Artigo/Análise CryptoLocker: Nova super-versão de RANSOMWARE

penso que ja testei, e em todos dizia que os meus ficheiros nao estavam infectados com essa estirpe


Mas vou tentar novamente

O video brasileiro que ali colocaram atras esta fixe
 
se todos os PCs tinham o disco partilhado com permissões de escrita, basta um ser infectado para encriptar o conteudo dos outros PCs.

Mas aí existe uma bela quota de responsabilidade de colocou a rede a funcionar daquela maneira, e muito possivelmente de quem não definiu politicas de GPO.

Mas certamente só infectou as pastas que estavam partilhadas

pastas locais que nao estavam partilhadas certamente nao foram afectadas
 
ontem recebo mais um pc com virus cryptlocker

>Mais uma vez era um windows Xp

>Desta vez os ficheiros ficaram encriptados, mas este não mudou os nomes. No entanto deixou os avisos de que os ficheiros foram encriptados pelas pastas por onde passou.

>Uma pen usb que estava ligada nesse pc tambem ficou afectada.

>Nem todas as pastas ficaram afectadas , e tanto na pen como disco C: , ele começou pelas pastas com os nomes mais altos no alfabeto, e foi descendo, ou seja as primeiras pastas da pen e do disco C nao foram afectadas


Tenho andado a fazer backups e imagens de todos os discos que tenho apanhado encriptados, ja tenho uns 5 :)
E se quiserem (para efeitos laboratoriais e de investigaçao) executaveis tambem ja tenho e ja os testei em ambiente controlado e offline (ou seja, instalei windows de raiz e infectei-os propositadamente para estudar o comportamento do virus.
Em poucos minutos estes cryptovirus conseguem correr imensas pastas
 
Isto assusta-me. Nunca usei anti-virus e até hoje nunca apanhei qualquer virus (pelo menos que se manifestasse).

Mas sinceramente não quero estar exposto a algo assim. O que aconselham para me proteger?
 
Isto assusta-me. Nunca usei anti-virus e até hoje nunca apanhei qualquer virus (pelo menos que se manifestasse).

Mas sinceramente não quero estar exposto a algo assim. O que aconselham para me proteger?
Técnicamente não é um virus ...
Deves usar um antivirus, deves usar boa config firewall e para evitar o problema com arquivos importantes é mudar as extensões segundo vi mas isso não resolve o comprometer de máquina em trojan etc ajuda no backup de coisas tidas pelo user como importantes , Tb existe a possibilidade de recuperar instantaneamente desde o xp service pack2 mas o restauro de sitema tem de estar activo e o arquivo volta a um estado anterior ou seja modificado para passado.

PatriotNG tb pode uma ajuda e ter cuidado com .exe sejam quais forem.

Boa sorte no backup já agora.
 
O restauro de sistema não recupera as dezenas de gbs da biblioteca de fotos, videos e música, que é o objectivo primário do cryptolocker.
 
Se tiver uma pasta partilhada só com permissões de leitura não tem problemas, certo?

ex: partilhei um disco, mas apenas com read e com um "guest user" para acessar.

pior é em caso de NAS com acesso público, mas é necessário tal...
 
Pois, é o que vou fazer, meter tudo com user/pass só de leitura. para escrita deixar o NAS com o public livre sem nada de crítico.

Isso porque aqui em casa tem mais 2/3 pessoas a usar outros computadores e não tem o mesmo cuidado que eu.
 
Atenção redobrada por estes dias.

Security Alert: TeslaCrypt Infections Rise as Spam Campaign Hits Companies in Europe
We’ve seen TeslaCrypt being spread via spam emails that contain malicious zip attachments. Inside the zip gile, there is a .js file which, when unzipped, retrieves TeslaCrypt from several compromised web pages.

The unwanted email is delivered appears to come from a company that demands it be paid for an overdue invoice.

Major TeslaCrypt ransomware offensive underway
Much of the current wave of TeslaCrypt attacks involves spam emails using a range of social engineering techniques to lure the recipient into opening them. Examples of the subject lines used in these emails include:
  • [ID:<random number>] Would you be so kind as to tell me if the items listed in the invoice are correct?
  • [ID: <random number>] Please accept our congratulations on a successful purchase and best wishes.
  • [ID<random number>] Would you be nice enough to provide us with a wire transfer confirmation.
 
Infelizmente fui vítima de um ataque.. ainda hoje ao chegar do trabalho não consegui aceder a páginas normal, apenas acedendo a Facebook, Youtube e Google.

Eu já estava com planos de comprar um disco rígido externo para guardar alguns ficheiros do meu PC antes de o formatar (já o tenho a 3 anos sem nunca tê lo formatado), mas já tenho vários ficheiros encriptados.

O meu problema é que eu tenho um documento de Excel, que é um jogo que tenho andado a fazer a alguns meses, com a colaboração de amigos, e esse documento foi afectado. É basicamente o único documento que queria "salvar". Tudo o resto por mim podia ir à vida, formatando, e depois instalava tudo de novo.

Mas antes de tudo, gosta apenas de saber como é que retiro este ransomware. Tenho tentado com o SpyHunter 4, mas quando chega na altura de fazer "Fix", dá um erro, algo tipo "Failed to instal SHOS".
 
SpyHunter é considerado malware por muita gente.
Por certo já pagaste o programa?

Se não pagaste ainda desfaz-te disso.

Já tentaste as versões anteriores do ficheiro?
Já tentaste clique direito > Propriedades e restaurar versões anteriores?

1febb176-70a8-4ea2-b8f4-3cf1d98fa8e8_0.jpg


Eventualmente talvez valha a pena, embora tenha sérias dúvidas.

Boa sorte!
 
Zee, isso tens que habilitar para funcionar... Pelo que vi aqui no Win 10 podes definir um disco onde fica armazenado.

Como que o payload foi parar na sua máquina. Isso é sempre bom divulgar.

Não é daqueles que oferece um decript gratuito? ai podes ao menos recuperar este excel.

Do resto documentos e afins devia estar pelo menos dentro de uma dropbox, onde dá para fazer roll back.

E porque queres te livrar disso se pretendes formatar? ai vai mesmo de vela.
 
@JPgod
Só se desativarem o restauro do sistema.
O que, desculpem a franqueza, é uma estupidez.

Mesmo assim as variantes recentes do malware inibem ou apagam esta opção.


Edit:
Posso confirmar que na empresa a quantidade de emails com spam malicioso aumentou exponencialmente nestes dias.
A maioria é com muito interesse nos nossos produtos e notas de encomenda em anexo.
Seguem-se pagamentos/transferências conforme anexo.
Algumas, poucas, DHL com dificuldades de entrega de encomendas, ver detalhe em anexo.
E mais algumas dentro do mesmo esquema.
 
Última edição:
Eu já fiz restauro do sistema, mas o vírus continua na mesma, bem como os ficheiros com extensão .vvv

Eu queria livrar-me disto porque não tenciono formatar tão cedo. Antes de ser vítima deste "vírus" eu estava com planos de formatar o PC em Março de próximo ano... e também porque até lá quero usar a internet e recentemente tenho notado que o "vírus" bloqueia-me acesso à internet

Por exemplo, consigo aceder ao Google, Youtube e Facebook. Mas todos os outros sites, até mesmo o da Zwame, dá logo erro a dizer que não conseguiu conectar ao servidor. Até a Steam não consegue ficar online, e quando ligo a Steam em offline não me aparece nenhum dos meus jogos.

E depois também tenho a questão de nunca ter formatado o meu portátil e ainda não saber se junto com o portátil se veio discos para formatação, ou se era suposto gravar os dados para formatação em DVD's, assim como fiz no PC dos meus pais.
 
Back
Topo