1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ZONHUB - Definir IPs estáticos e DNS

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por kimroskas, 26 de Dezembro de 2009. (Respostas: 539; Visualizações: 246844)

1. kimroskas

kimroskas Power Member

Definir IPs estáticos (por MAC address)
    Uma vez que o zonhub não permite desactivar o servidor DHCP, apesar de existir uma opção para isso, podem desta forma atribuir IPs estáticos às máquinas da vossa rede.
    Uma alternativa é definir em cada máquina um ip dentro da gama de ips da rede. Contudo, por erro, podemos definir 2 máquinas com o mesmo ip e pode dar asneira. Os passos que indico a seguir eliminam esse risco e, na minha opinião, penso que é mais cómodo uma vez que não é necessário estar a fazer configurações em todas as máquinas.

1-Fazer login na interface do zonhub
    2-Ir à página http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_dhcps_conn&prev_page=page_dhcps_conn&req_mode=1
    2.1-Para definir IP estático para as máquinas que estão ligadas no momento ao zonhub, clicar no nome/ip e colocar visto em "tipo de aluguer estático".
    2.2-Para definir IP estático para uma máquina que não esteja ligada no momento ao zonhub, clicar em "Nova ligação estática". Aqui terão que, obviamente, indicar o MAC Address do interface de rede/placa da máquina que querem ligar e escolher respectivo IP dentro da gama da rede.

Desta forma podem deixar todas as configurações TCP/IP do SO em automático.

Definir servidor(es) DNS a utilizar
    Para utilizar servidores DNS à escolha (opendns, por exemplo) em vez dos da zon

1-Fazer login na interface do zonhub
    2-Ir à página http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vw0
    3-Escolher o separador "Definições"
    3.1-Em servidor DNS escolher "utilize os seguintes endereços do servidor dns" e escrever o(s) respectivo(s) endereço(s).

Espero ter ajudado.

EDIT:
    Acesso às configuraçoes avançadas das interfaces do zonhub
    LAN: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0
    WLAN1: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_ra0
    WLAN2 (ZON@FON): http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_ra1
    WAN1: http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vw0
    WAN2 (ZON@FON): http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vwfon0

Agradeço ao riu218 e boot pelas dicas/sugestões.

Última edição: 13 de Janeiro de 2010
  2. Devil69

Devil69 Power Member

Obrigado, com certeza que vai dar jeito a muita gente. Agora porque é que a ZON não disponibiliza o user de admin? É que as funções estão lá, não sei é porque razão só disponibilizam o user home...

Eu para conseguir aceder aos links que enviaste tive que colocar zonhub.home e o resto do link igual. Já agora como é que descobriste este menus?

Última edição: 26 de Dezembro de 2009
  3. kimroskas

kimroskas Power Member

1-Tb não consigo entender o porquê de não disponibilizarem links directos para estas opções. Por um lado salvaguardam possíveis "estragos" por parte dos clientes... mas para isso existe o reset ou a PCmedic. Por outro lado deixam de fora os clientes com certa autonomia e que se sentem à vontade a fazer determinadas configurações. Não dá para entender.

2-Descobri isto por acaso. Andava intrigado por não se conseguir desactivar o dhcp. Então comecei a pensar em várias possibilidades, mesmo as mais estúpidas. Tentei fazer o seguinte:
    fui a Rede local->Definições e em "finalizar endereço ip" coloquei 192.168.1.1, pensando eu que assim o gajo deixaria de atribuir automaticamente ips. Cliquei em aplicar e fui surpreendido por uma mensagem de alerta com um link que me levou à tal página onde se pode definir ips estáticos. Isto, em parte, resolveu-me a questão do dhcp. Em parte porque o dhcp continua activo, mas fazendo a alocação estática de ips e alterando a gama de ips para o número suficiente de máquinas da nossa rede acabamos com uma situação idêntica à desactivação do dhcp. Questão do dhcp resolvida.
    Depois reparei que na página onde se define a atribuição estática de ips tem um link que é "LAN Hardware Ethernet Switch" e cliquei. Apareceu-me uma página com configurações avançadas divididas por separadores. Vi que na barra de endereços o parametro "active_page" tinha mudado para "page_conn_settings_eth0". Pensei então em substituir "eth0" pelos nomes dos dispositivos que aparecem em Sistema->Monitorizar, sendo um deles a interface WAN Ethernet (vw0) onde defini os servidores dns.

Foi +/- isto. Desculpem o texto estar um pouco confuso.

4. annjo

annjo Power Member

Boas,

Antes demais, muito obrigado pelo excelente trabalho que realizaste na descoberta destes dois links. Foi através deles que pude chegar a este novo link: http://zonhub/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0.

Este novo link pode ser acedido directamente através da página Ligações de dhcp (o teu primeiro link). Depois de associarmos um endereço MAC a um IP, clicamos na coluna Nome de ligação, no nome que lá aparece. Esta acção vai-nos levar a uma nova página oculta de configuração: Propriedades de LAN Hardware Ethernet Switch. Nesta nova página entre outros, encontramos um separador chamado Definições e no final das definições temos uma opção que permite finalmente desligar o Servidor DHCP.

Para concluir e até agora temos então penso eu três páginas ocultas com configurações inportantes no ZONHUB:

Rede Local >> Wireless >> Ligações DHCP
    Sistema >> Propriedades de WAN Ethernet
    Sistema >> Propriedades de LAN Hardware Ethernet Switch

Cumps,
    aNNjo

5. kimroskas

kimroskas Power Member

Boas,
    por acaso tb cheguei a essa página, mas comigo não funcionou. Por isso é que comecei por dizer "Uma vez que o zonhub não permite desactivar o servidor DHCP, apesar de existir uma opção para isso..." e nem me dei ao trabalho de partilhar o falhanço.

Confirmas que o dhcp ficou mesmo desactivado?

Aproveito para partilhar nova descoberta: é possível aceder ao modem com user/pass admin/admin. Para isso basta fazer-lhe um reset e de seguida fazer login. Isto não traz nada de muito útil, uma vez que apenas dará acesso a 1/2 dúzia de opções tais como ocupação do cpu, logs, servidor dns e pouco mais, permanecendo ocultas todas as opções que temos vindo a falar. De notar que após o modem concluir o processo de registo perde-se o acesso, sendo necessário fazer de novo login com o user home.

6. annjo

annjo Power Member

Boas,

Infelizmente tens razão, a opção esta lá, mas realmente não funcionou, como na altura nao tive a necessidade de desligar o Servidor de DHCP, não testei... resta saber se as outras opções lá estão a funcionar ou não. Será que usando o user Admin dá ao menos para realizar essa operação?

Cumps,
    aNNjo

7. davchaintech

davchaintech Power Member

Grande dica... Tb queria isso deve ter muita mais coisas bloqueadas pela zon...

Abraços.

8. BlueShark

BlueShark Power Member

era bom era saber o login e password de maior previlégios

9. imm22

imm22 Power Member

Eu também já andei à procura do DHCP, e já falei com vários operadores da ZON, como seria de esperar sem sucesso.
    Mais um produto de baixa qualidade a acompanhar o Resto, É claro que no topo da pirâmide temos de pedra e cal a ZONBOX HD, como o produto mais foleiro de todos os tempos

10. annjo

annjo Power Member

Boas,

Até agora e pelo que vi está a ser um dos melhores routers que me passaram pelas mãos, boas velocidades e muitas funcionalidades de topo. Nem que seja pela relação preço qualidade ate agora é uma aposta ganha.

Cumps,
    aNNjo

11. riu218

riu218 Power Member

12. boot

boot Power Member

13. kimroskas

kimroskas Power Member

Feito.

14. davchaintech

As dicas são boas mas mesmo assim o zon hub é um LIXO como router um dos piores que trabalhei até hoje...
    Ele não grava sempre os IPs estáticos no meu servidor tive que fazer pelo windows pois ele mudava sempre o IP o mesmo problema no netbook troquei o tempo de troca de IPs e parece que agora ficou com os IPs mas sempre que se desliga a maquina e se volta a ligar tem que se ir ao link Ligações de dhcp travar os IPs...

ZON HUB = LIXO...

Abraços.

15. boot

boot Power Member

Hmmm, porque não defines o IP manualmente no servidor?
    Depois pões o dhcp do Zonhub em vez de começar no 1 por exemplo, a começar prai no 10, e ficas com 10 ip's que nunca serão atribuidos pelo dhcp....
    Isso dos ips estaticos ainda não testei.

16. davchaintech

Eu fixei um IP no servidor ele não troca mais.
    Mas a verdade é que este Zonhub é muito bugado...

Abraços.

17. kimroskas

kimroskas Power Member

Aqui tem funcionado bastante bem com a atribuição estática no router e configuração IP dos PCs em automatico. Desligo/ligo os PCs e, independentemente da ordem que os ligo, é sempre atribuído o mesmo IP a cada 1 dos PCs de acordo com o que defini no router. Já houve inclusivé falhas de energia e as configurações mantiveram-se.
    Só é pena a ZON ter metido a mãozinha neste router pq até é bastante estável. Pelo menos o meu tem sido.

18. davchaintech

Como modem não é mau embora não sei pq mas quase todos os dias tenho que fazer um reboot nele pois caso não faça isso não me abre sites embora o resto funcione bem troquei de DNS e melhorou um pouco. Sobre os IPs estático resolvi em mudar o tempo que ele atribui um IP mas no servidor fixei o IP na maquina assim não tenho mais problemas.
    Outra coisa que notei o DMZ não funciona bem...

Abraços.

19. Camões

Camões Power Member

Obrigado Kimroskas pelas importantes informações que disponibilizaste.

Uma dúvida : existe alguma vantagem real em alterar o DNS? Não é suposto que o da ZON nos proporcione ligações mais rápidas e estaveis? Para ligações preferenciais a sites nos USA que DNS sugerem?

20. juskoviak

juskoviak Power Member

Boas.

Segui os passos que tu descreves mas no passo 2.1 não acontece nada quando clico no nome/ip para colocar o visto em "tipo de aluguer estático".

Mais, quando vou para o link que deixas-te ele leva-me para a página normal do zon hub e não para nenhuma página diferente???

Será que me podes ajudar??

Obrigado desde já

Cumps

Agora fui encaminhado para o verdadeiro link :) e já consegui por todos os IP´s estácticos...

Cumps

Última edição: 16 de Janeiro de 2010

Partilhar esta Página