[help] pap, estágios , emprego/ordenado , licenciatura

brukzwame

Membro
Boas, sou novo no forum, já o usei algumas vezes para resolver dúvidas mas nunca fiz nenhum post sendo este o meu 1º.
Resumidamente, estou num curso profissional de técnico multimédia, neste momento no 12º ano, vim para o curso porque sempre gostei da àrea gráfica do design ( logos, cartazes, websites etc.. ) , fiquei um pouco desiludido com o curso porque pensei que seria muito mais puxado em termos práticos. Vou concorrer para a universidade mas não sei se deva realmente seguir esta àrea porque pelo que leio/oiço não parece ser muito bem pago nem há assim tanto trabalho... Vou este ano também ter de realizar a pap ( tenho de fazer uma apresentação de algo desenvolvido por mim , estava a pensar em algo como criar uma "mini-empresa" (logo, site, etc..)
Deixo aqui algumas questões que se me poderem ajudar agradecia :)

1º PAP
- Ideias para o que apresentar? (como já disse estava a pensar em algo tipo "mini-empresa" como gosto mais da parte gráfica)
- Experiências/paps que já fizeram ou ouviram que queiram partilhar? (agradeço)

2º Estágios
O curso tem 2 estágios(11º ano e 12º ano) o ano passado fiquei pela escola e fiquei bastante desiludido '.' mas como era o 1º estágio não liguei muito. Este ano gostava de estagiar em algo mais sério e que pudesse aprender algo..
- Sabem de empresas na área de design gráfico/webdesign que aceitem/procurem estágios de cursos profissionais? (sou da covilhã, mas em princípio pode ser em qualquer ponto do país desde que valha pena) se não terei de ficar por algo mais simples apenas para a nota de estágio ( o que não me apetece muito ) .

3º Emprego/Ordenados

Pelo que oiço o emprego/ordenados destas áreas não é o melhor...
Podem-me dar umas luzes sobre isto?
Design Gráfico/Webdesign tem emprego ? os ordenados são +/- de que valor? (espero tirar licenciatura pelo menos antes de ir trabalhar)
Compensa mais trabalhar como freelancer ou em empresa(parece-me melhor)

4º Licenciatura

Que curso devo seguir na universidade? Gosto de webdesign/design gráfico (espero não tar a usar os termos errados) . quais as melhores universidades?

5º Vou neste momento iniciar um módulo na escola sobre cms's em princípio devo mexer com o wordpress e talvez também experimentar o joomla . O meu professor apenas falou em fazer download dos templates e editar ... se eu quiser seguir essa área de webdesign isso chega!?!? eu perguntei-lhe se iamos aprender a fazer sites de raiz e ele ainda mandou umas boquinhas de ter dito isso ( devido a código etc..) . Fazer sites em cms's neste caso fazendo download de templates frees ou até comprando dá emprego? as empresas gostam disso ? no 10º ano fizemos templates no photoshop (o que pelo que me parece isso foi lixo para nos entreter visto que agr nos fala apenas em fazer download de templates ) para fazer um site com um template meu o que é necesssário ?

Já estou a fazer muitas questões para o meu 1º post aqui (sorry por isso XD) mas agradecia imenso se alguem me pudesse ajudar com algumas dessas questões.

Obrigado, cumprimentos.
bruk ;)
 
um colega meu teve boa nota num curso com um livro acerca de texturas, encadernado à mão a preto e branco.
outros trabalhos foram material promocional de uma banda, uma curta-metragem, uma instalação de street art que só era visível ao por-do-sol.

quanto a questões profissionais não posso ajudar muito, mas acho que aprender a usar templates e cms dá sempre jeito.
 
Também fiz esse curso, e realmente o que se aprende é fora das aulas. A minha PAP foi uma revista digital que fiz praticamente em 3 dias, deu para ter um 17, e o estágio também não foi lá dessas coisas, só fazia cartazes e fiz um vídeo (só tive no 12º). Estou numa licenciatura de multimédia e posso-te dizer que se estás mais virado para Audiovisual e não queres algo como programação, base de dados etc talvez multimédia não seja a melhor escolha.
As pap's normalmente têm mais valor quando são algo diferente das outras, mas quase sempre acabam por fazer Curtas.
A ideia de criar uma "mini empresa" fictícia e fazer o design apropriado para a mesma é bastante boa, tens a oportunidade de jogar com o nome, os slogans, fazer cartazes, panfletos etc etc até eventualmente um site.
 
ty :D

No final do ano vou ter que fazer exames para tentar correr à universidade mas ainda não sei ao certo que área seguir , eu estava mais a pensar na área gráfica ( logos, design websites, cartazes, etc..) não sei bem o nome concreto . Alguém me sabe dizer qual o curso que deva seguir que se aprofunde mais essa área mesmo e se isso dá dinheiro ? ou quais os melhores cursos destas áreas ? Eu gostava de trabalhar talvez numa equipa profissional de jogos por ex: fnatic , nip ou algo grande em que pudesse ganhar bom dinheiro a trabalhar onde gostasse (o que não sei se será possivel) . Não queria tirar um curso para não ter emprego ou ganhar 400-800€ :s

Basicamente deste texto que escrevi com as ideias um pouco confusas as questões que tenho são :
- Qual o nome da área específica de (criação de logos, websites , cartazes, etc.. )
- Essa mesma área tem emprego e é bem paga?
- Quais os melhores cursos destas áreas ( multimédia, design, "pc's" ) ?
- Alguém por dentro do "gaming" faz ideia se será possível trabalhar a tempo inteiro em equipas ou organizações de eventos ou até marcas como steelseries a ganhar bem ou razoalvemente ?

obrigado pelo vosso tempo, este é o meu último ano de secundário e não gostava de fazer escolhas erradas..
 
Brukzwame tentando responder a algumas das tuas questões, o nome da área especifica é design gráfico ou design de comunicação (é a mesma coisa mas tem faculdades/escolas que optam por um ou por outro).
Quanto ao ser bem pago vai depender de ti e claro da sorte, ou seja, procura tem muita mas nem sempre os clientes entendem o porque de pagar e vai ter sempre alguém a fazer o trabalho mais barato, se tiveres um bom portfólio e fores divulgando (amigos e familiares, empresas que mesmo que não estejam a procura de momento, sites, fóruns...etc.) é normal que também vás arranjando trabalhos bem pagos, isto se fores freelancer, em estúdio infelizmente não te sei responder quanto anda em média o ordenado de um designer.
melhores cursos vai depender mais uma vez, mas se pretendes algo mais ligado ao gaming diria que multimédia era uma boa saída para ti. Tive alguns colegas de faculdade que optaram por tirar design de comunicação e fizeram algumas unidades curriculares em multimédia ( como modelação 3d e animação) hoje em dia estão a trabalhar em Londres em empresas que fazem jogos e sim ganham bem. alguma cena que não tenhas entendido apita e espero que tenha te ajudado.
 
Brukzwame tentando responder a algumas das tuas questões, o nome da área especifica é design gráfico ou design de comunicação (é a mesma coisa mas tem faculdades/escolas que optam por um ou por outro).
Quanto ao ser bem pago vai depender de ti e claro da sorte, ou seja, procura tem muita mas nem sempre os clientes entendem o porque de pagar e vai ter sempre alguém a fazer o trabalho mais barato, se tiveres um bom portfólio e fores divulgando (amigos e familiares, empresas que mesmo que não estejam a procura de momento, sites, fóruns...etc.) é normal que também vás arranjando trabalhos bem pagos, isto se fores freelancer, em estúdio infelizmente não te sei responder quanto anda em média o ordenado de um designer.
melhores cursos vai depender mais uma vez, mas se pretendes algo mais ligado ao gaming diria que multimédia era uma boa saída para ti. Tive alguns colegas de faculdade que optaram por tirar design de comunicação e fizeram algumas unidades curriculares em multimédia ( como modelação 3d e animação) hoje em dia estão a trabalhar em Londres em empresas que fazem jogos e sim ganham bem. alguma cena que não tenhas entendido apita e espero que tenha te ajudado.

Foste sem dúvida de grande ajuda , muito obrigado :D cumprimentos ;)
 
Para a área do gaming também recomendava multimédia pelos mesmos motivos que o @fmagueija disse. É um curso mais abrangente mas não vais ter nada muito aprofundado dentro de uma área. Se quiseres ir mais a fundo numa coisa específica tens que ser tu a fazê-lo, enquanto que num curso mais específico como design gráfico/comunicação terás menos abrangência no mercado mas estás "especializado" numa área mais específica. Basicamente um curso de multimédia dá um curso mais aberto que te permite seguir várias coisas no futuro, desde base de dados, programação, animação, áudio etc, enquanto que noutro curso estás mais fechado mas ao mesmo tempo sabes mais nessa área específica.
 
Back
Topo