[HELP] Project Whisper

MySeLf

Power Member
Boa tarde boa gente,

Antes demais peço desculpa se estou a postar na secção errada. Se for esse o caso agradeço que o movam para a secção adequada.

Estou na fase de planeamento de um futuro projecto que vai ter como principal objectivo o silêncio numa máquina overclokada.

Actualmente tenho:

4790K @ 4.6 Ghz ~ 1.288V @ ~75ºC LOAD
4x4GB GSkill TridentX 2400Mhz
Asus Maximus Hero VII
Asus STRIX GTX980 OC (provável que no futuro meta mais 1)
Seasonic X-850
Sound Blaster Z

4 x 2TB WD Green 3.5" RAID-0 (storage)
1 x Samsung EVO 850 500GB (SO)
1 x 2.5" 500GB (drive de Backup)

Refrigeração:
- 6 x Noiseblocker 120mm XL-1 Ligadas a um Rehobus Extreme Fan Controller
- Radiador 360 (não lhe sei especificar o modelo mas é dos mais grossos, posso verificar isto posteriormente se for importante).
- bomba aquacomputer aquastream Ultra XT + Shoggy Sandwich
- Reservatório Alphacool Cape Corp Coolplex Pro 25 LT
- Bloco: Swiftech Apogee GT (ou semelhante que já não lembro do modelo específico)

Tudo isto ligado a uma Coolermaster Stacker t01 :S
Neste momento tenho os 4 discos em suspensão elástica para reduzir vibrações.
a bomba está pousada em cima duma shoggy sandwich oficial da própria aquacomputer para reduzir também vibrações
A gráfica é bastante silenciosa, tal como a fonte sendo que as principais fontes de ruído são:

- Bomba: Esta bomba é supostamente das mais silenciosas do mundo principalmente quando reguladas para 60Hz (silent Mode) mas mesmo assim irrita-me profundamente principalmente pela vibração que provoca no resto do sistema todo).

- Discos: Já troquei todos os discos que tinha por WD Green para reduzir o ruído. Posso trocar os 4 x 2TB por 2 x 4TB mas preferia assim porque estão associados 2 a 2 em raid 0 sendo que descomprimo / instalo ISO's de um array para o outro sendo bastante rápida a instalação. Idealmente serão tudo SSD's no futuro mas para já ainda é caro demais e o mercado dos SSD's está para mudar em breve.

Portanto preciso de ajuda para escolher uma caixa que:

* Suporte um radiador 360
* Não seja mid tower (não gosto de caixas pequenas), quanto maior, melhor.
* Permita colocar em suspensão 4 discos. Este processo normalmente é mais fácil em baías 5.25". OU tenha um sistema antivibrações muito bom de origem.
* Seja o mais silenciosa possível. Este tópico é complicado mas basicamente qualquer caixa que já traga isolamento acústico ou que permite instalar de forma eficaz material de isolamento acústico.
* Permita suficiente airflow para os componentes que estão overclockados.

e caso se justifique a nível de ruído trocar de bomba. Sei que entretanto saíram umas bombas submersas no reservatóio mas estou um pouco out-of-the-loop portanto se acharem que alguma solução que permita baixar o ruído / vibrações mantendo ou aumentando a performance, propostas são mais do que bem vindas.

O orçamento não é importante, sem restricções na medida do razoável (10 TB em SSD's por exemplo está fora de orçamento).

Considerei a Corsair 900D e a Antec Signature S10 / S10G (com paineis em vidro temperado) no entanto nenhuma delas traz isolamento acústico de origem e a antec s10 não permite discos em suspensão. Tem um sistema anti vibrações para os discos que supostamente são acima da média mas mesmo assim é provável que os discos em suspensão sejam mais eficazes (só experimentando / ouvindo). Embora a Antec S10 tenha sido revista pela silentpcreviews uma das caixas mais silenciosas do mercado não permite a instalação de material de isolamento acústico devido aos paineis magnéticos sem margem para adicionar espessura aos mesmos.

A Corsair parece-me para já a candidata principal sendo que será necessário revestir com bom material de isolamento acústico (sugestões para o mesmo?). A minha principal preocupação com esta caixa é que não é das caixas mais silenciosas do mercado (pelo contrário) e não sei até que ponto é possível silencia-la.

Desculpem o testamento.

Sugestões são bem vindas. :)
 
Última edição:
Uma caixa tipo uma panela de um carro, com várias paredes, e furos, e o som tem de andar lá ás voltas dentro, sendo forrado com esponja é muito eficiente, eu já vi uma caixa de pc assim selada com a entrada de ar a passar por essa espécie de escape, agora dar com a imagem..
 
Se queres uma caixa que se adapte completamente às tuas necessidades, acho que devias dar uma vista de olhos às CaseLabs.

A qualidade de construção e dos materiais é imbatível, e são quase completamente modulares. O isolamento acoustico teria que ser comprado e instalado à parte, mas deve ser um projecto engraçado.

Mas, são caras e tens que importar dos US ou então passar por uma loja alemã (o preço fica ligeiramente mais caro nessa loja).

E uma pergunta, a tua 980 está no loop? É que não me parece claro pelo que escreveste no primeiro post, e me parece estranho que caso não esteja no loop o elemento mais barulhento da tua build seja a pump.
 
Se queres uma caixa que se adapte completamente às tuas necessidades, acho que devias dar uma vista de olhos às CaseLabs.

A qualidade de construção e dos materiais é imbatível, e são quase completamente modulares. O isolamento acoustico teria que ser comprado e instalado à parte, mas deve ser um projecto engraçado.

Mas, são caras e tens que importar dos US ou então passar por uma loja alemã (o preço fica ligeiramente mais caro nessa loja).

E uma pergunta, a tua 980 está no loop? É que não me parece claro pelo que escreveste no primeiro post, e me parece estranho que caso não esteja no loop o elemento mais barulhento da tua build seja a pump.

A 980 não está no Loop e, pelo menos para já não estou a considerar colocá-la. As strix são praticamente passivas em IDLE e quando estou a jogar estou com os fones nos ouvidos que isolam praticamente tudo [Beyerdynamics DT 770 Pro]. Mesmo sem phones é silenciosa QB. Para além disso WC nas gráficas é sempre motivo de transtorno e gastar € desnecessário sempre que se instala / troca / adiciona uma gráfica. Fica bonito, mas não passa disso para as minhas necessidades. Talvez no futuro quando sairem as Pascal e eu tiver a certeza que não vou mudar de GPU's tão cedo...

Quanto à CaseLabs já conhecia mas nunca dei demasiada atenção porque a se formos pela via de não ter isolamento acústico de fábrica a Corsair 900D chega para as minhas necessidades e já existe mais material aftermarket e projectos para a mesma para tirar ideias.

Existe, por exemplo um kit pré-cortado de isolamento acústico para a mesma.
 
Uma caixa tipo uma panela de um carro, com várias paredes, e furos, e o som tem de andar lá ás voltas dentro, sendo forrado com esponja é muito eficiente, eu já vi uma caixa de pc assim selada com a entrada de ar a passar por essa espécie de escape, agora dar com a imagem..

Hummm... é uma questão de investigar, mas não me parece uma solução muito prática. No entanto se conseguires porventura encontrar o link agradecia.

Colocar O PC num roupeiro também não me parece sensato até porque eventualmente vou necessitar de o transportar.
 
Última edição:
Se queres assim silencio o meu conselho para o que pedes seria uma Fractal Define R5.
Eu bem gostava que a R5 podesse satisfazer as minhas necessidades visto se tratar das caixas mais recomendadas para silêncio senão a mais recomendada. Infelizmente se optar pela mesma tenho que abdicar de:

Reservatório de 25L e comprar um mais pequeno / fazer um custom.
Discos em suspensão (Será que aqueles mounts dos HDD's são mesmo eficazes a reduzir vibrações? hummm)
Controlador de FAN's 5.25" visto que uma vez usando o Rad. de 360 a cage para as baías 5.25" tem que saltar fora :S

Se estiver disposto a abdicar dos discos em suspensão da controladora de FAN's (e dum leitor de DVD's), usando um reservatório custom para emergir a minha bomba (algo que estou a considerar sériamente para reduzir barulho e vibração) talvez seja adequada, mas mesmo assim não gosto da ideia de estar limitado pelo espaço da caixa para futuros upgrades.
 
Ainda relativamente à corsair 900D alguém faz ideia se os paineis esquerdo / direito são intermutáveis?
Estava a pensar comprar um "right side panel" porque não tem janela = menos ruído.
 
Eu bem gostava que a R5 podesse satisfazer as minhas necessidades visto se tratar das caixas mais recomendadas para silêncio senão a mais recomendada. Infelizmente se optar pela mesma tenho que abdicar de:

Reservatório de 25L e comprar um mais pequeno / fazer um custom.
Discos em suspensão (Será que aqueles mounts dos HDD's são mesmo eficazes a reduzir vibrações? hummm)
Controlador de FAN's 5.25" visto que uma vez usando o Rad. de 360 a cage para as baías 5.25" tem que saltar fora :S

Se estiver disposto a abdicar dos discos em suspensão da controladora de FAN's (e dum leitor de DVD's), usando um reservatório custom para emergir a minha bomba (algo que estou a considerar sériamente para reduzir barulho e vibração) talvez seja adequada, mas mesmo assim não gosto da ideia de estar limitado pelo espaço da caixa para futuros upgrades.

Dependendo do rad que usares podes manter as baías 5,25", mas como queres utilizar um radiador espesso é complicado, eu no teu caso usava um radiador de 30mm de espessura com boa densidade de lamelas tipo HL black ice com fans apropriadas para SP. Desta forma poderias manter o controlador, leitor de dvd's hoje em dia é praticamente inútil, mas se precisas mesmo... Quanto ao reservatório à certamente várias soluções boas para isso depende do material que escolheres. Já compras-te o material?

Quanto ao sistema dos discos não sei se é o melhor, mas Fractal tem sempre qualidade.
 
Eu o material já tenho ( radiador 360 grosso, bomba, reservatório).

Passo bem sem o leitor óptico.

Sent from my GT-I9505G using Tapatalk
 
Back
Topo