Dúvidas Que instalação fazer?

cabeca69

What is folding?
Bom dia,

Na minha casa é o seguinte:
Router na sala, ligado por cabo a portátil tem praticamente as velocidades contratadas 100/10.
Via Wi-Fi no quarto no piso de cima, verticalmente, tenho 30-35/8.
Já testei 2 PowerLines diferentes, porque tenho tido quebras em jogos online que gera desconexões e algum lag, e a ligar directo da PowerLine por cabo ao PC ou tinha o mesmo ou pior do que por Wi-Fi, causando-me ainda mais de instabilidade.

Por isso neste momento, estou a considerar passar cabo directo do router, para o quarto, através das tubagens das paredes da casa.
Junto ao router, para além da tomada de cabo TV que vem directo da rua para a box, tenho uma tomada telefónica que é usada pela box para injectar sinal telefónico na casa toda. A 40cm da torre do PC, tenho uma ficha também telefónica que não uso. Abri essa tomada telefónica e vi que as tubagens são bastante largas face aos fios que estão inseridos, por isso a minha questão é:

Posso passar cablagem de rede Ethernet nessa tubagem tranquilo ou aqueles fios telefónicos podem gerar demasiadas interferências?

Googlei alguns dias e apesar de reconhecer os benefícios do STP, estou a considerar usar 100m Cat6e Utp., que arranjo a 29€. Stp só por mais do dobro pelo que vi em sites portugueses.
 
Bom dia,

Na minha casa é o seguinte:
Router na sala, ligado por cabo a portátil tem praticamente as velocidades contratadas 100/10.
Via Wi-Fi no quarto no piso de cima, verticalmente, tenho 30-35/8.
Já testei 2 PowerLines diferentes, porque tenho tido quebras em jogos online que gera desconexões e algum lag, e a ligar directo da PowerLine por cabo ao PC ou tinha o mesmo ou pior do que por Wi-Fi, causando-me ainda mais de instabilidade.

Por isso neste momento, estou a considerar passar cabo directo do router, para o quarto, através das tubagens das paredes da casa.
Junto ao router, para além da tomada de cabo TV que vem directo da rua para a box, tenho uma tomada telefónica que é usada pela box para injectar sinal telefónico na casa toda. A 40cm da torre do PC, tenho uma ficha também telefónica que não uso. Abri essa tomada telefónica e vi que as tubagens são bastante largas face aos fios que estão inseridos, por isso a minha questão é:

Posso passar cablagem de rede Ethernet nessa tubagem tranquilo ou aqueles fios telefónicos podem gerar demasiadas interferências?

Googlei alguns dias e apesar de reconhecer os benefícios do STP, estou a considerar usar 100m Cat6e Utp., que arranjo a 29€. Stp só por mais do dobro pelo que vi em sites portugueses.
Podes passar sim.
Quanto a powerline nao da tanta velocidde porque o mais certo e teres duas fases em casa certo?
 
Última edição:
Ai esta essa grande diferença.
A questão de um powerline estar numa fase e o outro em outra fase acaba por haver quedas significativas, que e o teu caso.
Se fosse na mesma fase irias ter por cabo cerca de 80mb mais ou menos.

Sendo assim acho que a tua aposta em passares o cabo pela tubagem da linha telefónica e a mais acertada sem duvida.
 
Última edição:
Boas, se consegues passar o cat6 óptimo, senão passa cat 5E que é ligeiramente mais fino e não vais notar diferença nenhuma.
Compra uma guia metálica ou de nylon e vaselina ;)
 
Boas, se consegues passar o cat6 óptimo, senão passa cat 5E que é ligeiramente mais fino e não vais notar diferença nenhuma.
Compra uma guia metálica ou de nylon e vaselina ;)
Já comprei o material e tenho estado a tentar passar na tubagem mas está a ser um caso sério...
Não tenho em casa nenhuma guia metálica, já reparei que faria um jeitaço!
Estou a improvisar com um cabo mais fino e rígido mas deve haver uma curva qualquer na tubagem que nem com "lubrificação" está a querer passar.

Já corri as tomadas e caixas todas da casa em busca de soluções alternativas mas não dá.
Tenho uma tomada coaxial na sala que não é utilizada e poderia substituir pelo cabo ethernet, mas no quarto só tenho uma de coaxial e é necessária, a desnecessária é a telefónica, e não tenho convergência de caixas/tubagens em qualquer ponto da casa que me permitisse derivar de uma tubagem para a outra a meio ou assim lol

Desistir não é opção!

BTW, talvez uma pergunta disparatada, mas a instalação telefonica tem dois tubos. Cada um com cabo que tem 6 fios.
É possível substituir esses dois cabos telefónicos pelos de rede que têm 8 fios, e usar apenas e só um de rede para o telefone e o outro ser o que eu necessito para a internet, que pelo que me lembro vagamente, alguns daqueles fios nem sequer têm uso actualmente?
 
Compra uma guia e resolves o problema.

Não é muito caro.

Ao mexeres o fio telefone numa tomada ele mexe no outro?? Pode estar a passar primeiro noutra tomada que tenhas :P

Abraço!
 
Estive a googlar um pouco e, ou não percebi bem ou pelo que percebi a minha casa tem tomadas RITA e pelo que percebi, nessas instalações os cabos são sequenciais entre divisões da casa, daí a razão de existirem 2 tubos / 2 cabos, um chega e abastece, o outro recebe e parte para a próxima.

Pensava que fosse como o Coaxial, que cada divisão tenho ligado individualmente ao splitter principal da casa... ou seja, até podia estar erradamente a tentar enfiar o cabo no tubo que vai para a próxima divisão.

Grande galo...
Ou seja, mesmo com uma Guia de Nylon, se me conseguir ir safando a meter o cabo, corro o risco do cabo ethernet ter que passar pelas tomadas todas da casa no piso do rés do chão até chegar à sala? Estou correcto ou a fazer uma grande confusão?
 
Última edição:
Sim pode acontecer isso... :P

Por isso é que te perguntei se ao mexeres no cabo telefone junto ao router se sabias em que caixa é que ele mexia na outra ponta.

Vai testando :P
 
Bem, a situação é bastante mais complexa do que observei no início.

Ao final da tarde comprei a tal guia e meti-me a ver onde as tubagens iam dar... belo labirinto!
Nas 5 tubagens que testei, só consegui em 2 que a guia chegasse de um lado ao outro, num até mais de 15m de guia enfiada e empanca.
Mas pelo que percebi, o quarto onde quero fazer chegar o cabo, recebe o cabo telefónico do quarto ao lado, que por sua vez recebe vindo do hall de entrada que por sua vez recebe vindo da sala, o que analizando a configuração da casa não faz qualquer sentido, pois o cabo anda para uma ponta e depois para a outra e volta a passar quase onde já tinha passado.

Para além disso, num dos tubos que consegui passar a guia, experimentei prender o cabo de rede e puxá-lo... era o puxas!
Rebentou-se o cabo da guia a 20cm da entrada, o tubo é mesmo apertado com os dois cabos, o que a juntar à extrema dificuldade em a guia passar na tubagem está complicado...
 
Última edição:
Pois não é fácil sofri do mesmo mas consegui.. Vaselina ou wd 40 para dentro do tubo e prender bem o cabo na guia com boa fita isoladora e ter mt paciência e sorte :-P
 
Antes de guias e coisas tiras tudo fora, e depois se necessitares do sinal de telefone passas dois cabo um de rede e outro tvhv de um par chega e sobra (embora o rita exija 3 pares)

Isso do rita é mesmo como escreveste, é um tipologia em cascata onde as tomadas derivam de umas para as outras, o único contra da coisa é que para o que pretendes tens de correr todas as tomadas, desde o início até onde queres.
 
Obrigado a todos pelas dicas e "apoio" :)
Agora só conseguirei voltar a tentar a aventura da passagem do cabo na próxima folga 2ªfeira... até lá, carrego esta "frustração" de não ter conseguido ter sucesso já ontem... !
 
Back
Topo