Artigo/Análise ZONHUB - Definir IPs estáticos e DNS

Já agora alguém sabe qual o valor máximo de lease ?
Não sei qual é o limite mas já vi pessoal a colocar até 10 anos, agora se funcionou ou não só daqui a 10 anos saberemos. Pelo menos o ZONHUB não se queixou.

Pessoal alguém sabe explicar porque é que o ZONHUB teima em dar nomes de anfitrião (hostnames) do estilo computer, computer-2, computer-3... às minhas máquinas que possuem IP estáticos, apesar de todas elas terem o hostname bem definido nos sítios próprios?

Por exemplo tenho uma impressora HP com hostname laserjet. Quando a conecto ao ZONHUB por IP estático o hostname aparece computer-#, dependendo se há mais máquinas com IP estático ou não.

Se for por DHCP já aparece laserjet sem falha.

O que é que me está a escapar aqui?

O hostname só é enviado quando a obtenção do IP é por DHCP? É que é o mesmo com todas as máquinas: desktops, laptops, rpis, NAS, you name it.

Isto só me está a lixar os acessos por SSH e não encontrei nada em lado nenhum sobre isto.

TL;DR: ZONHUB reporta todos os hostnames das máquinas com IP estático como computer-#. Por DHCP já aparecem bem. Porquê?
 
Definir IPs estáticos (por MAC address)


1-Fazer login na interface do zonhub
2-Ir à página http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_dhcps_conn&prev_page=page_dhcps_conn&req_mode=1
2.1-Para definir IP estático para as máquinas que estão ligadas no momento ao zonhub, clicar no nome/ip e colocar visto em "tipo de aluguer estático".
2.2-Para definir IP estático para uma máquina que não esteja ligada no momento ao zonhub, clicar em "Nova ligação estática". Aqui terão que, obviamente, indicar o MAC Address do interface de rede/placa da máquina que querem ligar e escolher respectivo IP dentro da gama da rede.

Desta forma podem deixar todas as configurações TCP/IP do SO em automático.
 
Back
Topo