo
  • Data de lançamento para 23 de novembro
  • O preço de lançamento ainda não está fechado ms será entre 350 a 480 dólares
  • O Rayman Legends, The Avengers, Assassin's Creed 3, Just Dance 4 são jogos de lançamento da Ubisoft, bem como a chegada de Killer Freaks from Outer Space logo nas semanas depois do lançamento
  • Existem atualmente diversas consolas diferentes com os produtores
  • A placa gráfica da consola é uma com base no Radeon HD 6770
  • O Assassin's Creed 3correrá na consola a 60fps e 1080p, e na PS3 e Xbox 360 a 720p
  • Wii U virá com software pré-instalado
  • A Crytek, EA e Valve já trabalham na Wii U
  • A Valve está a trabalhar num sistema de distribuição digital e a passar o Portal para a consola
  • Wii U terá suporte para recompensas
  • O UI (menu) da Wii U será personalizado
  • O novo botão terá ligação com o Wii Vitality Sensor
  • Os gatilhos não serão analógicos

http://www.eurogamer.pt/articles/20...-data-de-lancamento-e-especificacoes-da-wii-u
 
Última edição:
DirectX11 na consola? Ou é verdade e é um passo de génio da Nintendo, ou o rumor foi feito sob o efeito de substâncias alucinogéneas bem potentes.
 
DirectX11 na consola? Ou é verdade e é um passo de génio da Nintendo, ou o rumor foi feito sob o efeito de substâncias alucinogéneas bem potentes.
De génio não é de certeza já que é inútil utilizar o DX quando se programa para o sistema fechado
De resto isso é mais que fake, basta ver que um empregado da Ubisoft sabe o que é que a Valve está a fazer com a consola
 
Acho que isso não passa mesmo de um rumor. Direct X e a Valve a trabalhar num sistema digital na Wii U ... é um bocado puxado :rolleyes:. A parte do sistema operativo (presumo que deixa android) também acho que seja um rumor. Mas se for verdade é muito bem vinda:D, para além de demonstrar a tal maior aposta que a Nintendo tinha dito que iria fazer no online.
 
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